Piratas na costa de portugal

Este tópico está classificado nas salas: Cargos | Pessoas | Regiões | Brasil

Piratas na costa de portugal

#152435 | Scátola | 15 abr 2007 14:33

Ola a todos:
Como ultimo(e unico)descendente da minha familia,tornei me o fiel depositario de papeis antigos,nao creio que tenham mais valor do que o sentimental,para mim um pequeno tesouro,uma janelinha para o passado onde numa carta posso ler a descriçao de um antepassado meu que se encontrava no Brasil,concretamente no Maranhao,durante a revolta.Nem todos os papeis sao de facil leitura.Fala numa revolta onde nao era permitido navegar,ele encontrava se a 70 leguas a Norte da Bahia ,todos se levantaram contra o Real congresso,a favor do Principe de Rio de Janeiro,queimavam os barcos impossiblitando o regresso a Portugal,etc,etc...
Outra carta,nomeadamente uma lista que passo a transcrever:"Conta dos prejuizos que Joaquim da Silva Lima sofreu com a tomada do navio Rainha dos Mares deque era capitao? por hum corsario armado em Baltimore e equipado com gente Americannos,dos Estados Unidos,cujo corsario he o Lafontuna? efui tomado,no dia 5 de Outubro de 1818,na Costa de portugal,perto de Lisª".
Alguem ja se cruzou com estes elementos que aqui apresento?

Resposta

Link directo:

RE: Piratas na costa de portugal

#152509 | Ricardo de Oliveira | 16 abr 2007 05:24 | Em resposta a: #152435

São descrições de fatos históricos. Verifique a data e veja se é 1828 e não 1818 !

Cumprimentos

Ricardo

Resposta

Link directo:

RE: Piratas na costa de portugal

#152522 | CesarPaulo | 16 abr 2007 10:45 | Em resposta a: #152435

Caro Scátola

Que tesouro tem em tuas mãos!
Penso que estes papéis antigos a que se refere, não devem ser apenas uma recordação, e precisam ser bem preservados, e se possível, colocados ao alcance de pessoas que necessitam de informações. Sugiro que os escaneie para não ter que manuseá-los com frequencia, e mantenha os originais arquivados em local adequado.
Se puder divulgar algo que neles contém, nesse forum, poderá ser de grande ajuda a muitas pessoas, diferente de cartórios que apenas os veêm com olhos para o comércio que fazem.
Cuide bem de teu tesouro, abraços

César Paulo

Resposta

Link directo:

RE: Piratas na costa de portugal

#152732 | Scátola | 17 abr 2007 19:20 | Em resposta a: #152522

Ola a todos:
Reafirmo a data do documento,1818.Eventualmente nao haveria algum frequentador deste forum,alguem entendido nestas materias que resida na zona de Sintra e arredores que me pudesse ajudar a decifrar e a traduzir?
Tem razao,César,na apreciaçao que faz aos cartorios e que se aplica a muitos outros mas todos tem que ganhar a vida,nao é assim?

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 13 mai 2024, 10:54

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen