Famílias Botelho, Galamba, Mestre, Zarco e Mideira

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Famílias | Regiões

Famílias Botelho, Galamba, Mestre, Zarco e Mideira

#166738 | luizsillos | 07 set 2007 15:13

Amigos,

Procuro informações sobre os seguintes antepassados, todos do Distrito de Beja:

1) Manuel Fernandes Botelho, casado com Catarina Fernandes, já eram falecidos em 1715. Foram moradores na freguesia de Mértola, nos locais de Corte do Pinto e Horta da Chaminé.

2) Manuel Rodrigues Baptista, casado com Paula Fernandes, antes de 1715, viviam na Vila de Mértola.

3) Domingos Mestre, da Corte de Sines (Mértola), casado com Brizida Dias, da Vila de Serpa, viviam em Mértola, antes de 1727.

4) Manuel Zarco, casado com Isabel Rodrigues, viviam em Mértola (Corte do Gafo), antes de 1727.

5) Francisco Lopes Limpo, casado com Apelonia Pombeira de Aboim, viviam em Mértola, antes de 1764.

6) Manuel Perdigão, casado com Maria Rodrigues, viviam em Mértola (Corte do Gafo), antes de 1767.

7) Manuel Rodrigues Caeiro, casado com Maria Martins, vivia em Santana de Cambas, antes de 1729.

8) Manuel Rodrigues Galamba, casado com Benta Maria Margalha, viviam em Aldeia Nova de S. Bento, antes de 1750.

9) Manuel Dias "Caçador", casado com Joana Mideira, batizam filho em 1722 em Mértola.

Caso os confrades disponham de informações referentes aos pais de cada um desses casais, ficarei muito agradecido.

Meus cumprimentos,
Luiz Gustavo

Resposta

Link directo:

RE: Famílias Botelho, Galamba, Mestre, Zarco e Mideira

#166939 | rmfrp | 09 set 2007 20:14 | Em resposta a: #166738

Caro Luiz Gustavo:

Chamo a sua atenção para o facto de Corte do Pinto não ser um lugar da freguesia de Mértola, mas sim sede de freguesia própria, com livros paroquiais desde 1680.

Com os melhores cumprimentos,

Rui Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Famílias Botelho, Galamba, Mestre, Zarco e Mideira

#166940 | luizsillos | 09 set 2007 20:22 | Em resposta a: #166738

Caro Rui,

Grato por essa informação! Talvez por esse motivo, não encontrei o casamento de Manuel Fernandes Botelho e sua mulher Catarina Fernandes na freguesia de Mértola.

Um abraço,
Luiz Gustavo

Resposta

Link directo:

RE: Famílias Botelho, Galamba, Mestre, Zarco e Mideira

#166941 | luizsillos | 09 set 2007 20:28 | Em resposta a: #166939

Caro Rui,

Grato por essa informação! Talvez por esse motivo, não encontrei o casamento de Manuel Fernandes Botelho e sua mulher Catarina Fernandes na freguesia de Mértola.

Um abraço,
Luiz Gustavo

Resposta

Link directo:

RE: Famílias Botelho, Galamba, Mestre, Zarco e Mid

#167159 | biblos | 11 set 2007 20:47 | Em resposta a: #166738

Caro Luiz Gustavo,

Meu bisavô José António Charraz, nascido em 1860 (Santa Maria de Serpa) era filho de Bento da Cruz Charraz e de Maria dos Remédios Chorão (2 º casamento do pai e 1º da mãe), sendo neto por parte paterna de João Mideiro Charraz e de Maria da Cruz Velladas.

No seu assento de baptismo consta que João Mideiro Charraz era natural da Corte do Pinto, concelho de Mértola.

Na Torre do Tombo, em Lisboa, procurei o nascimento de Bento em Mértola e não encontrei, talvez devido ao facto dos livros paroquiais se encontrarem em péssimas condições.

Ao procurar João nos livros paroquias de Corte do Pinto, que se encontram também em Lisboa a partir de 1803, deparei-me com outro insucesso.

É possível que este tenha nascido antes de 1803, o que não seria surpresa.

É provável, no entanto, que este meu João Mideiro Charraz e a sua Joana Mideira sejam da mesma família, tenda a segunda adoptado a versão feminina do apelido de família, prática comum nesse tempo.

Cumprimentos
biblos

Resposta

Link directo:

RE: Famílias Botelho, Galamba, Mestre, Zarco e Mid

#167161 | luizsillos | 11 set 2007 21:10 | Em resposta a: #167159

Caro Biblos,

Meu trisavô também era de Santa Maria de Serpa, chamava-se Manuel do Carmo Baião, filho de António Baião e Maria Bárbara Galamba. Nasceu em 1836, nesta freguesia. Passe-me os nomes dos pais de Maria dos Remédios Chorão - quem sabe tenho algo sobre a ascendência dela.

Com relação a Joana Mideira, creio que o parentesco possa existir, porém, ela nasceu antes de 1700, e dela, só tenho o nome do marido, e dos filhos. Sem nenhum dado a acrescentar, a não ser o do meu ramo, pois, uma das filhas de Joana Mideira, por nome Domingas Mideira, foi mãe de Rita Mestra.

A partir de Rita Mestra, o apelido Mideiro, some de minha árvore genealógica.

Um abraço.
Luiz Gustavo

Resposta

Link directo:

RE: Famílias Botelho, Galamba, Mestre, Zarco e Mid

#167267 | biblos | 12 set 2007 23:45 | Em resposta a: #167161

Caro Luiz Gustavo,

Maria dos Remédios Chorão era filha de José Martins Guerreiro, ganadeiro, e de Maria Antónia Chorão.

Cumprimentos
João d'Almeida Ramos

Resposta

Link directo:

RE: Famílias Botelho, Galamba, Mestre, Zarco e Mideira

#225635 | philgue | 05 abr 2009 20:52 | Em resposta a: #166738

Caro Luiz Gustavo
No que diz respeito ao seu no 6: Manuel Perdigão casado com Maria Rodrigues, encontrei recentemente um registo de baptismo de ana maria perdigão nascida em 1770 no corte do pinto, filha de um Bento Rodrigues Perdigão, consta que os avos paternos são Andre Perdigão morador no corte do gafo (que aparece noutros registos como sendo Manuel) e Maria Martins (Miz) que, visto o nome do filho, pode ser mesmo Rodrigues. Esse Andre/Manuel Perdigão vem indicado com sendo natural de Alcoutim.
cumprimentos
filipe

Resposta

Link directo:

RE: Famílias Botelho, Galamba, Mestre, Zarco e Mideira

#225641 | luizsillos | 05 abr 2009 22:21 | Em resposta a: #225635

Caro Filipe,

Apesar das semelhanças dos dados, não são os meus ancestrais.

Grato,
Luiz Gustavo

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 10 mai 2024, 09:42

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen