Gomes Freire de Andrade/O injustiçado

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Famílias

Gomes Freire de Andrade/O injustiçado

#14409 | aeiou2 | 18 dez 2001 07:58

Sabem dos descendentes deste glorioso português,mal amado e enredado nas teias da intriga política e inveja da época e que tiveram como consequência,o seu enforcamento em 18 de Out 1817 em Oeiras?
Beijinhos
Maria

Resposta

Link directo:

RE: Gomes Freire de Andrade/O injustiçado

#14420 | Pedro A T | 18 dez 2001 15:52 | Em resposta a: #14409

Cara Maria

Que eu saiba,o Tenente-General dos Reais Exércitos Gomes Freire de Andrade não casou e não teve descendência.No entanto,não lhe posso garantir com toda a certeza.

Entretanto,aproveito eu para lhe fazer eu uma pergunta:qual era a relação de parentesco do General com os condes de Bobadela e de Camarido?

Obrigado
com os melhores cumprimentos,

Pedro Ahrens Teixeira

Resposta

Link directo:

RE: Gomes Freire de Andrade/O injustiçado

#14433 | aeiou2 | 18 dez 2001 22:13 | Em resposta a: #14420

Ex.mo Senhor
Ainda não fui ao M.H.Militar consultar a pasta individual do general,o que sei é da G.E.L.Brasileira,que diz que vivia com uma D.Maria de Melo ao Alecrim.Por outro lado tenho uma descendente de um filho do General que terá ido para Cabo Verde.Estou a investigar. Também já apurei que os conde de Bobadela e de Camarido são primos do general.Não sei se esta descendente será,descendente de algum Bobadela ou Camarido,mas a informação que me deu é que era descendente de um filho do general,Gregório Freire de Andrade.Estou aguardando certidões.Muito obrigada pelas informações.
Bom Natal
com os melhores cumprimentos
Maria

Resposta

Link directo:

RE: Gomes Freire de Andrade/O injustiçado

#14590 | rose | 22 dez 2001 01:17 | Em resposta a: #14409

pelo lado materno eu sou benchimon gomes freire de andrade. ou seja: Descendo pelo lado materno de judeus e galegos, porque os freire de andrade eram oriundos da galiza,. Pelo lado paterno descendo de ingleses (spencer) e dinamarqueses. Há uma sepultura na praia-capital de cabo verde, do Freire de Andrade que veio, para fugir á forca, uma vez que o pai foi enforcado na praça pública e foi ordenado a morte de todos os descendentes do sexo masculino . Segundo consta eram dois e vieram escondidos dentro de dois barris.

Resposta

Link directo:

RE: Gomes Freire de Andrade/O injustiçado

#14595 | gp | 22 dez 2001 05:17 | Em resposta a: #14433

Verifiquem a árvore de costados do herói que está na nossa base de dados. O parentesco com os Condes de Bobadela fica a partir daí mais claro.
http://www.geneall.net/pessoas/costados.php?id=49180
Cumprimentos
Genea Portugal

Resposta

Link directo:

RE: Gomes Freire de Andrade/O injustiçado

#14606 | aeiou2 | 22 dez 2001 18:37 | Em resposta a: #14590

Cara Rose
Pode-me dar mais informações sobre a sepultura sobre as sepultura do Freire de Andrade,sepultado na Praia?
Desde já agradeço as informações dadas e as posteriores.
Beijinhos
Maria

Resposta

Link directo:

RE: Gomes Freire de Andrade/O injustiçado

#14614 | silvestre | 22 dez 2001 22:35 | Em resposta a: #14590

Rose
Que veracidade há na obra dramática de Sttau monteiro, "Felizmente há Luar"? Segundo ela, o casal teria tido um filho que falecera...Claro que acentua o pathos e que a obra literária não é uma cópia da realidade.
Bom Ano!
Vera

Resposta

Link directo:

RE: Gomes Freire de Andrade/O injustiçado

#14624 | magalp | 23 dez 2001 16:53 | Em resposta a: #14614

Cara Vera.

Não creio q. tivessem deixado descendentes. Pelo menos na família mais próxima disso nunca houve a menor suspeita.
De resto quando do célebre caso da herança das Casa de Bobadela e Camarido, (espantosamente grande) foram nomeados todos os possíveis herdeiros (creio q. pelo Dr. Carlos Zeferino Pinto Coelho)inclusivé um remoto ramo brasileiro (não sei se legítimo)mas não tenho notícia q. tivesse aparecido algum descendente do célebre e valoroso Marechal de Campo Freire de Andrade.
No caso, a deliciosa literatura de Luís Sttau Monteiro (remoto parente p. sua mãe dos Freire de Andrade)é pura ficção.

Cmptos.
Manuel Maria Magalhães

Já está esclarecida quanto a casamentos de conveniencia? M/

Resposta

Link directo:

RE: Gomes Freire de Andrade/O injustiçado

#14669 | rose | 26 dez 2001 00:37 | Em resposta a: #14606

Cara Rose
Agradeço a resposta.
No Interior de Santiago, mais própriamente numa localidade chamada Belém existe uma sepultura mesmo á entrada da capela que ele mandou construir. Eu vou no fim de semana para lá fazer uma fotografia e mando via net.
Darei mais detalhes na próxima oportunidade uma vez que neste momento não tenho os meus apontamentos.
Até breve,
Rose

Resposta

Link directo:

RE: Gomes Freire de Andrade/O injustiçado

#14722 | rose | 27 dez 2001 15:58 | Em resposta a: #14606

cara maria,
O seu fax deve estar com algum problema, pois desde ontem que estou a tentar enviar-lhe a certidão da minha avó materna, sem sem resultado.
Se não conseguir, vou aproveitar a minha irmã que regressa a lisboa no dia 5 para ser portadora da fotocópia da certidão.
A minha avó era neta de Joaquim Francisco Freire de Andrade e de D. Inácia Carvalho Alvarenga Freire.
Um abraço,
Rose

Resposta

Link directo:

RE: Gomes Freire de Andrade/O injustiçado

#14742 | doria_gen | 27 dez 2001 17:59 | Em resposta a: #14624

O ramo brasileiro é bastardo, e provem de um inconfidente de v1789. Não sei se persiste dele a varonia.

fa

Resposta

Link directo:

RE: Gomes Freire de Andrade/O injustiçado

#14743 | aeiou2 | 27 dez 2001 18:19 | Em resposta a: #14742

Ex.mo Senhor
Tem dados sobre esse ramo? O que quer dizer com"inconfidente de v1789"?Já encontrei alguns nos fille do site dos mormons.Agradeço a informação e qualquer outra que me queira facultar.Continuação de Boas Festas
Maria

Resposta

Link directo:

RE: Gomes Freire de Andrade/O injustiçado

#14744 | doria_gen | 27 dez 2001 19:10 | Em resposta a: #14743

Prezada aeiou2:

Fico muito honrado com o Excelentíssimo ;-))

O cel. Francisco de Paula Freire de Andrade n. no Rio em 1756 e fal. na África em 1802. Era, creio, bastardo de Gomes Freire, conde de Bibadela, ou seu neto por bastardia. Meteu-se na conjura de Tiradentes, e condenado à morte na forca infamante (no Brasil também degolavam-se os condenados com foros de nobreza), teve a sentença comutada em 1792 em degredo para a África, onde morreu. Teve irmãos, e, se bem me lembro, descendentes.

Francisco Antonio Doria

Feliz 2002!

Resposta

Link directo:

RE: Gomes Freire de Andrade/O injustiçado

#14746 | aeiou2 | 27 dez 2001 19:54 | Em resposta a: #14744

Ex.mo Senhor
Caro Francisco Antonio Doria
Em que parte de África? Cabo Verde?
Sabe os nomes dos irmãos do cel.Francisco Freire de Andrade?
Desde já agradeço a sua preciosa ajuda,pois estou um pouco "encrencada"nos Freire de Andrade de Cabo Verde.
Cumprimentos
Maria Oom Oliveira Martins

Resposta

Link directo:

RE: Gomes Freire de Andrade/O injustiçado

#14748 | magalp | 27 dez 2001 21:38 | Em resposta a: #14742

Meu caro Professor

A varonia legítima e não legítima dos Freire de Andrade extinguiu-se aqui no primeiro quartel do séc. xx. Do ramo brasileiro, possivelmente até dos vários ramos, sabia já q. eram por bastardia, mas não sabia q. tinham a varonia.
Creio q. "por legítima varonia" haverá muitissimo poucos representantes em todo o mundo lusófono, seja do q. for, honrosa excepção feita ao Duque de Bragança, Príncipe de Portugal.
Não podemos esquecer que os nobres Freire de Andrade começa, por uma bastardia, ainda q. legitimada.
De resto, parafraseando Luís Amaral/GP qual o título/família ilustre que não tem uma bastardiazinha?
mtos. cumprimentos,
Manuel Maria Magalhães

Resposta

Link directo:

RE: Gomes Freire de Andrade/O injustiçado

#14769 | doria_gen | 27 dez 2001 23:35 | Em resposta a: #14748

Prezado Manuel Maria,

Uma vez, numa conferência que fazia no Colégio Brasileiro de Genealogia, de onde sou sócio titular (aliás, recebido pelo Barata, grande amigo), e estando a mesa presidida pela Condessa de Paris, falei em bastardia, e ela me interrompeu, ``em Portugal nunca ninguém se incomodou com bastardia...''

Meus primos Pinto de Miranda Montenegro têm, segundo o Gayo, a varonia de Pinto - e umas duas ou três bastardias intervenientes. Acho que boa parte dos casos é assim (minha varonia, dos Moreiras da Bahia, só é legítima porque alcanço a começos do século XVI, ou fins do XV - não deu tempo para se divertirem...)

Forte e risonho abraço,

fa

Resposta

Link directo:

RE: Gomes Freire de Andrade/O injustiçado

#14770 | doria_gen | 27 dez 2001 23:37 | Em resposta a: #14746

Creio que Angola, mas vou ter que conferir. Não sei se deixou lá sucessão. Vou apurar.

No Brasil há sucessão, com certeza, mas os irmãos todos ficaram aqui.

Vou checar,

fa

Resposta

Link directo:

RE: Gomes Freire de Andrade/O injustiçado

#14821 | magalp | 28 dez 2001 21:39 | Em resposta a: #14769

Caríssimo Professor Doria

Ressalvadas as diferenças no tempo e, certamente no espaço, diria q. o meu sábio amigo foi aluno do Pe. Luiz Gonzaga Cabral. SJ e companheiro do fenomenal Amado...
Gosto de o ler e estou certo q. gostaria de o ouvir.

Grande abraço ( tb. risonho)
Manuel Maria

Resposta

Link directo:

RE: Gomes Freire de Andrade/O injustiçado

#14885 | doria_gen | 29 dez 2001 08:54 | Em resposta a: #14821

Agradeço-lhe a referência amiga, e aproveito para pedir-lhe para deixar o ``Prof.'' formal. Aqui somos todos iguais :))

(E não abro mão do meu direito de dizer bobagem de vez em quando...)

Forte abraço amigo; feliz 2002!

fa

Resposta

Link directo:

RE: Gomes Freire de Andrade/O injustiçado

#14894 | rose | 29 dez 2001 14:47 | Em resposta a: #14746

Exmo Senhor
Dr.Franscisco Antonio Doria

Não tenho dúvidas que os Freire de Andrade de Cabo Verde, assim como os Carvalho Alvarenga são legítimos .
A certidão que possuo e que farei chegar ás mãos da Maria disso dará conta.
Um bom ano 2002
Rose

Resposta

Link directo:

ALTA FREIRE DE ANDRADE

#274302 | ALBERTO ANDRADE | 10 abr 2011 14:08 | Em resposta a: #14409

Quem foi Alta Freire de Andrade.
Seria ela neta de Francisca Freire de Andrade?

Gostaríamos de saber pois temos uma certidão de nascimento.

Resposta

Link directo:

RE: Gomes Freire de Andrade/O injustiçado

#283115 | Helena Lisboa | 28 jul 2011 02:17 | Em resposta a: #14590

Cara Rose:

Diz que descende de ingleses (Spencer) e de dinamarqueses. Estes serão os Loff? Soube que os Loff eram da zona da Flandres ou próxima mas não sei exactamente de onde. Se souber mais pormenores agradecia que me dissesse, podendo utilizar o meu mail - helenalisboasantos@sapo.pt.

Apresento os meus cumprimentos.
Helena

Resposta

Link directo:

RE: ALTA FREIRE DE ANDRADE

#322491 | BSM | 05 fev 2013 23:38 | Em resposta a: #274302

Minha trisavó tinha o nome de Francisca Freire d'Andrade. Tenho a certidão de nascimento de loja avó que o refere. Se puder ajudar a esclarecer alguma coisa e ao mesmo tempo conhecer os meus antepassados, disponha.
Bernardo Marques

Resposta

Link directo:

Gomes Freire de Andrade/O injustiçado

#434301 | Amândio Brito | 08 jun 2021 00:52 | Em resposta a: #14590

Boa noite. Tudo bem? Por favor preciso de mais informações sobre essa história. Consegue ma confirmar por favor? Grato pela atenção dispensada. Cumprimentos. Amândio Brito

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 15 mai 2024, 06:54

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen