Capitão António José de Castro

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Famílias | Regiões

Capitão António José de Castro

#147461 | silvae | 10 mar 2007 23:57

Meu quinto avô era o Capitão António José de Castro, natural de Valença do Minho, filho de Lui­s de Castro e Mariana de Alvim, esta falecida em 1781. O Capitão António José de Castro era Guarda-Mor em São João del Rei, Minas Gerais. Também vieram para cá seus irmãos, o Capitão José António de Castro e Miguel Lui­s da Fonseca, este último já falecido, segundo o o documento a que tive acesso, o testamento do Capitão António José de Castro, que também fala de uma irmã, sem dar-lhe o nome, sendo que esta era residente em Portugal. Vou a Portugal brevemente; então, gostaria de saber se os docmentos do Arcebispado de Braga são acessíveis e, em caso positivo, como devo proceder. A outra questão é se algué estaria pesquisando esse ramo dos Castro a que me referi. Cordialmente, SÃílvia.

Resposta

Link directo:

RE: Capitão António José de Castro

#147507 | Samuel C O Castro | 11 mar 2007 12:59 | Em resposta a: #147461

Estimado (a) Silvae (Sílvia ?)

Pesquiso a família Castro, todos os ramos que esteja ligados entre si, desde os espanhóis, portugueses, da Ilhas, Índia, África, países sul-americanos e Brasil, cuja base poderás ver algumas informações aqui em http://genealogia.netopia.pt/forum/msg.php?id=89419&fview=e . Mas, nessa base não encontro o casal Luís de Castro e Mariana de Alvim.
Como tenho grande interesse em entroncar diversos e antigos ramos brasileiros que estão dispersos, caso descobrir mais dados sobre a ascendência do refirido Capitão Antônio, peço sua gentileza de aqui informar, para que eu possa novamente confrontar com os demais da base, e, caso se confirme, com prazer ali acrescentá-los.
Por volta de 1700, quando se falava em Arcebispado de Braga, envolvia uma região muito grande. Mas como no Testamento diz que o Capitão era natural de Valença do Minho, essa cidade fica no norte de Portugal, portanto, atualmente, a documentação (Batismo) dele, que poderás dar pista na ascendência dele, deverá estar no Arquido Distrital de Viana do Castelo (advct@advcastelo.iantt.pt) - Rua Manuel Espregueira, 140 - 4900-318 – Viana do Castelo - Portugal, onde a Sra. Diretora Dra. Maria Olinda Alves Pereira, é uma pessoa muito prestativa e com certeza não medirá esforços em lhe auxiliar.
Desejo-lhe boa sorte nas pesquisas, fico no aguardo de novidades e a disposição. Fraterno abraço.

Samuel de Castro - Olímpia - SP - Brasil

Resposta

Link directo:

RE: Capitão António José de Castro

#147557 | silvae | 11 mar 2007 17:16 | Em resposta a: #147507

Prezado Sr. Samuel:
Obrigada pela gentileza de informar-me como agir em Portugal. Sua informações foram de grande valor. Tão logo tenha novos dados, eu os passarei ao senhor. No testamento do Capitão José Antônio, irmão de meu quinto avô Antônio José, ele diz literalmente que é natural da freguesia de Santo Estevão Colegiada, na Comarca de Valença do Minho, Acerbispado de Braga, filho legítimo de Luís de Castro e de sua mulher, Mariana de Alvim e Castro, aquele já defunto. É curioso que fale Comarca, não é? Cordialmente, Sílvia.

Resposta

Link directo:

RE: Capitão António José de Castro

#147561 | Samuel C O Castro | 11 mar 2007 18:41 | Em resposta a: #147557

Estimada Sílvia,

Realmente existe a Freguesia de Santo Estevão, em Valença, pois dali tenho em minha base muitos Castros descendentes.
Através do link acima, solicitei seu contacto (e-mail), pois gostaria de lhe passar um nome e endereço de um Castro morador em Valença, que muito poderá lhe auxiliar. Por segurança evito de aqui expor esses dados e, inclusive, meu e-mail. Continuo a disposição. Fraterno abraço.

Samuel de Castro

Resposta

Link directo:

RE: Capitão António José de Castro

#147602 | silvae | 11 mar 2007 23:09 | Em resposta a: #147561

Prezado Sr Samuel:
Enviei ao endereço que me passou o meu email. Terá recebido? Caso não tenha chegado, por gentileza, avise-me, pois enviarei outra vez. Cordialmente, Sílvia.

Resposta

Link directo:

RE: Capitão António José de Castro

#346542 | Maria M Luz | 23 mai 2014 23:55 | Em resposta a: #147602

Caro ou cara Silvae
Digitando a palavra Miguel Luis da Fonseca, no Google, apareceu este fórum do Geneall net do qual também participo, o seu nome e suas indagações sobre os Castro. Você diz que seu quinto avô era Antônio José de Castro. Há 15 anos faço pesquisas sobre minha linhagem materna. Parte materna de minha avó materno. Tenho um livro quase pronto e só agora encontrei os descendentes de Luis de Miranda e Castro. Tenho toda a descendência de José de Miranda e Castro, seu irmão. A descendência deles está em santa Catarina. Que bom que encontro alguém da minha geração procurando por pessoas tão antigas em nosso território brasileiro. Tenho encontrado vários testamentos em São João del Rei, onde stou conseguindo montar este ramo da família. Quem sabe podemos trocar mais informações; Sou Maria Helena Meira Luz(*1948) em Fpolis, SC. Minha ascendência materna: Maria Helena - Zulma Freyesleben Meira - Francisca Sibilla Ferreira da Cunha - Maria das Dores Ferreira da Cunha - Gabriel Ferreira da Cunha - Cap. Gabriel Ferreira da Cunha - José de Miranda e Castro - Francisco de Miranda e Castro. Como v~e fechei o meu ciclo achando os primeiros ascentendes imigrados e o seu genitor. Para mim já considero o suficiente. Qualquer interesse em saber mais, entre em contato comigo.

Resposta

Link directo:

RE: Capitão António José de Castro

#346609 | Maria M Luz | 27 mai 2014 03:58 | Em resposta a: #346542

Se nossos confrades Portugueses puderem nos ajudar a terminar este estudo genealógico, ficaremos muito felizes, eu e a pessoa que me referi no tópico acima que aparece com o pseudônimo silvae:
Francisco de Miranda e Castro, processado em Portugal pela inquisição, casado com Ana de Sousa Vale teve dois filhos que encontrei em minhas pesquisas: Luis de Miranda e Castro e José de Miranda e Castro.
Luis de Miranda e Castro era casado com Mariana de Alvin, moradores na cidade do Porto e falecidos talvez na cidade de São João del Rei, em Minas Gerais, Brasil. O casal teve quatro filhos (que encontrei) 1. Miguel Luis da Fonseca já casado em Aiuruoca, MG. Brasil com Maria da Conceição.2.Antonio José de Castro nascido em 9 e batizado a 11 de julho de 1729 em Valença do Minho, Freguesia de Sta. Maria dos Anjos e casado em Aiuruoca, Mg. em 8 de dezembro de 1753 com Ana Maria Joaquina Rosa, nascida no Rio de Janeiro e filha de Antonio Martins Branco (Sta Maria do Alvão - Bdl - Portugal ) e de Josefa Caetana Rosa (Sta Maria do Castelo, Patriarcado de Lisboa).3 Cap. José AntOnio de Castro falecido em S. João del Rei em 14 de dezembro de 1782, solteiro e sem descendência . 4. uma filha não citada no testamento do falecido seu irmão Capitão, moradora na cidade do Porto e casada com Luis de Almeida e Moraes.
O que necessito é: Data de batismo e de nascimento desses quatro filhos nascidos provavelmente na Região do Minho. Nome da filha casada e moradora na cidade do Porto. Não preciso da certidão de batismo, apenas datas, locais e padrinhos.
Fico no aguardo de uma preciosa informação para fechar essa genealogia. Agradeço antecipadamente, qualquer esforço dos nossos confrades em fazer estas buscas.
Como estamos em rítimo de Copa do Mundo, nós brasileiros esperamos jogar a partida Final com os nossos irmãos Portuguêses. Um abraço,
Maria Helena
í

Resposta

Link directo:

RE: Capitão António José de Castro

#346872 | Maria M Luz | 04 jun 2014 03:43 | Em resposta a: #147602

Caro samuel, você tem o endereço de email de Silvae? Ou só poderei pedir ao moderador deste fórum.

Resposta

Link directo:

RE: Capitão António José de Castro

#346887 | Samuel C O Castro | 04 jun 2014 14:25 | Em resposta a: #346872

Prezada Maria,

Não possuo o e-mail da Sílvia e o último contato que tive com ela foi por aqui, em 2007. Recentemente pedi o contato dela através do Geneall, mas não recebi resposta.

Continuo a disposição. Abraço fraterno.

Samuel de Castro

Resposta

Link directo:

Capitão António José de Castro

#348189 | Maria M Luz | 13 jul 2014 00:11 | Em resposta a: #147461

Cara Silvia, por favor se você ainda pesquisa aqui no Geneaal net entre em contato comigo. tenho ótimas referências sobre esses seus ancestrais que também são meus. Use o meu email: mariahelenaemeluzarrobagemailponto com e vamos falar muito sobre os descendentes do Capitão Antônio José de Castro.
Um abraço,
Maria Helena

Resposta

Link directo:

Capitão António José de Castro

#358830 | Maria M Luz | 23 jun 2015 19:15 | Em resposta a: #147461

Cara Silvia,
Não sei se ficou sem interesse em continuar as pesquisas sobre O capitão Antonio José de Castro, mas eu fiquei muito interessada em continuar a debater com você esse seu fórum de questionamento sobre os nossos Miranda e Castro. Gostaria muito de manter um contato com você. Gostaria muito que você entrasse em contato comigo via email: mariahelenamluzarrobagmailpontocom
Tenho muitas informações a esse respeito. Já são quase 600 páginas de informações sobre Luis de Miranda e Castro e seu irmão José de Miranda e Castro. Lá no longíncuo passado temos as mesmas raízes. Um abraço, Maria Helena. (de Florianópolis, Santa Catarina)

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 13 mai 2024, 21:51

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen