Dúvida linguística.

Este tópico está classificado nas salas: Formação

Dúvida linguística.

#154061 | Pinduka | 27 abr 2007 17:42

Aos Confrades deste fórum,

Sempre aprendi que nomes próprios e apelidos, nunca se mencionariam e/ou escreveriam no plural, sendo por isso erro de português fazê-lo. No entanto, ao ler as participações deste fórum (e a designação de muitas das edições de carácter genealógico disponíveis no mercado), é permanente a alusão às diferentes famílias utilizando o plural, deturpando por isso o nome, o que me faz, confesso abertamente, alguma confusão.
Se o interesse pelas nossas raízes e assim pela história e cultura de cada um de nós, é demonstrado pelo interesse pela genealogia, não deveria também haver maior respeito pela língua enquanto nossa memória e identidades comuns?. Gostava de ser esclarecido se estou enganado e se o erro foi da saudosa Professora Clementina, que me acompanhou nos primeiros anos de escloraridade.
Obrigado.
Pedro da Costa Pinto

Resposta

Link directo:

RE: Dúvida linguística.

#154080 | joão pombo | 27 abr 2007 19:18 | Em resposta a: #154061

Caro Pedro Costa Pinto:

Não sei ao certo o que prescrevem as boas regras gramaticais, nomeadamente no que respeita aos apelidos compostos.
Contudo, também prefiro o singular ao plural.
Em linguagem genealógica, é comum dizer-se, v.g., "os Costas Pintos" ao invés de "os Costa Pinto", que a mim me soa bem melhor.
E pior ainda é quando nos referimos a uma família cujos membros são "Pereira de Abreu" como "os Pereiras Abreus" ou então, ainda pior, "os Pereiras de Abreu", como se Abreu fosse a terra donde vêm esses Pereiras.

Cumprimentos,
João Pombo

Resposta

Link directo:

RE: Dúvida linguística.

#154083 | Pinduka | 27 abr 2007 19:56 | Em resposta a: #154080

Boa tarde João Pombo,

Como referi, sempre aprendi que os nomes, independentemente de serem compostos ou não, nunca são mencionados no plural, sofrendo assim uma adulteração, contudo e tendo em consideração a sistemática uitlização por parte dos participantes deste fórum e nas referidas edições genealógicas ((algumas delas da autoria de reconhecidos genealogistas) da forma, que eu aprendi como sendo um erro, gostaria de saber se sou eu que tenho andado ao engano, deixando de me referir, por exemplo, como sendo pertencente "aos Costa Pinto" :)
Obrigado.
Cumprimentos

Resposta

Link directo:

RE: Dúvida linguística.

#154087 | Chainho-Oeiras | 27 abr 2007 20:11 | Em resposta a: #154080

Caros confrades:
- O site www.ciberduvidas.pt esclarece o assunto.


Cumprimentos.
CFChainho

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 14 mai 2024, 00:18

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen