Ajuda no AD Braga

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos | Regiões | Pessoas | Famílias

Ajuda no AD Braga

#156391 | jagmc | 17 mai 2007 11:17

Bom dia.

Precisava de dados do casamento de meus bisavós que se realizou na freguesia de Gilmonde - Barcelos, penso que por volta de 1872/1873 (o primeiro filho nasceria em V. Conde em Dezembro de 1873):

Manuel Rodrigues Magalhães nascido em S. Julião do Freixo e filho de Severino António Rodrigues e Margarida Josefa Magalhães;

Maria Conceição Costa nascida em Vila do Conde em 26/1/1853, filha de Joaquim da Costa Duarte e Maria Conceição Martins Ribeiro.

Se algum dos amigos me puder auxiliar evitando-me uma deslocação a Braga, ficaria grato.

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no AD Braga

#156502 | pachancho | 18 mai 2007 08:32 | Em resposta a: #156391

Bom dia,

Irei ao arquivo de Braga e depois digo-lhe o que encontrei. Meus sogros são ambos naturais de S. Julião de Freixo.

cumprimentos
Paula

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no AD Braga

#156520 | jagmc | 18 mai 2007 11:01 | Em resposta a: #156502

Obrigado.
Penso que a familia do meu bisavô tem origens em S. Julião, no entanto ainda tenho que confirmar no Arquivo de Viana Castelo.

Se um dia precisar de algo do Arquivo do Porto, disponha.
J. Correia

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no AD Braga

#156542 | pachancho | 18 mai 2007 17:30 | Em resposta a: #156520

J. Correia,

Manuel Rodrigues e Maria Conceição casaram a 4/6/1869 em Gilmonde, Barcelos.

Ele tinha 30 anos qdo casou e ela 16 anos. Eram ambos solteiros e proprierários. O nome dos pais são os que já tem.

Pedi fotocópia se quiser dp envio-a por e-mail.

cumprimentos
Paula

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no AD Braga

#156554 | jagmc | 18 mai 2007 18:37 | Em resposta a: #156542

Muito obrigado.

Se puder enviar a fc agradeço-lhe.O mail é jalexcorreia@hotmail.com. Só tem que me dizer quanto é.

J.Correia

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no AD Braga

#156652 | pachancho | 19 mai 2007 21:56 | Em resposta a: #156554

J.Correia,

aínda não tenho a certidão em meu poder, assim que a tiver envio-a.


cumprimentos
Paula

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no AD Braga

#156658 | hoover americo | 19 mai 2007 22:56 | Em resposta a: #156520

Caro jagmc

Consegui, pelos filmes dos mórmons, o casamento de um ancestral meu, licenciado João de Sampaio Peixoto cc Quitéria Maria Pereira do Lago, em 17-04-171741, em Sto.Tirso, sendo ela filha do Reverendo Sebastião Pereira do Lago, Abade de S.Migeul de Lamas, bispado de Braga.
Entrei em contato com o arquivo e encontrei em processos "de genere et moribus"
do seminário de Braga, dois Sebastiões formados em época possível, porém, sem mais detalhes. Meu pedido de ajuda é sobre os três Sebastiões, de onde vieram.
Acredito haver duas hipóteses sobre o Sebastião meu ancestral;
1 - Depois de ter seus filhos, enviuvou e foi para o sacerdócio
2 - Reconheceu oficialmente sua filha Quitéria Maria, porque, se fosse uma escorregadela do padre, ela seria filha natural de...
Sem conseguir maiores esclarecimentos, peço sua ajuda, pelo que de antemão agradeço.

Hoover Americo Sampaio

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no AD Braga

#157039 | flordealecrim | 23 mai 2007 11:53 | Em resposta a: #156652

Cara Paula

Peço-lhe ajuda para localizar assentos de nascimento no Arquivo Distrital de Braga, da Paróquia de Santa Maria Maior de Barcelos.

Estes aparecem como filhos naturais de Sofia de Jesus Freitas ou Sofia da Costa Freitas e de pai incognito. Mais tarde foram legitimados com o casamento dos pais.

Os nomes são os seguintes:
Dorinda Augusta -b. a 27.10.1892
Guiomar - B. a 20.03.1894
Adélio Emilio - b. a 12.02.1897
Maria Quitéria - b. a 22.02.1898 (não sei se estas datas são rigorosas)

Antecipadamente grata.

Com os melhores cumprimentos.

Isabel Roque

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no AD Braga

#157040 | jagmc | 23 mai 2007 12:00 | Em resposta a: #156658

A indicação da função sacerdotal a seguir ao nome do pai não é tão estranha como possa parecer naqueles tempos. Pelo que tenho visto no forum até é habitual.

O que posso tentar confirmar no AD Porto se estiver interessado é o casamento do seu antepassado João Peixoto e ver aí se podemos encontrar outros dados.
Precisava de dados concretos( a data será 1741? ), especialmente da freguesia do casamento.

Se estiver interessado, diga. O que pode é levar algum tempo.

J. Correia

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no AD Braga

#157055 | aguerreiro | 23 mai 2007 15:43 | Em resposta a: #157039

Essas pessoas foram filhas do major de infantaria António Emílio do Vale sr da quinta das laranjeiras , lugar das Côrtes Vila Nova De Cerveira, só sobreviveram dois o Adélio que foi médico e que me aparou, muito renomado na terra, A maria Quitéria casou com João Vale azevedo sr da casa da Lamarosa e Avõ do mediático homónimo.. Por sua vez o major Vale é neto de D. Francisca Rita Ayalla e bisneto capitão Francisco Marinho e de D. Micaella Ayalla, já nomeados noutro tópico.
cumprimentos e ao dispor
Aguerreiro

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no AD Braga

#157087 | flordealecrim | 23 mai 2007 19:16 | Em resposta a: #157055

Caro Aguerreiro

Agradeço muito os dados que disponibilizou. Se souber algo mais desta minha gente, fico grata. Tenho a indicação que o major António Emílio do Vale nasceu em Vila Nova de Cerveira, mas ainda não encontrei o seu nascimento.

Cumprimentos

Isabel Roque

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no AD Braga

#157111 | aguerreiro | 23 mai 2007 22:40 | Em resposta a: #157087

O major António Emílio nasceu em Vila Nova na casa das Larangeiras a 21/7/1858 e faleceu na mesma a 24/7/1929.

cumprimentos

Aguerreiro

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no AD Braga

#157125 | hoover americo | 24 mai 2007 01:38 | Em resposta a: #157040

Caro J. Correia

O casamento de João de Sampaio Peixoto c Quitéria Maria Pereira do Lago deu-se em 17-04-1741. Eram moradores "do lugar de Cedana, da freguesia de Santa Maria Madalena do Mosteiro de Santo Tirso, da comarca de ........., Bispado de Braga"
Ela, filha do Reverendo Sebastião Pereira do Lago, abade de São Miguel de Lama (ou Lamas) e de Domingas da Rocha, "da mesma freguesia e arcebispado de Braga". Esta menção do arcb. de Braga pode ser continuação da qualificação de Quitéria ou referir-se à Domingas. Aredação permite as duas hipóteses.
É o que tenho como referências.
Agradeço sua atenção.

Abraço - Hoover

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no AD Braga

#157192 | flordealecrim | 24 mai 2007 19:22 | Em resposta a: #157111

Caro A. Guerreiro

Como sempre bem informado. Agradeço a sua ajuda tão preciosa.
Sabe em que ano nasceu a Rosa Josefa Pereira da Cunha e em que freguesia!

Cumprimentos

Isabel Roque

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no AD Braga

#157245 | aguerreiro | 25 mai 2007 13:01 | Em resposta a: #157192

cara Isabel:

Em pesquisas que fiz nos livrops de nascimento de Gondarém, Loivo e V. N. cerveira, nunca encontrei registo de baptismo de D. Rosa Josefa. isto faz-me supor duas hipóteses. ou se extraviou o livro de registo ou a meu ver a mais provável é que tenha sido registada noutra localidade dado o episódio do (re)casamento post mortem dos pais que já lhe transcrevi noutro tópico.
Caso o saiba transmitir-lho-ei e poderei tentar a informação através dos descendentes, embora tenha duvidas que eles o saibam.
ao dispor cumprimentos.
Aguerreiro

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no AD Braga

#157315 | flordealecrim | 25 mai 2007 21:45 | Em resposta a: #157245

Caro A.Guerreiro

Realmente esta deve estar registada noutra freguesia ou talvez como exposta, como a filha da irmã da Fracisca Marinho Ayalla, que encontrei como exposta em Lanhelas-Caminha e só ficou legitimada quando jé tinha doze anos com o casamento dos pais. Não sei se tinham familiares nesse local!

Ainda não tenho o nascimento da Adelaide do Nascimento Pereira da Cunha Vale irmã do António Emílio, sabé onde nasceu e quando?

Cumprimentos.

Isabel Roque

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no AD Braga

#157534 | MLS | 28 mai 2007 15:01 | Em resposta a: #157125

Hoover
Como sou natural de Santo Tirso, posso-lhe dizer que não existe lugar de Cedana mas sim lugar de Cidenai. A freguesia de São Miguel da Lama é do concelho de Santo Tirso, distrito do Porto.
Cumprimentos

Maria de Lourdes Santarém

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no AD Braga

#157644 | hoover americo | 29 mai 2007 01:58 | Em resposta a: #157534

Maria de Lourdes

Agradeço sua informação e vou tentar encontrar alguma coisa por lá.
Li Cedana por dedução, pois a letra do padre e o tempo passado não colaboraram.

Abraço - Hoover

Resposta

Link directo:

Para Hoover Américo

#158051 | jagmc | 01 jun 2007 19:07 | Em resposta a: #157644

Hoje tive possibilidade de ler o assento de casamento de João Sampaio Peixoto e Quitéria Maria Pereira do Lago.

O que consta é que João Sampaio é filho legitimo de Manuel Sampaio Peixoto e de Joana Silva Almeida, residentes em Cedana ( vem mesmo assim ).
Quanto a Quitéria é filha LEGITIMADA do reverendo Sebastião Pereira do Lago e de Domingas da Rocha da freguesia de S. Miguel de Lama ( hoje apenas Lama ).
Isto quer dizer que nasceu filha natural e entre o seu nascimento e o casamento foi reconhecida como filha pelo pai.
Quanto à mençao de Arcebispado de Braga, o que se passa é que o concelho de S. Tirso é do distrito do Porto em termos administrativos, mas da Arquidiocese de Braga em termos religiosos. Não há assim confusões nem incongruências.

Espero ter esclarecido
J.Correia

Resposta

Link directo:

RE: Para Hoover Américo

#158090 | hoover americo | 02 jun 2007 00:58 | Em resposta a: #158051

J. Correia

Agradeço sua informação.

Abraço - Hoover

Resposta

Link directo:

S. Paio de Seide, Famalicão

#160187 | silvacc | 20 jun 2007 10:48 | Em resposta a: #158090

Cara Paula,

Será que me poderia ajudar a tentar localizar um assento referente a S. Paio de Seide ?

Trata-se do baptismo de:

António de Oliveira Ferreira, filho de Manuel de Oliveira (natural de Gavião, Famalição) e de Domingas Antónia (natural de S. Paio de Seide). Sei que este António casou em 1723 pelo que terá nascido por volta de 1703.

O que pretendia era uma data referência em S. Paio de Seide, pelo que se achar que é mais simples localizar o assento de casamento dos pais em S. Paio de Seide também poderá ser uma boa hipotese a considerar.

Agradeço a atenção

Cumprimentos

Pedro Silva

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 13 mai 2024, 04:02

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen