Família Borges Vilarinho (ou Villarinho)

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Brasil | Bibliografia

Família Borges Vilarinho (ou Villarinho)

#160175 | svcosta | 20 jun 2007 08:25

Alguém tem conhecimento de onde posso começar a pesquisar a família Borges Vilarinho em Portugal?

Meu bisavôs imigraram para o Brasil se estabelecendo no Estado do Rio de Janeiro, região de Valença, Vassouras e Eng. Paulo de Frontin.
- Não sabemos suas origens em Portugal.
- É voz corrente na família que já vieram casados de Portugal.
- Não sabemos também o ano que chegaram ao Brasil.
- Em alguns documentos o apelido VILARINHO também aparece com a grafia VILLARINHO.

Dados de meu bisavô:
- Nome: ANTONIO BORGES VILARINHO.
- Data de Nascimento: desconhecida, mas em seu Registo de Óbito, consta que faleceu em 06/01/1913 com 78 anos, o que nos remete para o ano de 1835.
- Nome de seu pai: JOSÉ BORGES VILARINHO (consta no seu Registo de Óbito). Porém o nome de sua mãe está ilegível neste documento.

Dados de sua Esposa (minha bisavó):
- Nome: CAROLINA SEABRA VILARINHO, como aparece em alguns documentos ou então CAROLINA SEABRA BORGES, como aparece em outros documentos. (Ambos naturalmente, nomes já de casada).
- Data de Nascimento: desconhecida, mas em seu Registo de Óbito, consta que faleceu em 15/05/1923 com 76 anos, o que nos remete para o ano de 1847.
- Nome de seus pais: ANTONIO ANTUNES SEABRA e MARIA MESQUITA SEABRA(constam no seu Registo de Óbito).

Se alguém souber de alguma informação ou tiver alguma idéia, agradeceria o favor de me avisar, pois seria de grande ajuda.

Meus cordiais Cumprimentos.

Sergio Torres da Costa
PESQUISA: FAMÍLIAS "BORGES VILARINHO", "RODRIGUES DA COSTA" (DE CAMPO D'ARCA/ARÕES/AVEIRO) E "PINTO MONTENEGRO".

Resposta

Link directo:

RE: Família Borges Vilarinho (ou Villarinho)

#186880 | MARIA DA GLORIA BORG | 03 mar 2008 18:20 | Em resposta a: #160175

Meu nome é Maria daGloria Borges Vilarinhos,meus avós maternos eram portugueses
NOMES:JOAQUIM FERREIRA BORGES avó:MARIA AMÉLIA GARCIA BORGES
MEU AVô PATERNO ERA PORTUGUES O NOME:ALBINO HENRIQUE VILARINHOS
TENHO PARENTES TAMBEM NO RIO DE JANEIRO NA CIDADE DE VOLTA REDONDA.
NO MOMENTO TENHO SOMENTE ESTES DADOS.

Resposta

Link directo:

RE: Família Borges Vilarinho (ou Villarinho)

#186929 | svcosta2000 | 04 mar 2008 05:47 | Em resposta a: #186880

Obrigado Maria da Gloria.

Você reside aonde?

Vejo que a grafia do nome de sua família é Vilarinhos e não Vilarinho. Mas pode ser que tenha havido mudança na grafia em algum momento e em algum ramo da família.

Porém, constato que o seu Borges Vilarinhos provém de uma família Borges e de outra Vilarinhos, ambas portuguesas. Quando conseguir mais alguma informação, pediria a gentileza de me avisar, para ver se há alguma coincidência com nomes comuns de antepassados de ambos os lados.

Quando também tiver dados de seus parentes de Volta Redonda, me avise por favor.

Saudações.

Sergio T. da Costa

Resposta

Link directo:

RE: Família Borges Vilarinho (ou Villarinho)

#186973 | MARIA DA GLORIA BORG | 04 mar 2008 21:32 | Em resposta a: #186929

Eu moro na cidade de Santa Luzia,Minas Gerais.

Resposta

Link directo:

RE: Família Borges Vilarinho (ou Villarinho)

#198274 | borges vilarinhos | 28 mai 2008 01:00 | Em resposta a: #186973

oi eu sou parente de Maria da Glória Vilarinhos. Meu Bisavô se chamava Albino Henrique Vilarinhos, era primo de José Vilarinho, os nomes foram mudados acidentalmente em cartórios. tenho parentes em volta redonda um tio avÔ chamado Arydalton Carlos Vilarinhos.
espero que isso seja útil

Resposta

Link directo:

RE: Família Borges Vilarinho (ou Villarinho)

#246373 | Nathalia | 22 dez 2009 03:12 | Em resposta a: #198274

Olá, meu nome é Nathalia Furtado Lobuglio Vilarinhos e sou neta do Arydalton. Reza a lenda que o nome do meu tataravô ou bisavô, não sei, era Henriques Vilarinho, mas quando ele veio para o Brasil, trocaram o "s" de lugar, transformando seu nome em Henrique Vilarinhos.

Resposta

Link directo:

RE: Família Borges Vilarinho (ou Villarinho)

#250757 | hvilarinho | 01 mar 2010 19:52 | Em resposta a: #246373

Boa tarde Sra Nathalia,

Venho por meio desta complementar as informações apresentadas e quem sabe adquirir novas, vez que meu pai identificou seu avô como sendo primo dele.

Corrija-me se estiver errado, pois Arydalton era ou é filho de Albino Henrique Villarinho, que era irmão de meu avô, Joaquim Henriques Vilarinho, que tinha por irmão Sebastião Henriques Villarinho e, me parece, mais dois irmãos homens e três irmãs mulhers. Os quais desconhecemos nome e paradeiro.

Somos descendentes de Joaquim Henriques Villarinho casado com Miquelina Fiuza Villarinho, estabelecidos em Belo Horizonte, Minas Gerais.
Eles tiveram 5 filhos, Beatriz Villarinho (nome de solteira), Manoel Henriques Villarinho - falecido, Mariana Villarinho Castelar - falecida, José Henriques Villarinho e Sebastião Henriques Villarinho.

Pela informações passadas por meu pai, em Volta de Redonda temos Arthur Henriques Villarinho filho de Albino.

Por aqui terminam as informações que tenho

Caso tenha mais a acrescentar me contate pelo email hvadv@hotmail.com

Obrigado

Att.

H Vilarinho

Resposta

Link directo:

RE: Família Borges Vilarinho (ou Villarinho)

#252987 | octaviomartins | 11 abr 2010 15:06 | Em resposta a: #250757

Sou bisneto de Octávio Borges Villarinho, Filho de João Borges Villarinho e Elisa da Silva Borge.

Segundo consta meu tataravô era atacadista na região do vale do paraíba, (vassouras, mendes, barra mansa, ....não sei ao certo).

Os irmãos de meu bisavô: Lurdes Borges Villarinho, Alzira (zica), Alípio, Cema, João (Joca), Cici e Zanira.

Espero ter ajudado.

Atenciosamente,

Octávio Martins Duarte Ribeiro

Resposta

Link directo:

RE: Família Borges Vilarinho (ou Villarinho)

#258042 | svcosta | 06 jul 2010 12:03 | Em resposta a: #252987

Prezado Octávio,


Só hoje tomei conhecimento dessa sua mensagem. Sou neto de Amelia Borges Villarinho, irmã de João Borges Villarinho. Este meu tio avô, viveu e faleceu em Mendes/RJ. Consegui recentemente levantar alguns Registros Civis tanto de João, como de Otavio e vários descendentes dele.

Tenho também alguns detalhes dos pais de João, Amélia e outros irmãos e irmãs.

Eu nasci no hoje Município de Eng. Paulo de Frontin/RJ, antigo Rodeio, vizinho de Mendes.

Ando pesquisando alguns desses seus familiares que descobri há pouco tempo que viveram em Mogi das Cruzes. Uma das filhas de João, de nome Elzira, inclusive nasceu em Sabaúna, Distrito de Mogi das Cruzes/SP.

Estou tentando chegar ao avô de João e Amelia, de nome Jose Borges Villarinho. Achei um homônimo, que certamente é da familia, mas não sei ainda se ele vem ser esse meu trisavô. Este Jose do qual encontrei algumas referências morou em Pocinho, na região rural de Vassouras/RJ, mas pelo menos um de seus filhos, de mesmo nome, casou-se em Mogi das Cruzes na Igreja de Sant'Anna, com uma moça também natural de Vassouras.

Muito apreciaria trocarmos os conhecimentos que possuimos e saber onde você está residindo atualmente, pois estou no momento residindo em Nova Zelândia.


Atenciosamente,

Sergio Torres da Costa.

Resposta

Link directo:

RE: Família Borges Vilarinho (ou Villarinho)

#258076 | MCNN | 06 jul 2010 17:53 | Em resposta a: #258042

Caro Sergio

O site do Arquivo Distrital de Vila Real contém a seguinte informação sobre três pedidos de passaporte (aparentemente para a mesma pessoa) para o Brasil com o nome de José Borges Vilarinho:


- Entidade detentora
Arquivo Distrital de Vila Real
- Código de referência
PT/ADVRL/AC/GCVR/H-D/010/1615/557
- Cota original
424
- Título
Registo de passaporte
- Datas
Vila Real, 07/05/1872
- Nível de descrição
Documento Simples
- Dimensão e suporte
160x220 mm.; Papel
- Âmbito e conteúdo
Requerente: José Borges Vilarinho
Idade: 46 anos
Freguesia: São João da Corveira
Concelho: Valpaços
Distrito: Vila Real
Destino: Brasil
- Localização
F. 142


--------------------------------------------------------------------------------

- Entidade detentora
Arquivo Distrital de Vila Real
- Código de referência
PT/ADVRL/AC/GCVR/H-D/010/1617/316
- Cota original
391
- Título
Registo de passaporte
- Datas
Vila Real, 02/05/1874
- Nível de descrição
Documento Simples
- Dimensão e suporte
160x220 mm.; Papel
- Âmbito e conteúdo
Requerente: José Borges Vilarinho
Idade: 48 anos
Lugar: Vilarinho
Freguesia: São João da Corveira
Concelho: Valpaços
Distrito: Vila Real
Acompanhantes: Adelaide Borges (esposa, 22 anos)
Destino: Brasil
- Localização
F. 80


--------------------------------------------------------------------------------

- Entidade detentora
Arquivo Distrital de Vila Real
- Código de referência
PT/ADVRL/AC/GCVR/H-D/010/1618/93
- Cota original
109
- Título
Registo de passaporte
- Datas
Vila Real, 05/02/1875
- Nível de descrição
Documento Simples
- Dimensão e suporte
160x220 mm.; Papel
- Âmbito e conteúdo
Requerente: José Borges Vilarinho
Idade: 49 anos
Lugar: Vilarinho
Freguesia: São João da Corveira
Concelho: Valpaços
Distrito: Vila Real
Acompanhantes: Artur (filho, 6 anos), Alfredo (filho, 4 anos) e Elisa (filha, 2 anos)
Destino: Brasil
- Localização
F. 24v


Admitindo que estes três pedidos de passaporte são para a mesma pessoa, estamos perante um José Borges Vilarinho (nascido em 1825/1826), casado com Adelaide Borges (nascida em 1852), e que tiveram como filhos Artur (nascido em 1869), Alfredo (nascido em 1871) e Elisa (nascida em 1873).

Não sei se será a pessoa que procura ou não.



Boa sorte

Mário César Navarro

Resposta

Link directo:

RE: Família Borges Vilarinho (ou Villarinho)

#258094 | svcosta | 06 jul 2010 21:28 | Em resposta a: #258076

Obrigado, Mário César,

Foi a partir dessa informação do Arquivo Distrital de Vila Real que descobri esse Jose Borges Villarinho a que me referi anteriormente e que com certeza é da familia, pois esteve morando em Pocinho, região rural de Vassouras/RJ, onde meus bisavô (Antonio Borges Villarinho) morou. Falta ter certeza que ele vem a ser meu trisavô, ou simplesmente um homônimo dele.

Esse José Borges Villarinho, dos passaportes a que você se referiu têve ainda outros fihos depois que se estabeleceu no Brasil. Um deles também chamado José, o qual casou em Mogi das Cruzes/SP, e ainda um outro chamado Franklin e uma filha chamada Adelaide. Desses dois últimos consegui Registros de Batismo, ocorrido em Pocinho, Vassouras/RJ.

Mais uma vez, o meu muito obrigado por sua atenção.

Sergio Torres da Costa

Resposta

Link directo:

Família Borges Vilarinho (ou Villarinho)

#348583 | Carlos F.T. | 24 jul 2014 00:55 | Em resposta a: #160175

Estimados descendentes dos Borges Villarinho,
Sou Carlos Frutuoso Teixeira (moro na Espanha), filho de Sérgio Villarinho Teixeira, recentemente falecido (Niterói-RJ), minha avó paterna se chamava Abigail (nasceu e morreu no Rio de Janeiro), filha de Álvaro Borges Villarinho e Zulmira da Silva Borges Villarinho. Álvaro aparece no Boletim Oficial de 1941, como filho de Alberto Borges Villarinho. E Alberto, por outra parte, aparece acompanhado por João em:

Terça-feira 5 Diário Official Fevereiro de 1895

Prefeitura do Distrito Federal pg.13
DIRECTORIA DE HYGIENE E ASSISTENCIA PUBLICA
Relação dos passageiros vindos pela Estrada de Ferro Central, dos pontos inficionados
etc...
Alberto Borges Villarinho, Belém-Rua do Mercado n. 17. pg.14
João Borges Villarinho, Mendes-Rua do Mercado n. 13.

É provável que existam coincidências, e tenho muita curiosidade em chegar até as raízes portuguesas dessa parte da família.
Devido a algumas suspeitas, também existe a probabilidade de uma origem cripto-judia (ou novos cristãos), por exemplo no link :
http://movv.org/2009/01/31/sobre-a-presenca-de-sangue-judeu-nos-portugueses-moderno

"a construção da sinagoga do porto, por entermedio do marrano capitão barros bastos,foi com muita surpresa que foi verificada uma forte afluencia á mesma de muitas familias migrantes residentes no porto,na sua maioria vindas do distrito de bragança e vila real"...

http://questomjudaica.blogspot.com.es/2014/01/vila-real.html

Ou também esse link: http://questomjudaica.blogspot.com.es/2014/01/vila-real.html

Nessa linha compartilho com a família Henriques o seguinte link:
http://www.anajnu.cl/holandaconversos.htm

Atentamente,
Carlos F.T.

Resposta

Link directo:

Família Borges Vilarinho (ou Villarinho)

#350328 | Carlos F.T. | 17 set 2014 18:02 | Em resposta a: #160175

Estimada família Borges Villarinho,
Sou Carlos Frutuoso Teixeira (vou fazer 50 anos), filho de Sérgio Villarinho Teixeira (falecido recentemente com 85). Encontrei novos dados sobre a minha família, que corrigem e atualizam a mensagem anterior.

Encontrei na internet uma reprodução do livro de registro do casamento dos meus bisavós (nomes como aparecem no atestado de óbito da minha avó Abigail):
Alvaro Borges Villarinho
SPOUSE: Maria Zulmira Da Silva
BIRTH: 1884
MARRIAGE: (30 May 1905) - 07ª Circunscrição, Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil
Ele natural do Estado do Rio e filho de José Borges Villarinho e Adelina Alexandrina Benatar Borges.

E aparece um resumo da certidão de casamento de um muito provável irmão dele, José, que se chama como o pai deles, e a mesma mãe, mas aparece a mãe como Avelina!Choca o mesmo ano de nascimento dos possíveis irmãos!!??
Name: Jose Borges Villarinho
Gender: Male
Age: 25
Birth Date: 1884
Birth Place: Vassouras
Marriage Date: 13 fev 1909 (13 Feb 1909)
Marriage Place: Sant'Ana, Mogi Das Cruzes, São Paulo, Brazil
Father: Jose Borges Villarinho
Mother: Avelina Benatar Borges Villarinho
Spouse: Maria Da Conceicao Gomes

Nas antigas mensagens de anos anteriores de descendentes dos Borges Villarinho, aparecem referências A José B.V. e a membros da família por Vassouras e Mogi das Cruzes. Gostaría de ter mais informação e poder contrastar os dados.
Cordialmente.
Carlos F.T.

Resposta

Link directo:

Família Borges Vilarinho (ou Villarinho)

#371820 | Murillo B.Villarinho | 11 jul 2016 14:00 | Em resposta a: #350328

Sou Murillo Borges Villarinho Filho Meu avó era Alvaro Borges Villarinho e meu pai Murillo Borges Villarinho.Sou do Rio e meus pai tinha uma irmã Abigail do primeiro casamento do meu avó.Acredito ser da mesma família aqui relacionada.

Resposta

Link directo:

Família Borges Vilarinho (ou Villarinho)

#371834 | Carlos F.T. | 11 jul 2016 17:29 | Em resposta a: #371820

Estimado Murillo, que grata surpresa!
Realmente há varias coincidências, e que curioso que aparece a sua resposta hoje, já que amanhã mesmo estou indo para o Rio de Janeiro.
Para comparar mais dados, uma pergunta por favor, o senhor teria conhecimento de outras irmãs do seu pai, além da Abigail? Me lembro de ir visitar poucas vezes a minha avó no Rio, e que umas velhinhas moravam com ela, ou estavam sempre juntas. E que ela tinha um irmão, que nunca vi e não sei o nome.
Passei para o resto da família o seu email, para ver se alguém lembra de alguma coisa mais.
Cordialmente.
Carlos Frutuoso Teixeira
email: carlosfrutuosoteixeira@gmail.com

Resposta

Link directo:

Família Borges Vilarinho (ou Villarinho)

#371846 | svcosta | 12 jul 2016 01:57 | Em resposta a: #160175

Prezados Carlos e Murilo,``````
Foi com alegria que recebi as mensagens recentes de vocês. Lamento não ter recebido aviso do envio da mensagem de Carlos datada de 2014, caso contrário já teria respondido.
Pela documentação que já levantei, posso dizer que certamente, todos esses nomes que estão sendo por nós citados pertencem a uma mesma família. Podemos dizer que são de “nossa” família.
Os filhos de meus bisavós Antonio Borges Villarinho e Carolina Seabra Vilarinho (nome de casada e de nacionalidade ainda desconhecida) são.
1) Alberto;
2) João;
3) Amélia (minha avó paterna)
4) Alfredo (o mais velho);
5) Olímpio;
6) Amadora;
7) Adelina;
8) Maria.
Sabemos que vieram do Estado de São Paulo (local indeterminado), onde tinham fazenda. Migraram para o Estado do Rio de Janeiro, para a área até hoje conhecida como Pocinhos, próximo à cidade de Vassouras.
Como existem documentos que mostram que os pais de Carolina tinham terras em Pocinhos, é provável que para lá foram, provenientes de São Paulo, devido a esse fato.
Posteriormente Antonio e Carolina migraram para a localidade de Rodeio, então 6o. Distrito de Vassouras, que posteriomente passou a ser chamado de Eng. Paulo de Frontin e que hoje, tendo se separado de Vassouras é um outro município.
Meus bisavós Antonio e Carolina e alguns dos filhos em algum momento passaram a viver e faleceram em Eng. Paulo de Frontin, enquanto outros filhos moraram e tiveram negócios em municípios vizinhos, tais como Mendes e outros ainda se estabeleceram em Valença/RJ, onde também deixaram vários descendentes.
É fato a dubiedade do nome da esposa de José Borges Villarinho, que é mencionada tanto como sendo Adelaide ou também Adelina. Ambos os nomes aparecem também como nomes de outras pessoas da família.
José Borges Vilarinho (português) é para mim a grande incógnita, já que este é citado em algum documento como sendo meu trisavô, isto é, pai de meu bisavô Antonio Borges Vilarinho, cuja mãe seria Maria Paes.
Mas ao mesmo tempo um José Borges Vilarinho aparece em vários documentos (passaportes com viagens de Portugal ao Brasil, certidões de nascimentos de filhos e estudos citando como tendo se casado com Adelaide (ou Adelina) Benatar. Ao mesmo tempo existem nomes de filhos incluídos nos passaportes já citados e certidões de batismo, a partir dos quais podemos listar a provável prole desse casal:
a) Arthur;
b) Alfredo;
c) Elsa;
d) Adelaide;
e) José
f) Alvaro;
g) Franklin.

Pela idade citada nesses documentos seria possível que esse José Borges Vilarinho seja meu trisavô, desde que ele tenha sido pai de meu bisavô ainda bem jovem. Daí a possibilidade, dele:
1) ter tido o filho Antonio ainda solteiro, pois desconhece-se a existência de outro irmão ou irmã de meu bisavô e posteriormente ter casado com Adelaide (ou Adelina) Benatar.
2) ter ficado viúvo cêdo e posteriormente casado com Adelaide (ou Adelina) Benatar.
Existe um tese de mestrado feita por alguém de Vassouras que demonstra ser essa Benatar, filha de Benjamin Benatar, judeu que vivia em Vassouras, casado que era com Brites Maria da Costa Gavião. Este casal têve 8 filhos, sendo que 7 dos quais foram citados (notar que aqui também existe tanto o nome Adelaide como Adelina):
1) Adelaide;
2) Benjamin (filho);
3) Joaquim;
4) Edelmira;
5) Pedro;
6) Adelina Alexandrina (a esposa de José Borges Vilarinho);
7) Malvina.

Pela documentação, Adelaide (ou Adelina), esposa de José Borges Vilarinho era bem mais nova que José Borges Vilarinho.

Não se pode descartar a possibilidade que os fillhos de José, citados nos passaportes e que viajaram com ele para o Brasil, fossem parentes declarados como sendo seus filhos.
Outra possibilidade é que pelo menos alguns desses filhos possam realmente ser filhos dele com outra esposa ou companheira, já que desconheço documentos que comprovem a origem deles.
Mas não sendo esse José Borges Vilarinho meu bisavô, com toda a certeza trata-se de alguém da família, considerando que foi morar e lá faleceu em Pocinhos, local onde morava meu bisavô, indicando que foi se reunir com pessoas da família.
Interessante também é a coincidência de seu filho também de nome José ter se casado em Mogi das Cruzes/SP. Seria esta a região de onde vieram meus bisavós (onde teriam a fazenda?) Existiria lá mais alguém da família?
Era o que tinha a comentar no momento. Qualquer dúvida, acréscimos e novidades agradeço se me comunicarem.
No momento, acabo de chegar ao Rio, onde pretendo ficar até quase fim de setembro próximo, quando então desta vez voltarei a Austrália, onde tenho passado boa parte do tempo. Mas estou ao inteiro dispor de toda a familia.
Atenciosamente,
Sergio Torres da Costa.

Resposta

Link directo:

Família Borges Vilarinho (ou Villarinho)

#371852 | Carlos F.T. | 12 jul 2016 08:24 | Em resposta a: #371846

Prezados Sergio e Murillo,
É muita coincidência!!! Como comentei em nensagens anteriores, eu moro na Espanha, e estou chegando no Río hoje!!!
Me interesa muito pesquisar esse assunto, e se preferirem por ser mais prático, poderíamos escrevermos por email diretamente.
Carlos F.T.

Resposta

Link directo:

Família Borges Vilarinho (ou Villarinho)

#371854 | svcosta | 12 jul 2016 10:50 | Em resposta a: #371852

Caro Carlos,

Tome nota de meu email: svcosta2000@yahoo.com

Quando chegar ao Rio, pode me contatar por telefone: 21 - 98392-1334.

Saudações.

Sergio.

Resposta

Link directo:

Família Borges Vilarinho (ou Villarinho)

#371858 | Murillo B.Villarinho | 12 jul 2016 11:41 | Em resposta a: #371854

Carlos meu e-mail é power.line@uol.com.br,

Resposta

Link directo:

Família Borges Vilarinho (ou Villarinho)

#371883 | octaviomartins | 12 jul 2016 15:40 | Em resposta a: #160175

Carissimos "primos",

Moro no Rio de Janeiro e não podemos perder essa oportunidade única de reunir os genealogistas da familia.

Meu email: octaviomartins@uol.com.br
Celular: +55 21 98845 1015

Abraço

Resposta

Link directo:

Família Borges Vilarinho (ou Villarinho)

#371920 | Carlos F.T. | 13 jul 2016 15:54 | Em resposta a: #371883

Olá parentes,
Já tomei nota, daqui a pouco mando um email geral!!!
Carlos F.T.

Resposta

Link directo:

Família Borges Vilarinho (ou Villarinho)

#371930 | Murillo B.Villarinho | 13 jul 2016 19:08 | Em resposta a: #371834

Desculpe não vi esta tua pergunta antes. O nome da outra irmã por parte de pai do meu pai era Carmem irmã da Abigail. Tenho vários primos que não tivemos mais contatos aqui no Rio eles eram do subúrbio acho que na área de Olaria. São filhos e netos delas.Minha Irmã Marília Borges Villarinho tem fotos antigas do meu avó Alvaro Borges Villarinho, vou tentar pegar e te mando.Só para teu conhecimento o meu avó conheceu minha avó Maria de Assis Figueredo, no interior de São Paulo Guaratinguetá, aonde tenho parentes por parte dela.E o meu avó Alvaro tinha um sitio aonde meu pai foi criado pelos lados de Mendes RJ, que minha avó comentava.Ela também contava. que a família do meu avó, era de descendência Judaica e que tinham uma ilha em Portugal e quando da época da Guerra, juntaram todas as suas riquezas e colocaram em um barco, para se refugiar, e esse barco naufragou e perderam seus bens".Isso era Historia da vovó!!!!!"

Resposta

Link directo:

Família Borges Vilarinho (ou Villarinho)

#372038 | Carlos F.T. | 16 jul 2016 19:45 | Em resposta a: #371930

Boa tarde Murillo e família,
Após consultar com familiares, curiosamente não coincidem com os nomes das irmãs da minha avó Abigail, que seriam Estela (teve una filha chamada Edna, aparece numa foto com minha avó e meu irmão) e Raquel, que também teve descendência). Nenhuma informação sobre o possível irmão.
Outra novidade foi que encontrei a certidão de casamento dela (entre outros documentos), onde aparece por primeira vêz para mim com seu nome de solteira: Abigail Borges Villarinho.
Abraço
Carlos F T.

Resposta

Link directo:

Família Borges Vilarinho (ou Villarinho)

#386663 | Carla Luz | 18 nov 2017 01:45 | Em resposta a: #372038

Olá, Carlos!

Realmente somos parentes! Minha avó é essa Rachel aí! As três irmãs - Stella, Rachel e Abigail (tia Biga). Sou Carla e filha de Leila que é filha da Rachel. A Edna - filha da Stella - já faleceu tem um tempo, e os dois filhos dela - Ivan e Maristela também já faleceram, restando os netos Felipe, Ivan e Igor.
Não sabemos quase nada sobre os familiares, gostaria de trocar informações se for possível!
Moro no Rio de Janeiro. Meu e-mail é: carla19luz@gmail.com

Resposta

Link directo:

Família Borges Vilarinho (ou Villarinho)

#388201 | DeborahBorges | 08 jan 2018 15:35 | Em resposta a: #160175

Olá, pessoal!
Meu nome é Deborah Borges de Sá. Sou neta de Admar da Silva Borges, que era filho de Ovídio da Silva Mattos e Maria Borges de Mattos. As histórias da família apontam que o sobrenome correto de Ovídio seria Borges Vilarinho, porém foi trocado e não sabemos o motivo, sendo que os outros irmãos dele possuem o sobrenome correto. A família é oriunda de Rodeio (Eng. Paulo de Frontin), onde ainda moram alguns descendentes sobrinhos e sobrinhos-netos do meu avô. Estamos tentando montar a árvore genealógica da família. Quem tiver alguma informação. Meu avô tinha como irmãos: Olímpio, Ismael, Edemar e Maria. Alguns tinham o sobrenome Borges Vilarinho e outros Mattos Vilarinho, não sabemos o motivo de tantos sobrenomes diferentes.

Resposta

Link directo:

Família Borges Vilarinho (ou Villarinho)

#391214 | Carlos FT | 18 abr 2018 11:54 | Em resposta a: #386663

Olá Carla!
Acabo de enviar um e-mail para você. E um anterior, do dia 8 de janeiro, com informação sobre nossos antepassados. Dá uma olhada por favor no spam.
Atentamente.
Carlos FT.

Resposta

Link directo:

Família Borges Vilarinho (ou Villarinho)

#391216 | Carlos FT | 18 abr 2018 13:04 | Em resposta a: #388201

Olá Deborah
Nos últimos anos fui conseguindo informação interessante sobre a família Borges Villarinho. Dos 5 irmãos que vieram de Portugal para Vassouras e região, na segunda metade do século XIX, resgatei os registro de batismo de todos. O registro de passaporte de quase todos. Tenho informação de jornais da época que localizam a todos na região, e participavam em atividades e eventos sociais juntos.
Eles eram, em ordem de nascimento: José (1826), Antonio (1831), Silvino (1834), Domingos (1836) e Eugenio (1841). Filhos de João Borges e Maria Thereza. Havía uma irmã, mas parece que não veio para o Brasil.
O Sobrenome era somente "Borges", mas, suponho, como muitos na aldeia de Villarinho do Monte, freguesia de São João da Corveira, distrito de Vila Real, se chamavam Borges (e é assim até hoje em dia, estive lá e pude comprovar). Em determinado momento aparece em documentos do meu antepassado José "Borges Villarinho" e nas referencias nos jornais sobre os irmãos no Brasil. Tiveram muitos descendentes e os sobrenomes foram variando.
Os jornais antigos se consultam na internet, na hemeroteca da Biblioteca Nacional Digital.
Deborah, lhe animo a que continue pesquisando até chegar aos Borges Villarinho portugueses.
Atentamente.
Carlos FT

Resposta

Link directo:

Família Borges Vilarinho (ou Villarinho)

#391221 | svcosta | 18 abr 2018 15:13 | Em resposta a: #388201

Olá Déborah,

Acabo de ver sua mensagem e do Carlos, que conseguiu importantes documentos de nossos ancestrais portugueses. Tenho alguns dados do nosso ramo, e sou seu primo, pois sou neto de Amélia Borges Villarinho, irmã de sua bisavó, Maria Borges Villarinho. Meu pai era primo em primeiro gráu de seu avô Admar, e eram bastante amigos. Admar era conhecido como "Demar". Eu cheguei a conhecê-lo e se não me engano, tinha dois filhos. Penso que ambos podemos acrescentar dados às nossas árvores.
Se você se interessar, pode entrar em contato comigo através do email: svcosta2000@yahoo.com.

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 07 jun 2024, 03:24

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen