Família Antas e Castro Negreiros e Pinto Brochado

Este tópico está classificado nas salas: Bibliografia | Regiões | Famílias

Família Antas e Castro Negreiros e Pinto Brochado

#164733 | pintobrochado1 | 09 ago 2007 15:25

Existe um livro chamado " Barcellos Revista de 1984 ", publicado pela Câmara Municipal de Barcelos intitulado " A Heráldica e a Genealogia no Concelho de Barcelos " - Aquém Cávado - Cujo os autores são Artur Vaz-Osório da Nóbrega e António Júlio Limpo Trigueiros , que contém a arvore geneológica desde António Antas Correia ( ano 1627 ) Até 1984. Além da àrvore geneológica contém alguma biografia dos seus descendentes.

Resposta

Link directo:

RE: Família Antas e Castro Negreiros e Pinto Brochado

#164741 | Samuel C O Castro | 09 ago 2007 17:02 | Em resposta a: #164733

Estimado Pinto Brochado,

Caso você possuir a obra, peço-lhe o favor de informar o nome do casal CASTRO mais antigo que ali se refere e que dê início a alguma linhagem desse apelido. Antecipo agradecimentos. Fraterno abraço.

Samuel de Castro

Resposta

Link directo:

RE: Família Antas e Castro Negreiros e Pinto Brochado

#164748 | pintobrochado1 | 09 ago 2007 19:20 | Em resposta a: #164741

Esta família de quem sou descendente, recebeu o nome Castro apartir do casamento de Manuel António de Antas Negreiros com D. Joana Antónia de Castro e Sousa Meneses de Melo Barreto. Existem estes registos no genea Portugal. Apartir deste casamento esta família passou a utilizar o brasão aquartelado dos Antas e dos Castros. Fraterno abraço.

Resposta

Link directo:

RE: Família Antas e Castro Negreiros e Pinto Brochado

#164897 | pintobrochado1 | 12 ago 2007 12:54 | Em resposta a: #164748

A ligação do nome Antas e Castro Negreiros com o nome Pinto Brochado acontece do casamento de Teotónio de Castro Negreiro Lopes Monteiro com D. Maria Augusta Pinto Brochado, descendente dos Pintos de Riba Bestança, fidalgos de grande excelência que habitaram em tempos idos o castelo da Chã, em Ferreiros de Tendais, Douro, e Hoje em Ruínas.

Resposta

Link directo:

RE: Família Antas e Castro Negreiros e Pinto Brochado

#164898 | Samuel C O Castro | 12 ago 2007 13:03 | Em resposta a: #164748

Em minha base eu tinha até o casal a que referiste e ali acrescentei a descendência de mais duas gerações que estão aqui no Genea. Gostaria muitíssimo de expandir essa linhagem a partir dos filhos do casal Joaquim José Maria Antônio de Castro e Menezes Negueiros e Teresa Maria da Costa. Para que esse ramo não fique fora da base, caso você tiver essa descendência e puder me disponibilizar, ficaria muitíssimo agradecido. A indicação de referências bibliográficas também me serão de extrema utilidade, pois as julgo impressindíveis. Podendo enviar para meu e-mail que estou lhe disponibilizando ao solicitar seu contato.

Muitíssimo obrigado por tudo. Fico a disposição. Fraterno abraço.

Samuel de Castro

Resposta

Link directo:

RE: Família Antas e Castro Negreiros e Pinto Brochado

#164903 | pintobrochado1 | 12 ago 2007 16:09 | Em resposta a: #164898

Filhos do Casal Joaquim José Maria António Castro e Meneses Negreiros de D. Teresa Maria da Costa :´
- D. Marcelina Rosa de Castro Negreiros casada com Manuel Lopes Monteiro
- Teotónio de Castro Negreiros Lopes Monteiro * 05/07/1837
+ 23/05/1906 casado com Maria Augusta Pinto Brochado * 1859
+ 10/05/1943
- D. Ana de Castro Negreiros
- Domingos Lopes Monteiro * 06/05/1841 + 22/10/1902
- D. Maria de Castro Negreiros * 01/06/1843 + 03/11/1913 casada
com Domingos José Machado + 17/04/1917
- D. Teresa Augusta Castro Monteiro * 29/12/1845
- Francisco Joaquim Lopes Monteiro * 29/07/1848 + 05/04/1878
- Manuel Lopes Monteiro casado * 26/01/1851 + 26/11/1927 com D. Julia
da Cruz Alvarenga * 1864
- Joaquim Manuel Lopes Monteiro * 10/09/1853 + 06/09/1839
- D. Carlota de Castro Negreiros
- D. Maria Teresa de Castro Negreiros
- José
- D. Barbara de Csatro Negreiros
- D. Ana de Castro Negreiros
- Domingos Lopes Monteiro

Devido à Grande extensão de nomes poderei enviar-lhe via e-mail uma cópia da parte do livro que contém a arvore Geneológica.

Resposta

Link directo:

RE: Família Antas e Castro Negreiros e Pinto Brochado

#164904 | pintobrochado1 | 12 ago 2007 16:18 | Em resposta a: #164903

Devido au layout do programa os netos aparecem junto com os filhos. pelo que peço imensa desculpa. Fica aqui desde já a tentativa de reparar o erro.
Filhos de Marcelina Rosa de Castro são Teotónio de Castro Negreiros Lopes Monteiro, D. Ana de castro Negreiros, Domingos Lopes Monteiro, D. Maria de Castro Negreiros, D. Teresa Augusta Castro Monteiro, Francisco Joquim Lopes Monteiro, Manuel Lopes Monteiro e Joaquim Manuel Lopes Monteiro. Fraterno Abraço

Resposta

Link directo:

RE: Família Antas e Castro Negreiros e Pinto Brochado

#164905 | pintobrochado1 | 12 ago 2007 16:31 | Em resposta a: #164903

Filhos de Joaquim José Maria António de Castro e Meneses Negreiros e de Teresa Maria da Costa :
-D. Marcelina Rosa de Castro Negreiros
-D. Carlota de Castro Negreiros
-D. Maria Teresa de castro negreiros
-José
-D. Barbara de Castro
-D. Mécia Rosa de Castro Negreiros * 24/06/1824 + 08/04/1878
Fraterno Abraço

Resposta

Link directo:

RE: Família Antas e Castro Negreiros e Pinto Brochado

#164920 | Samuel C O Castro | 12 ago 2007 21:01 | Em resposta a: #164905

Se você puder fazer essa gentileza, me será de extrema utilidade. Peço enviar também dados para referência bibliográfica. Podendo enviar para o e-mail que evito aqui divulgar, mas poderás ver aqui em http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=164876 .

Muitíssimo grato. Fraterno abraço.

Samuel de Castro

Resposta

Link directo:

RE: Família Antas e Castro Negreiros e Pinto Brochado

#164970 | pintobrochado1 | 13 ago 2007 16:08 | Em resposta a: #164920

Boa tarde, tentei enviar as cópias, mas não foi possivel.
Pode me enviar o contacto de email para o jcapbpedras@iol.pt que criei propositadamente para o efeito.

com os melhores cumprimentos

Resposta

Link directo:

RE: Família Antas e Castro Negreiros e Pinto Brochado

#165089 | Samuel C O Castro | 15 ago 2007 15:35 | Em resposta a: #164970

Estimado João Carlos,

Apesar de ter confirmado por e-mail, reafirmo que recebi muito bem os Arquivos.

Me serão extremamente úteis. Muitíssimo obrigado. Fico a disposição. Fraterno abraço.

Samuel de Castro

Resposta

Link directo:

RE: Família Antas e Castro Negreiros e Pinto Brochado

#209772 | irw | 03 out 2008 19:15 | Em resposta a: #164733

Prezado João Carlos,

Eu estudo os Lopes Monteiro do concelho de Sabrosa, Vila Real, dos quais tenho a genealogia até o meu octavô José Lopes que viveu por volta do ano de 1680. O livro ao qual você se refere daria, por acaso, alguma indicação do local de origem ou ascendência do Manuel Lopes Monteiro citado? Agradeço, antecipadamente, a atenção que esta mensagem merecer. Sds, Ivo Ricardo Wanderley.

Resposta

Link directo:

RE: Família Antas e Castro Negreiros e Pinto Brochado

#209805 | pintobrochado1 | 03 out 2008 23:29 | Em resposta a: #209772

Manuel Lopes Monteiro nasceu a 03/08/1811, no lugar do Castelo, S. Pedro de Avioso e foi baptizado a 06/08/1811 na Igreja Paroquial da referida freguesia, pelo padre Joaquim da Costa Neves, tendo como padrinhos José Fernandes Maia de Avioso e Ana, solteira, do Castelo. Era filho de José Gonçalves Correia e de D. Bernarda Maria Lopes Monteiro, do referido lugar do Castelo. Neto Paterno de Manuel Gonçalves Correia e de Rosária Maria, de Avioso. Neto materno de Francisco Lopes Monteiro e de Rosa Maria, da freguesia de S. Verissimo de Tamel, Barcelos. Residiu com sua mulher na Casa da Quinta da Igreja e lá faleceu a 30/12/1885, com 74 anos de idade.
Estas são as únicas informações que estão no livro.
Com os melhores cumprimentos
João Carlos

Resposta

Link directo:

RE: Família Antas e Castro Negreiros e Pinto Brochado

#210072 | irw | 07 out 2008 16:15 | Em resposta a: #209805

Caro João Carlos,
Muito obrigado pelas atenção e presteza da resposta. Tudo de bom para você e sua família. Ivo

Resposta

Link directo:

RE: Família Antas e Castro Negreiros e Pinto Brochado

#210788 | Al.Cunha | 17 out 2008 10:18 | Em resposta a: #209772

Prezado Confrade Ivo Ricardo

Também sou descendente dos Lopes Monteiro, de Sabrosa, Vila Real, mas não consegui chegar até ao oitavo avô. José Lopes Monteiro que indico é meu quinto
avô. É tudo o que tenho sobre Sabrosa

José Luís casado com Damiana Gonçalves.
José Luís, fº legítimo de Joam Luís e de sua mer. Ilena Alvares casa 0-2-1760 com Damiana Gonçalves filha de Gonçalo Luís e de sua mer Maria Gonçalves todos do lugar de Magalham
Moraram no lugar de Magalham, fregª de S.Pedro de Abassas. Foram seus filhos:

Luís n. 17-6-1761, fº legítimo de Joseph Luís e de sua mer Damiana Gls do lugar de Magalham fregª de S.Pedro de Abassas neto pela parte paterna de Joam Luís e Ilena Alvares do mesmo lugar e pela parte materna de Gonçalo Luís e de Anna Gonçalves do lugar de Magalham sendo padrinhos de baptismo António Luís e Joanna Gonçalves solteiros, filhos de Gonçalo Luís do dito lugar de Magalham

Luís Alvares casado com Rozária Maria Lopes Monteiro.
Moraram no lugar de Magalham da fregª de S.Pedro de Abassas não tendo sido encontrado o assento de casamento nos Livros de Abassas. Ele filho de José Luís e de Damiana Gonçalves moradores no lugar de Magalham e ela filha de José Lopes Monteiro e de Ana Nunes do lugar de Parada de Guians (fregª de Paradela de Guians, concelho de Sabrosa) Comarca de Vila Real.
Filhos:

Maria Rita. Não foi encontrado assento de baptismo em Abassas. Poderá ter sido b. em Guians onde viviam os avós maternos.
Ana n. 23-8-1801, filha legítima, confirmados pais e avós no assento de baptismo na fregª de Abassas

Maria Rita Lopes Monteiro casada com António Gonçalves de Moura.
Não foi encontrado assento de casamento nem em Abassas nem em Vilar de Gémeos, casamento que se deve ter realizado em 1814/15.
Viveram em Vilar de Gémeos – Celorico de Basto.

Cumprimentos
Al.Cunha

Resposta

Link directo:

RE: Família Antas e Castro Negreiros e Pinto Brochado

#210806 | irw | 17 out 2008 12:41 | Em resposta a: #210788

Prezado Al. Cunha,

Esta mensagem é, apenas, para cientificá-lo de que li o seu post e que o reponderei em breve com informações sobre os seus ascendentes, os quais, confirmo, pertencem ao mesmo ramo dos meus Lopes Monteiro. Abraços, Ivo.

Resposta

Link directo:

RE: Família Antas e Castro Negreiros e Pinto Brochado

#210845 | irw | 17 out 2008 21:09 | Em resposta a: #210788

Prezado Al. Cunha,

Rozaria Maria Lopes Monteiro era irmã do meu pentavô, o Capitão José Joaquim Lopes Monteiro. Nasceu a 01/02/1768 em Paradela de Guiães e foi batizada aos 08/02/1768 na Igreja de Santa Comba da mesma freguesia. Foi padrinho o irmão Manoel, solteiro. Rozaria Maria e Luis Alvares são citados na ficha do processo de inquirição de gênere do seu filho, o padre Jose Lopes Monteiro, conforme exibe o site http://ig.keep.pt/igenere/inquiricoes.html do Arquivo Distrital de Braga. Eu estou adquirindo os documentos de vários padres Lopes Monteiro, dentre os quais o do seu tio-tetravô Jose Lopes Monteiro. Quando os documentos chegarem, poderei fornecer-lhe cópia, caso seja do seu interesse.

Jose Lopes Monteiro nasceu aos 08/09/1725 em Paradela de Guiães, foi batizado na Igreja Santa Comba da mesma freguesia aos 15/09/1725, faleceu aos 19/06/1804 em Paradela de Guiães e foi sepultado na Igreja de Santa Comba da mesma freguesia em 21/06/1804. Casou com Anna Nunes aos 25/09/1747 em Paradela de Guiães, esta nasceu aos 04/01/1730 na mesma freguesia, foi batizada aos 12/01/1730 na Igreja de Santa Comba de Paradela de Guiães e faleceu aos 07/11/1796 na mesma freguesia. Anna era filha de Francisco Nunes, falecido aos 27/11/1737, e de Josefa Fernandes, batizada aos 21/01/1703 na Igreja de Santa Comba de Paradela de Guiães e falecida aos 09/01/1746 e sepultada na citada igreja.

Jose Lopes Monteiro era filho de Manoel Martins e de Comba Lopes Monteiro, casados aos 25/01/1722 em Paradela de Guiães, neto paterno de João Martins e Domingas Jorge, e materno de Jose Lopes e Maria Fernandes. Comba Lopes Monteiro faleceu em Paradela de Guiães aos 15/09/1780 e foi sepultada aos 16/09/1780 na Igreja de Santa Comba da mesma freguesia.

Jose Lopes Monteiro e Anna Nunes tiveram, além de Rozaria Maria e Jose Joaquim, os seguintes filhos: Pe. Manoel Lopes Monteiro, Maria, Luis, Maria Joachina, Maria Engracia, Pe. Antonio Jose Lopes Monteiro e Anna Nunes.

Na expectativa de que as informações que ora encaminho contribuam favoravelmente para a sua pesquisa, aproveito a ocasião para enviar os meus votos de saúde e paz para você e toda a sua família.

Abraços do primo,

Ivo

Resposta

Link directo:

RE: Família Antas e Castro Negreiros e Pinto Brochado

#210846 | irw | 17 out 2008 21:13 | Em resposta a: #210788

Prezado Al. Cunha,

Rozaria Maria Lopes Monteiro era irmã do meu pentavô, o Capitão José Joaquim Lopes Monteiro. Nasceu a 01/02/1768 em Paradela de Guiães e foi batizada aos 08/02/1768 na Igreja de Santa Comba da mesma freguesia. Foi padrinho o irmão Manoel, solteiro. Rozaria Maria e Luis Alvares são citados na ficha do processo de inquirição de gênere do seu filho, o padre Jose Lopes Monteiro, conforme exibe o site http://ig.keep.pt/igenere/inquiricoes.html do Arquivo Distrital de Braga. Eu estou adquirindo os documentos de vários padres Lopes Monteiro, dentre os quais o do seu tio-tetravô Jose Lopes Monteiro. Quando os documentos chegarem, poderei fornecer-lhe cópia, caso seja do seu interesse.

Jose Lopes Monteiro nasceu aos 08/09/1725 em Paradela de Guiães, foi batizado na Igreja Santa Comba da mesma freguesia aos 15/09/1725, faleceu aos 19/06/1804 em Paradela de Guiães e foi sepultado na Igreja de Santa Comba da mesma freguesia em 21/06/1804. Casou com Anna Nunes aos 25/09/1747 em Paradela de Guiães, esta nasceu aos 04/01/1730 na mesma freguesia, foi batizada aos 12/01/1730 na Igreja de Santa Comba de Paradela de Guiães e faleceu aos 07/11/1796 na mesma freguesia. Anna era filha de Francisco Nunes, falecido aos 27/11/1737, e de Josefa Fernandes, batizada aos 21/01/1703 na Igreja de Santa Comba de Paradela de Guiães e falecida aos 09/01/1746 e sepultada na citada igreja.

Jose Lopes Monteiro era filho de Manoel Martins e de Comba Lopes Monteiro, casados aos 25/01/1722 em Paradela de Guiães, neto paterno de João Martins e Domingas Jorge, e materno de Jose Lopes e Maria Fernandes. Comba Lopes Monteiro faleceu em Paradela de Guiães aos 15/09/1780 e foi sepultada aos 16/09/1780 na Igreja de Santa Comba da mesma freguesia.

Jose Lopes Monteiro e Anna Nunes tiveram, além de Rozaria Maria e Jose Joaquim, os seguintes filhos: Pe. Manoel Lopes Monteiro, Maria, Luis, Maria Joachina, Maria Engracia, Pe. Antonio Jose Lopes Monteiro e Anna Nunes.

Na expectativa de que as informações que ora encaminho contribuam favoravelmente para a sua pesquisa, aproveito a ocasião para enviar os meus votos de saúde e paz para você e toda a sua família.

Abraços do primo,

Ivo

Resposta

Link directo:

RE: Família Antas e Castro Negreiros e Pinto Brochado

#211060 | Al.Cunha | 20 out 2008 11:41 | Em resposta a: #210845

Prezado confrade e primo Ivo

Agradeço a amabilidade do envio de dados.

Entrarei em contacto depois de os estudar.

Abraços

Al.Cunha

Resposta

Link directo:

RE: Família Antas e Castro Negreiros e Pinto Brochado

#211137 | irw | 20 out 2008 22:43 | Em resposta a: #211060

Caro primo e confrade Al.Cunha,

Eu mantenho uma árvore genealógica na internet, onde apresento todo o meu ramo Lopes Monteiro. Você poderá acessá-la a partir do sítio que se encontra no seguinte endereço:

http://www.irwanderley.eng.br/familiawanderley/familiawanderley.htm

Abraços,

Ivo.

Resposta

Link directo:

RE: Família Antas e Castro Negreiros e Pinto Brochado

#211178 | Al.Cunha | 21 out 2008 11:20 | Em resposta a: #211137

Prezado confrade e primo Ivo

Depois de ter estudado os dados que me enviou e verificar o interesse que eles tem para mim renovo os meus agradecimentos.
Numa próxima oportunidade irei ver a sua +arvore na internet.

Abraços
Al.Cunha

Resposta

Link directo:

RE: Família Antas e Castro Negreiros e Pinto Brochado

#245038 | irw | 26 nov 2009 22:25 | Em resposta a: #211178

Caro Al.Cunha,

Depois de esperar um ano, recebi, finalmente, do Arquivo Distrital de Braga, os processos de inquirição de genere de seis padres do nosso ramo Lopes Monteiro. Coloquei as imagens dos documentos de quatro desses processos em um álbum do Picasa no endereço: http://picasaweb.google.com.br/irwanderley/LopesMonteiroDeSabrosa

Dois dos processos têm como justificantes os padres José Lopes Monteiro e Caetano Gonçalves Moura, respectivamente, filho e neto de Rozaria Maria Lopes Monteiro. O segundo é filho de Maria Rita Lopes Monteiro.

Abçs,

Ivo

Resposta

Link directo:

RE: Família Antas e Castro Negreiros e Pinto Brochado

#262671 | gparacatu | 22 set 2010 18:29 | Em resposta a: #245038

Sr. Pinto Brochado 1,

Aquí no Brasil, mais precisamente em Paracatu, Minas Gerais, iniciou-se uma família Pinto Brochado que se estende até os dias atuais. Devido a precariedade de documentos não descobrimos a origem em Portugal. Há um Testamento manuscrito de 1786, ilegível, feito por Agostinho Pinto da Fonseca em favor de seu irmão Capitão Manuel Pinto Brochado, e só. Depreende-se que eles devem ter chegado por lá entre 1740 e 1750.
Na mesma época,viveu em Paracatu, o padre Francisco de Moura Brochado. Seriam parentes?
O que o sr. sabe acerca dessa família, que poderia nos dar pistas da origem desses pioneiros Pinto Brochado?

Atenciosamente,
Aluisio Botelho;

Resposta

Link directo:

RE: Família Antas e Castro Negreiros e Pinto Brochado

#271426 | pintobrochado1 | 27 fev 2011 08:21 | Em resposta a: #262671

Bom dia, peço desculpa por apenas hojer ter tido acesso à sua pergunta.
O 1ª. pessoa a utilizar o apelido " Pinto Brochado " foi Francisco Pinto Brochado de Brito. Descende de Francisco Vieira Santos Brochado que descende dos " Brochado " e de Mariana Margarida Noronha que descende dos " Pinto " por parte de seu pai. A árvore geneológica poderá ser consultada aqui no geneall.net . Espero ter contribuido de alguma forma para o seu esclarecimento.

Resposta

Link directo:

RE: Família Antas e Castro Negreiros e Pinto Brochado

#271539 | gparacatu | 28 fev 2011 22:11 | Em resposta a: #271426

Caro pintobrochado1

Obrigado por atender-me. O capitão Manuel Pinto Brochado que viveu em Paracatu, Minas Gerais, era anterior ao Francisco Pinto Brochado de Brito, pois em 1769, ele já estava aqui no Brasil. Portanto, acho que o apelido Pinto Brochado é mais antigo.
De qualquer forma, muito grato pelo interesse em ajudar-me. Vou continuar procurando.
Abraços,
Aluísio Botelho.

Resposta

Link directo:

RE: Família Antas e Castro Negreiros e Pinto Brochado

#298587 | fonseca | 29 fev 2012 21:59 | Em resposta a: #271426

Caro Pinto Brochado:
Deparei com este tema no Google, por mero acaso. Contribuo apenas com mais uma história. Já sabia que o Dr. Francisco Pinto Brochado de Brito havia sido sepultado na Capela-Mor da Igreja de S. Cristóvão de Nogueira. Contudo, explicou-me um tio meu, que em tempos não muito recuados do séc. XX, um Sacerdote resolveu "fazer obras" e todas as ossadas andavam cá fora espalhadas sem destino, pelas leiras e suas bordas, em torno da Igreja. O certo é que presentemente se não vê túmulo algum na Capela-Mor desta Igreja.
Uma curiosidade minha: de que Brochados concretos descende Francisco Vieira dos Santos Brochado?
Aceite os cumprimentos e agradecimentos de A. Fonseca (ajmmfonseca@hotmail.com).

Resposta

Link directo:

RE: Família Antas e Castro Negreiros e Pinto Brochado

#298630 | pintobrochado1 | 01 mar 2012 15:46 | Em resposta a: #298587

Caro A. Fonseca :
O livro que foi publicado pela Câmara Municipal de Barcelos com o título " A Heraldica e a Genealogia no Concelho de Barcelos - Aquém-Cávado " 1984, autores Artur Váz Osório da Nóbrega e António Júlio Limpo Trigueiros, descreve a História e Genealogia da Família de Antas e Castro Negreiros, desde o início do século XVII. Um descendente desta família, Teotóneo de Castro Negreiros Lopes Monteiro, meu Bisavô, casou com a minha Bisavó Maria Augusta Pinto Brochado, da Casa de Valbom, freguesia de Stº Cristina de Nogueira, Cinfães do Douro , descendente dos Pintos de Riba-Bestança que em tempos idos habitaram o castelo da Chã, e era filha de Francisco Vieira Pinto Brochado de Brito, casado com D. Bernarda Antónia Brochado, Senhores da Casa de Valbom.
Este é o único registo que tenho sobre os " Pinto brochado ", contudo encontrei neste mesmo sítio a continuidade da ascendência desta família. Sobre Francisco Vieira dos Santos Brochado não tenho no livro nenhuma infornmação. Neste sítio o nome também não está registado. Muitos cumprimentos e obrigado pelo acrescento do episódio à história da família.

Resposta

Link directo:

RE: Família Antas e Castro Negreiros e Pinto Brochado

#298659 | fonseca | 01 mar 2012 22:41 | Em resposta a: #298630

Caro Pinto Brochado:

Obrigado pela sua resposta. Se tiver curiosidade posso enviar-lhe uma cópia do Diário das Côrtes de 1822 onde consta o nosso ascendente Francisco Pinto Brochado de Brito como Deputado pela Divisão Eleitoral de Lamego pela qual foi eleito com 3202 votos. Estas Côrtes são nada mais nada menos do que as Côrtes que aprovaram a 1ª Constituição Portuguesa jurada por D. João VI, na sequência da Revolução Liberal do Porto de 24 de Agosto de 1820. Logo em 1823 D. Miguel proclama de novo o Absolutismo com a Vila-Francada. Mal se imaginava nesta altura a guerra civil de 1832 a 1834 que se aproximava a passos largos e que segundo alguns matou 20% da população portuguesa.

Com os cumprimentos de

António M. Fonseca

Resposta

Link directo:

RE: Família Antas e Castro Negreiros e Pinto Brochado

#298677 | pintobrochado1 | 02 mar 2012 13:20 | Em resposta a: #298659

Caro António M. Fonseca:
Fico contente por ter encontrado um parente afastado.
Se tiver a cópia digitalizada do diário das côrtes de 1822 onde consta o nosso ascendente, agradeço que me envie para jcapbpedras@iol.pt .
Cumprimentos de
João Carlos Pedras

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 15 mai 2024, 16:21

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen