Famílias Domingues e/ou Ribeiro,de Merufe, Monção

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Regiões

Famílias Domingues e/ou Ribeiro,de Merufe, Monção

#167450 | Marli Ribeiro 0906 | 15 set 2007 00:57

Gostaria de saber se neste fórum tem alguém que tenha os sobrenomes Domingues e/ou Ribeiro, da Freguesia de Merufe, Concelho de Monção. Sei que os Domingues participam ativamente da vida administrativa de Merufe.
Ou se alguém já pesquisou por estes sobrenomes (apelidos), vindos desta região.

Marli Ribeiro

Resposta

Link directo:

RE: Famílias Domingues e/ou Ribeiro,de Merufe, Monção

#169590 | victória | 08 out 2007 09:45 | Em resposta a: #167450

Cara Marli
Eu tenho os apelidos Domingues, exactamente de Merufe, Monção.Talvez os mesmos que procura, uma vez que estou a acabar a pesquisa sobre Merufe.
Com os melhores cumprimentos
Eduardo Domingues

Resposta

Link directo:

RE: Famílias Domingues e/ou Ribeiro,de Merufe, Mon

#169649 | M.Ribeiro | 08 out 2007 20:35 | Em resposta a: #169590

Caro Eduardo
Desde a minha mensagem aconteceu um fato novo: aqui no Brasil recebi a cópia de um registro de batismo que diz ser Manuel José Ribeiro, filho de Maria Joaquina Domingues, e neto de João Domingues, natural da Freguesia Merufe, mas seu avô como sendo de Granja de Baixo, Freguesia de Riba do Mouro. (Eu supunha que todos fossem de Merufe, devido a um email que recebera). Casualmente, pesquisando na Internet vi que a localidade Granja de Baixo fica na Freguesia Merufe, e que Merufe não faz fronteira com a Freguesia Riba de Mouro, estando separadas por uma outra freguesia (acho que se chama Tangil, ou parecido). Há quem considere que o registro, de 1864, está errado.
O que eu gostaria de saber é se há uma explicação para João Domingues, sendo de Granja de Baixo, ser natural da Freguesia Riba de Mouro, se Granja de Baixo pertence à Freguesia Merufe! Uma explicação seria a de já ter existido a localidade Granja de Baixo tanto em Riba de Mouro como em Merufe. Seria isso? Para fazer o pedido de registro de João Domingues, no Arquivo Distrital de Viana do Castelo, nascido então por volta de 1824 na localidade Granja de Baixo, devo citar a Freguesia Riba de Mouro ou a Freguesia Merufe? Complicado!
Agradeço se você , que é da região, puder me dar uma resposta esclarecedora.
Os dois Domingues que encontrei até agora são então esses: Maria Joaquina Domingues, casada com Manuel Ribeiro e seu pai, João Domingues, casado com Josefa Ferreira. Será que fazem parte da sua pesquisa?


Marli

Resposta

Link directo:

RE: Famílias Domingues e/ou Ribeiro,de Merufe, Mon

#170659 | M.Ribeiro | 22 out 2007 16:48 | Em resposta a: #169590

Caro Eduardo Domingues

Como faço para ter acesso à pesquisa sobre os Domingues, de Merufe, Monção?
Vai ser publicada?

Cumprimentos

Marli Ribeiro
Brasil

Resposta

Link directo:

RE: Famílias Domingues e/ou Ribeiro,de Merufe, Mon

#170685 | victória | 22 out 2007 19:57 | Em resposta a: #169649

Marli

Os nomes dos seus ascendentes não fazem parte da minhas pesquisa, pois não são meus ascendentes.

Com os melhores cumprimentos

eduardo domingues

Resposta

Link directo:

RE: Famílias Domingues e/ou Ribeiro,de Merufe, Mon

#170697 | M.Ribeiro | 22 out 2007 23:13 | Em resposta a: #170685

Caro Eduardo Domingues

Agradeço pela resposta.

Cumprimentos

Marli Ribeiro

Resposta

Link directo:

RE: Famílias Domingues e/ou Ribeiro,de Merufe, Monção

#201692 | Susana CC | 27 jun 2008 10:17 | Em resposta a: #167450

Bom Dia,

Foi com alguma surpresa que verifiquei que pesquisa sobre a familia Domingues de Merufe. Minha avó é natural desta freguesia. Seu nome é Beatriz da Conceição Domingues. Não sei se poderá haver alguma ligação familiar entre nós....

Cumprimentos,
Susana

Resposta

Link directo:

RE: Famílias Domingues e/ou Ribeiro,de Merufe, Mon

#201713 | macp | 27 jun 2008 13:46 | Em resposta a: #169649

Marli
As freguesias e lugares podem ter sofrido alterações. Freguesias que passaram a lugares e lugares que desapareceram. É sempre preciso ter em conta a época em que foram feitos os registos. Não parta logo de princípio que estão errados os registos.
Também tenho antepassados de Merufe e uma Graça Domingues, do lugar de Fornelos, Tangil, do final do séc. XVII. Os habitantes de Merufe nessa época não deviam ser muitos.
Sucesso nas pesquisas.
Maria A. Pinto

Resposta

Link directo:

RE: Famílias Domingues e/ou Ribeiro,de Merufe, Monção

#201714 | macp | 27 jun 2008 13:53 | Em resposta a: #169590

Caro Eduardo
Por acaso não se cruzou com
Pedro Rodrigues, n. 5 Janeiro 1719 b. 8 janeiro, de S. Pedro de Merufe, Monção
Filho de João Rodrigues (n. 28 novembro 1708) que casou com Maria Rodrigues ( 1680)
Neto paterno de João Rodrigues e Graça Domingues, do lugar de Fornelos, Tangil
Neto materno de João Rodrigues Reis e Maria Afonso, da Granja, Merufe
Como não ficou registado nos filhos destes nenhum elemento mais que os pais, fiquei bloqueada; os documentos consegui-os por pesquisa via Arquivo de Viana do Castelo.
Cumprimentos
Maria A. Pinto

Resposta

Link directo:

RE: Famílias Domingues e/ou Ribeiro,de Merufe, Mon

#201725 | M.Ribeiro | 27 jun 2008 14:57 | Em resposta a: #201713

Cara Maria A.Pinto

As minhas pesquisas avançaram mais um pouquinho e também têm agora um(a) Rodrigues. Coloco aqui para ver se pode interessar a você e a mais alguém que pesquise a região de Merufe.

Maria Joaquina Domingues, minha trisavó, que casou com Manoel Ribeiro em 18/6/1862, nasceu em 18/5/1838, e era filha de João Luís Domingues e Josefa Ferreira.

João Luís Domingues, meu tetravô, nascido cerca de 1818, era filho de João Domingues, 5o.avô, e Domingas Rodrigues Pereira, 5a. avó, nascidos cerca de 1798.

Marli Ribeiro
São Paulo

Resposta

Link directo:

RE: Famílias Domingues e/ou Ribeiro,de Merufe, Mon

#201728 | macp | 27 jun 2008 15:49 | Em resposta a: #201725

Marli
Quem sabe se nos vamos "encontrar" mais adiante no passado...
Boas pesquisas.
Maria A. Pinto

Resposta

Link directo:

RE: Famílias Domingues e/ou Ribeiro,de Merufe, Mon

#251612 | M.Ribeiro | 14 mar 2010 20:01 | Em resposta a: #170659

Caro Eduardo Domingues

Volto a lhe fazer a pergunta que fiz em 22/10/2008 e que você não deve ter visto, ou não deu importância, sobre a publicação do seu trabalho sobre os Domingues, de Merufe, Viana do Castelo.

O trabalho está publicado? Posso adquiri-lo? Se não for vendido, tem como eu ter uma cópia via internet?

Marli Ribeiro
Brasil

Resposta

Link directo:

Famílias Domingues e/ou Ribeiro,de Merufe, Monção

#362334 | ED | 12 out 2015 18:34 | Em resposta a: #201692

De que lugar dessa freguesia é a sua avó?
Com os melhores cumprimentos,
Eduardo Domingues

Resposta

Link directo:

Famílias Domingues e/ou Ribeiro,de Merufe, Monção

#362341 | M.Ribeiro | 12 out 2015 22:10 | Em resposta a: #167450

Caro Eduardo Domingues

Maria Joaquina Domingues era do lugar de Granja de Baixo, Merufe.

Grata.

Marli Ribeiro

Resposta

Link directo:

Famílias Domingues e/ou Ribeiro,de Merufe, Monção

#362365 | Isabelprat | 13 out 2015 19:20 | Em resposta a: #167450

Caro Sr. Eduardo Domingues

Estando o Senhor a investigar a freguesia de Merufe - Monção peço-lhe a gentileza de verificar se tem informação sobre uma Domingas Lourença, solteira, natural do Lugar de Foro da freguesia de Merufe, falecida em 1748 que teve descendência com Félix Pereira de Castro, reitor de Merufe.

Também não consegui localizar o casamento de Mateus de Oliveira com Domingas Ravella ou Rebello, de Monção, pais de Maria Angélica de Oliveira Rebelo nascida em 1715.

Antecipadamente grata

Isabel Prata

Resposta

Link directo:

Famílias Domingues e/ou Ribeiro,de Merufe, Monção

#362441 | ED | 15 out 2015 08:51 | Em resposta a: #167450

A/c D.ª Susana CC

A sua avó, Beatriz da Conceição Domingues em que lugar morou?

A/c D.ª Isabel Prata

Já tive oportunidade de ler esse assento, do filho natural do padre Felix, mas não tenho nada registado a esse respeito. Sugiro uma leitura à respetiva Inquirição de Genere (caso exista) pois dará, por certo, indicações sobre a mãe e os avós.

A/c D.ª Marli Ribeiro

Não tenho publicado qualquer trabalho de natureza genealógica sobre os Domingues. Tenho apontamentos sobre os meus ascendentes e alguns dos seus colaterais. Apenas investigação simples. Quanto à sua questão sobre Granja de Baixo e Granja de Cima, na minha opinião são ambas na freguesia de Merufe. Se pesquisar por Riba de Mouro, verificará que dela fazem parte os seguintes lugares: Bouçó, Carvalho, Cavenca, Cordeiros, Corga, Costa, Cotaros, Cruz Nova, Cruzeiro, Freixo, Fundegos, Gateira, Lijo, Linhares, Pereiro, Portela, Quartas, Ribeiro, Rua, S. Miguel e Vale de Poldras. De qualquer forma poderá ter sido um lugar existente à época e que entretanto tenha deixado de ser habitado. Talvez uma pesquisa em Merufe possa adiantar informaçao adicional e afciliatr-lhe a pesquisa.

Com os melhores cumrpimentos,

Eduardo Domingues

Resposta

Link directo:

Famílias Domingues e/ou Ribeiro,de Merufe, Monção

#362460 | Isabelprat | 15 out 2015 18:30 | Em resposta a: #362441

Caro Sr. Eduardo Domingues:

Agradeço-lhe a resposta, mas não creio que haja (creio que se refere a IG de algum filho de FPCastro com Domingas Lourença). O Samuel de Castro tem esses ramos particularmente bem estudados e investigados e essa documentação não lhe escaparia. Tal como já foi referido supra, Merufe seria uma freguesia bem pequena por esta altura, e o Lugar de Foro menor ainda, pelo que pensei que talvez fosse possível identificar nos paroquiais alguma Domingas associada ao apelido Lourenço/ça.

Grata na mesma,

Isabel Prata

Resposta

Link directo:

Famílias Domingues e/ou Ribeiro,de Merufe, Monção

#362500 | ED | 17 out 2015 11:10 | Em resposta a: #362460

Exma Senhora
D. Isabel Prata

Estudar todas as Domingas oriundas do lugar de foto, terá de verificar, depois, se casaram e qual a ascendência dada no assento de casamento, pois estudar apenas os nascimentos, poderá levar a erro como já involuntariamente me aconteceu no passado, uma vez que o pedido Lourenço poderá ser herdado do pai ou da mãe, sem um critério específico, e, muitas vezes, acontece que mudavam de apelido ao longo da vida, isso já para não dizer de nome. Que outros ramos tem pelo concelho de monção?

Com os melhores cumprimentos
Eduardo Domingues

Resposta

Link directo:

Famílias Domingues e/ou Ribeiro,de Merufe, Monção

#362542 | Isabelprat | 18 out 2015 17:06 | Em resposta a: #362500

Caro Sr. Eduardo Domingues:

São pertinentes as observações que fez, trata-se, de facto de procurar "agulha num palheiro".

Quanto aos outros ramos de Monção, estou parada nos pais de Maria Angélica de Oliveira Rebelo, nascida/baptizada a 9-3-1715, casada com Alexandre Pereira de Castro, a saber, Mateus de Oliveira e Domingas Rebelo ou Gonçalves Rebelo, como aparece tardiamente em alguns dos registos de casamentos de Monção, disponíveis on-line.

Eu pedi para o Arquivo de Viana do Castelo o assento de casamento dos pais, sem sucesso, por não ter sido localizado. Aparentemente são de Monção, mas podem ter casado noutra qualquer freguesia, como tantas vezes acontece.

Cumprimentos cordiais,

Isabel Prata

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 09 mai 2024, 14:22

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen