Ourivesaria Reis

Este tópico está classificado nas salas: Património

Ourivesaria Reis

#168839 | MCR | 29 set 2007 15:15

Estou a iniciar a minha árvore geneologica e penso que a ourivesaria Reis pertenceu á minha família. Gostava de saber sobre o passado desta ourivesaria.

Resposta

Link directo:

RE: Ourivesaria Reis

#168855 | cverde | 29 set 2007 17:39 | Em resposta a: #168839

???????????????????

Resposta

Link directo:

RE: Ourivesaria Reis

#169188 | MCR | 03 out 2007 09:04 | Em resposta a: #168855

A ourivesaria era no Porto

Resposta

Link directo:

RE: Ourivesaria Reis

#169203 | MariaDavid | 03 out 2007 13:36 | Em resposta a: #168839

MCR

Desculpe dirigir-me a si deste modo mas não sei se é homem ou mulher.

Começando, a partir daqui. esta mensagem, quero dizer-lhe que é de bom tom iniciar qualquer pedido de forma amistosa e ter alguma consideração para com os participantes deste forum, consideração essa que passa pela forma como solicita ajuda e pela sua identificação.

Prosseguindo, agora, na tentativa de ajudar, vou buscar a sua frase "Estou a iniciar a minha árvore geneologica e penso que a ourivesaria Reis pertenceu á minha família".

Primeiro, se está a iniciar a sua árvore genealógica, em que ponto vai?...pais...avós...bisavós...trisavós...? Que elementos tem já? Parece cusquice minha mas tem a sua razão de ser. Porquê? Porque ao querer saber coisas sobre uma hipotética ligação a uma dita ourivesaria do Porto, está como que a construir uma casa pelo telhado. As palavras foram suas - está a iniciar a sua árvore. Não menciona que nomes possui já da sua investigação nem quaisquer outros elementos que possam servir de ponto de confrontação com outros que os vários confrades possam eventualmente partilhar.

Explico melhor: uma genealogia é, figurativamente, como que um corpo. Primeiro tem que ter um suporte, que podemos chamar de esqueleto. Este esqueleto é constituído pelos nomes dos seus parentes directos, com datas e locais que os situem no tempo, a nível de nascimento, casamento e morte. Em seguida vamos preencher este esqueleto de massa muscular, de nervos, vasos sanguíneos e por fim vamos vestir esse corpo. Entram nesta fase do campeonato as profissões, os eventuais títulos ou mercês, os processos que possam ter tido, os bens, as diversas ligações familiares, etc, etc, etc.

Ora a sua questão parece ser esta: há uma ourivesaria no Porto, ourivesaria Reis, que MCR pensa que pertenceu à sua família e que, caso algum confrade saiba de algo com ela relacionado, isso possa acrescentar-lhe informação que "ainda" não tem. Mas quais são os seus dados, afinal?

Para ter ajuda ao nível que pretende, tem que ter trabalho feito. Isto é, as investigações principais têm que partir de si, do seu esforço, da sua disponibilidade, da forma como pretende elaborar a sua genealogia. Ela pode ser ascendente ou descendente. Depende do seu critério. Tem que ler bastante sobre o assunto para se saber orientar nas várias fontes disponíveis. Deve começar pelas informações contidas neste site, precisamente a introdução à genealogia. Depois, na posse do tal esqueleto, mostrar o que tem e onde gostaria de ver completada informação, caso haja disponível com algum participante deste Forun. Deve, também, analisar as respostas que vão sendo dadas neste espaço por outros participantes, para aprender, corrigir eventuais erros de investigação e, sobretudo, para não sobrecarregar o forun com temas que já foram debatidos. Por vezes tropeçamos nesta facilidade de questionar assuntos e que já foram abordados anteriormente sem analisar o que foi dito sobre tal matéria. Eu própria já caí nesse erro, por facilitismo e distração.

Resta-me desejar-lhe boa sorte e partilhar esta ideia, para que MCR se sinta mais confortável: ninguém nasce ensinado e todos já passámos, uns de uma maneira, outros de outra, pela dificuldade de construir a sua própria genealogia.

Logo que tenha elementos sobre a sua família, traga-os para este espaço. Só assim podemos saber se há possibilidade de lhe acrescentar mais informação.
Creia que existe boa vontade de todos nós em ajudar, não somos é milagreiros!

Com os meus cumprimentos

maria

Resposta

Link directo:

RE: Ourivesaria Reis

#169261 | MCR | 03 out 2007 21:40 | Em resposta a: #169203

Maria David

Muito obrigada pelas suas valiosas indicações de como devo proceder neste forum. Registei-me há dois dias e não sabia bem como funcionava e indicavam que o pedido de informação devia ser simples e directo. Foi o que eu tentei fazer. Peço desculpa por não ter investigado previamente o espírito do forum.

Neste momento tenho a certidão de nascimento da minha avó - Delfina da Silva Reis nascida nascida no Porto em 1893 filha de José Soares da Silva Reis, de Pinhel Guarda e neta deDaniel António dos Reis.
Como vivo em Lisboa e trabalho em Lisboa tenho dificuldade em ir ao Porto para investigar localmente. Tenho feito as minhas investigações nos Mormons, limitada ao meu escasso tempo disponível.
No fim de semana em converça com outras pessoas que se dedicam á geneologia falei que a minha mãe dizia que o ourivesario Reis do Porto, pertenceu á família mas que actualmente, infelizmente, já não me pode dar informações sobre o assunto .
Foram eles que me falaram deste forum, e que aqui poderia obter ajuda para esclarecer este assunto.

Mais uma vez obrigada pela ajuda,

Maria Carlos

Resposta

Link directo:

RE: Ourivesaria Reis

#169265 | MariaDavid | 03 out 2007 22:09 | Em resposta a: #169261

Cara Maria Carlos

Obrigada por ter aceite as minhas sugestões. Eu, quando comecei a frequentar este espaço, também me senti perdida e fui ajudada. Acho que é uma obrigação de todos nós auxiliarmos quem começa.

Para que não haja repetição de conversas, aconselho-a a ler a mensagem que dirigi ainda agora a uma iniciante deste forum. Ela encerra o básico de qualquer investigação. A partir daí estará em condições de avançar nas suas pesquisas com mais segurança. Só quando avançar bastante nos registos paroquiais estará em condições de ter uma visão de conjunto e partir para outro tipo de registos.
Por exemplo, os registos notariais, entre outros. Eles permitem saber quem comprou ou vendeu o quê (a título de exemplo). Se não sabe quem é a sua família (avós, bisavós, tios, etc?) como poderá chegar à conclusão que a Ouriversaria Torres esteve na posse de um qualquer membro do seu agregado familiar?? Entende a dificuldade? Por outro lado, não se precipite em encaixar nomes que lhe vão aparecendo. Há muitas Marias e muitos Josés na terra, da mesma forma que há muitas pessoas de apelido Reis e que podem nada ter a ver consigo, mesmo que sejam da mesma região.
Só o confronto dos nomes, datas e ligações familiares poderá ser elucidativo.

Quando avançar mais, talvez se possa encontrar alguma ajuda. Assim, prossiga no levantamento dos seus ancestrais e vá dando notícias.

Pelo facto de viver em Lisboa, não é impeditivo de prosseguir com a investigação já iniciada por si. Na posse dos dados que já tem, pode escrever para o Arquivo Distrital da zona a que pertencem os seus familiares mais próximos e solicitar que lhe enviem fotocópias simples dos respectivos registos. Também os Mormons, que já conhece, disponibilizam microfilmesd para consulta, aqui em Lisboa e estão abertos no sábado de manhã. É sempre uma alternativa.

Tive muito gosto em falar consigo e ajudá-la nestes primeiros passos. Disponha sempre. Vivo em Lisboa. Se quiser conversar pessoalmente, algum dia, é uma questão de nos encontrarmos na Torre do Tombo.

Maria

Resposta

Link directo:

RE: Ourivesaria Reis

#188849 | TeresaM | 18 mar 2008 23:07 | Em resposta a: #168839

Olá MCR, a ourivesaria Reis foi fundada e era propriedade dos srs Seraphim e Manoel Reis, filhos do sr António Alves dos Reis.

Resposta

Link directo:

RE: Ourivesaria Reis

#189334 | MCR | 23 mar 2008 22:03 | Em resposta a: #188849

Olá Teresa M
Obrigada pela informação. Não sabe em que data foi fundada e se Emilio da Silva Reis filho de José Soares da Silva Reis neto de Daniel António dos Reis estão nesta linha geneológica.
Obrigada
MCR

Resposta

Link directo:

RE: Ourivesaria Reis

#189425 | TeresaM | 24 mar 2008 21:16 | Em resposta a: #189334

Olá MCR, tenho feito alguma pesquisa sobre esta ourivesaria e li numa publicação de 1917 por J. Grave chamada: "A Ourivesaria em Portugal - As Pratas da Casa Reis" que o fundador foi o sr António Alves dos Reis no ano de 1880. No entanto, a loja que toda a gente conhece foi inaugurada, com as fachadas e interiores que hoje possui em Dezembro de 1917 pelos filhos deste senhor. A indicação que tenho é que estes nunca casaram, viviam num hotel importante do Porto e não deixaram descendentes. Espero q a informação tenha contribuído para alguma coisa.

Resposta

Link directo:

RE: Ourivesaria Reis

#189905 | jrpinto | 27 mar 2008 22:23 | Em resposta a: #189425

Boa noite

Existiam no Porto, duas ourivesarias Reis, uma na esquina a Rua de Santa Catarina com a rua 31 de Janeiro e a outra na Praça da Liberdade ( praça das cardosas).

Parece-me existir alguma confusão nos dados até agora obtidos entre as duas famílias que nada tinham uma com a outra.

Emílio Reis, irmão de Delfina Silva Reis, casou com a minha bisavó, Maria das Dores Pereira da Costa MAcedo e não tiveram filhos.

A Irmã Delfina, terá casado com um ilustre médico do Porto, e teve seis filhos .

Por agora é a informação que consegui reunir.
Espero ter ajudado
Joana Rocha Pinto

Resposta

Link directo:

RE: Ourivesaria Reis

#320257 | FMSC1 | 06 jan 2013 17:28 | Em resposta a: #189425

Sou afilhado do Sr. Manuel Alvas Duarte Reis, pelo que posso dar algumas informações sobre os dois irmãos.

Foram ambos casados, embora em circunstâncias diferentes.

O Sr. Serafim Alves Duarte Reis casou-se com a D. Maria Eugénia Costa Braga Reis e tiveram uma filha, Maria Eugénia Reis, que faleceu muito nova, logo seguida pelo Pai.
A perda de ambos afectou muito a D. Maria Eugénia, que decidiu passar o resto da vida com as Irmãs Doroteias.

Tinha uma suite no colégio das Doroteias na Av, Fontes Pereira de Melo, 8, em Lisboa (onde hoje existe o SANA Lisboa Hotel), tendo aí falecido em 3 de Novembro de 1961. Foi trasladada para o jazigo de família, no cemitério de Agramonte, no Porto.

O Sr. Manuel Alves Duarte Reis casou-se bastante tarde, não tendo deixado descendência. Faleceu em 19 de Setembro de 1945.

Esperando que esta informação lhe seja útil, caso me queira contactar, favor escreva-me para o endereço ferncarvalho@gmail.com

Resposta

Link directo:

RE: Ourivesaria Reis

#338709 | leomaria | 27 nov 2013 13:42 | Em resposta a: #168839

Bom dia:

Por um acaso , encontrei-me no forum da geneall, e deparei com a Ourivesaria Reis do Porto.

Sou sobrinha neta de Dona Adelina Reis que vivia com sua irmã Dona Eugénia Reis na rua da Alegria, numa bela moradia
onde as visitei várias vezes, isto nos anos 47 a 50 e tal.
A minha tia Adelina Reis era na altura dona da ourivesaria juntamente com a sua irmã. Julgo que a Dona Eugénia era solteira.
A minha tia Adelina foi casada com Adelino Pinto, natural de Viseu, que morreu muito jovem e que se encontra sepultado em Viseu, em jazigo da família.

Será que estas informações lhe servirão?

Dê-me conta do que for descobrindo.

Maria Fátima

Resposta

Link directo:

RE: Ourivesaria Reis

#338762 | leomaria | 28 nov 2013 10:24 | Em resposta a: #168839

Na mensagem que lhe enviei, surgiu-me uma pequena dúvida, pois já lá vão muitos anos.

Julgo que a irmã de minha tia Adelina Reis Pinto se chamaria Dona Emília e não Dona Eugénia como acima referi.

Maria Fátima

Resposta

Link directo:

Ourivesaria Reis

#371490 | FMSC1 | 04 jul 2016 16:20 | Em resposta a: #168839

Confirmo que irmã da Dona Adelina Reis Pinto se chamava Dona Emília. Visitei-as muitas vezes na bela casa em que habitavam com o meu Padrinho Manoel Reis, na Rua da Alegria.
Eu ainda era pequeno e não sabia que ela tina sido casada. A Dona Emília era solteira

Resposta

Link directo:

Ourivesaria Reis

#419024 | FMSC1 | 29 out 2019 16:54 | Em resposta a: #371490

Estou a recolher documentação sobre o meu padrinho Manoel Alves Duarte Reis tendo como objectivo escrever a sua biografia, como símbolo da burguesia industrial portuense do período dos fins do século XIX ao início do século XX,
Ficar-lhe-ia muito grato se fizer o favor de me dizer se dispõe de informações que me possam ser úteis para este efeito.
A meu endereço de email é ferncarvalho@gmail.com

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 12 mai 2024, 02:29

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen