Casa do Prado

Este tópico está classificado nas salas: Património

"Não ter descrição "

#159321 | FS | 14 jun 2007 12:54

Boas Tardes Caros confrades

Nos registos de óbito nos finais do sec. XVIII tenho encontrado a expressão " .. recebeu os sacramento da Penitência e da Extrema Unção e não recebeu o sagrado viático por não ter descrição....." . O que isto quererá dizer? Que vivia à margem dos mandamentos da Igreja? O que poderá ser? Espero que me possam esclarecer?

Cumprimentos

FS

Resposta

Link directo:

RE: "Não ter descrição "

#159323 | FS | 14 jun 2007 13:07 | Em resposta a: #159321

Caros Confrades

Penso que o padre quererá dizer discrição no entanto fica na mesma o meu apelo, porque se fosse só em assentos de óbito de mulheres, eu ainda lá chego... mas aparece também em homens o que se torna mais dificil de compreender.

Cumprimentos

FS

Resposta

Link directo:

RE: "Não ter descrição "

#159325 | pachancho | 14 jun 2007 13:43 | Em resposta a: #159323

Caro Confade
Em potuguês -Descriçâo quer :acto ou efeito de descrever ;enumeraçâo // Descrever-- é narrar circunstanciadamente . A discriçâo-é qualidade de quem sabe guardar segredo.
Nestes casos é a primeira que está correcta.
Viático-é .Sacramento da comunhâo ministrado aos enfermos impossibilitados de sair de casa.

Resposta

Link directo:

RE: "Não ter descrição "

#159326 | pachancho | 14 jun 2007 14:01 | Em resposta a: #159321

Caro Confrade
O que lhe enviei foi o significado das palavras .Poderá tambem acontecer que na -Descriçâo- nâo sabem se ele foi Baptizado ? Talvez um Padre o possa ajudar.
AVP

Resposta

Link directo:

RE: "Não ter descrição "

#159354 | melisa | 14 jun 2007 16:47 | Em resposta a: #159325

Caro Confrade

O que o padre queria mesmo escrever era discrição.

Oi seja queria dizer que o moribundo não tinha discernimento, ou seja que já não estava consciente.

Nestes casos não é dada a comunhão.

Espero ter resolvido a sua dúvida.

Cumprimentos
M.Elisa

Resposta

Link directo:

RE: "Não ter descrição "

#159361 | raaccpd023 | 14 jun 2007 17:07 | Em resposta a: #159321

Caro confrade ainda hoje em dia se usa aqui nos Açores a expressão "não ter discrição" como sinónimo de alguém que não tem inteligência ou que não está no seu juizo.
Cumprimentos,

Miguel Santos

Resposta

Link directo:

RE: "Não ter descrição "

#159368 | JCC | 14 jun 2007 17:37 | Em resposta a: #159354

Cara M.Elisa

Mas se ele não tinha discernimento como é que pôde receber a Penitência? Para isso precisava de confessar os pecados... Parece-me mais fácil administrar o Viático do que a Penitência neste caso.

Cumprimentos

João Cordovil Cardoso

Resposta

Link directo:

RE: "Não ter descrição "

#159375 | melisa | 14 jun 2007 18:06 | Em resposta a: #159368

Caro João Cordovil Cardoso

Julgo que em casos de perigo iminente de morte o padre pode proceder à absolvição dos pecados mesmo sem ter havido confissão dos mesmos.

Seria nesse sentido que era dada a penitência.

Cumprimentos
M.Elisa

Resposta

Link directo:

RE: "Não ter descrição "

#159391 | FS | 14 jun 2007 19:54 | Em resposta a: #159323

Caros Confrades
Agradeço as vossas explicações, mas também se usa a expressão «não ter discrição» para uma pessoa leviana, mas outras mais haverá. Nos R.P. Óbitos, ao contrário do que muitos possam pensar, encontamos por vezes, muita informação. Um destes registos é de uma mulher casada, outro de um viúvo, e ainda outro de uma moça solteira. Nestes registos o padre é extremamente explícito quanto à razão de não tomar o sagrado viático. Dou exemplos "..não recebeu o sagrado viático por ter vómitos continuos» "....não recebeu o sagrado viático por não poder engolir..." "...não recebeu o sagrado viático por estar fora da razão...", tudo sintomas da própria doença, mas nos casos que eu pretendo saber, ou seja "por não ter discrição" será pelo estilo de vida que ela levava. Recebia a penitência para se redimir, a Extrema Unção para encomendar a alma a Deus. Quanto ao sagrado viático, eu penso que seja a Hóstia Sagrada´. Aguardo novas respostas.

Cumprimentos

FS

Resposta

Link directo:

RE: "Não ter descrição "

#159393 | JCC | 14 jun 2007 20:04 | Em resposta a: #159391

Tem razão. O Viático é o sacramento da Eucaristia (Comunhão) dado próximo da morte. Chama-se Viático porque se destina à viagem para o Reino dos Céus.

Mas, se foi dada a absolvição não há nenhuma razão religiosa para que não recebesse a Comunhão. Será que a palavra é mesmo discrição???
Cumprimentos

João Cordovil Cardoso

Resposta

Link directo:

RE: "Não ter descrição "

#159405 | FS | 14 jun 2007 21:41 | Em resposta a: #159393

Caro Confrade
Transcrevo na íntegra o óbito, omitindo apenas os nomes.
Aos vinte e nove dias do de mês de Setembro de mil setecentos e oitenta e dois, faleceu nesta freguesia de S. Sebastião de Vale de Vargo, termo da Vila de Moura, fulano de tal, viúvo de fulana de tal, morreu com o sacramento da Extrema Unção e o da Penitência subconditione e não recebeu o sagrado viático por não ter descrição e foi sepultado em esta Igreja em cova de fábrica de que fiz este termo dia mes e era ut supra e não fez testamento,. O prior encomendado o Pe. Jozé Thimóteo e Silva.

Como pode ler a palavra que está escrita é "descrição", eu penso que o que o padre quereria dizer é discrição, agora como duas cabeças pensam melhor que só uma, poderá me ajudar? o meu interesse é puramente o saber como viviam e hipoteticamente, o pensamento das gentes daqueles tempos.

Cumprimentos

FS

Resposta

Link directo:

RE: "Não ter descrição "

#159415 | rmfrp | 14 jun 2007 23:04 | Em resposta a: #159321

Caro FS:

Salvo melhor opinião, o meu palpite é que "não ter discrição" significa apenas algo como não estar lúcido ou não estar consciente, não se referindo portanto às qualidades morais da pessoa.

Um dos significados de "discrição" no dicionário é exactamente o de "discernimento".

Com os melhores cumprimentos,

Rui Pereira

Resposta

Link directo:

RE: "Não ter descrição "

#159468 | JCC | 15 jun 2007 09:39 | Em resposta a: #159405

Bom dia

Tendo em conta que a Penitência foi administrada sub conditione, significando que não foi possível ter a certeza que o falecido se tinha de facto arrependido e demonstraddo a vontade de confessar os seus pecados, isso só pode signicar que não era possível comunicar como moribundo. Assim sou tentado a concordar com a sua opinião e de outros confrades que sugerem que não ter "discrição" (ou descrição, a grafia não estaria provavelmente estabilizada nessa altura) significaria não ter discernimento.

Cumprimentos

João Cordovil Cardoso

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 16 mai 2024, 00:45

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen