Faleceu o Dr. Manuel Arnao Metello

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas

Faleceu o Dr. Manuel Arnao Metello

#172090 | g. teles | 08 nov 2007 14:44

Acabo de ter notícia do súbito e triste falecimento do Dr. Manuel Arnao Metello, distinto genealogista, fundador e dirigente da Associação Portuguesa de Genealogia, director vários anos da sua revista Raízes & Memórias.

Sei que o seu corpo estará hoje, a partir das 17h, na igreja da Luz, em Lisboa.

Dele guardo óptimas recordações desde que o conheci, há vários anos, como mestre num dos cursos de genealogia e heráldica na altura realizados no convento do Carmo.

João Bernardo Galvão Teles

Resposta

Link directo:

RE: Faleceu o Dr. Manuel Arnao Metello

#172097 | artur41 | 08 nov 2007 15:06 | Em resposta a: #172090

Caro João Bernardo Galvão Telles,


É com profunda consternação que tomo conhecimento do sucedido. Os meus mais sinceros pêsames à família enlutada!

O Dr. Manoel Arnao Metello que, muito nos deu, chegou a outro patamar: a sua "alma" continua...

Honremos um HOMEM!


Artur João Costa Camisão Soares

Resposta

Link directo:

RE: Faleceu o Dr. Manuel Arnao Metello

#172098 | bbarahona | 08 nov 2007 15:07 | Em resposta a: #172090

Caro João Bernardo Galvão Teles,
julgo que falámos há uns meses ao telefone através dum amigo comum (N.B.E.) e gostaria de saber como vão os seus trabalhos nos próximos volumes da descendência do Marquês de Pombal.

Resposta

Link directo:

RE: Faleceu o Dr. Manuel Arnao Metello

#172101 | MariaDavid | 08 nov 2007 15:21 | Em resposta a: #172090

Caros confrades

Também eu fui alertada, antes do almoço, por amigos comuns ao falecido, da triste perda. Mal consigo acreditar, tanto mais que ainda não há muito dias, num jantar de genealogistas, ele se encontrava de bom humor e brincava com o seu coração. Dizia, entre muitas coisas, que não gostaria de morrer sem antes publicar o que tinha entre mãos.

À família enlutada apresento as minhas sinceras condolências, assim como à Associação Portuguesa de Genealogia por esta definitiva ausência deste grande homem, grande em estatura, em valores e conhecimentos e que a ela se dedicou com alma.

Maria

Resposta

Link directo:

RE: Faleceu o Dr. Manuel Arnao Metello

#172108 | g. teles | 08 nov 2007 15:56 | Em resposta a: #172098

Olá, recordo-me do nosso telefonema.

A Geração Pombalina vai seguindo, na preparação do segundo volume, que será dedicado à descendência da filha mais velha do marquês, D. Teresa de Daun, casada com o 1.º conde de São Paio. Tenho muito trabalho já realizado, mas tenho também ainda muito pela frente até completar este ramo, pois pretendo manter o mesmo critério de desenvolver as biografias de cada pessoa, estudar o património, etc. Enfim, o ritmo do trabalho é bom, mas ainda não posso dizer quando estará pronto este novo volume.

Com os melhores cumprimentos,
João Bernardo Galvão Teles

Resposta

Link directo:

RE: Faleceu o Dr. Manuel Arnao Metello

#172112 | bbarahona | 08 nov 2007 17:06 | Em resposta a: #172108

Tal como lhe disse anteriormente, estou à sua disposição para o que entender e no pouco que lhe possa ser útil. Por favor, se quiser falar directamente peça o meu e-mail ao Genea.

Resposta

Link directo:

RE: Faleceu o Dr. Manuel Arnao Metello

#172151 | JCC | 09 nov 2007 01:07 | Em resposta a: #172090

A todos os interessados gostaria de informar que a haverá Missa na Igreja da Luz, hoje, dia 9, às 14h30, saindo depois o funeral para a o Cemitério do Olivais.

Deus guarde a sua alma e dê Esperança à família.

João Cordovil Cardoso

Resposta

Link directo:

RE: Faleceu o Dr. Manuel Arnao Metello

#172152 | JCC | 09 nov 2007 01:08 | Em resposta a: #172090

A todos os interessados gostaria de informar que a haverá Missa na Igreja da Luz, hoje, dia 9, às 14h30, saindo depois o funeral para a o Cemitério do Olivais.

Deus guarde a sua alma e dê Esperança à família.

João Cordovil Cardoso

Resposta

Link directo:

RE: Faleceu o Dr. Manuel Arnao Metello

#172165 | JFMenéndez | 09 nov 2007 09:39 | Em resposta a: #172152

In Memoriam

Só ontem à noite, por intermédio do nosso comum Amigo José da Costa Caldeira, Secretário-geral da Associação Portuguesa de Genealogia, tive conhecimento do falecimento do estimado Amigo que foi o Dr. Manuel de Arnao Mettelo.

Mal podia imaginar que a longa conversa que tivemos num dos últimos jantares da APG, em que ficamos lado a lado, seria a última. isto porque o Dr. Arnao Metello, com a sua figura distinta e de porte aristocrático, não aparentava a idade que tinha. Tão pouco se poupava a esforços e canseiras na actividade que continuava a desenvolver - combativa e proficuamente - à frente da Associação Lisbonense de Proprietários, depois de uma notável carreira de advogado e de distinto genealogista. Foi nesta última qualidade que o conheci, à frente das "Raízes e Memórias", a publicação oficial da APG, que fundou e dirigiu até há escassos anos. A ele devo, em certa medida, o incentivo na prossecução da investigação genealógica, e a clarificação deste ou daquele aspecto menos evidente que, perguntado, ele amigavel e desinteressadamente me dava, não se esquecendo nunca de enviar uma ou outra referência que, nos meio das suas investigações, ele encontrava sobre aquelas famílias que sabia serem do meu interesse.

É a este Homem e Amigo, simples na sua maneira de ser - como o são todas as pessoas superiormente dotadas - que deixo a minha singela homenagem de gratidão e lembrança.

Reqiem in Pace

À sua família, particularmente a sua Exm.ª Esposa, quero também expressar o meu sentido de pesar nesta hora suprema.

Filipe Menéndez

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 13 mai 2024, 21:57

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen