Certidão de Nascimento de Meu Pai Português.

Este tópico está classificado nas salas: Bibliografia | Arquivos

Certidão de Nascimento de Meu Pai Português.

#158626 | papainoel | 06 jun 2007 16:30

Meu pai, Joaquim Hipólito Moreira Campos, foi nascido em Portugal, em Oliveira de Azeméis, em 30/01/1904. Veio para o Brasil com 15 anos, tendo embarcado em Leixões, a bordo do Navio Samara, chegando aqui em Santos/SP em 10/05/1919, "comprovando sua identidade conforme termo de justificação de identidade nº 10.659". O Consulado de Portugal em São Paulo não informa que tipo de identidade era essa, mas muito provavelmente era a sua identificação portuguêsa para poder ter viajado desacompanhado para o Brasil. Bem, gostaria que alguem me ajudasse para saber em qual freguesia ele foi registrado e como eu procuro para tirar uma certidão do seu registro de nascimento aí em Portugal.

Resposta

Link directo:

RE: Certidão de Nascimento de Meu Pai Português.

#158637 | Adilia M | 06 jun 2007 17:27 | Em resposta a: #158626

Ja pensou em procurar o pedido de passaporte? Com as informacoes que ja dispoe da partida para Santos, pode pedir pesquisa anterior a Maio de 1919 como ponto de partida. Normalmente os processos de pedido de passaporte dessa altura (fazem parte da coleccao de registos do Governo Civil) estao entregues ao Arquivo Distrital. Neste tem duas opcoes, Oliveira de Azemeis - Distrito de Aveiro ou Distrito do Porto.

Visto que sabe a data de nascimento e local, porque nao tentar a conservatoria de Oliveira de Azemeis directamente?

Conservatória do Registo Civil
OLIVEIRA DE AZEMÉIS
Avenida Dr. António José de Almeida
3720-239
Oliveira de Azemeis
Portugal

tel 00351 256681561

ou ate por email: crc.oliveira-azemeis@dgrn.mj.pt

Boa sorte. E diga qual foi resultado.
Adilia

Resposta

Link directo:

RE: Certidão de Nascimento de Meu Pai Português.

#158643 | Adilia M | 06 jun 2007 17:37 | Em resposta a: #158626

Pretendia que ao ler-se na mensagem anterior

"Neste tem duas opcoes, Oliveira de Azemeis - Distrito de Aveiro ou Distrito do Porto."

se entende-se o seguinte:

Oliveira de Azemeis, faz parte do Distrito de Aveiro. Assim, deve estar no Arquivo Distrital de Aveiro.

Fiz referencia ao Distrito do Porto, somente porque a experiencia ja me mostrou que pessoas fora do distrito do Porto, muitas vezes apresentavam pedido de passaporte ao Governo Civil do Porto.

Com os melhores cumprimentos,
Adilia

Resposta

Link directo:

RE: Certidão de Nascimento de Meu Pai Português.

#158693 | papainoel | 06 jun 2007 23:01 | Em resposta a: #158643

Cara Senhora Adília,
Compreendi perfeitamente suas indicações e seria preferível procurar pela autorização para retirada do passaporte em Aveiro ou Porto. Que tipo de documento vem a ser "termo de identificação de identidade"? A senhora pode me dizer o que é esse registro? Estou iguinorante e perdido em assuntos dessa ordem, pois faz dois anos, uma amiga (Idália!) esteve em Oliveira de Azemeis procurando pela certidão de nascimento (assento de nascimento) do Sr. Joaquim e fez solicitações nas 19 freguesias. Nada encontrou! Sua indicação quanto a procurar a polícia civil daí é muito importante. Eu aqui no Brasil contactei os arquivos da polícia federal e o que obtive é o que já possuo em meu poder: sua carteira de estrangeiro emitida pelo consulado em São Paulo. etc. Existem umas divergências em documentos posteriores a emissão desse documento que só poderão ser sanadas com o a Certidão de Nascimento Original. O consulado não informa isso, o que eu acho um absurdo. Manda apenas corrigir as divergências existentes, não dando maiores informações. Bem, quero agradecer por sua colaboração esperando receber o endereço do "Governo Civil do Porto ou de Aveiro", se for possível. Muito obrigado. Atenciosamente, Sílvio ( papainoel)

Resposta

Link directo:

RE: Certidão de Nascimento de Meu Pai Português.

#158749 | Adilia M | 07 jun 2007 13:16 | Em resposta a: #158693

Caro Silvio,

Como lhe disse os pedidos de passaporte dessa altura devem fazer parte da coleccao dos Arquivos Distritais. Sempre que precisar de um endereco tente usar o motor de busca google.

http://www.iantt.pt/instituto.html?menu=menu_arquivos_distritais&conteudo_nome=Lista%20de%20arquivos&conteudo=lista_arquivos
(copie este link para a sua barra de enderecos e tera acesso aos dados dos Arquivos Distritais)

Arquivo Distrital de Aveiro
adavr@adaveiro.iantt.pt

Arquivo Distrital do Porto
adprt@adporto.iantt.pt

Nao posso dizer com certeza o que significa "termo de identificação de identidade" a nao ser que era um documento de identidade.

Os processos de pedido de passaporte podem trazer muitas informacoes interessantes. Ja vi processos com copia de identificacao com filiacao e naturalidade, registo criminal, servico militar etc. Alguns contem tambem descricao fisica (cor e formato, sinais caracteristicos, etc).

Sucesso,
Adilia

Resposta

Link directo:

RE: Certidão de Nascimento de Meu Pai Português.

#158757 | vanessaneimeir | 07 jun 2007 15:11 | Em resposta a: #158749

Cara Adilia
Estou a procura da certidao de nasicmento do meu avo, consegui encontrar a do meu bisavo mais nada com relacao ao meu avo sei que ele foi para o brasil com 8 anos tenho o rg do estrangeiro dele e na documentacao que ele apresentou para se casar nao constava a certidao de nascimento apenas um documento que tinha sido emitido para o meu bisavo e constava o nome dos filhos, com a seguinte informacao: Governo Civil de Leiria do distrito de Leiria3º reparticao n º 376 registrado a fls 156, Concedo passaporte a Luis Nunes casado agricultor filho de Jose Nunes e de Maria da Purificacao natural de Porto da Lage Freguesia de Santa MAria MAgdalena e actualmente residente em Logar da Ordem Freguesia Marinha Grande concelho de leiria, para Santo (Brasil pela Barra de Lisboa levando sua mulher Anna da Conceicao de 33 ano e seus Filhos jose de 8 anos (MEU AVO) Guiomar de 11 Emilia de 7.... e o nome dos outros irmao do meu avo data da emissao do documento 14 de agosto de 1911, ai mais adiante diz Jose Nunes 8 anos altura 1.19 rosto oval cabelos castanhos sobrancelhas idem olhos idem nariz regular boca idem cor natural.... com esses dados encontrei a certidao de nascimento do meu bisavo em Santarem mais la nao consta nada relacionado ao meu avo, ja procurei em lisboa, e no arquivo distrital de leiria e nada encontrei.
gostaria de saber se vc teria alguma dica para me dar que me auxiliasse nessa busca,
desde ja obrigada

Resposta

Link directo:

RE: Certidão de Nascimento de Meu Pai Português.

#158784 | papainoel | 07 jun 2007 20:17 | Em resposta a: #158749

Prezada Adilia,
Muito obrigado por estas informações complementares. Ontem eu já enviei para os três endereços, Azeméis, Porto e Aveiro. Acho que vou reenviar um outro para Aveiro, pois o endereço que eu dispunha era . Não sei se vai chegar da mesma maneira. Também peço desculpas pelo meu erro grosseiro de ortografia, quando escrevi “ignorante” com “gui”. Bah! No mais, ficarei aguardando pelas respostas dos meus e-mails, além de tentar abrir os dados dos Arquivos, conforme sua orientação. Muito obrigado e quando tiver mais notícias sobre o processo lhe comunico. Abraços, Sílvio.

Resposta

Link directo:

RE: Certidão de Nascimento de Meu Pai Português.

#159181 | papainoel | 12 jun 2007 20:42 | Em resposta a: #158749

Sra.Adília, Boa tarde.
Volto a sua presença, agora já sabendo que reside em Londres (vi nos fóruns), para perguntar quanto tempo em média leva um e-mail para ser respondido pelo pessoal dos Arquivos Distritais? Tenho observado que muitos participantes do fórum se referem a “procurar pessoalmente nos Arquivos Distritais”, como se morassem na esquina dos mesmos e fosse coisa corriqueira a busca de nomes, datas, etc.! Desculpe minha ignorância no assunto de pesquisa sobre tirar essas certidões, pois aqui no Brasil, sei como funciona e, até agora, só necessitei a certidão de poucos documentos. Nada comparado à necessidade para se tirar os da Cidadania Portuguesa. Aqui podemos solicitar até por e-mail desde que com os dados corretos, é claro! Bem, essas pessoas que respondem ao fórum prestam serviços remunerados para pesquisar nos arquivos ou são voluntários agraciados por vocação? Outra coisa, naquele endereço que a Senhora enviou do Arquivo da Torre do Tombo, é para uma consulta pessoal, via eletrônica, ou estou enganado? Bem, nestes últimos dias li muito nos fórum e percebi que existem situações muito piores do que a minha. Por outro lado, o que importa agora, é meu caso atual. “Faz um ano estive em Londres, de passagem para o litoral sul até Sussex e, depois para o norte em Stockton on Tees, em um programa de intercambio internacional de turismo (Friendship Force)”. Aguardo por sua resposta. Saudações, Sílvio.

Resposta

Link directo:

RE: Certidão de Nascimento de Meu Pai Português.

#320725 | filipearaujo | 14 jan 2013 18:37 | Em resposta a: #158626

Prezado Sr. ???

Estamos a procura dos herdeiros do Sr. JOAQUIM HIPOLITO MOREIRA CAMPOS, ele teve uma conta poupança em 1989
onde há expurgos inflacionários a serem resgatados, as únicas coisas que conseguimos encontrar foram telefones antigos e esta pagina na internet.
São valores significativos, havendo interesse favor entrar em contato pelo e-mail paulistarecuperaçãodevalores@gmail.com.

Gratos.

Resposta

Link directo:

RE: Certidão de Nascimento de Meu Pai Português.

#320752 | papainoel | 14 jan 2013 23:35 | Em resposta a: #320725

já respondi.

Resposta

Link directo:

RE: Certidão de Nascimento de Meu Pai Português.

#320753 | papainoel | 14 jan 2013 23:35 | Em resposta a: #320725

já respondi.

Resposta

Link directo:

RE: Certidão de Nascimento de Meu Pai Português.

#321255 | papainoel | 18 jan 2013 02:22 | Em resposta a: #320725

O que o Senhor está pretendendo exatamente? Favor descrever suas atribuiçõesprofissionais para lidar com o que o Senhor está me informando.Tentei abrir sua resposta, mas não foi possível. A sua mensagem não foi enviada ou foi retirada, conforme informado pelo site.
Obrigado Papainoel

Resposta

Link directo:

RE: Certidão de Nascimento de Meu Pai Português.

#321258 | hmrb | 18 jan 2013 08:01 | Em resposta a: #158749

Caro Confrade

A frase "termo de identificação de identidade" era também utilizada para os casos em que havia divergência de nomes. Sou do tempo em que era pedido este termo sempre que se verificava uma divergência.

Cumprimentos

Hermínia Barata

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 09 mai 2024, 02:33

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen