Novamente... rio janeiro, Brasil peço ajuda!

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos | Brasil

Novamente... rio janeiro, Brasil peço ajuda!

#152157 | Cristina C | 12 abr 2007 17:55

Exmos utilizadores deste fórum,

Rogo por esclarecimentos.

Procuro a certidão de óbito de um estrangeiro português residente no Brasil. Eis os passos que já dei. Contactei:

Arquivo Nacional, Polícia Federal, Embaixada de Portugal/Brasil e Brasil/Portugal, 7º Cartório RJ + Casa da Misericórdia RJ.

Nenhum destes contactos foi de qualquer utilidade, por enquanto.

Tenho todos os dados de emigração e posso restringir a altura da morte a uma década. A pessoa morou no Catumbi e é aí que aposto que terá falecido. Sendo assim, não deveria ser fácil? Basta escrever ao respectivo registo civil, certo? Devo dizer que encontrei o endereço na net e confirmei-o neste fórum, mas a mensagem vem devolvida ao remetente com aviso de endereço desconhecido. Estou confusa. É assim tão difícil obter informações de um indivíduo que terá falecido há coisa de 50 anos ou menos?

A quem souber me orientar, peço novos caminhos ou nova luz sobre a questão.

Cordialmente,
Cristina C

Resposta

Link directo:

RE: Novamente... rio janeiro, Brasil peço ajuda!

#152167 | gustavo35 | 12 abr 2007 18:27 | Em resposta a: #152157

Cristina,

Teoricamente não é dificil, mas há muita desorganização e às vezes má vontade. Se vc não tem todos os dados para localizar a certidão( livros, data e folhas ) deve se fazer uma busca, e essa busca nem sempre é bem apurada, pq dá trabalho. Achei estranho que na Santa Casa de Misericórdia não tenha achado nada. A Santa Casa é administradora dos cemitérios no Rio de Janeiro, e sendo assim, certamente terá o registro do sepultamento.

Vc deve procurar também a circunscrições do registro civil. Entre no site anoreg.org.br, em "cadastro nacional", escolha RJ e pesquise os endereços. Veja qual o cartório de abrangência do Catumbi, ou da clínica ou hospital onde ele faleceu. Não ligue para os lugares e nem escreva, vá pessoalmente. Se vc tivesse os dados completos para localizar a certidão, poderia fazer à distância, mas não tendo, melhor ir pessoalmente.

Espero ter ajudado,

Gustavo

Resposta

Link directo:

RE: Novamente... rio janeiro, Brasil peço ajuda!

#152175 | Cristina C | 12 abr 2007 20:04 | Em resposta a: #152167

Caro Gustavo,

Toda a ajuda é bem vinda. Acedi de imediato ao site que indicou mas, assim que tento entrar no Cadastro Nacional, indica página desconhecida. Não sei a causa mas, reparei que é frequente quando tento aceder a sites do género. De modo que aqui ficam meus agradecimentos e já agora, um pedido: uma vez que pela internet tem sido estranho, de facto, mas real, as tentativas de obter o endereço da circunscrição que abrange o Catumbi foram infrutíferas (entretanto, o usado anteriormente já se perdeu no mar de contactos). Alguém pode mo facultar?

Para o esclarecer, a Casa de Misericórdia RJ foi a instituição que ainda não deu resposta. Aguardo. Já agora: alguém também pode confirmar o endereço?

Saudações e agradecimentos!

Cristina

Resposta

Link directo:

RE: Novamente... rio janeiro, Brasil peço ajuda!

#152178 | gustavo35 | 12 abr 2007 20:46 | Em resposta a: #152175

Cristina,

Eis o endereço da 7ª Circunscrição do Registro Civil:

CNPJ: 30.918.825/0001-50 Data Instalação: 31/10/1888

Nome Oficial: 7ª CIRCUNSCRIÇÃO DO REGISTRO CIVIL E TABELIONATO DE NOTAS


Endereço: Rua Joaquim Palhares, 267 loja B

Bairro: Estácio de Sá

Distrito: Rio de Janeiro CEP: 20260-080

Município: Rio de Janeiro

Nome Titular: José Mauro Cavalcanti

Nome Substituto: José Henrique da Silva Pessoa Cavalcanti de Albuquerque

Comarca: RIO DE JANEIRO Entrância: Especial

Homepage:

e-mail: setimacirc@veloxmail.com.br

Telefone: (0xx21) 2213-4486 Fax: (0xx21) 2502-3913

Obs:

Data Atualização: 13/07/2004 Horários: De 2ª a 6ª feira, das 9h às 17h.

Área Abrangência: Rio Comprido, Estácio de Sá, Cidade Nova, Catumbi, Morro dos Prazeres, Espírito Santo e Santa Teresa

-------------------------------------------------------------------------------

O endereço da Santa Casa é Rua Santa Luzia 206 - Castelo - Rio de Janeiro.

Telefones
25320228/ 25321628/ 2976611

Cordialmente,

Gustavo

Resposta

Link directo:

RE: Novamente... rio janeiro, Brasil peço ajuda!

#152182 | Cristina C | 12 abr 2007 21:10 | Em resposta a: #152178

Caríssimo Gustavo,

Que dizer? Perfeito! Vou já movimentar as engrenagens e ver no que dá! Cruze os dedos! :)

Comunicar-lhe-ei em gesto de cordialidade o resultado, assim que obtiver respostas.
Muito obrigada,
Cristina

Resposta

Link directo:

RE: Novamente... rio janeiro, Brasil peço ajuda!

#152198 | Cristina C | 12 abr 2007 23:02 | Em resposta a: #152178

Caro Gustavo,

Vou só lhe comunicar que utilizei o endereço da 7ª circunscrição que me facultou e tal como das outras ocasiões, vem retornado. Julgo que não existe mais. Na procura do mesmo, li algures que este tinha sofrido vários assaltos, o que me levou a intuír que teria sido desactivado nesse endereço. Mas não sei se assim é.

Agradeço-lhe novamente, porque, de facto, obtenho os dados, mas não consigo comunicar para eles! Resta o endereço geográfico. Vou tentar a carta. O mesmo pretendo fazer com a Santa Casa. Diga-me apenas: o endereço está complecto? Basta assim para o carteiro a entregar? Desculpe, mas desconheço se o CEP é o mesmo que o indicado em cima, uma vez tratar-se sempre do RJ.

Quando o caso destravar, comunicarei!

Cumprimentos Lusos!

Cristina

Resposta

Link directo:

RE: Novamente... rio janeiro, Brasil peço ajuda!

#152223 | gustavo35 | 13 abr 2007 01:24 | Em resposta a: #152198

Oi Cristina,

O CEP da Santa Casa de Misericórdia eu desconheço. Não encontrei. Acho melhor telefonar e perguntar.

Quanto à 7ª circunscrição, o CEP é o que consta no endereço informado, 20260-080.

Veja, contudo, que não necessariamente o óbito foi lavrado na circunscrição que abrange o Catumbi. Se seu avô, por exemplo, faleceu no Hospital de Ipanema, será outra circunscrição.

Eu ja me utilizei de um site que faz busca de certidões. Eles não encontraram, mas foram muito corretos, sempre me informando acerca do andamento da busca, e motivo do insucesso. Todavia não mandei fazer uma busca em todas as circunscrições.

Não sei se posso informar aqui sites comerciais. Se quiser me manda um email

gadalmeida@gmail.com

Gustavo

Resposta

Link directo:

RE: Novamente... rio janeiro, Brasil pe�o ajuda!

#152374 | Thereza Martins | 14 abr 2007 16:13 | Em resposta a: #152157

Já tentou o cartório do Catete? se puder ajudá-la....

Resposta

Link directo:

RE: Novamente... rio janeiro, Brasil peço ajuda!

#152744 | Cristina C | 17 abr 2007 20:10 | Em resposta a: #152223

Caro GUstavo,

Ainda não tive oportunidade de contactar novamente os locais indicados. Estes dias têm sido atribulados. Mas referiu um promenor real: o de o óbito não ter de ser lavrado nessa área. No entanto, é a hipótese remota que me resta.

Se ele faleceu em Ipanema, a circunscrição é...? Desculpe perguntar, mas continuo sem conseguir aceder aos sites que dão esta informação.

Andei há procura de um site que faz o que indica, um que já contactei, mas não me recordo do nome. Mas se é o mesmo que o seu, é um site particular, onde fazem buscas, mas estas são tão "agulha no palheiro" que não adiantava solicitar os serviços. Pode indicar o nome? Penso que é possível isso no fórum.

Agradeço-lhe muito a atenção demonstrada. Se lhe ocorrer algum mais, tudo pode ajudar.

Cordialmente,

Cristina C

Resposta

Link directo:

RE: Novamente... rio janeiro, Brasil pe�o ajuda!

#152746 | Cristina C | 17 abr 2007 20:17 | Em resposta a: #152374

Cara Teresa,

porquê no Catete? Se me puder ajudar... já agora: Lisboa tem cerca de 63 freguesias (muitas!). O Rio tem quantos bairros/zonas?

Cumprimentos

Resposta

Link directo:

RE: Novamente... rio janeiro, Brasil peço ajuda!

#152752 | gustavo35 | 17 abr 2007 20:55 | Em resposta a: #152744

Cara Cristina,

Se morreu em Ipanema, o cartório é da 5ª circunscrição que abrange, também, diversos bairros, como Copacabana, Botafogo e outros. O cartório do Catete, se não me engano é a 4ª circunscrição, que também abrange outros tantos. O site deles é o http://www.cartoriocatete.com.br/contato.asp. O Rio de Janeiro, se não me engano, tem cerca de 15 ou 20 cartórios que cuidam só de registro civil.

Acho que vc deveria focar, primeiramente, no cartório que abrange o Catumbi. Deve também ver qual é a resposta da Santa Casa de Misericórdia, que como lhe falei, administra inúmeros cemitérios, e muito provavelmente seu avô foi sepultado em um deles. Acho indispensável essa resposta.

Se não conseguir nada com estes dois, o jeito e pesquisar em cada uma das circunscrições.

O site que lhe falei é o www.cartoriobrasileiro.com.br. Devem haver outros sites que fazem este tipo de serviço. Tem que pesquisar. Já fiz uma busca com eles, mas não encontrei a certidão que queria. Para mim era a única alternativa, já que seria uma busca em outro Estado.

Cordialmente,

Gustavo

Resposta

Link directo:

RE: Novamente... rio janeiro, Brasil peço ajuda!

#152787 | Cristina C | 17 abr 2007 22:50 | Em resposta a: #152752

Caro Gustavo:

Mais uma vez, como dizer? Obrigada! Ganho novo ânimo! O site por si indicado não é o mesmo que já contactei. Mas creio que tem razão: há que seguir os passos começando pela Santa Casa. Será que leva muito tempo para eles darem uma resposta?

Muito grata pela ajuda e interesse. Darei notícias!

Cristina

Resposta

Link directo:

RE: Novamente... rio janeiro, Brasil pe�o ajuda!

#152805 | pachancho | 18 abr 2007 07:12 | Em resposta a: #152746

Cristina,

Também procuro certidão de nascimento de minha bisavó que é brasileira (tal como toda a famila dela). Enviei um pedido à cerca de 2 meses para o arquivo nacional do brasil e aínda estou à espera de resposta, apesar de eles dizerem que estão à procura. Não sei o que procuram pq eu enviei data de nascimento, local, nome dos pais.
Sexta enviei um E-mail para o Catete e eles responderm-me que no prazo de três dias teria a resposta.
É dificil!

bjos
Paula

Resposta

Link directo:

RE: Novamente... rio janeiro, Brasil peço ajuda!

#154149 | irw | 28 abr 2007 13:22 | Em resposta a: #152157

Estou entrando numa discussão já bem avançada, mas, para não omitir uma informação que poderá ser útil em algum momento, informo que o Ministério da Justiça do Brasil tem um sítio na internet no endereço:
http://www.mj.gov.br/CartorioInterConsulta/index.html
onde são fornecidos todas as informações relativas aos cartórios brasileiros. Além disso, há um site chamado Cartório 24 horas, cujo sítio na internet fica no endereço:
http://www.cartorio24horas.com.br/index.php
que se propõe a prestar o serviço de obtenção de certidões. Nunca usei os serviços dessa empresa nem, tampouco, posso dar referências porque as desconheço. Saudações, Ivo.

Resposta

Link directo:

RE: Novamente... rio janeiro, Brasil peço ajuda!

#177960 | ojuaras | 27 dez 2007 20:01 | Em resposta a: #152157

cristina: dando uma volta pelo forum pois procuro localizar parentes em Portugal, vi seu pedido e devo informar-lhe que meus avós portugueses moravam no Catumbi. Lá existe um cemiterio onde talvez encontre alguma informação.

Resposta

Link directo:

RE: Novamente... rio janeiro, Brasil peço ajuda!

#177986 | M.Ribeiro | 28 dez 2007 00:40 | Em resposta a: #177960

Caro/a Ojuaras.

Já fiz a pesquisa para o antepassado da Cristina no cemitério a que se refere, o Cemitério do Catumbi, no Rio de Janeiro. Não sei precisar a época abrangida, mas foi de acordo com o que está em outro tópico dela. E a resposta foi negativa para o período solicitado. O nome dele é Manuel de Abreu, filho de Ana de Jesus e Francisco de Abreu. Nasceu em 11/2/1899 e em fevereiro de 1958 era vivo.Emigrou em janeiro de 1931, com 32 anos. Nascido em Santa Cruz do D'Ouro, Baião, Porto, Portugal. Ela supõe que faleceu na década de 70. Supõe-se também que possa ter a ver com a Panificação Flor do D'Ouro, que fica na rua Itapiru, 1619 e que segundo ela ficou sabendo, encerrou as portas em meados de 2007. O telefone era 2272-5994, mas estava desligado na época.
O pedido de busca de óbito no Cemitério do Catumbi é feito pelo telefone à Igreja de São Francisco de Paula, responsável pelo cemitério. Fala-se com Aparecida. O telefone é 2509-0069/70. A pesquisa costuma ser cobrada mas eu a fiz aqui de São Paulo, para o antepassado da Cristina e para o meu avô, e nada foi cobrado.

Marli Ribeiro
Brasil

Resposta

Link directo:

RE: Novamente... rio janeiro, Brasil peço ajuda!

#178097 | ojuaras | 29 dez 2007 01:03 | Em resposta a: #177986

Marli; Morei durante muito anos da minha infância e adolescência na rua itapiru. Já faz muito tempo que saí do Rio e estou achando uma enorme concidência. É claro que não conheci essa padaria., mas é bem provável que minha mãe tivesse conhecido o sr Manoel quando morou no Catumbi. Como eu disse meus avós, pais de minha mãe também moraram por lá durante muitos anos. Talvez eu vá ao Rio na primeira quinzena de janeiro, visitar uma amiga de infãncia, hoje minha comadre que também morou na rua itapiru na mesma época que eu. Será que posso ajudar com algum telefonema quando estiver por lá? Se eu for, será do dia 3 ao dia 10 de janeiro. Mande notícias. Abraços Sueli

Resposta

Link directo:

RE: Novamente... rio janeiro, Brasil peço ajuda!

#178101 | M.Ribeiro | 29 dez 2007 01:18 | Em resposta a: #178097

Sueli

Obrigada.

Em alguma mensagem aqui no Fórum tem o email da Cristina Carvalho, disponibilizado por ela mesma. Vou procurá-lo, agora mesmo, para que ela acesse e responda à sua mensagem. Há muito tempo que não aparece por aqui. A Cristina é quem está procurando pelo Manuel de Abreu, "desaparecido" no Rio de Janeiro.

Abraço.

Marli

Resposta

Link directo:

RE: Novamente... rio janeiro, Brasil peço ajuda!

#178149 | M.Ribeiro | 29 dez 2007 17:31 | Em resposta a: #178097

Sueli

Pedindo desculpas à Cristina, pela minha liberdade, enviei mensagem. Vamos aguardar. Não queria que ela perdesse a oportunidade de esclarecer a questão da padaria, com a sua visita ao bairro do Catumbi.

Olhando as mensagens antigas, vi que ela ficou sabendo que a Panificação Flor do D'Ouro encerrou as portas em agosto de 2007. Então é possível sim que você a tivesse conhecido, dependendo da numeração onde você morou. Se tiver mesmo a ver com o Manuel de Abreu, poderia ser dos descendentes dele.

Também vi que a minha pesquisa no Cemitério do Catumbi foi de 1958, ano em que, segundo ela, ele estaria vivo, e 1979, quando estaria com 80 anos. Na semana que vem vou pedir pesquisa de 1980 aos dias atuais, porque ela disse que os familiares dele são longevos.

O telefone da padaria continua desligado. Penso que seria necessário uma visitinha à região, mas aí já fica a seu critério.

Abraço.

Marli

Resposta

Link directo:

RE: Novamente... rio janeiro, Brasil peço ajuda!

#178312 | Cristina C | 31 dez 2007 19:33 | Em resposta a: #178097

Agradeço a vossa amabilidade.

Existiu muita emigração portuguesa para o Brasil nessa altura e é natural que se tenham criado comunidades. Sei que ele partiu acompanhado de amigos, que mais tarde regressaram. Ele contudo, permaneceu. Teve uma padaria, deixou de ter e depois foi motorista.

Vou rever tudo o que me disseram sobre ele a ver se consigo encontrar uma outra abordagem. O que sei é que deu um endereço na Rua Itapiru e teve uma padaria. Se as duas coisas coincidem, é uma hipótese que estou a considerar. Foi-me dito que Manoel de Abreu é também o nome de um ex-presidente do sindicato dos trabalhadores de panificação do RJ (que fica na rua Itapiru), mas não creio que terá ligação.

Qualquer ajuda que possam facultar, é sempre bem vinda!

Bom 2008 para todos vocês!
Cristina

Resposta

Link directo:

RE: Novamente... rio janeiro, Brasil peço ajuda!

#179384 | ojuaras | 07 jan 2008 22:06 | Em resposta a: #178312

Cristina: Estou passando uns dias no Rio de Janeiro e hoje fui a Rua Itapiru procurar informações sobre o sr. Manoel Abreu. Atualmente o bairro é de pessoas de baixa renda e com um alto índice de criminalidade. Antigamente era um bairro simples mais aconchegante, Fui de carro com a pessoa onde me hospedo que mora bem distante de lá mas gentilmente me levou. Primeiramente devo informa-lhe que o número 1619 não existe. A Padaria Flor do D'Ouro ficava no número 1607. Teve mesmo suas atividades encerradas. Procurei então algum comércio vizinho onde pudesse fazer algumas perguntas. O dono de um estabelecimento proximo que já está nesse lugar há 25 anos não conheceu alguem com esse nome apesar de saber que o antigo dono, por 30 anos, era portugues mas chamava-se sr. Silvino. Depois de muita conversa lembraram-se que ,por algum tempo, trabalhou um outro portugues nessa padaria que era chamado de sr. Leitão, não sabiam informar se era nome ou apelido, que tinha fechado um bar e foi trabalhar na padaria e faleceu recentemente. Fui ainda no Sindicato dos Panificadores que fica na mesma rua e lá ninguem soube me dar informações sobre os antigos donos pois a padaria Flor do D'ouro não era associada. Liguei também para a igreja de São Francisco e a sra. Aparecida me disse que poderia pesquisar se existe a certidão de õbito do sr. Manuel caso eu lhe desse uma data bem aproximada do falecimento do mesmo.
Ficarei no Rio até o dia 11. Caso precise que eu telefone para algum outro lugar mande com urgência para mim os dados. Não poderei voltar a rua Itapiru pois conforme lhe disse não é um lugar bom de se ir e ainda pq não é perto de onde estou. Abraços. Sueli

Resposta

Link directo:

RE: Novamente... rio janeiro, Brasil peço ajuda!

#179501 | Samila Soares | 08 jan 2008 15:38 | Em resposta a: #179384

Prezados,
Gostaria de ajudar. Muitos Portugueses eram associados do Hospital Ordem Terceira da Penitência que fica na Rua Conde de Bonfim, 1033 - Tijuca - Rio de Janeiro - RJ
Site: wwwpontovotpontocompontobr e E-mail: adm@vot.com.br. Sueli, você deve conhecer a localidade, fica próximo ao Colégio Marista e eles tem muitos registros de Portugueses que lá foram atendidos. Era um costume por se tratar de uma entidade patrocinada por imigrantes portugueses. Geralmente quando algum patrício adoecia era para lá que eram enviados para serem atendidos.
Vale a tentativa.

Saudações,

Samila Soares

Resposta

Link directo:

RE: Novamente... rio janeiro, Brasil peço ajuda!

#179542 | M.Ribeiro | 08 jan 2008 18:30 | Em resposta a: #179384

Sueli

Você foi muito prestativa.

Ontem passei email para a Cristina, na esperança de que ela veja a sua mensagem.
Eu estou saindo do fórum por uns dias.

Abraços.

Marli

Resposta

Link directo:

Dados e agradecimentos

#179556 | Cristina C | 08 jan 2008 19:59 | Em resposta a: #179384

Agradeço-lhe Sueli, por ter feito o que fez. Fiquei com a impressão da Rua Itapiru ser um mau local quando pesquisei a 7º circunscrição do Registo Civil e li algo a respeito de assaltos. Fica no Bairro Estácio de Sá, RUa Joaquim Palhares, 267 B, no Rio. Não cheguei a escrever para eles, mas tentei diversas vezes o endereço eletrónico, sem sucesso. Contudo, também não saberia precisar uma data de óbito.

Tenho avançado na base das possibilidades, em torno do único endereço que vinha no prontuário. Este parente nasceu em 1899 e a última vez que deu sinais de vida foi em Fevereiro de 1958. São já 50 anos. Fiz a pesquisa na Santa Casa da Misericórdia e devolveram-me como "óbito não encontrado" para os anos de Janeiro de 1959 para 1992 em qualquer um dos 13 cemitérios do Rio. Como imagina, perdi alguma esperança com este resultado. Contudo, reparei agora que existe um espaço de quase um ano, de Fev.58 para Jan59 que a pesquisa não abrangeu, não sei porquê. Bom, agradeço-lhe a aventura que passou e os dados que recolheu.

Vou estudar a hipótese avançada no assunto da Samila Soares, que vi agora. Ela diz que muitos Portugueses eram associados do Hospital Ordem Terceira da Penitência que fica na Rua Conde de Bonfim, 1033 - Tijuca - Rio de Janeiro - RJ. Fui ao site, mas dá como página não encontrada. Li contudo, o que estava em cache. Não sei se é uma hipótese viável, vou ver. A ver se consigo falar com uns parentes que não conheço mas vivem por umas bandas e talvez estes saibam precisar um possivel ano para o óbito. Mais uma vez, obrigada! Abraços, Cristina

Resposta

Link directo:

Algumas dicas!

#186196 | lulucena | 25 fev 2008 21:27 | Em resposta a: #179556

Cristina,

Acompanhei ppor acaso sua busca na net. Bem, vamos lá se posso passar algumas informações úteis para você.
1. Você procurou alguma coisa no Arquivo Nacional do Rio de Janeiro?
2. E na Cúria Metropolitana, onde estão os atestados de nascimento, casamento e óbito?
3. Os portugueses no Rio de Janeiro, de acordo com a sua região em Portugal tinham clbes como Casa de Trás-os-Montes, Casa do Minho, que é no Cosme Velho, perto de onde moro, etc.
4. Quanto ao Hospital chama-se Beneficência Portuguesa e o endereço é:
Rua Santo Amaro, 80 - Glória - Rio de Janeiro - Brasil.
5. Já tentou alguma pergunta junto ao Consulado de Portugal?

Meu nome é Lucia Pereira de Lucena-Guerra, estou atrás dos Lucenas. Qualquer informação que deseje pode escrever, pois temos muitos amigos portugueses e vou duas vezes por ano a Portugal.
Um abraço, coragem.

Lucia Pereira de Lucena-Guerra

Resposta

Link directo:

RE: Dados e agradecimentos

#186217 | M.Ribeiro | 26 fev 2008 01:01 | Em resposta a: #179556

Cara Cristina

Solicitei pesquisa de internação de Manuel de Abreu na Casa de Portugal, casa de saúde que fica no Catumbi, na rua do Bispo nº 72, até fevereiro de 2008, quando ele poderia estar com 109 anos, já que você disse que a família é longeva. Foi lá que meu pai esteve internado e faleceu, há muitos anos. Forneci a filiação e a data e o local de nascimento, que tenho anotados.
Vamos aguardar.

Um abraço.

Marli

Resposta

Link directo:

RE: Dados e agradecimentos

#186352 | lulucena | 27 fev 2008 01:16 | Em resposta a: #186217

Cristina,

Se você quiser, apesar de não ter dado uma resposta coloco-me à sua disposição pois meu marido é médico, conhece todos os hospitais da cidade, particulares e públicos, eu tenho mil contactos na área de saúde e como profa. tenho outros links aos quais posso recorrer.
Uma coisa importante é saber a paróquia do bairro onde o senhor seu pai morava. Hoje consegui uma informação no local onde meus pais se casaram em 1940, em Jacarepaguá.A Cúria Metropolitana possui todas essas informações.
Saudações,

Profa. Dra. Lucia Pereira de Lucena-Guerra

Resposta

Link directo:

RE: Dados e agradecimentos

#186699 | Cristina C | 29 fev 2008 20:14 | Em resposta a: #186352

Olá.

Agradeço-lhe os préstimos de ajuda e a informação disponibilizada. Não lhe respondi antes porque só agora acedi às mensagens. Faz algum tempo que não venho ao Genea regularmente.

Eu já dei tantos passos que, sinceramente, não recordo de todos. Tinha de ir ver email por email, carta por carta, mensagem por mensagem...

Mas respondendo ao que pergunta. O Arquivo Nacional do RJ foi dos primeiros passos que dei e este enviou o prontuário. tentei "espremer" toda a gota de informação nelo contida, mas foi de pouca serventia. Eu DEDUZI que este parente viveu na zona do Catumbi porque no endereço de TRABALHO estava a rua Itapiru. Soube por parentes que ele teve uma padaria em sociedade. Investiguei e soube também que na rua Itapiru ou na zona do Catumbi existem hoje 3 padarias, sendo que uma, que fechou em Agosto passado se chama FLOR DO RIO DOURO. Sendo o meu parente originário de Baião, no Porto e sendo usual os imigrantes baptizarem os estabelecimentos comerciais com o nome de suas terras, achei que palpitei bem.

Depois procurei na santa Casa. Nenhum óbito foi encontrado. Mas eles falharam um ano... Porém, nada me diz que meu parente continuou a viver na cidade. Pode ter aí vivido mas ter morrido noutro local.

Se soubesse onde, procurava certidões de casamento. Não sei se casou, pois já era casado e enviovou mais tarde. Mas sei que teve filhos.

Mais informações que possam afunilar para um ponto específico esta busca, espero encontrar quando conseguir encontrar uns parentes. Talvez estes saibam dizer-me quais foram as últimas notícias que receberam dele. Mesmo por terceiros, que ás vezes é de boca-em-boca que uma notícia chega ao ouvido de alguém.

É a primeira vez que escuto falar da Cúria Metropolitana. Do que se trata específicamente? As minhas investigações não avançam mais por me faltar um endereço conclusivo. Uma região. Uma certeza. É por isso que fiquei um pouco afastada, até encontrar aqui uns parentes que talvez possam me facultar mais informações.

Mas muito obrigada pela sua disponibilidade.
Cumprimentos,
Cristina Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: Dados e agradecimentos

#186950 | Samila Soares | 04 mar 2008 14:42 | Em resposta a: #186699

Prezada Cristina,
Trata-se da Catedral do Rio de Janeiro.
Fone: (21) 2240-2669 | (21) 2240-2869 | (21) 2262-1797
e-mail: catedral@catedral.com.br, sitio: wwwpontocatedralpontocompontobr.

Sds.

Samila

Resposta

Link directo:

Obrigado

#186990 | Cristina C | 04 mar 2008 23:46 | Em resposta a: #186950

Obrigada. Vou contactá-los.

Resposta

Link directo:

RE: Dados e agradecimentos

#188808 | Cristina C | 18 mar 2008 19:20 | Em resposta a: #186950

FYI: Consultei a cúria. Para dados tão recentes eles não podem ajudar.

Resposta

Link directo:

RE: Dados e agradecimentos

#188815 | Samila Soares | 18 mar 2008 19:47 | Em resposta a: #188808

Cristina,

A Santa Casa costuma cobrar e não fornecem dados por e-mail. Vc fez essa tentativa? Entrou no site deles?
De toda forma se seu parente faleceu no Catumbi e foi enterrado no cemitério de lá a Santa Casa não terá dados a fornecer uma vez que esse cemitério não faz parte de sua administração. Me envie mais notícias.

Sds.

Samila

Resposta

Link directo:

Esclarecimentos

#188886 | Cristina C | 19 mar 2008 12:47 | Em resposta a: #188815

Fiquei confusa, preciso de um esclarecimento. A Santa Casa da Misericórdia do RJ foi a entidade que já contatei e que, ao que consta, tem o registo de todos os óbitos de todos os 13 cemitérios da cidade. Está correcto ou estou a fazer alguma confusão, já que me diz que o cemitério do Catumbi não faz parte da adm. da S. Casa?

Meus agradecimentos
Cristina

Resposta

Link directo:

RE: Esclarecimentos

#188894 | Samila Soares | 19 mar 2008 13:17 | Em resposta a: #188886

Cristina,

É isso mesmo. O Cemitério de São Francisco de Paula ou cemitério do Catumbi, como é mais conhecido, não faz parte da administração da Santa Casa. Os endereço e telefone do Cemitério do Catumbi são o seguinte:
Endereço: Rua Lgo. Catumbi, 120 - Cidade: Rio de Janeiro
Estado: RJ - CEP: 20251-450 - Telefone: (55) (21)2502-2141 e 2293 4583

Somente os cemitérios abaixo são administrados pela Santa Casa os demais são independentes.Por isso o nome de seu parente não foi encontrado. Se você entrar no site da Santa Casa no Rio de Janeiro poderá confirmar os cemitérios conveniados.

Espero ter ajudado.

Saudações.

Samila

CEMITÉRIOS DO RIO DE JANEIRO

O Rio de Janeiro conta com 20 cemitérios, sendo 13 de propriedade do município, administrados pela Santa Casa da Misericórdia, e os restantes são particulares, sob regime de permissão;

CEMITÉRIOS PÚBLICOS
por ordem de bairro
---------------------------------------------------

BOTAFOGO
Cemitério São João Batista
Rua Gal. Polidoro, 22
Botafogo
Tels: 21 2527 0648 - 2539 6057 Fax: 2219 1261

CACUIA
Cemitério da Cacuia
Estr. da Cacuia, 46
Cacuia - Ilha do Governador
Tel: 21 3396 1300

CAJU
Cemitério São Francisco Xavier
R. Monsenhor Manoel Gomes, 155
Caju
Tels: 21 2580 4129 - 2589 9883 Fax: 2219 8478

CAMPO GRANDE
Cemitério de Campo Grande
Av. Cesário de Melo, 4351
Campo Grande
Tels: 21 2413 5582 - 2413 5028

GUARATIBA
Cemitério de Guaratiba
Estrada da Ilha, 1575
Guaratiba
Tels: 21 2419 4071 - 3377 5924

INHAUMA
Cemitério de Ianhúma
Av. Pastor Martin Luther King Jr., 155
Inhaúma
Tel: 21 3899 2369

IRAJÁ
Cemitério de Irajá
Prc. Nossa Senhora da Apresentação, 198
Irajá
Tels: 21 2471 1429 - 3371 4757

PAQUETÁ
Cemitério de Paquetá
Ria Manoel de Macedo, 137
Paquetá
Tel: 3397 0357

REALENGO
Cemitério do Murundu
Rua Murundu 1140
Padre Miguel
Tel: 21 2401 5621

JACAREPAGUÁ
Cemitério do Pechincha
Rua retiro dos Artistas, 307
Pechincha
Tels: 21 3392 5852 - 3392 0401

RECREIO DOS BANDEIRANTES
Cemitério de Piabas
Estrada do Pontal
Piabas
Tel: 21 2219 4130

RICARDO DE ALBUQUERQUE
Cemitério de Ricardo de Albuquerque
Estr. Marechal Alencastro, 1743
Ricardo de Albuquerque
Tel: 21 2457 4238

SANTA CRUZ
Cemitério de Santa Cruz
Rua da Verdade
Santa Cruz
Tel: 3395 0339

==================================

CEMITÉRIOS PARTICULARES

CAJU
Cemitério Comunal Israelita do Rio de Janeiro
Rua Mons. Manoel Gomes, 311
Caju
Tels: 21 2580 4379 - 2509 3474

CAJU
Cemitério da Venerável ordem
3ª de N.Srª do Monte do Carmo
(cemitério tradicional, horizontal)
Rua Monsenhor Manoel Gomes, 287
Caju
Tel: 21 2580 4429

Memorial do Carmo (cemitério vertical)
Tel: 21 3890 4233

CAJU
Cemitério da Venerável Ordem
3ª de S. Francisco da Penitência
Rua Monsenhor Manoel Gomes, 307
Caju
Tel: 21 2580 4479

CATUMBI
Venerável Ordem Terceira de São Francisco de Paula
Cemitério São Francisco de Paula
Largo do Catumbi, 120
Tels: 21 2502 2141 - 2293 4583

GAMBOA
British Burial Fund - Cemitério dos Ingleses
Rua da Gamboa, 181
Gamboa
Tels: 21 2226 7053 - 2233 4237 Fax: 2226 7332
e-mail: britishburialfund@yahoo.com.br

JARDIM SULACAP
Irmandade N.Sra. do Rosário e
São Benedito dos Homens Pretos
Cemitério Jardim da Saudade de Sulacap
Av. Carlos Pontes, 500
Jardim Sulacap
Tels: 21 3357 9774 - 3357 9029
e-mail: adm_jsaudade@hotmail.com

SANTA CRUZ
Irmandade Santa Cruz dos Militares
Cemitério - Parque Jardim da Saudade de Paciência
Estr. Visconde de Sinimbu
Santa Cruz
Tels: 21 2417 2392 - 2417 2474

http://www.cbg.org.br/arquivos_genealogicos_c_01.html

Resposta

Link directo:

RE: Esclarecimentos

#188969 | M.Ribeiro | 19 mar 2008 23:45 | Em resposta a: #188894

Cara Samila Soares

Veja por favor a mensagem que deixei aqui em 28/12/2007 em relação ao Cemitério do Catumbi.

Marli Ribeiro

Resposta

Link directo:

RE: Esclarecimentos

#189012 | Samila Soares | 20 mar 2008 11:21 | Em resposta a: #188969

Marli,

Diante dos fatos, sugiro que vc faça a busca nos outros cemitérios, particulares, e que constam naquela lista que enviei no dia 20/03.

Se me ocorrer algo mais avisarei a você.

Saudações

Resposta

Link directo:

RE: Esclarecimentos

#189014 | M.Ribeiro | 20 mar 2008 11:48 | Em resposta a: #189012

Cara Samila

O cemitério do Catumbi não encontrou nem Manoel de Abreu, da Cristina, e nem o meu avô. Mas estou esperando confirmação da Santa Casa sobre o meu avô.

O Cartório do Catete encontrou alguém com o nome do meu avô no ano que forneci como falecimento, no cemitério de São Francisco Xavier, Caju. Como não tem a filiação e nem a naturalidade estou esperando para ver se a Santa Casa encontra outro com o mesmo nome. Pedi buscas no Cartório do Catete porque me foi entregue uma foto dele com endereço do fotógrafo no verso. Ficava na região que o Cartório do Catete abrange.

Acho este caso da Cristina difícil porque não tem ano de falecimento. Em todo o caso, de Portugal, a Cristina pode escrever para estes cemitérios particulares. Mas ela ficou de ver com parentes mais alguns dados sobre Manoel de Abreu.

Abraço.

Marli

Resposta

Link directo:

RE: Esclarecimentos

#189047 | Cristina C | 20 mar 2008 16:46 | Em resposta a: #188894

Obrigada Samila.

A informação que dispôs pode ser relevante. Irei investigar.
Cumprimentos

Resposta

Link directo:

Novamente... rio janeiro, Brasil peço ajuda!

#365693 | leonelcs | 03 fev 2016 20:11 | Em resposta a: #189047

Cristina, vc já conseguiu localizar o óbito do português que vc procura desde 2007?
Att
Izabela

"Exmos utilizadores deste fórum,

Rogo por esclarecimentos.

Procuro a certidão de óbito de um estrangeiro português residente no Brasil. Eis os passos que já dei. Contactei:

Arquivo Nacional, Polícia Federal, Embaixada de Portugal/Brasil e Brasil/Portugal, 7º Cartório RJ + Casa da Misericórdia RJ.

Nenhum destes contactos foi de qualquer utilidade, por enquanto.

Tenho todos os dados de emigração e posso restringir a altura da morte a uma década. A pessoa morou no Catumbi e é aí que aposto que terá falecido. Sendo assim, não deveria ser fácil? Basta escrever ao respectivo registo civil, certo? Devo dizer que encontrei o endereço na net e confirmei-o neste fórum, mas a mensagem vem devolvida ao remetente com aviso de endereço desconhecido. Estou confusa. É assim tão difícil obter informações de um indivíduo que terá falecido há coisa de 50 anos ou menos?

A quem souber me orientar, peço novos caminhos ou nova luz sobre a questão.

Cordialmente,
Cristina CExmos utilizadores deste fórum,

Rogo por esclarecimentos.

Procuro a certidão de óbito de um estrangeiro português residente no Brasil. Eis os passos que já dei. Contactei:

Arquivo Nacional, Polícia Federal, Embaixada de Portugal/Brasil e Brasil/Portugal, 7º Cartório RJ + Casa da Misericórdia RJ.

Nenhum destes contactos foi de qualquer utilidade, por enquanto.

Tenho todos os dados de emigração e posso restringir a altura da morte a uma década. A pessoa morou no Catumbi e é aí que aposto que terá falecido. Sendo assim, não deveria ser fácil? Basta escrever ao respectivo registo civil, certo? Devo dizer que encontrei o endereço na net e confirmei-o neste fórum, mas a mensagem vem devolvida ao remetente com aviso de endereço desconhecido. Estou confusa. É assim tão difícil obter informações de um indivíduo que terá falecido há coisa de 50 anos ou menos?

A quem souber me orientar, peço novos caminhos ou nova luz sobre a questão.

Cordialmente,
Cristina C"

Resposta

Link directo:

Novamente... rio janeiro, Brasil peço ajuda!

#365694 | Marli Ribeiro | 03 fev 2016 20:54 | Em resposta a: #152157

Prezada Izabela

Em 2008 eu e a Cristina procurávamos pelo óbito de nossos antepassados no Brasil.
Estou aguardando ansiosa para ver o que a Cristina vai responder.
Mas eu consegui encontrar o óbito do meu avô Álvaro Ribeiro pagando por uma pesquisa na Santa Casa do Rio de Janeiro.
Acho que este serviço foi desativado.
Tenho a data do falecimento, o local da última moradia, a causa da morte, o hospital, o nome do médico, a Circunscrição em que foi registrado o falecimento e o cemitério.
A Santa Casa fez um bom trabalho, porque o meu avô chegou ao Brasil em 1911 e faleceu em 1919, de tuberculose, por ocasião da epidemia de gripe espanhola.
A Cristina é de Portugal. Eu sou do Brasil.
Um abraço

Marli Ribeiro

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 09 mai 2024, 13:11

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen