Macedos - S. Clemente de Basto

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Famílias | Regiões | Bibliografia

Macedos - S. Clemente de Basto

#169544 | JAVSO | 07 out 2007 21:01

Caros Confrades

Felgueiras Gaio, no título de Macedos, § 8, n.º 12 (Gaspar de Macedo), § 9, n.º 13 (Simão de Macedo, filho daquele), refere a quinta da Aveleira, em S. Clemente de Basto.
Depois, perco-lhe o rasto.
Ora, esta quinta pertence a minha Mãe.
De acordo com uma genealogia manuscrita, que possuo e me foi oferecida pelo Dr. Duarte Chaves, minha mãe é descendente daquele Simão de Macedo, motivo pelo qual é a actual dona da quinta e casa da Aveleira. Porém, de acordo com a mesma "genealogia", o mencionado Simão deixou a casa da Aveleira a sua sobrinha Madalena Gonçalves de Macedo.
Ora, não sei de quem será filha esta Madalena e qual o motivo da deixa, pois que Simão de Macedo deixou filhos (ver NFP e a BD de Genea).

Madalena Macedo terá casado com Domingos Gonçalves, foram pais de Domingos Gonçalves e avós de André Gonçalves de Macedo, todos senhores daquela casa e quinta e ascendentes de Maria Antónia de Sousa, que casou com João Teixeira de Carvalho. Estes dois já constam do Genea.

Se algum dos Confrades me poder dar qualquer indicação quanto à paternidade de Madalena Gonçalves de Macedo ou como a ela aceder, desde já agradeço que mo comunique.

Com os meus melhores cumprimentos,

José Alfredo Soares de Oliveira

Resposta

Link directo:

RE: Macedos - S. Clemente de Basto

#176568 | JAVSO | 15 dez 2007 18:57 | Em resposta a: #169544

Renovo o tópico

Melhores cumprimentos

José Alfredo Soares de Oliveira

Resposta

Link directo:

RE: Macedos - S. Clemente de Basto

#200219 | luizvan | 12 jun 2008 22:55 | Em resposta a: #176568

Caro Confrade . So hoje li a sua menssagem.Vou tentar averiguar e depois lhe direi alguma coisa.

Resposta

Link directo:

RE: Macedos - S. Clemente de Basto

#200222 | coimbra | 12 jun 2008 23:14 | Em resposta a: #200219

Gostaria de saber quem é o meu antepassado Antonio Macedo.
Casado com Margarida de Braga tem um filho Antonio Macedo Vieira que por sua vez casa com Catarina Rebelo Leite ( aqui na B.D.).
Trata-se da Casa do Reguengo em Vale de Bouro.
Este Macedo será de S.Clemente ,que tanbem chegam a Amarante?

Resposta

Link directo:

RE: Macedos - S. Clemente de Basto

#200319 | JAVSO | 14 jun 2008 04:11 | Em resposta a: #200219

Caro Confrade Luizvan

Desde já lhe agradeço o seu interesse pelos Macedos da casa da Aveleira, em S. Clemente.
Se ajudar, penso que era um prazo em que o senhorio directo pertencia à Igreja de S. Clemente.

Melhores cumprimentos,

José Alfredo Soares de Oliveira

Resposta

Link directo:

RE: Macedos - S. Clemente de Basto

#200335 | luizvan | 14 jun 2008 15:20 | Em resposta a: #200319

Caro Confrade Jose A.Soares de Oliveira . Estou convencido que a chave do que pretende se encontra na Igreja de S.Clemente,a qual estiveram ligados como e´sabido elementos da familia Macedo que foram inclusive seus Abades.Atendendo a que nessa epoca remota os registos eram paroquiais so vejo a possibilidade de encontrar alguma pista da existencia de Madalena Gonçalves de Macedo,nos referidos registos.Dei volta à Pedatura Lusitana de Cristovâo Alâo de Moraes ,autor mais proximo de nos, (vol.Ipag.23 e seguintes),e nao encontrei nenhuma referencia.Acresce o facto de Simao de Macedo ter pelo menos tres filhos,Antonio de MacedoRebelo,Gaspar de Macedo de Andrade e Ana de Andrade ,todos com descendencia,pelo que possuia herdeiros.Tudo incognitas por esclarecer, o que torna o desafio mais aliciante.Cumptimentos de um descendente destes Macedos que assina Luis van Zeller de Macedo.

Resposta

Link directo:

RE: Macedos - S. Clemente de Basto

#200341 | NBA | 14 jun 2008 15:58 | Em resposta a: #200335

Caro José Alfredo


Muito por alto três sugestões:

Ver se encontra o testamento Simão de Macedo nos respectivos livros, que não sei se existem para estas datas recuadas (igreja paroquial ou Arq. Distr. Braga?)

Ver se encontra uma escritura de contrato ante-nupcial da Madalena com o respectivo marido (Fundo Notarial, A.D.B.).

Ver os registos dos prazos da propriedade no A.D.B. (teria de ver melhor a referência, mas já ali consultei alguns para uma propriedade da minha família em Celorico de Basto, salvo erro referentes aos séc. XVI-XVII).

Cumprimentos,


Nuno Borges de Araújo

Resposta

Link directo:

RE: Macedos - S. Clemente de Basto

#200349 | coimbra | 14 jun 2008 16:12 | Em resposta a: #200335

Caro Luis
Como vai a agricultura?
Tirando os Macedos, quando for a Amarante digo-te e falamos disto.
As Tias,bem?
Um abraço deste Macedo do Reguengo que assina Coimbra de Rossadas.
Carlos

Resposta

Link directo:

RE: Macedos - S. Clemente de Basto

#200376 | luizvan | 14 jun 2008 22:12 | Em resposta a: #200349

Caro Carlos ou Coimbra de Rossadas como queiras que para amigos de infancia tanto importa . Ca te espero para debatermos este tema dos Macedos e porque nao dos Cerqueiras que de fronteiros mores do minho aportaram aqui a Amarante,dizem que por desintelegencias com os senhores de Vila Nova de Cerveira .Mas isso sao contas de outro rozario .Um grande abraço e ate breve.Luis

Resposta

Link directo:

RE: Macedos - S. Clemente de Basto

#200405 | JAVSO | 15 jun 2008 11:29 | Em resposta a: #200335

Caro Luís van Zeller de Macedo

Antes de mais, gostava de saber se tem ascendência da Aveleira, em S. Clemente de Basto?

Quanto aos registos paroquiais não chegam à Madalena Gonçalves de Macedo, mas a um seu neto, também dono da casa e quinta da Aveleira.
Desta casa, pelo que vejo, saíu descendência ilustre, como por exemplo os Sousa de Macedo (Mesquitela) e Ferreira do Amaral, estes últimos por varonia, pelo que acabei de constatar na BD do Genea.
É provável que o Dr. Duarte Chaves tenha, na sua posse a solução para o problema.
De acordo com genealogia manuscrita, que me foi dada, tratava-se de um prazo foreira da Igreja de S. Clemente, mas não sei se há livros dos respectivos prazos e, no caso afirmativo, onde se encontrarão. Penso que não estão no ADB, pois que já perguntei e não obtive resposta satisfatória.
Nos papéis que minha mãe possuía sobre esta casa, nada encontrei que me possa ajudar. A mesma tem estado, injustificadamente, entregue a caseiros, mas que, felizmente, não lhe fizeram grandes alterações.

Dentro do pouco tempo disponível que possuo, vou tentar descobrir a ligação, que sei existente, ao fundador da casa, que tem a curiosidade de ser transmitida por mulher há já muitas gerações (minha Mãe, avó, bisavó, trisavó . . .).

Mas são tantos os desafios que a genealogia nos dá e tão pouco o tempo, que, às vezes, parece que nada se consegue.

Com os meus melhores e mais agradecidos cumprimentos,

José Alfredo Soares de Oliveira

Resposta

Link directo:

RE: Macedos - S. Clemente de Basto

#200959 | luizvan | 19 jun 2008 17:27 | Em resposta a: #200405

Caro Jose Alfredo Soares de Oliveira
Vou tentar hoje esclarece-lo sobre a questao da minha ascendencia,pelo lado Macedo.O que lhe posso arfimar com toda a segurança e que sou detentor de uma Carta de Brasâo ,passada em 1721 a meu antepassado Luis de Macedo da Cunha,Cavaleiro da Ordem de Cristo,etc.registada no livro setimo do Registo de Brasoês da Nobreza de Portugal a fol.17,que se encontra publicada na coletanea de Cartas de Brasâo de Armas de Nuno Gonçalo Pereira Borrego,a pag.290,ja em tempo comentada por Manuel Artur Norton in Carvalhos de Basto,vol.VI,pag 83 a 86,de 1988,em que se pode ler que o referido Lui de Macedo da Cunha era filho legitimo do Dr.Gaspar de Macedo da Cunha ,Desembargador que foi da Relaçao do Porto,neto pela parte paterna de Gaspar de Macedo Cerqueira.Alcide mor que foi de Celorico de Basto .Este por sua vez era filho de Manuel Cerqueira e Camila de Macedo,que era filha legitima de Gaspar de Macedo e neta legitima de Aires Gonçalves de Macedo .
Esta é a parte da trancriçao de um documento que se encontra assinado pelo Rei de Armas em funçoes na época ,registado e arquivado no respctivo livro como se viu.
Como pode verificar a última sequencia naõ corresponde ao que se encontra aqui no Genea que entendeu seguir a V.F.A. cujo texto infelizmente desconheço bem como os seus fundamentos .Seja como for e para abreviar julgo naõ restarem duvidas de que o último Gaspar de Macedo ,referido na minha Carta de Brasão.é o progenitor entre outros do seu Simaô de Macedo que assim seria irmaõ da nossa Camila de Macedo .O facto de um filho desta ter sido Alcaide mor de Celorico de Basto,e de este ter casado bem perto em S.Gonçalo de Amarante,em 14-11-1621,com Helena da Cunha (Coutinho),descendente por sua vez de Maria da Cunha 3*Senhora de Basto,tudo aponta para uma ligaçao dos nossos Macedos a Basto e concretamente a Celorico . Se passaram ou naõ por S.Clemente e em particular pela vossa quinta da Avelheira é uma hipotese que naõ refuto .De resto pensso que os Macedos antes de chegarem a regiaõ de Basto ,passaram por Vila Real onde se ligaram aos Senhores da Teixeira ,aos Taveiras ,Sottomayores ,etc.
Com os melhores cumprimentos.
Luis van Zeller de Macedo

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 16 mai 2024, 05:50

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen