Família Mideiro

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Famílias | Regiões

Família Mideiro

#169496 | biblos | 06 out 2007 23:33

Caros confrades,

Busco informações da família Mideiro, concelho de Mértola. Tenho um avoengo, João Mideiro Charraz, natural da Corte do Pinto, que deverá ter nascido em redor de 1800. Era casado com Maria da Cruz Velladas.

Agradecido
João

Resposta

Link directo:

RE: Família Mideiro

#169978 | biblos | 13 out 2007 18:34 | Em resposta a: #169496

Relanço este tópico.

Resposta

Link directo:

RE: Família Mideiro

#225624 | philgue | 05 abr 2009 19:42 | Em resposta a: #169496

Caro João
encontrei ha pouco um João Mideiro casado com uma Maria Botelha que tiveram pelo menos uma filha helena (ou joanna) Botelha nascida em Corte do Pinto em 1703, infelizmente não tenho mais informações sobre esse Mideiro.
Cumprimentos
filipe

Resposta

Link directo:

RE: Família Mideiro

#225632 | rmfrp | 05 abr 2009 20:29 | Em resposta a: #225624

Caro Filipe:

É curioso que refira esse casal e a filha Joana, pois são meus antepassados. Joana usou o apelido Medeiro(s), na forma "Mideira". Casou duas vezes, a primeira a 14.05.1732 na Salvada com João Rodrigues Ferro e a segunda, também na Salvada, a 23.10.1735 com Manuel Martins Catalão, de Alcaria Ruiva. Sou descendente deste segundo casamento.

Com os melhores cumprimentos,

Rui Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Família Mideiro

#225682 | philgue | 06 abr 2009 14:47 | Em resposta a: #225632

Caro Rui Pereira

Quando fiz a pesquisa nos registos de corte do pinto, não encontrei nenhuma Ellena entre 1680 e 1720, pensei então que a joana e a ellena fossem a mesma pessoa jà que os pais eram os mesmos. Se tal for mesmo a caso, então a joana/ellena casou tres vezes, a primeira sendo a 12.07.1722 em Corte do Pinto com João Francisco filho de João de Almeida (do Vairão - cidade do Porto) e de Custódia Francisca (tambem do Vairão), que vieram provavelmente trabalhar na mina de são domingos.
A descendencia desse casal elena/joana - João Francisco acabou por se instalar no algarve no final du século 19 e sou descendente desse casamento.
Atentamente
Filipe

Resposta

Link directo:

RE: Família Mideiro

#225733 | rmfrp | 06 abr 2009 22:17 | Em resposta a: #225682

Caro Filipe:

Muito obrigado pela sua resposta. Somos então parentes, pois eu descendo do casamento de Joana com Manuel Martins Catalão. O meu ramo passou a Lisboa no final do século XVIII.

Talvez o baptismo de Helena tenha ficado por registar. Era uma situação que acontecia com alguma frequência.

Com os melhores cumprimentos,

Rui Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Família Mideiro

#225870 | biblos | 08 abr 2009 13:31 | Em resposta a: #225733

Caros participantes e provavelmente parentes,

Descendo de João Mideiro Charraz, casado com Maria da Cruz Velladas, em Serpa, Salvador a 3 de Outubro de 1802. Era filho de Manuel Fernandes Charraz e Bárbara Mestre. Nos assentos que consultei, é dado tanto como natural da vila de Mértola como da Corte do Pinto. Os seus pais constam como naturais de Mértola, sem mais...

No entanto, nas minhas pesquisas por Serpa encontrei outros Mideiros que não sei como se relacionam com o meu João Mideiro e sua descendência. São eles, entre outros:

António Mideiro - casou em Salvador, Serpa com Violante dos Prazeres em Fevereiro de 1794, sendo aquele o seu segundo casamento. Ela é filha de Vicente Vaz (filho de Manuel Vaz e Violante dos Prazeres) e de Violantes dos Prazeres (filha de Bento Gonçalves Mello e Luzia Miz).

António Mideiro, natural de Mértola e casado com Ana Joaquina. Foi pai de Ana, nascida em 28 de Junho de 1818 e baptizada em Salvador, Serpa. António Mideiro era filho de João Mideiro e Gregória da Palma, naturais de Mértola.


Francisco Mideiro, natural de Serpa e casado com Josefa da Graça, natural de Serpa. Foi pai de Maria, nascida a 25 de Setembro de 1803 e baptizada em Santa Maria, Serpa. Era filho de Manuel Mestre Dourado e de Josefa Maria, naturais de São Marcos de Tiboeira (da Ataboeira ?).

Cumprimentos,
João

Resposta

Link directo:

RE: Família Mideiro

#225871 | biblos | 08 abr 2009 13:39 | Em resposta a: #225870

Corrigindo, Francisco Mideiro cc Josefa da Graça era natural de Mértola e filho de Miguel Mestre Dourado.

Resposta

Link directo:

RE: Família Mideiro

#226046 | Paulo Rodrigues | 10 abr 2009 01:10 | Em resposta a: #225871

Boa Noite ..

Achei curioso o apelido Mideiro, indicado pelo caro joão, uma vez que descendo da família MEDEIRO, mais propriamente no Baixo Alentejo - Beja, que segundo familiares Medeiro em vez de Medeiro(S) foi erro de assento, sem mais demoras,

Cumprimentos

Paulo Rodrigues

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 10 mai 2024, 07:23

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen