Questões sobre o Infante D. Pedro

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas

Questões sobre o Infante D. Pedro

#157458 | MiguelRibeiroPedras | 27 mai 2007 19:19

Alguem me sabe dizer o porque de na bandeira pessoal do Infante D. Pedro estar a palavra "désir" e qual o seu significado.
Gostaria também de saber porque é que D. Pedro ficou conhecido como o Infante das Sete partidas.
Se me pudessem responder a estas perguntas e quem sabe dar mais informações sobre este infante que eu pouco conheço, mas que muito me interessa ficaria bastante agradecido.
Cumprimentos
MRP

Resposta

Link directo:

RE: Questões sobre o Infante D. Pedro

#157486 | feraguiar98 | 28 mai 2007 00:43 | Em resposta a: #157458

Caro Miguel Ribeiro Pedras,

As questões que coloca não caberiam num curso de história. Na realidade seriam necessários pelo menos dois: um para enunciar e denunciar o que de falso e errado se ensina na história de Portugal - com a cumplicidade activa e passiva da grande maioria da "comunidade científica" - outro para explicar os enquadramentos históricos e sociais em que a figura do Infante D. Pedro é ímpar, elevando-se sobre os seus pares, em particular sobre os seus irmãos, e adiantando-se ao seu próprio tempo pois, D. Pedro, vivendo na época medieval e conservando desta algum tradicionalismo, tem aspectos de uma modernidade inesperada que permitem classificá-lo como um pré-renascentista.

A divisa "Désir" está no seu brasão por sua própria vontade. O seu significado não é totalmente claro mas sigo a opinião dos que o fazem sinónimo de "Vontade".
Como saberá, D. Pedro, desenvolvendo, adaptando e modernizando uma tradução de Séneca escreveu um livro chamado "Da Virtuosa Benfeitoria", obra sociológica e filosófica a que não falta um senso prático político, de que dera já sobejas provas na sua célebre carta de Bruges a seu irmão o Rei D. Duarte. Nessa obra, casam-se a moral Cristã e o racionalismo estóico de Séneca, sendo assim dos primeiros a valorizar o livre arbítrio, a grandeza de poder optar e escolher, tendo sempre o Bem como finalidade última. Esta exaltação da vontade, por vezes referida como desejo, sustenta a opção apresentada para o significado de "Désir".
Mas entendo frisar que a divisa "Désir" não deve ser lida separadamente da balança, símbolo da justiça, que igualmente adoptou sobre o escudo de armas.

Foi chamado o "Das Sete Partidas" - referência às "sete partidas do mundo" - por, por sua iniciativa embora de acordo e apoiado, primeiro por seu Pai, depois por seu Irmão, ter viajado por toda a Europa, tendo estado ao serviço do Imperador Segismundo, que o recompensou com a Marca de Treviso, que conservou até morrer. Embora não reconhecida na historiografia oficial, terá efectuado os primeiros contactos para o futuro casamento de sua irmã D. Isabel com Filipe "O Bom" duque da Borgonha, talvez o maior senhor da Cristandade; em Veneza, além de tomar contacto com o livro de Marco Polo, encomendou o célebre mapa de Fra Mauro; em Inglaterra, onde viveu vários meses, foi feito cavaleiro da Jarreteira mas, extraordinariamente - e certamente com a sua influência - também a Jarreteira foi atribuída ao seu leal companheiro de aventuras - até à última em que ambos pereceram - Álvaro Vasques de Almada, depois conde de Avranches, único cavaleiro da Jarreteira por mais de um par de séculos que não era inglês nem membro de uma família soberana. É igualmente surpreendente, considerando os costumes da época, que regressando pela Catalunha, tenha escolhido noiva e tratado do seu próprio casamento.

Para conhecer melhor este Príncipe, que com seu neto e herdeiro espiritual e material, o Rei D. João II, considero as maiores figuras da história de Portugal, aconselho-lhe os livros dos profs. Alfredo Pinheiro Marques e Humberto Baquero Moreno, mas aviso-o que vai ter muito que ler.

Com os meus cumprimentos,
Fernando Aguiar

Resposta

Link directo:

RE: Questões sobre o Infante D. Pedro

#157533 | MiguelRibeiroPedras | 28 mai 2007 14:58 | Em resposta a: #157486

Muitissimo obrigado, pela explicação e pela dica do livro. Na minha opinião, também considero D. João II uma figura extraordinaria, quanto ao Infante D. Pedro, tenho uma enorme curiosidade para o "descobrir".
Ao seu dispor
MRP

Resposta

Link directo:

RE: Questões sobre o Infante D. Pedro

#157679 | fxcct | 29 mai 2007 16:44 | Em resposta a: #157486

Caro Fernando Aguiar,

Venho juntar-me a MRP no agradecimento pela informação dada.

Melhores Cumprimentos,

Francisco

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 05 jun 2024, 11:53

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen