Alguém ajuda busca arquivo distrital do porto?

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Famílias | Regiões

Alguém ajuda busca arquivo distrital do porto?

#142645 | amendesleite | 01 fev 2007 20:41

Meus avós paternos são portugueses.
Minha avó, Anna Bastos ou Ana Bastos, saiu do Distrito do Porto, com destino ao Porto do Rio de Janeiro entre os anos 1909 e 1911, com seus pais José Miguel Bastos e Rosa Fonseca Bastos , nascida em 17/02/1909.

Já meu avô, Arnaldo Mendes, chegou no Brasil em 1912 pelo Porto de Santos, saído do Distrito do Porto, com os pais, Joaquim Mendes e Anna Adelaide Ferreira, nascido em 28 de março de 1901.
Fui informada através deste chat que posso proceder a busca através do passaporte deles.
Caso possam ajudar agradeço muito.

Resposta

Link directo:

RE: Alguém ajuda busca arquivo distrital do porto?

#142694 | fercar | 02 fev 2007 09:39 | Em resposta a: #142645

Caro Confrade,

Terá de saber a freguesia a que pertenciam.
No entanto as datas que menciona 1900 a 1910 estão nas conservatórias.
De 1910 até aos dias de hoje do Arquivo Central do Porto.
De 1899 para trás é que se encontra no ADP.
Mas para o inicio da pesquisa tem que saber o local exacto.
Cumprimentos,
Peixoto Cardoso

Resposta

Link directo:

RE: Alguém ajuda busca arquivo distrital do porto?

#142715 | amendesleite | 02 fev 2007 12:10 | Em resposta a: #142694

Prezado Confrade,

Eu estou a buscar os passaportes. Se entendi sua mensagem, não havia um lugar único para emissão dos passaportes entre 1900 a 1910 para os cidadãos do Distrito do Porto? Eles eram emitidos pelas conservatórias?
De qualquer maneira, há probabilidade de terem tirado após 1910, já que meu avô chegou em 1912 e minha avó entre 1909 e 1911 ( há documentos que dizem abril de 1909 e outros que chegou no ano de 1911).
Atenciosamente,
AL

Resposta

Link directo:

RE: Alguém ajuda busca arquivo distrital do porto?

#333265 | ksaraujo | 02 ago 2013 13:54 | Em resposta a: #142694

Caro Confrade, Peixoto Cardoso.

Como o Confrade já mencionou anteriormente que faz pesquisas no Arquivo Distrital do Porto, gostava de solicitar a vossa ajuda na localização do assento paroquial de batismo de Jorge, filho de Diogo Alves Ribeiro de Abreu e Matilde Ferreira dos Santos, nasceu no Porto em 18/02/1883 (não se sabe se no concelho ou no distrito).

Não sei a freguesia. Sei apenas que o Jorge foi para o Brasil em data desconhecida e casou-se no Rio de Janeiro em 20/12/1916 com Margarida Conte.

As certidões brasileiras de Casamento e Óbito do Jorge não fornecem elementos significativos nem as certidões dos filhos brasileiros do casal.

O Jorge de Abreu (nome que assumiu na idade adulta) teria sido casado em Portugal com uma Carolina, que morreu no parto (informações obtidas com os familiares). Este casamento não se sabe se foi celebrado no Porto ou noutro concelho/distrito.

Grato desde já por qualquer luz que possa fornecer-me.

Cumprimentos,

Kelson dos Santos Araujo

Resposta

Link directo:

RE: Alguém ajuda busca arquivo distrital do porto?

#333306 | ruialberto | 02 ago 2013 21:45 | Em resposta a: #333265

Kelson Araújo dos Santos Araújo,

Esse não é um trabalho assim tão fácil, requer verificar todas as freguesias, primeiro do concelho do Porto e depois do distrito.

O senhor pode fazer esse trabalho, os paroquiais do Porto estão todos online.

http://www.quinta-do-mosteiro.com/linksparq.htm#porto

Caso não tenha tempo ou não consiga visualizar este tipo de registos fale comigo (geodoria@gmail.com).

Atentamente

Resposta

Link directo:

RE: Alguém ajuda busca arquivo distrital do porto?

#333308 | ksaraujo | 02 ago 2013 21:57 | Em resposta a: #333306

Caro Confrade Rui Alberto,

Grato pela resposta.

Eu já conheço os paroquiais em linha do localizador indicado.

Porém, estou presentemente com uma conexão à Internet muito limitada, o que inviabiliza a pesquisa.

Até o momento em que eu mesmo possa fazer as buscas nos paroquiais do Porto, quando for instalada na minha morada atual a Internet por cabo, a minha esperança era que algum Confrade tivesse, nalguma base de dados particular, nomeadamente o nome do pai, Diogo Alves Ribeiro de Abreu, o qual não é assim tão vulgar.

De todas as maneiras, agradeço mais uma vez pela ajuda.

Cumprimentos,

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 09 mai 2024, 11:15

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen