Certidão de nascimento

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos

Certidão de nascimento

#170913 | raphaeloliveira | 25 out 2007 13:32

Prezados colegas,

estou em busca da nacionalidade Portuguesa para mim e para minha mãe. Ela é filha de portugueses e eu, consequentemente, neto.

Ocorre que meus avós nasceram em datas muito remotas, sendo ele de 1899 e minha avó de 1901. Já descobri que o site que emite e envia as certidôes não possui registros de livros com mais de 100 anos.

Descobri também que no arquivo distrital de Santarém, onde meus avós residiam, encontra-se apenas o livro até 1899.

Pois bem, os fatos são:

1) A certidão de nascimento de meu avô encontra-se no Arquivo Distrital de Santarém, e não tenho como fazer tal pedido pela internet, ou tenho? Se não, como eu conseguiria obter ajuda no sentido de ter remetida ao Brasil tal certidão?

2) A certidão de nascimento de minha avó deve estar, provavelmente, na Conservatória de Pinheiro Grande, concelho da Chamusca, mas não consigo fazer seu pedido "on line". Novamente, como eu obteria ajuda para que tal documento me fosse enviado?

Com meus melhores comprimentos!

Resposta

Link directo:

RE: Certidão de nascimento

#170926 | M.Ribeiro | 25 out 2007 17:41 | Em resposta a: #170913

Caro Rafael Oliveira
Há dois meses eu estava aqui solicitando ajuda. Agora penso que estou em condições de ajudar. Minha sugestão é que você escreva um email para o Arquivo Distrital de Santarém e um para a Conservatória do Concelho da Chamusca, identificando-se como sendo do Brasil, e perguntando em quanto fica a despesa de cada certidão mais a de remessa.
Se os registros forem encontrados, eles informam para onde deve ser enviado o Vale Postal que será remetido pelo correio. A taxa aqui vai depender do valor, e se vai ser enviado tudo para o mesmo lugar ou separado.
Eu consegui uma certidão de 1876 que ainda estava na Conservatória!
Os emails você encontra no site do Ministério da Justiça de Portugal.

Cumprimentos.

Marli
Brasil

Resposta

Link directo:

RE: Certidão de nascimento

#170960 | M.Ribeiro | 25 out 2007 23:23 | Em resposta a: #170926

Caro Rafael Oliveira

Onde está escrito "e se vai ser tudo enviado para o mesmo lugar" leia-se "e se vai ser tudo enviado DO mesmo lugar". Quer dizer, para a certidão que sair do Arquivo Distrital é um vale postal e para a que sair da Conservatória é outro.

Encontrei o endereço eletrônico do Arquivo Distrital de Santarém como sendo adstr arroba adsantarem ponto iantt ponto pt

Da Conservatória do Registro Civil do Concelho de Chamusca ainda não encontrei. Estou pesquisando no Google.

Acredito que alguém de Portugal irá se manifestar sobre este endereço eletrônico para você.

O procedimento que eu faço é exatamente este. Quando estiver tudo acertado, não esqueça de solicitar o "número de contribuinte" do Arquivo Distrital e da Conservatória, que aqui chamamos de CNPJ. Os Correios pedem.

Cumprimentos.
Marli

Resposta

Link directo:

RE: Certidão de nascimento

#170961 | M.Ribeiro | 25 out 2007 23:26 | Em resposta a: #170960

Corrigindo, Raphael!
Queira desculpar.

Resposta

Link directo:

RE: Certidão de nascimento

#170962 | agp | 25 out 2007 23:33 | Em resposta a: #170913

Caro raphael oliveira,

A Conservatória do Registo Civil/Predial/Comercial/Cartório Notarial da CHAMUSCA tem por email:

crcpncom.chamusca@dgrn.mj.pt

Cumprimentos,
António G. Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Certidão de nascimento

#170967 | M.Ribeiro | 26 out 2007 00:47 | Em resposta a: #170962

Caros António G. Pereira e Raphael Oliveira

Estava para colocar aqui o endereço eletrônico da Conservatória, que acabei de encontrar no site do MJ, quando vi que isto já havia sido feito. Melhor assim.

Cumprimentos.

Marli

Resposta

Link directo:

RE: Certidão de nascimento

#170969 | M.Ribeiro | 26 out 2007 01:18 | Em resposta a: #170967

Repetindo o email do Arquivo Distrital de Santarém:

adstr@adsantarem.iantt.pt

Resposta

Link directo:

RE: Certidão de nascimento

#171030 | raphaeloliveira | 26 out 2007 18:52 | Em resposta a: #170969

Caros colegas,


Fico imensamente grato pela ajuda. Inclusive já encaminhei e-mail para o Arquivo Geral e para a Conservatória.

O Arquivo de Santarém disse que não localizou a certidão, e que ela pode ter sido feita tempo depois do nascimento, podendo estar na Conservatória.

A Conservatória ainda não me deu resposta.

Resposta

Link directo:

RE: Certidão de nascimento

#171273 | raphaeloliveira | 30 out 2007 13:07 | Em resposta a: #171030

Pois então, a Conservatória da Chamusca não respondeu meus e-mails!

O que voces sugerem como meu próximo passo?

Resposta

Link directo:

RE: Certidão de nascimento

#171285 | M.Ribeiro | 30 out 2007 16:06 | Em resposta a: #171273

Caro Raphael

Eu, quando tenho um email não respondido, faço o levantamento do número do telefone da Conservatória e identificando-me como sendo do Brasil digo que enviei um email. Em todas as ocasiões o meu pedido estava na fila de espera e me dizem alguma coisa já pelo telefone. São telefonemas rápidos, sem muita conversa. É preciso respeitar horário de intervalo para almoço, sempre relatado no site, e levar em conta a diferença de quatro horas daqui para lá. O que significa que não devem ser feitos depois das 13 horas

Vamos ver se virão mais sugestões dos participantes.

Marli

Resposta

Link directo:

RE: Certidão de nascimento

#171286 | M.Ribeiro | 30 out 2007 16:18 | Em resposta a: #171285

Outra idéia é fazer a solicitação por email também ao Arquivo de Lisboa. Parece que lá eles centralizam registros. Mas fazer o telefonema, é a minha primeira sugestão.

Resposta

Link directo:

RE: Certidão de nascimento

#171292 | raphaeloliveira | 30 out 2007 16:47 | Em resposta a: #171286

Arquivo de Lisboa? Para pedir a certidão que encontra-se em uma Conservatória?

E se essa certidão tiver sido emitida por uma Igreja, o que era comum em 1900? Será que ela estará na Conservatória?

O telefone é uma saída. Sei que não é tão facil quanto parece entender os portugueses, tampouco deve ser nos entender.

Alguem tem outra sugestão?

Resposta

Link directo:

RE: Certidão de nascimento

#171339 | M.Ribeiro | 30 out 2007 22:55 | Em resposta a: #171292

Raphael

Pelo que tenho lido aqui neste Fórum você está tentando conseguir o que é chamado de Registro de Batismo (Registo de Baptismo) que era o que se fazia antes de 1911. E que se encontram (ou deveriam se encontrar) nas Conservatórias dos Concelhos e/ou nos Arquivos Distritais.

Estou procurando a mensagem onde li sobre o Arquivo de Lisboa. Tem a ver com a Torre do Tombo. O endereço é adl@iannt.pt

Acho que não estou falando besteira, mas se estiver, alguém irá fazer uma intervenção aqui logo, logo!

Marli

Resposta

Link directo:

RE: Certidão de nascimento

#171340 | raphaeloliveira | 30 out 2007 23:01 | Em resposta a: #171339

Marli, não entendi muito bem. Meus avôs são, respectivamente, de 1899 e de 1901!

Não tenho certeza, mas PROVAVELMENTE foram registrados, ou batizados, em uma igreja! É isso? Se for, como obtenho esse Registro de Batismo? Nesse e-mail que vc informou???

Resposta

Link directo:

RE: Certidão de nascimento

#171348 | M.Ribeiro | 30 out 2007 23:52 | Em resposta a: #171340

Caro Raphael

Depois de ler muitas mensagens, eu aprendi que antes da República em Portugal (1911) as pessoas que nasciam eram batizadas nas igrejas (lógico) e o registro de batismo passava a ser o documento "oficial". Por isso que para nascimentos ocorridos antes de 1911 procura-se pelo Registro de Batismo. O "documento" vai dizer: A tanto de tanto de tanto batizei solenemente um indivíduo do sexo masculino/feminino nascido em tanto, que recebeu o nome de fulano. Segue com os nomes dos pais, as profissões, o local da naturalidade deles, o da moradia, os nomes dos avós de ambos os lados, e o nome dos padrinhos. Para os nascidos antes de 1911 assim deverá ser o documento que chamamos de Registro de Nascimento.

Estes "documentos" passaram a ser guardados, teoricamente, em um local quando fôssem anteriores a determinada data (1900) e em outro local, caso sejam posteriores.

Por acaso você necessita de um que é anterior a 1900 e outro posterior. Por isso a sugestão de escrever para os dois locais, a Conservatória do Concelho aonde fica a Freguesia do nascimento e o Arquivo Distrital, do Distrito aonde fica o Concelho.Teoricamente deveriam estar separados, mas algumas Conservatórias ainda têm guardados os livros de registros de batismo anteriores a 1900.

E pelo que eu entendi, o Arquivo de Lisboa (adl@iannt.pt) é um arquivo centralizador que poderá ter documentos não encontrados nas respectivas Conservatórias ou nos Arquivos Distritais.

Que me corrijam se eu estiver errada.

Abraço

Marli

Resposta

Link directo:

RE: Certidão de nascimento

#171351 | roz | 31 out 2007 00:31 | Em resposta a: #171348

Cara Marli,

A sua explicacao esta' toda certa 'aparte do ultimo ponto. O A D de Lisboa so tem os registos do Distrito/Concelhos/freguesias de Lisboa, o que acontece 'e que o AD Lisboa esta' na Torre do Tombo em Lisboa onde tambem estao guardados alguns dos outros Distritos. Assim, quando se envia emails deve ser para o endereco certo do Distrito (quer ele esteja na Torre do Tombo ou na sua propria cidade) o que pode fazer-se 'e escrever para dc@iantt.pt que 'e o endereco da Torre do Tombo e perguntar se tem o distrito que se quer dando-lhes os dados.

Espero ter explicado bem.
Cumprimentos
Rosario

Resposta

Link directo:

RE: Certidão de nascimento

#171352 | M.Ribeiro | 31 out 2007 00:36 | Em resposta a: #171348

Raphael

Fiz um levantamento dos telefones:

Conservatória Reg.Civil de Chamusca: 249769000 ou 249769009

Arquivo Distrital de Santarém: 2433332797

Considere o horário (local) de funcionamento das 9h às 12 h e das 14h às 17 h.

Considerando também nosso horário de verão (estou em São Paulo) a diferença passou a ser de 3 horas.

Marli

Resposta

Link directo:

RE: Certidão de nascimento

#171353 | roz | 31 out 2007 00:42 | Em resposta a: #171340

Caro Raphael

Se entendi bem voce mandou o email 'a conservatoria no dia 26/10. 'As vezes levam mais de uma semana a responder conforme o trabalho que ha'. Ora com o sabado e domingo, quer dizer que so tiveram 3 dias.

No caso de querer telefonar ao Arquivo Distrital de Santarem o telefone 243 332707. Estao abertos das 9h 'as 12.30 e das 14h 'as 17.30 (hora de Portugal)

Cumprimentos.
Rosario

Resposta

Link directo:

RE: Certidão de nascimento

#171354 | raphaeloliveira | 31 out 2007 00:49 | Em resposta a: #171353

Marli e Rosario,


Obrigado, novamente, pelas informações.
Seguindo concelho da Rosario, vou aguardar mais alguns dias. EU mandei o e-mailk dia 25. Vou aguardar até o fim desta semana. Se não receber resposta, ligo na Conservatoria, pelo telefone que vcs me passaram. E, caso ainda nõa tenha localizado, entro em contato com este outro endereço de Lisboa, é isso mesmo???

Resposta

Link directo:

RE: Certidão de nascimento

#171355 | M.Ribeiro | 31 out 2007 00:50 | Em resposta a: #171351

Cara Rosário.

Entendi. Obrigada pela intervenção.

O Raphael já escreveu para a Conservatória de Chamusca e para o Arquivo Distrital de Santarém. A questão é que as respostas não são enviadas logo. Sugeri que ele dê um telefonema rápido para cada local para que localizem os emails.Eu costumo fazer isto.

Cumprimentos

Marli

Resposta

Link directo:

RE: Certidão de nascimento

#171356 | M.Ribeiro | 31 out 2007 01:13 | Em resposta a: #171354

Caro Raphael

Eu já telefonaria, só para marcar presença. O/a funcionário/a que atende costuma ficar responsável pelo envio. Pergunte o nome.

Também reparei que o número enviado pela Rosário difere em um algarismo do que eu enviei. Tente os dois, então.

Veja que estou falando em Conservatória de Chamusca (Concelho de Chamusca/Cidade, no Brasil) e Arquivo Distrital de Santarém (Distrito de Santarém/Estado, no Brasil). Suponho que enviou email para os dois.

Depois da explicação da Rosário, penso que você deve esquecer Lisboa.

Marli

Resposta

Link directo:

RE: Certidão de nascimento

#171357 | M.Ribeiro | 31 out 2007 01:23 | Em resposta a: #171356

continuando:

coloquei um 3 a mais no meu número, é verdade, mas ele termina em 97 e o da Rosário termina em 07.

Resposta

Link directo:

RE: Certidão de nascimento

#171358 | M.Ribeiro | 31 out 2007 01:37 | Em resposta a: #171357

Se for necessário, eu continuo amanhã. Boa noite para todos.

Marli

Resposta

Link directo:

RE: Certidão de nascimento

#171365 | M.Ribeiro | 31 out 2007 09:35 | Em resposta a: #171358

Caro Raphael

Hoje fui pesquisar novamente e vi que o número de telefone correto do Arquivo Distrital de Santarém é o que foi enviado pela Rosário.

Marli

Resposta

Link directo:

RE: Certidão de nascimento

#171389 | roz | 31 out 2007 12:31 | Em resposta a: #171354

Caro Raphael

Telefonei 'a conservatoria so para confirmar que o ano de 1901 estava la' e disseram que sim mas que o de 1899 ja estava no Arquivo Distrital de Santarem. Disseram tambem que, desde que diga o nome da pessoa e dos pais e o ano, eles encontram. Assim de certo lhe responderao.
Cumprimentos.
Rosario

Resposta

Link directo:

RE: Certidão de nascimento

#171391 | raphaeloliveira | 31 out 2007 12:57 | Em resposta a: #171389

Prezadas AMIGAS (tomo a liberdade porque só amigos ajudam pessoas dessa maneira)


Voces estão sendo incríveis. Eu ia telefonar a eles ainda hoje para saber sobre essa questão referente as datas.

A informação da Conservatória é exatamente a mesma do Arquivo Distrital de Santarém.

Tenho que domar minha ansiedade, afinal só me faltam esses dois documentos. Aguardei 9 meses para nascer, 27 anos para providenciar minha cidadania, sem contar nos 60 anos que minha mãe esperou!

Nada mais justo e correto do que aguardar alguns dias para ter um e-mail respondido, ainda mais se há uma fila de solicitações. Não quero furá-la! Afinal, como futuro cidadão Português, não quero levar hábitos feios do Brasil para lá, somente as coisas boas.

Obrigado pela ajuda de voces duas. Semana que vem, segunda feira (ou antes se me respodnerem) eu coloco aqui que resposta obtive, seja por e-mail, seja por telefone.

Obrigado novamente!

Raphael

Resposta

Link directo:

RE: Certidão de nascimento

#172766 | raphaeloliveira | 14 nov 2007 16:06 | Em resposta a: #171389

Efetuei o pagamento de 40 Euros para pedir a pesquisa das certidões na Conservatória. Eles deram prazo de 15 dias. Espero que tudo corra bem...

Resposta

Link directo:

RE: Certidão de nascimento

#176753 | ruteneia | 16 dez 2007 23:09 | Em resposta a: #172766

vc teve retorno

Resposta

Link directo:

RE: Certidão de nascimento

#176764 | raphaeloliveira | 17 dez 2007 00:03 | Em resposta a: #176753

Tive apenas a da minha avó.
A de meu avô disseram que não foi encontrada. E agora não sei o que fazer...

Penso em entrar com o pedido no Consulado assim mesmo, sem a cert de nascmintno dele, afinal, pelo menos a de minha avó já tenho. Que vcs acham? Alguma outra sugestão?

Resposta

Link directo:

RE: Certidão de nascimento

#176774 | M.Ribeiro | 17 dez 2007 01:03 | Em resposta a: #176764

Oi, Raphael.

Quem pode responder é o Consulado de Portugal de sua cidade. Os procedimentos diferem. Peça informações pelo telefone para não correr o risco de ter o trabalho perdido. Em São Paulo, por exemplo, a entrada é dada pelos Correios, com o envio de pagamento e toda a documentação pedida no site do consulado. Alguma coisa em desacordo, eles devolvem tudo.

Como a certidão que você tem já é de cidadã portuguesa, pode ser que consiga sim. Informe-se antes, é a minha sugestão.

Marli

Resposta

Link directo:

RE: Certidão de nascimento

#177046 | ruteneia | 18 dez 2007 21:30 | Em resposta a: #176764

espero que obtenha sucesso, faz o pedido pelo nome da sua avó.
depois me conta

Resposta

Link directo:

RE: Certidão de nascimento

#177456 | thayse lemos | 21 dez 2007 22:34 | Em resposta a: #171389

Preciso de ajuda para encontrar a certidao de nascimento de meu bisavo so sei o nome dele,posso conseguir alguma coisa somente com isso?obrigada

Resposta

Link directo:

RE: Certidão de nascimento

#177499 | roz | 22 dez 2007 08:10 | Em resposta a: #177456

Caro/a confrade,

Infelizmente nao. 'E sempre necessario pelo menos, a terra onde nasceu e ano aproximado em que nasceu. Outras informacoes, tais como nomes dos pais, pode ajudar, mas o essencial 'e o lugar.
Cumprimentos.
Rosario

Resposta

Link directo:

RE: Certidão de nascimento

#178138 | rwlmb4dm | 29 dez 2007 15:27 | Em resposta a: #177499

Olá

Prezado confrade

Porque não vais a esta direcção aqui podes obter tudo o que pretendes.

http://www.umic.pt/

http://www.portaldocidadao.pt/portal/pt/informações

Cumprimentos

Resposta

Link directo:

RE: Certidão de nascimento

#178140 | rwlmb4dm | 29 dez 2007 15:32 | Em resposta a: #178138

Olá

Rectificação da morada

http://www.portaldocidadao.pt/portal/pt/informacão

Cumprimentos

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 11 mai 2024, 14:36

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen