Família Veloso

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Famílias | Regiões

Família Veloso

#166293 | FraQueiroz | 01 set 2007 10:16

Caros confrades,
Como complemento ao tópico que criei sobre "Velosos de Azeitão e António Veloso de Sequeira (Alcaide-mor de Penela)" esclareço que me interessam quaisquer dados sobre Velosos da primeira metade do século XVI, de modo a poder aferir parentescos. Por isso, e porque Felgueiras Gaio é muito lacunar no título de Velosos, gostava de ter o vosso conselho sobre qual o livro ou livros a consultar para saber mais sobre os Velosos no século XVI.
Os meus pontos de referência são os seguintes:
- um fidalgo chamado Gaspar Veloso, que viveu em Lisboa na primeira metade do século XVI, embora tivesse interesses em Santarém e em Leiria. Não sei ainda o nome dos seus pais, o que para a pesquisa em curso é fundamental, de modo a recuar eventualmente até às suas origens. Não creio que este Gaspar Veloso fosse parente directo de um outro Gaspar Veloso mais famoso, que esteve em Sofala na mesma época e era clérigo.
- suponho que o Gaspar Veloso que me interessa tinha parentesco com António Veloso de Sequeira (que consta da base de dados GENEA), Fidalgo Cavaleiro da Casa Real, Alcaide-mor de Penela e alegado Instituidor do Morgado dos Velosos em Azeitão, segundo Felgueiras Gaio (autor que não deu mais dados). É, pois, possível que o Gaspar Veloso morador em Lisboa tenha algo a ver com a família Veloso na região de Palmela no século XVI.
Agradeço qualquer indicação bibliográfica (ou outra) sobre estes Velosos ou sobre os Velosos de Azeitão.
Grato e ao dispor,
Francisco Queiroz
francisqueiroz[arroba]clix[ponto]pt

Resposta

Link directo:

RE: Família Veloso

#185172 | HelioVelloso | 17 fev 2008 17:13 | Em resposta a: #166293

Olá a todos.
Busco mais informações sobre Bento Luiz Veloso, nascido em Santo Eulalio, Vila dos Arcosde valdezves, que por volta de 1770 veio para o Brasil junto com seu irmão (nome desconhecido) e estabelecu-se no Distrito Diamantino, casou-se com Vitória Vieira de Azeredo Coutinho e teve onze Filhos.
O irmão de Bento foi pai do Conselheiro Leão Velloso e do Desembargador Antonio Augusto Veloso.
Agradeço a quem possa fornecer alguma referência da Familia de Bento Veloso em Portugal.
Helio Velloso
heliove[arroba]attglobal[ponto]net

Resposta

Link directo:

RE: Família Veloso

#186339 | am-c | 26 fev 2008 23:34 | Em resposta a: #185172

Caros Confrades,

Tenho o registo de um André Velloso, natural e morador em Lisboa, que aqui terá nascido na segunda metade do sec.xvi. Foi Secretário do Conde de Monsanto. Casou com Francisca Freire, também natural da cidade de Lisboa, tendo havido deste casamento, pelo menos, uma filha, Paula Freire, a qual, por sua vez, foi casada com Jerónimo de Lupina, ambos igualmente naturais de Lisboa.

Alguma informação mais sobre este André Velloso (e já agora também sobre estes Freires) será muito bem vinda.

Cumprimentos,

am-c

Resposta

Link directo:

RE: Família Veloso

#188030 | FraQueiroz | 12 mar 2008 21:39 | Em resposta a: #186339

Infelzimente não tenho qualquer dado a acrescentar.
Cumps.
Francisco Queiroz

Resposta

Link directo:

Família Veloso

#442546 | RainerPN | 09 ago 2022 13:53 | Em resposta a: #166293

Caros confrades,

descendo da família 'Lopes Veloso' do concelho de Póvoa de Lanhoso, Minho. Esta família se espalhou pelas freguesias de Lanhoso, notadamente em Fontarcada e Calvos, de onde saíram alguns padres, tenentes, sargentos-mor, cavaleiros da Ordem de Cristo e também alguns membros que emigraram para o Brasil no século XVIII.

A origem dos Lopes Veloso se deu por volta de 1580 com o casamento de "Gonçalo Lopes", nascido por volta de 1550 e certamente natural do casal de Louredo nas divisas entre as freguesias de Louredo e de São Martinho do Campo, Póvoa de Lanhoso com "Catarina Gonçalves" do Vilar de baixo da mesma freguesia de Campo.

Gonçalo Lopes foi muito provavelmente filho de "Pedro Lopes", meeiro e morador no casal de Louredo, falecido em 4 de Agosto de 1589 em São Salvador de Louredo. Este teve vários filhos que deixaram vasta descendência na região com os apelidos Lopes, Veloso, Antunes, da Costa e Silva.

Catarina Gonçalves do Vilar, nata por volta de 1555 e falecida em 21 de Abril de 1616 em Campo, foi filha de "Jacomé Antonio Veloso", falecido em Campo em 30 de Agosto de 1609 e sua mulher "Margarida Gonçalves".

Eu tenho procurado as origens deste ramo dos Lopes e Velosos. Acredito que Jacomé Antonio Veloso foi parente, talvez irmão, de Frutuoso Veloso, falecido em 18 de abril de 1615 em Louredo e que pelo fato de ter sido testemunha de vários casamentos já desde o início dos registros paroquiais de S. Salvador de Louredo em 1584, imagino ser "o cabeceira" (chefe) da família local. Além destes dois Velosos nada mais pude encontrar relativo a este apelido no final do século XVI.

Prezumo que tanto Frutuoso como Jacomé devem ter nascido por volta de 1530.

Eu me pergunto se estes Velosos estão relacionados com a linha dos Velosos citadas por Gaio no tomo XXVIII, tit. Velosos §19 "Velosos de Braga, Guimarães e Barca" que inicia com "Pedro Veloso", que veio com seu irmão "Baltasar Veloso" (§21) por volta de 1400 da Galicia, origem dos Velosos.

Pedro Veloso se casou com Isabel Ruiz da Mota, senhora da quinta da Mota em S. Martinho do Campo. Segundo José Manoel Gonçalves Lopes em sua obra "Rota das Casas Brasonadas da Póvoa de Lanhoso", o filho deste casal, João Veloso (da Mota) obteve a licenca para edificar a torre da Mota: "A Torre da Mota foi mandada edificar a 19 de Março de 1450, por D. Afonso V, certificando a honra da Quinta da Torre da Mota a João Veloso da Mota. Este primeiro edifício seria provavelmente de madeira."

Entre João Veloso da Mota e os Velosos de Campo e Louredo acima citados temos um arco de tempo de aproximadamente 100 anos (de ca. 1420 a 1520), podendo estes serem netos ou bisnetos daquele.

Estaria grato por quaisquer fragmentos genealógicos e dicas a respeito destas linhas dos Velosos.

Cumprimentos


Rainer

Resposta

Link directo:

Família Veloso

#445307 | Jveloso | 15 jan 2023 10:53 | Em resposta a: #442546

Bom dia
É com imenso orgulho que uso o apelido Veloso,e tenho tentado perceber a "origem" de onde viemos e quem somos...
O meu trisavô nascido na Quinta Real de Caxias em 19-01-1824 foi batizado em Oeira em 1 de Fevereiro de 1824 e os padrinhos foram o Visconde de FonteArcada e sua irmã dona Maria Joana de Câmara Menezes......pelo que li há Veloso..s em Fonte Arcada ,haverá alguma ligação ?

Cumprimentos

Resposta

Link directo:

Família Veloso

#445322 | j.lilaia | 15 jan 2023 18:47 | Em resposta a: #445307

Caro Jveloso,

Os seus Veloso são originários de São Mamede da Ventosa/Torres Vedras.
Um seu parente por esta ascendência, Diogo de Paiva e Pona, tem esta família estudada (mas sempre em actualização) e o seu Bisavô António Maria Veloso e alguma descendência estão incluídos.

Pode ver todos os dados que ele compilou no seu blog genealogias.info

http://www.genealogias.info/1/veloso_de_torres_vedras_1301835.html

http://www.genealogias.info/1/upload/velosos_de_torres_vedras.pdf

Cumprimentos

João Clímaco Lilaia

Resposta

Link directo:

Família Veloso

#445323 | Jveloso | 15 jan 2023 19:47 | Em resposta a: #445322

Boa noite
Sim já tive acesso a esse documento há bastante tempo.....na realidade é esse o ramo..Bordinheira ,São Mamede depois Dois Portos e Matacães..o meu trisavô nasceu na Quinta Real de Caxias ,mas o pai dele Manuel Jacinto Veloso nasce e casa em Matacães e foi viver para Caxias......onde tem 7 filhos......um deles o meu trisavô António Maria Veloso veio viver para Alenquer,para administrar as quintas do Visconde de Fonte Arcada ,e acabou por ficar com elas.....
A relação do meu quadrisavô com o visconde de Fonte Arcada é que não está muito clara.....e como li que haviam "Velosos" em Fonte Arcada levantei a questão....
Agradeço a amabilidade

Resposta

Link directo:

Família Veloso

#445324 | Jveloso | 15 jan 2023 19:55 | Em resposta a: #445322

João Climaco Lilaia .....é irmão do Paulo Lilaia.....?

cumprimentos
João Veloso

Resposta

Link directo:

Família Veloso

#445327 | j.lilaia | 15 jan 2023 22:46 | Em resposta a: #445324

Caro João,

Acertou! Sou o irmão mais velho do Paulo.

Os nossos Clímaco são originários de Matacães e somos 4ºs netos de João Clímaco Nunes Veloso, filho de Manuel Nunes Veloso, referidos nesta genealogia por este último ser afilhado de baptismo de um dos seus Veloso. E temos também outros parentes em comum pois, também ali referido, há um casamento mais recente entre membros das duas famílias: Vasco Graciano Garcez Palha Clímaco Pinto (filho de um primo direito do meu avô materno) e Maria de Fátima do Rosário de Sousa Veloso (sobrinha-neta do seu trisavô, se não me enganei nas contas).

Entretanto se precisar de alguma ajuda mais específica, esteja á vontade.

Cumprimentos

João Clímaco Lilaia

Resposta

Link directo:

Família Veloso

#445330 | Jveloso | 16 jan 2023 12:55 | Em resposta a: #445327

A Tia "Fazinha" era assim que era conhecida entre nós era a madrinha do meu pai e filha do Tio Joaquim Veloso irmão mais novo do meu avô João Maria Veloso...a irmã a Milu era casada com o Tio João irmão mais velho do meu pai.
Os Felner Pinto conheço-os bem o Vasco é da minha idade 65 anos e Jorge é mais novo é o Pêpê também é mais novo ,a Ana penso que é mais nova que eu......não tenho a certeza...
Estive muitos anos na indústria farmacêutica e foi na indústria que conheci o Paulo Lilaia ,eu entretanto saí da indústria em 2012 para iniciar um projecto familiar "plantio de vinhas".
O Paulo nunca mais o vi.....sei que esteve num almoço de "família" o ano passado na serra do Montejunto esteve lá uma nossa prima....
Os Climacos do Bombarral são vossos familiares directos cheguei a conversar com o Paulo sobre isso...

cumprimentos
João Veloso

Resposta

Link directo:

Família Veloso

#445343 | j.lilaia | 17 jan 2023 00:25 | Em resposta a: #445330

Caro João,

Com estas suas informações já o identifiquei genealógicamente e gostei de saber que conhece o meu irmão.

Efectivamente, tal como os Felner Pinto, também os Clímaco do Bombarral são meus parentes e descendentes de um outro primo direito do meu avô materno.

Infelizmente, e apesar de os ter a todos relativamente bem mapeados na minha árvore genealógica, não conheço pessoalmente alguns destes parentes menos próximos e a outros não os vejo há muitos anos. Até ás gerações do meu avô e da minha mãe, todos estes primos tinham contacto próximo e uma grande afinidade mas tendo-se alguns ramos da família dispersado por outras zonas e também devido ao facto de a minha mãe ter falecido cedo, acabou por se perder o contacto com alguns deles. Por vezes, a um ou outro, e pela ordem natural da vida, só os vou revendo em funerais dos membros mais idosos da família.

Quanto aos seus Veloso e aos meus Clímaco, é engraçado que, por terem ambos ascendência Veloso em Matacães e por haver alguns outros parentescos comuns e relações de amizade e vizinhança entre vários membros de ambas as famílias, muitos deles sempre se consideraram como primos e estando convencidos de a ascendência ser a mesma. No entanto, depois de me iniciar nestas pesquisas há já alguns anos de forma mais sistemática, e seguindo o rasto da ascendência de ambas cheguei á conclusão que são duas famílias totalmente distintas e sem ascendência comum em Matacães e nem mesmo por outros ramos que não os das ascendências Veloso, excepto por estes cruzamentos familiares mais recentes. A essa mesma conclusão chegou o Diogo Paiva e Pona, autor deste mencionado estudo dos vossos, e com quem fui trocando algumas informações acerca das nossas pesquisas. A sua prima que esteve no tal almoço de família, onde também estive e que só então conheci pessoalmente, dá-se e é bastante amiga dos meus primos maternos Clímaco Melícias, e sei que tanto ela como a mãe, que também se dava bastante com a minha tia materna, também acreditavam nessa ascendência comum por haver já essa ideia vinda das gerações anteriores.

Como a maioria da minha ascendência materna anda entre diversas freguesias de Alenquer e Torres Vedras, fui acumulando ao longo dos anos muita informação não só desta minha ascendência mas também de muitas famílias desta zona e que, mais tarde ou mais cedo, acabaram quase sempre por se cruzar. Por isso, e no que lhe poder ser útil, pode contar com a minha ajuda para as suas pesquisas ou para as dúvidas ou dificuldades que lhe forem surgindo..

Se preferir pode contactar-me por mail (o endereço é o meu nome de utilizador aqui no Geneall seguido de @sapo.pt) ou, se for utilizador do Facebook, pode encontrar-me com o nome com que aqui assino.

Um abraço

João Clímaco Lilaia

P.S. - Gostei de saber que se passou a dedicar a outros "medicamentos" bem mais agradáveis de tomar ...

Resposta

Link directo:

Família Veloso

#445377 | Jveloso | 19 jan 2023 17:04 | Em resposta a: #445343

Muito obrigado João
Irei contacta-lo pelo email..
Cumprimentos
João Abel Veloso

Resposta

Link directo:

Família Veloso

#447698 | RainerPN | 16 mai 2023 22:21 | Em resposta a: #442546

Acrescentando sobre Jácome António Veloso de São Martinho do Campo, Lanhoso * ca 1530 e + 1609:

Teve com Ana Thomé de S. Martinho do Campo o filho Jerónimo Veloso que casou em Coina, Setúbal em 1614 com a viúva Catarina Marques. ( https://portal.arquivos.pt/record?id=oai%3APT%2FTT%3A8230632&s=%2786YSZ%27 )

Esta Ana Thomé, falecida em Campo em 1598 deve ter sido solteira, várias filhas suas que pude encontrar nos registros paroquiais de S. Martinho do Campo. Deve ter vivido na "Deveza" desta freguesia, assim como algumas de suas filhas. Estas foram todas mães solteiras e usaram o apelido "Thomé": Madalena, Maria, Isabel e um filho, Gonçalo, falecido com 20 anos apenas alguns meses após sua mãe em 1598.

Estas solteiras Thomé tiveram vários filhos, sem se casarem. Muitos deles tiveram moradores do casal Vilar de baixo, onde viveu Jácome António Veloso e seus descendentes legítimos que teve com Margarida Gonçalves.

A Madanella (Madalena) Thomé da Deveza de S. Martinho do Campo teve a filha Luzia (Lucia) em 1595 com Thomé da Costa, da quinta do Cousso em Louredo, Lanhoso, filho de Salvador dos Guimarães e sua esposa Inês da Costa. Madalena foi respeitada na freguesia aprecendo como madrinha de batismos e como testemunha de testamentos.

Além deste Jácome António Veloso e o já citado Frutuoso (Gonçalves) Veloso ca 1530-1615 de Louredo, encontrei também Domingos Gonçalves Veloso, falecido a 18 de Agosto de 1614 em Santiago, Póvoa do Lanhoso. Morador na Feira Velha em Santiago de Lanhoso e casado com Maria de Araújo, falecida a 23 de Abril de 1604 em Santiago de Lanhoso.

O patronímico "Gonçalves" de ambos leva a prezumir que talvez tenha vivido um Gonçalo Veloso nesta área nos idos de 1500-1550.

Deixo aqui como nota para futuros pesquisadores.

Atenciosamente

Rainer Pfeiffer Novelli

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 12 mai 2024, 15:03

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen