emissão de passaportes fora do concelho de origem?

Este tópico está classificado nas salas: Formação | Arquivos

emissão de passaportes fora do concelho de origem?

#172675 | Janaina2007 | 13 nov 2007 20:00

caros amigos

Meu bisavô nasceu em Leiria , mas foi criado em Tras-os-Montes. Veio para o Brasil com 7anos.

Se ele nasceu em Leiria é possivel ele ter tirado passaporte em algum lugar de Tras-os-Montes? Em caso positivo , eu poderia procurar estas concessões onde?


obrigada

Resposta

Link directo:

"concelho" de origem?

#172679 | salen | 13 nov 2007 20:44 | Em resposta a: #172675

Cara participante,
Convém situar-se (e ao sr. seu bisavô) no tempo. Se tem 17 ou 71 anos vamos parar a épocas bem diferentes, sendo que para lá de um certo limite, não há registos de passaportes.
Os passaportes a partir da República (1910) eram tirados nos Governos Distritais, e não nos Concelhos.
Leiria é um Distrito, mas "Trás-os-Montes" equivale a dizer "Amazónia" ou "Nordeste" e há lá dois Distritos (remotamente parecido aos 'Estados' no Brasil), Vila Real e Bragança.
Aqui tem então três arquivos Distritais para onde mandar o nome completo, data de nascimento, data aproximada (ou certa) de viagem e nome dos pais. Encontra os endereços electrónicos no site do IANTT ou se escrever "Arquivo Distrital de ..." num motor de busca qualquer.
Se tinha 7 anos pode acontecer que só vá encontrar os registos do pai e da mãe, e tem que saber como se chamavam.
Se tiver a sorte de encontrar o registo, fica a saber o local de origem e aí começa a sua pesquisa.
Boa sorte. Victor Ferreira

Resposta

Link directo:

RE: emissão de passaportes fora do concelho de ori

#172688 | M.Ribeiro | 13 nov 2007 23:30 | Em resposta a: #172675

Janaína
Pesquise na região mais importante (talvez Bragança) e no porto que serviria à subregião de Trás-os-Montes.

Acabei de receber a cópia do processo de um tio-avô (encontrado em Braga, quando se procurava pelo processo do irmão que embarcara décadas antes!) que nasceu também no norte, em Póvoa do Lanhoso, e tirou o passaporte em Braga. Ele embarcou por Leixões.

Marli

(O Victor Ferreira ainda não sabe que você está com outro tópico aberto, onde já dá nomes e datas...)

Resposta

Link directo:

RE: emissão de passaportes fora do concelho de ori

#172716 | Janaina2007 | 14 nov 2007 10:00 | Em resposta a: #172688

Obrigada Marli e Victor pela ajuda.

A questão é a seguinte:

o meu bisavô nasceu em 1902 em Leiria e se mudou para algum lugar de Tras-os-Montes , e de Trás-os-Montes embarcou para o Brasil em 1910, aos 7anos de idade. No ADLeiria (q foi onde ele nasceu) não existe nenhuma concessão de passaportes para ele (Firmo de Oliveira-meu bisavô).
Eu gostaria de saber se ele poderia ter tirado passaporte em Bragança ou Vila Real , mesmo que ele tenha nascido em Leiria.

Isto não ficou muito claro pra mim!!!

Desde já agradeço aos colegas

Janaina

Resposta

Link directo:

Novamente

#172743 | salen | 14 nov 2007 14:00 | Em resposta a: #172716

Como não ficou claro, tento clarificar:
1. Prévia: 'Firmo' é abreviatura de 'Firmino'. Não se esqueça de ir à procura de Firmino e não de 'Firmo' nos registos;
2. Dependendo da época (século XX): Sim. Tendo nascido em Leiria e ido para algum lugar em outro Distrito, quando viajou com os seus pais para o Brasil podem ter ido ao local mais próximo para tirar o seu documento de viagem, do qual deve ter ficado um registo;
3. Esse local pode ser um Governo Distrital. Mas também pode ser o Governo Civil mais próximo do porto onde embarcaram, que pode p.ex. ter sido Leixões, Distrito do Porto.
Por isso, o registo - se houver registo - pode estar não em um de três mas em um de quatro Distritos: Leiria, Vila Real de ToM, Bragança ou Porto.
Entendido agora?
Boa sorte e cumprimentos. VF

Resposta

Link directo:

RE: Novamente

#172745 | Janaina2007 | 14 nov 2007 14:04 | Em resposta a: #172743

Muito obrigada

Agora vou partir pra esta nova etapa. suas informações me foram valiosas. obrigada

Janaina

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 12 mai 2024, 18:51

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen