Ajuda no ADViseu - família Guimarães/Maio

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos | Regiões | Pessoas

Ajuda no ADViseu - família Guimarães/Maio

#163948 | IsabelFont | 31 jul 2007 00:55

Boa noite caros confrades,
Estou com pouca ou nenhuma mobilidade para me deslocar a Viseu.
Sabendo-se que esta é uma época de férias é muito provavel que seja difícil que alguém me possa ajudar; mas, mesmo assim, atrevo-me a pedir se algum dos confrades terá hipótese de encontrar o assento de casamento e eventualmente de nascimento de antepassados de um tio meu: Jaime Guimarães Maio.
Os assentos em questão dizem respeito ao nascimento e ao casamento de Maria das Dores Guimarães, nascida cerca de 1873 na freguesia de S. Pedro do Sul em Viseu, filha de José Luiz de Almeida e Corina Augusta Guimarães, e que casou com José Francisco de Almeida, natural de Moldes, freguesia de Pinho - Viseu, nascido cerca de 1878.
Não sei se em Viseu há microfilmes para estas datas ou se se tem que pesquisar em Livros, mas se não for muita maçada agradeço os dados que me puderem arranjar: data e local de casamento, confirmação dos nomes dos Pais, ou dados dos assentos de batismo de um e/ou de outro.

MªIsabel Fontoura

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no ADViseu - família Guimarães/Maio

#163980 | Nuno Oliveira | 31 jul 2007 11:52 | Em resposta a: #163948

Cara Maria Isabel,
Não a podendo ajudar muito, pois também eu padeço do mesmo problema, sempre lhe posso recomendar o serviço de requisições on line que o Arquivo Distrital de Viseu disponibiliza. Neste tempo de férias não sei, mas comigo tem funcionado lindamente! Só tem que dar o nome, os dados de naturalidade e filiação precisos e datas aproximadas da consulta que pretende ver efectuada.
Essas pessoas que pretende pesquisar são da Ponte de S. Pedro do Sul, não são? Digo isto porque eu sou dessa vila e conheço, por ouvir dizer, os Guimarães, da Ponte. Inclusive um António de Almeida Guimarães, chamado o “Corina” da Ponte, que aparece muito nos jornais locais de 1919, a quando das guerras chamadas da Monarquia do Norte, presumo filho dessa Corina Augusta Guimarães de que fala.
Se entretanto souber alguma coisa do José Francisco de Almeida, de Moldes, peço o favor de me dizer, pois também eu tenho ascendência em Moldes, podendo haver alguma ligação, embora tenha dúvidas…
Saudações veraneantes,
Eduardo Nuno Oliveira

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no ADViseu - família Guimarães/Maio

#163982 | IsabelFont | 31 jul 2007 12:19 | Em resposta a: #163980

Caro Eduardo,
Obrigada pela dica.
Com só sei datas aproximadas, não queria estar a pedir por datas por implicar pesquisa. Também os arquivos, nesta altura estão mais desfalcados nos seus serviços, com pessoas de férias. Mas realmente, se não conseguir ajuda, concerteza irei usar o serviço.
Esteja descansado, porque se e quando souber alguma coisa lhe direi. Com é um tio por afinidade, já de alguma idade, não lhe posso adiantar nada porque não conheci nem os Pais dele.
Cumprimentos de
Mª Isabel Fontoura

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no ADViseu - família Guimarães/Maio

#164643 | IsabelFont | 08 ago 2007 12:53 | Em resposta a: #163948

Caros confrades:

Apesar do período ser de férias, RENOVO o pedido!

MIF

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no ADViseu - família Guimarães/Maio

#165509 | IsabelFont | 22 ago 2007 14:49 | Em resposta a: #163948

Caros confrades:

Apesar do período ser de férias, mas havendo já muita gente de volta (se calhar, infelizmente, para os que acabam as féras), RENOVO o tópico!

Agradeço ajuda de quem possa deslocar-se ao ADViseu e fazer esta pesquisa para mim.

MIF

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no ADViseu - família Guimarães/Maio

#166345 | IsabelFont | 02 set 2007 16:39 | Em resposta a: #163948

Boa tarde caros confrades,
RENOVO o TÓPICO!

Estou com pouca ou nenhuma mobilidade para me deslocar a Viseu.
Sabendo-se que esta é uma época de férias é muito provavel que seja difícil que alguém me possa ajudar; mas, mesmo assim, atrevo-me a pedir se algum dos confrades terá hipótese de encontrar o assento de casamento e eventualmente de nascimento de antepassados de um tio meu: Jaime Guimarães Maio.

Os assentos em questão dizem respeito ao nascimento e ao casamento de Maria das Dores Guimarães, nascida cerca de 1873 na freguesia de S. Pedro do Sul em Viseu, filha de José Luiz de Almeida e Corina Augusta Guimarães, e que casou com José Francisco de Almeida, natural de Moldes, freguesia de Pinho - Viseu, nascido cerca de 1878.
Agradeço os dados que me puderem arranjar: data e local de casamento, confirmação dos nomes dos Pais, ou dados dos assentos de batismo de um e/ou de outro.

MªIsabel Fontoura

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no ADViseu - família Guimarães/Maio

#167111 | IsabelFont | 11 set 2007 13:31 | Em resposta a: #163948

Caros Confrades,

RENOVO o TÓPICO!
Alguém me pode ajudar?

Mª Isabel Fontoura

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no ADViseu - família Guimarães/Maio

#257033 | IsabelFont | 22 jun 2010 11:57 | Em resposta a: #167111

Caros confrades,

RENOVO o TÓPICO!

Interessa-me pesquisar estes 2 apelidos - famílias, até porque parece que do lado Guimarães se ligaram a uns Guimarães da zona da Guarda.

Infelizmente o A.D. Viseu fica muito longe para mim, e de outras pesquisas que pedi, sei que ficam muito caras, pois só sei locais e datas aproximadas.

A confrade Margoo, a quem muito agradeço a ajuda, mandou-me em tempos alguns dados, mas de datas muito + atrás e estou longe de lá chegar.
Tenho estado a aguardar a disponibilização de paroquiais online, mas não quero continuar com este ramo em "banho maria"; daí que, se algum confrade me puder ajudar com informações relativas aos dados avançados nas mensagens aqui deixadas por mim e mais acima, muito agradeceria.

Maria Isabel

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no ADViseu - família Guimarães/Maio

#326858 | IsabelFont | 08 abr 2013 01:17 | Em resposta a: #163980

Caro confrade Eduardo Nuno Oliveira,

Passados já estes anos todos (quase 6 anos) continuo na mesma quanto a estes colaterais de Viseu.
Lembrei-me, só agora, de lhe perguntar se é dessa zona, e se é se conhece algum jornal / revista antigo suficientemente, para ver se encontro ou se posso procurar a referência que faz ao "Corina" da Ponte, seja localmente, ou na Biblioteca Nacional em Lisboa.
Isto tudo por que muito embora já haja paroquiais digitalizados, nos Mormons por exemplo, não estão disponíveis ao público. E nos do Arquivo ainda não consigo encontrar!

Não sei se ainda frequenta este fórum, por isso peço desculpa se o estou a incomodar!
Cumprimentos
Maria Isabel

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no ADViseu - família Guimarães/Maio

#326863 | Nuno Oliveira | 08 abr 2013 09:42 | Em resposta a: #326858

Bom dia cara Isabel Fontoura:
Não incomoda absolutamente nada, aliás é um prazer se lhe puder proporcionar alguma dica.
Com efeito, volvido esse tempo todo, infelizmente, também a mim não chegou nenhuma informação adicional às mensagens que trocamos na época.
Posso sim dar-lhe nota dos jornais locais publicados em S. Pedro do Sul ao tempo desses seus antepassados: O lafonense (só existem 2 números de 1891); O Vouga (publicado a partir de 1898 e até 1911 ou 1912); O Progresso (a partir de 1903); O Cintra da Beira (até 1911 ou 1912); o Jornal de Lafões (a partir de 1911 ou 1912 e até 1926); o Povo da Beira (a partir de 1926); a Tribuna de Lafões (a partir de 1953 e até cerca de 2000).
Espero ter sido útil!
Para qualquer coisa, não hesite, disponha!
Com os melhores cumprimentos
Eduardo Nuno Oliveira

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no ADViseu - família Guimarães/Maio

#327017 | IsabelFont | 10 abr 2013 13:35 | Em resposta a: #326863

Boa tarde Caro Confrade
Eduardo Nuno Oliveira,

Muito obrigada pelas suas informações; infelizmente parece que não tenho sorte de encontrar nenhum destes antigos jormnais!

No entanto, lendo a nossa troca de mensagens antigas, verifiquei que procura informação sobre "José Francisco de Almeida".
Ora constatei, que não sei bem em que altura, consegui e tenho na BD exactamente um José Francisco de Almeida, de Moldes, Freguesia de Pinho (Viseu), casado com Maria das Dores Guimarães, e que são avós maternos do meu tio Jaime Guimarães Maio, que tb nasceu em Viseu!

Provavelmente já sabia, mas eu só agora verifiquei que procurava informações sobre este sr. colateral do meu tio (por afinidade).

É claro que nunca consegui encontrar o seu assento de baptismo que me resolveria muitos problemas, mas enfim, sempre é uma informação que talvez lhe interesse.

Cumprimentos
Maria Isabel

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no ADViseu - família Guimarães/Maio

#327020 | Nuno Oliveira | 10 abr 2013 14:19 | Em resposta a: #327017

Ex.ma confrade Isabel Fontoura:
Fico-lhe extremamente grato por essas dicas sobre o José Francisco de Almeida, natural de Moldes.
Efectivamente parece que não se relaciona (pelo menos directamente) com os meus, contudo, como eu vou sempre procurando mais informações, pode ser que um destes dias o consiga trazer à liça.
Com respeito aos jornais locais de S. Pedro do Sul, pode consulltá-los na Biblioteca Nacional e sei que alguns também existem na Biblioteca Geral de Coimbra e na Biblioteca Municipal de Viseu.
Sempre à disposição!
Cordialmente
Eduardo Nuno Oliveira

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no ADViseu - família Guimarães/Maio

#327058 | flordeacacia1 | 11 abr 2013 10:10 | Em resposta a: #163948

Cara Maria Isabel,

Estive a ver os livros de batismos da freguesia de S. Pedro do Sul - Viseu de 1871 a 1876 e não encontrei filhos de José Luís de Almeida e Corina Augusta Guimarães.
Não pude verificar o casamento entre José Francisco de Almeida e Maria das Dores Guimarães, porque só tenho acesso aos livros de casamento até ao ano de 1893.

Gostaria de a ajudar mas não tendo datas concretas e certezas torna-se um pouco difícil.
Se possível gostaria de saber qual a última data em concreto do que tem e em que freguesias e lugares.
Já agora quem são os pais de José Francisco de Almeida?

Cumprimentos,
Maria Reis

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no ADViseu - família Guimarães/Maio

#327123 | IsabelFont | 12 abr 2013 13:40 | Em resposta a: #327058

Boa tarde
Cara Confrade Maria dos Reis,

Só agora vi a sua mensagem.

Aqui vão algumas datas, uma concreta e outras calculadas.
Acho que o casamento de José Francisco de Almeida e Maria das Dores Guimarães deve ter ocorrido cerca de 1898/1903, dado que pelo menos uma filha Maria do Céu nasceu em 13 Agosto de 1903. É claro que suspeito que teve mais irmãos/irmãs mas não sei quando.

Assim por estes cálulos, calculo que José Francisco de Almeida tenha nascido entre 1873/1878 (natural de Moldes, freguesia de Pinho, Viseu), bem como sua mulher Maria das Dores Guimarães nasceu cerca de 1873, na freguesia de São pedro do Sul em Viseu.
Não sei os nomes dos Pais de José Francisco de Almeida! Daí o meu interesse no seu baptismo, só sei de onde é natural - referenciado acima.

Se assim for, talvez que o casamento de José Luís de Almeida e Corina Augusta Guimarães, tenha ocorrido cerca de 1872 ou antes!?

Não posso dizer + nada com certezas, pelo que se calhar não ajudo á sua pesquisa, que muito agradeço. Pelo menos Corina Augusta Guimarães deve ser natural tb de São Pedro do Sul, Viseu, já que uma filha tb o é.


Muitíssimo Obrigada pela sua tentativa de ajuda. Se conseguir mais alguma coisa, fico-lhe muito grata.
Cumprimentos
Maria Isabel

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 10 mai 2024, 12:21

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen