Brasão do Conde de Almendra

Este tópico está classificado nas salas: Heráldica | Pessoas

Brasão do Conde de Almendra

#172308 | N.Caldeira | 11 nov 2007 00:35

Boa noite,

Alguém me sabe informar sobre como era composto o brasão de José Caetano Saraiva Caldeira de Miranda?

Ou melhor ainda, será que alguem tem uma fotografia do onde seja visivel a pedra de armas que se encontra no seu solar em Almendra (Vila Nova de Foz Côa)? Sei que há neste forum pessoas de almendra, agradeço se me poderem ajudar.

Com os melhores cumprimentos

Nuno Caldeira

Resposta

Link directo:

RE: Brasão do Conde de Almendra

#225601 | cseixas | 05 abr 2009 16:35 | Em resposta a: #172308

Senhr Nuno Caldeira
Tendo visto a sua pertenção, venho pelo presente meio informá-lo que as armas representadas na casa do Conde de Almendra em Almendra são de Saraivas, Caldeiras e Araújo.
C.S.

Resposta

Link directo:

RE: Brasão do Conde de Almendra

#225602 | cseixas | 05 abr 2009 16:37 | Em resposta a: #172308

Senhr Nuno Caldeira
Tendo visto a sua pertenção, venho pelo presente meio informá-lo que as armas representadas na casa do Conde de Almendra em Almendra são de Saraivas, Caldeiras e Araújo.
C.S.

Resposta

Link directo:

RE: Brasão do Conde de Almendra

#225782 | N.Caldeira | 07 abr 2009 13:41 | Em resposta a: #225602

Caro C.Seixas,

Agradeço imenso a sua resposta. Consegui já uma fotografia do brasão e este encontra-se dividido em quatro partes, uma das quais - onde se encontra uma ave - não consigo identificar. Não saberá dizer-me a que apelido corresponde? E, sem querer abusar da sua disponibilidade e boa vontade, não saberá também dizer-me a quem foi conferida a carta de armas do referido brasão, e em que ano?

Com os melhores cumprimentos,
Nuno Caldeira

Resposta

Link directo:

RE: Brasão do Conde de Almendra

#225798 | cseixas | 07 abr 2009 17:11 | Em resposta a: #225782

Ilm.Senhor Nuno Caldeira
Não me encontrando no Porto, onde tenho fotografias das armas da Casa do Senhor Conde de Almendra, volto a confirmar que as mesmas representam: os Saraivas (canto superior esquerdo); Caldeira (canto superior direito) e Araújo (na parte inferior). Seguindo a minha memoria, que poderei confirmar, pois hà muito que não ando por essas bandas, é essa a descrição que aparece na referida casa. Sei que existiam documentos geneologicos referentes à familia paterna do Senhor Conde, aos quais não tenho acesso. Contudo, se consultar o jornal Correio Brigantino de 25 Outubro de 1906, no mesmo vem referido grande elogio ao Senhor José Caetano Saraiva Caldeira de Miranda, bem como aí vêm descritas as Armas a que tem direito, tanto pele parte Paterna como Materna. Tenho em meu poder um trabalho muito interesssante sobre ambas as familias e poderei acrescentar que da zona de Foz Côa aparecem muitos Saraiva Caldeira, que de forma alguma se conseguem ligar entre si.Dou-lhe como exemplo: em 28 de Março de 1799 na Roda dos Expostos de Vila Nova de Foz Côa aparece um António Joaquim, não se conhecendo a sua filiação, apenas o nome da mãe - Joana Bernarda - aparece pela prieira e única vez no assento do seu primeiro casamento em 1814. Morreu em Vale de Mula, Almeida a 6 de Maio de 1863 com 66 anos sem Testamento. No assento de Óbito é referido que foi "Exposto", c.
contudo já nos aparece como António Joaquim Saraiva Caldeira. Muitos outros aparecem nos fins do Século 18 cuja descendencia é desconhecida.
Como deve calcular o titulo foi dado ao Senhor Conde de Almendra em 1906, mas as cartas de Armas, ou porque se perdiam, ou ás mesmas não davam o interesse que elas mereciam, muitas desapareceram. As familias todas se conheciam e quem tiver uma visão mais ou menos perfeita das épocas que nos antecederam, vê perfeitamente qual o grau de conhecimento que as mesmas tinham em relação ás suas ligações e amizades.
Enviando Cumprimentos, ao seu dispor
Costa Seixas

Resposta

Link directo:

RE: Brasão do Conde de Almendra

#225965 | RCCORREIA | 09 abr 2009 13:30 | Em resposta a: #172308

Caro Nuno

Os viscondes de Almendra (e não o Conde) tinham de apelido Falcão. Será essa a ave?

Estaram a falar da mesma casa? Será o solar dos Viscondes de Almendra e depois dos Viscondes do Banho (Morais Sarmento)?

Os outros 3 quarteis correspondem aos apelidos de José Caetano?

Se tiver fotos e me fizer a gentileza de enviar (ruipontotemplararrobagmailpontocom) poderei dar-lhe uma opinião mais concreta.

RCC

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 31 mai 2024, 07:38

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen