Amadeu Belford futebolista do Sporting

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Famílias

Amadeu Belford futebolista do Sporting

#172508 | MH Reis-Santos | 12 nov 2007 17:09

Meus Caros,

Gostaria de saber se algum dos entendidos na família Belford me pode dar uma ajuda com dados relativamente recentes, mas com os quais estou a ter dificuldade.
Procuro saber qual a ascendência de Amadeu Belford, futebolista amador e dirigente do Sporting. Só sei que, por volta de 1907, andava no Liceu Pedro Nunes onde já fazia parte da equipa de futebol e em 1927 fez parte dos corpos gerentes do Sporting.
Pretendo, ainda, saber se existiu alguma Maria Paulina (Ribeiro) na família Sousa Belford, talvez cunhada ou irmã de Maria do Carmo de Sousa Belford, e que antes de 1904 se encontrava a viver em Torres Vedras, calculo que na Quinta de Charnixe (Ventosa) ou no Turcifal.

Grata pela atenção que possam via a dispensar ao meu pedido,

Com os melhores Cumprimentos

M.ª Helena Reis-Santos

Resposta

Link directo:

RE: Amadeu Belford futebolista do Sporting

#196210 | jduarte | 12 mai 2008 22:13 | Em resposta a: #172508

Houve um Joaquim Belford jogador do Benfica, que fazia parte da equipa em 1922. Teria alguma relação?

JDuarte

Resposta

Link directo:

RE: Amadeu Belford futebolista do Sporting

#196232 | Luis_Froes | 13 mai 2008 01:16 | Em resposta a: #172508

Cara Maria Helena Reis-Santos,

Estou em dívida para consigo.
No que respeita a Maria do Carmo Belford, minha trisavó, posso, nos próximos dias, tentar saber junto de tios meus se, para além da Tia Sarah (Street), teve mais irmãos. A Quinta de Charnixe foi, de facto, propriedade de seu pai, Joaquim Gomes de Sousa Belford, e avô, Filipe de Sousa Belford.
Sobre Amadeu Belford, lamento dizer-lhe que nada sei.

Com os melhores cumprimentos,
Luís Froes

Resposta

Link directo:

RE: Amadeu Belford futebolista do Sporting

#197071 | MH Reis-Santos | 19 mai 2008 17:08 | Em resposta a: #196232

Caro Luis Froes,

Agradeço desde já a sua atenção. Qualquer informação que me possa fornecer é importante pois continuo num beco sem saída.
Posso acrescentar que, pelo que tenho lido, tanto o nome Amadeu como Joaquim me parecem nomes recorrentes na família Belford. Os Belford que eu procuro são Joaquim e Amadeu ambos filhos de Maria Paulina Óscar Lauzner Ribeiro (Belfort), sendo que pelo menos o Amadeu jogava fotebol e em 1927 pertenceu aos corpos gerentes do Sporting, como já referi antes.

Com os melhores cumprimentos

M.ª Helena Reis-Santos

Resposta

Link directo:

RE: Amadeu Belford futebolista do Sporting

#271613 | fantoniosj | 01 mar 2011 22:20 | Em resposta a: #172508

Caros Confrades,

Descendo da família Nunes Freire por Inácio da Fonseca (com descendência em Olalhas, Tomar, Portugal) que teve Carta de Boticário dada pelo Rei D.João V a 23 de Abril de 1735. Nessa carta diz-se que Inácio da Fonseca é filho de João Nunes Freire.

No seguinte tópico encontramos muitas informações sobre os “Nunes Freire”:

http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=270465&fview=e

Procurando na Torre do Tombo encontrei mais estas referências:

Na Chancelaria de D.João V, Carta de Cirurgião a João Nunes Freire, filho de João Nunes Freire natural de Tomar, de 15 de Março de 1710 (Chancelaria de D.João V, Livro 34, 246) – Microfilme 1496.

A 10 de Dezembro de 1719, mercê de D.João V a João Nunes Freire, que disse ser filho de outro e natural de Tomar, de Cirurgião Mor da Capitania do Maranhão, tendo servido primeiro no mesmo cargo na cidade do Grão Pará e depois já casado e com filhos na cidade de S.Luís do Maranhão “onde está fazendo muitas curas” (Mercês de D.João V. livro 11).

A João Nunes Freire (o Capitão) carta de confirmação de sesmaria de 3 léguas de terra de comprido, e uma de largo no Rio de Mony… de 13 de Maio de 1732 (Chancelaria de D.João V, Livro 83,141).

No seguinte tópico aparece transcrita esta genealogia:

http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=270463

I-Richard Belford, n. 1680 e f.1748, casou com Elisabeth Lowther, tiveram:
II-Lancelot, depois Lourenço, Belford, bap. 5.VI.1708 (leia a mensagem do Senhor Dr. Carlos Barata). Casou com D. Isabel de Andrade, filha do Cap. Guilherme Ewerton e de sua mulher D. Victória de Andrade. Tiveram:
III- Ricardo Belford (s.g.?)
III-Guilerme Belford (s.g.?)
III- D. Maria Madalena Belford, que casou o Dr. Joaquim Serra Freire, filho do CAP. JOÃO NUNES FREIRE e de sua mulher D. Ignácia Maria Xavier, tiveram: etc.

A mim parece-me poder supor aqui uma ligação. Alguem sabe alguma coisa sobre a ascendência do Capitão João Nunes Freire? Esses elementos podem ser preciosos para entroncar estes Nunes Freire.

Com os melhores cumprimentos

Fernando António

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 10 mai 2024, 21:33

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen