Família Sacadura Cabral

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Famílias | Regiões

Família Sacadura Cabral

#141895 | sacadura cabral | 27 jan 2007 01:36

Prezados,
Procuro no Brasil ou em Portugal parentes próximos da família SACADURA CABRAL.
Em estudo recente no Genea Portugal descobri minha ascendência até o ano de 1.200, inclusive parentesco direto com Pedro Álvares Cabral.
Minha descendência mais recente vem de Arnaldo de Sacadura Freire Cabral e, antes deste, de José de Sacadura Cardoso Cabral e Albuquerque. Sei que meu avô, também Arnaldo, teve dois irmãos diretos e vários indiretos (diferentes mães).
A fonte para pesquisa foi o Genea Portugal e, qualquer pessoa que tenha uma descendência, pelo menos, próxima faça contato por favor.
Att
Márcio Cabral

Resposta

Link directo:

RE: FAMÍLIA SACADURA CABRAL

#141908 | dvl | 27 jan 2007 10:26 | Em resposta a: #141895

Cara Márcia,

Para a família Sacadura Cabral veja as obras do Tenente-Coronel Armando de Sacadura Falcão. Aí, vai encontrar todos os dados que necessita.

Cumprimentos,

Duarte Vilardebó Loureiro

Resposta

Link directo:

Família Sacadura Cabral

#141940 | Lourval | 27 jan 2007 15:30 | Em resposta a: #141895

Caro Márcio Cabral,
Eu fiz uma pesquisa e percebi que Arnaldo de Sacadura Freire Cabral é irmão de José de Sacadura Freire Cabral. Logo vocês estão ligados. A minha pergunta é: você conhece os nomes dos pais do Dr. Argemiro António Correia do Rego, pai de Josefina Lagden Correia do Rego a qual se casou com José de Sacadura Freire Cabral?
Agradeço sua colaboração
Lourval

Resposta

Link directo:

RE: Família Sacadura Cabral

#142154 | sacadura cabral | 29 jan 2007 03:42 | Em resposta a: #141940

Prezado Lourval,
Agradeço sua colaboração.
O que me perguntou é se conheço o nome do pai da minha tia-bisavó Josefina (casada com meu tio bisavô José de Sacadura Freire Cabral). Como fonte de informação só conheço o Genea. Se o nome do Dr Argemiro constar nos dados do Genea, irá chegar até onde quer.
Me desculpe mas eu pessoalmente não tenho esta informação.
Saudações
Márcio

Resposta

Link directo:

RE: FAMÍLIA SACADURA CABRAL

#142155 | sacadura cabral | 29 jan 2007 03:44 | Em resposta a: #141908

Prezado Duarte,
Antes de mais nada, agradeço sua inestimável colaboração.
Sobre a obra que recomenda, estou no Brasil e gostaria de perguntar se tenho condições fáceis de adquirir esta obra?
Grato
Márcio

Resposta

Link directo:

RE: Família Sacadura Cabral

#142170 | Ana Guerreiro | 29 jan 2007 09:59 | Em resposta a: #141895

Caro Márcio

Se quiser saber sobre a Helena Sacadura Cabral e filhos Miguel e Paulo Portas , visione aqui o Genea pois eles estão representados aqui , e verifique se os ascendentes pertencem à sua familia.
Vá ao indice e escreva Celebres procure Paulo Portas ou Miguel Portas , pois vem lá o ramo de família à qual pertencem.

Ana Guerreiro

Resposta

Link directo:

RE: Família Sacadura Cabral

#142173 | Ana Guerreiro | 29 jan 2007 10:11 | Em resposta a: #142170

Marcio
Vem aqui também o nome do seu bisavô Arnaldo de Sacadura Freire Cabral (1853) Casado com Mª Rita da Conceição Pereira Falcão.
Filho de Manuel Cabral de Albuquerque e Sacadura, está correto?

Resposta

Link directo:

RE: Família Sacadura Cabral

#142177 | jpereira | 29 jan 2007 10:38 | Em resposta a: #141895

Caro Márcio,

A minha mulher é sua prima, pois descende de José de Sacadura Cardoso Cabral e Albuquerque pelo filho José de Sacadura Freire Cabral e sua mulher Josefina Lagden Correia do Rego (o casal de quem lhe falou o meu primo Lourval). Tenho na minha base de dados muitos elementos sobre a família, principalmente originários dos diversos trabalhos publicados pelo Coronel Sacadura Falcão, mas também de pesquisas que eu próprio fui fazendo (relativamente ao ramo da minha mulher).
Pelo que vejo por autoria de Sacadura Falcão, você descende de Arnaldo Cabral de Sacadura (nascido em Mangualde a 23 Mar 1914), casado a 20 Abr 1935 com Inês de Sousa da Silva, residentes no Rio de Janeiro, os quais tiveram Judite de Sousa Cabral (nascida a 1 Fev 1936 - sua mãe?), casada a 15 Set 1956 com José Luis de Mendonça Leite (nascido a 30 Nov 1931). Por aquilo a que me fui habituando com Sacadura Falcão, estes dados devem estar essencialmente correctos, com a diferença de um dia ou outro, um mês ou outro e um ano ou outro.
Se quiser rectificar estes e/ou acrescentar outros dados, fico-lhe agradecido. Qualquer informação mais específica que quiser sobre a família e que eu tenha na minha BD pode pedir. Posso enviar-lhe um GEDCOM ou .paf com os dados de que disponho (encontra-me em jpereira arroba ipimar ponto pt).

Cumprimentos,
João Pereira

Resposta

Link directo:

RE: FAMÍLIA SACADURA CABRAL

#142205 | dvl | 29 jan 2007 13:15 | Em resposta a: #142155

Caro Márcio,

Há pelo menos 3 obras que interessam para a sua procura, todas do Ten-Cor Armando de Sacadura Falcão: "CABRAIS - Da freguesia de Nabais", "SACADURAS - Gente da Beira" e "Os Lucenas - Tomo I e II".

Tente obter os ditos livros nesta livraria:

Livraria Ferin Lda.
Rua Nova do Almada, 70-74
1200 Lisboa

Tel.: (351 1) 342 44 22 & 346 70 84
Fax: (351 1) 347 1101

Cumprimentos,

Duarte Vilardebó Loureiro

Resposta

Link directo:

RE: Família Sacadura Cabral

#142431 | sacadura cabral | 30 jan 2007 23:38 | Em resposta a: #142177

Caro PRIMO João,

É com muita satisfação e alegria que retorno seu contato. Agradeço muito e o complemento desta mensagem segue ao seu jeito...

Resposta

Link directo:

RE: FAMÍLIA SACADURA CABRAL

#142441 | sacadura cabral | 31 jan 2007 00:58 | Em resposta a: #142205

Mai uma vez Duarte, MUITO OBRIGADO!
Tentarei o contato com a livraria.
Att
Márcio

Resposta

Link directo:

RE: Família Sacadura Cabral

#142442 | sacadura cabral | 31 jan 2007 01:04 | Em resposta a: #142170

Prezada Ana,
Agradeço sua dedicação e presteza.
realmente sua ajuda e também à de outros tantos amigos que fizeram contato comigo nesta última semana, foram de grande valia em minha caminhada para o conhecimento e contatos com familiares.
Saudações,
Márcio Cabral

Resposta

Link directo:

Sacadura Bizarro

#212325 | jamador | 03 nov 2008 08:31 | Em resposta a: #142442

Bom dia,

Nas minhas investigações acerca dos Bizarro encontro
Júlia Falcão de Sacadura Cabral casada com Alberto Bizarro da Fonseca
ambos de resto aqui no Genea.
Agradeço qualquer informação acerca deste casal ou descendência nomeadamente seu filho Arnaldo Sacadura Bizarro da Fonseca.

Agradece e cumprimenta
Jorge Amado Rodrigues

Resposta

Link directo:

RE: Sacadura Bizarro da Fonseca

#287446 | sacadura70 | 17 set 2011 05:52 | Em resposta a: #212325

Boa noite Jorge Amado Rodrigues

O meu nome é João Falcão de Sacadura e posso dar-lhe algumas informações sobre o Dr. Arnaldo Sacadura Bizarro da Fonseca.
Era médico, Obstetra, proprietário da Clinica Cabral Sacadura (onde nasci) e que ainda hoje se situa na Avª António Augusto de Aguiar nº 15 R/C.
Era primo do meu avô, Alvaro Falcão de Sacadura com quem trabalhou por tambem ser médico.
O primo Arnaldo, infelizmente, faleceu em 1986, mas penso que alguns dos descendentes são quem segue à frente da referida Clinica (ou pelo menos familiares muito próximos uma vez que dois dos médicos que lá exercem são Sacaduras).
Provavelmente o contacto directo para lá será o mais fácil.
Espero com estas informações ter sido de alguma ajuda.

Cumprimentos

João F. de Sacadura

Resposta

Link directo:

RE: Sacadura Bizarro da Fonseca

#287657 | jamador | 20 set 2011 20:31 | Em resposta a: #287446

Caro João Falcão de Sacadura,

Peço desculpa de só agora poder responder.

Fico-lhe muito grato pelas informações que me dá. Quem está nestas 'andanças' sabe que por vezes com muitas pequenas ajudas podemos percorrer longos caminhos.

Vamos a ver onde me levam as suas indicações.

Disponha se lhe puder ser útil.

Cumprimenta e agradece

Jorge Amado Rodrigues

Resposta

Link directo:

RE: Sacadura Bizarro da Fonseca

#306368 | mscc | 20 mai 2012 17:11 | Em resposta a: #287657

Caro Jorge Amado Rodrigues

O meu nome é Maria João Sacadura Fonseca Calado de Carvalho e Cortinhal e sou neta do Dr. Arnaldo Sacadura Fonseca, que é pai da minha mãe, e bisneta de Júlia Sacadura Falção Bizarro da Fonseca e Dr.Alberto Bizarro da Fonseca.
Não sei se ainda continua interessado em saber informações acerca da descendência dos meus bisavós, mas caso esteja, estarei ao dispor.
Cumprimentos
Maria João Cortinhal

Resposta

Link directo:

RE: Sacadura Bizarro da Fonseca

#306382 | jamador | 20 mai 2012 22:52 | Em resposta a: #306368

Boa noite Maria João,
De facto continuo interessado em obter informações do seu ramo.
Ando a recompilar toda a informação que reuni ao longo dos últimos anos para concluir finalmente o livro que tenho em mãos; portanto vem a propósito.
Apesar do que já sei outros complementos são sempre de utilidade.
Tenho particular interesse por fotografias antigas, naturalmente as mais difíceis de obter.
Agradeço pois toda a ajuda que quiser e puder dar. E retribuo naturalmente.
Cumprimenta
Jorge Amado Rodrigues
rodrigues.amado@gmail.com

Resposta

Link directo:

RE: Sacadura Bizarro da Fonseca

#335419 | RuiTello | 19 set 2013 19:39 | Em resposta a: #306368

Olá Maria João

Sou Rui Manuel Gomes Cabral Tello e descendo de Arnaldo Saraiva Freire Cabral, meu bisavô, que teve filhos de Maria Emília Tello da Fonseca. Arnaldo era padre e viveu sempre com a mulher e os filhos. A sua bisavó Júlia Falcão de Sacadura Cabral era prima direita do meu avô Abel Cabral Tello. Tenho toda a genealogia dos Freires Corte Real pois meu bisavô era filho de Maria José Saraiva da Cunha Freire Corte Real casada com José Sacadura Cardoso Cabral e Albuquerque. Toda essa genealogia é tirada do livro de Armando Sacadura Falcão "Subsídios Genealógicos para o estudo de algumas famílias da Beira Baixa - Freires Corte Reais", que possuo autografado e dado a uma tia minha, já falecida, que mo deixou. O seu nome é o último do §17º.
Se quiser saber algo mais, coloque a sua questão aqui no fórum.

Cumprimentos

Rui

Resposta

Link directo:

Família Sacadura Cabral

#372655 | kt617 | 29 jul 2016 03:42 | Em resposta a: #141895

Estou tentando localizar informações sobre os meus antepassados. Foi-me dito que são possivelmente o primo distante do grande aviador Artur de Sacadura Freire Cabral.

Eu sou o filho de Manuel Sacadura Amaral 1921-2000.

Seu pai : Joaquim do Ó Amaral
Sua mãe : Maria Emilia Amaral Sacadura

Onde posso obter mais informações sobre a minha família ?

Estou buscando Estes livros escritos por Armando de Sacadura Falcão.

Eu vivo no exterior e eu não posso encontrá-los on-line.

Muito Obrigado

Resposta

Link directo:

Família Sacadura Cabral

#372656 | kt617 | 29 jul 2016 03:50 | Em resposta a: #141895

Estou tentando localizar informações sobre os meus antepassados. Foi-me dito que são possivelmente o primo distante do grande aviador Artur de Sacadura Freire Cabral.

Eu sou o filho de Manuel Sacadura Amaral 1921-2000.

Seu pai : Joaquim do Ó Amaral
Sua mãe : Maria Emilia Amaral Sacadura

Avós paternos: Manuel do Ó e Antónia da Fonseca Amaral
Avós maternos: António Arão e Maria Augusta Cabral Sacadura

Onde posso obter mais informações sobre a minha família ?

Estou buscando Estes livros escritos por Armando de Sacadura Falcão.

"CABRAIS - Da freguesia de Nabais", "SACADURAS - Gente da Beira" e "Os Lucenas - Tomo I e II".

Eu vivo no exterior e eu não posso encontrá-los on-line.

Muito Obrigado

Resposta

Link directo:

Família Sacadura Cabral

#372660 | saintclair | 29 jul 2016 10:23 | Em resposta a: #372656

-
Em que ano o seu avô foi para a América?
Explique p.f. os detalhes.
Sc.

Resposta

Link directo:

Família Sacadura Cabral

#372662 | jpereira | 29 jul 2016 11:13 | Em resposta a: #372656

Bom dia,

De facto, Maria Augusta Cabral [de Albuquerque e] Sacadura é filha de Manuel Cabral de Albuquerque e Sacadura cc Maria Cândida Augusta Duarte de Almeida, aqui no geneall (http://geneall.net/pt/nome/16724/manuel-cabral-de-albuquerque-e-sacadura/), embora esta filha do casal não esteja representada na BD (assim como não estão pelo menos outros 4 filhos do casal). Aparentemente a descendência do casal António Aarão e Maria Augusta C A Sacadura é de Nabaínhos (Melo, Gouveia, Guarda), mas não pude confirmar porque os registos ainda não estão on-line. A ref. no Geneall é (Cabrais da Freguesia de Nabais - pg. 36). O que está aqui na BD para trás cobre uma parte significativa da informação disponível no livro, mas vejo que é possível comprar o livro pela net - encontro várias entradas em alfarrabistas.

Boas pesquisas.
Melhores cumprimentos,
João Pereira

Resposta

Link directo:

Família Sacadura Cabral

#372670 | kt617 | 29 jul 2016 14:53 | Em resposta a: #372662

Um sincero obrigado pela informação. Você nos ajudou muito . Somos gratos e felizes para aprender mais sobre nossos antepassados. Vou continuar procurando onde eu posso obter o livro também.

Muito Obrigado

Resposta

Link directo:

Família Sacadura Cabral

#373369 | kt617 | 24 ago 2016 23:25 | Em resposta a: #372662

Olá, tenho o livro " Cabrais de frequesia de Nabais ", escrito por Armando de Sacadura Falcao . No entanto, eu não veja as informações pertinentes relativas à minha família.

Você pode me dizer onde encontrar a página sobre meus ancestrais Manuel Cabral de Albuquerque e Sacadura cc Maria Cândida Augusta Duarte de Almeida ?

Meu português não é fluente. Muito obrigado.

Resposta

Link directo:

Família Sacadura Cabral

#373370 | saintclair | 24 ago 2016 23:53 | Em resposta a: #373369

-
Quantas páginas tem o Livro?
Sc.

Resposta

Link directo:

Família Sacadura Cabral

#373371 | kt617 | 25 ago 2016 00:18 | Em resposta a: #373370

O livro tem 50 páginas. Eu comprei online nesta loja.

http://khronosbazaar.pt/livro/63789/cabrais-da-freguesia-de-nabais-termo-de-gouveia-subsidios-genealogicos

página 36 está em branco . Tem página 35 , em seguida, uma página em branco e em seguida, página 37 .

Resposta

Link directo:

Família Sacadura Cabral

#373372 | saintclair | 25 ago 2016 00:36 | Em resposta a: #373371

-
...Tem que encontrar a página onde está escrito;
Manuel Cabral de Albuquerque e Sacadura
Maria Cândida Augusta Duarte de Almeida
Já viu o indice do Livro, onde estão mencinadas
as famílias?
50 páginas, vêm-se em cinco minutos, mesmo que
não domine a língua de Camões!
Boa sorte
Sc.

Resposta

Link directo:

Família Sacadura Cabral

#373380 | jpereira | 25 ago 2016 10:34 | Em resposta a: #373369

Bom dia,

Não tenho comigo o livro. Daqui a umas horas posso vêr na minha cópia para confirmar. Parece-me que poderá haver mais do que uma edição do livro, e talvez daí a diferença na paginação, mas estou apenas a especular.

Até logo,
João Pereira

Resposta

Link directo:

Família Sacadura Cabral

#373382 | JCALD | 25 ago 2016 12:04 | Em resposta a: #373371

Caro kt617 (ou cara kt617):

Lamento informá-lo (ou informá-la) que o livro que comprou não é o verdadeiro livro «Cabrais da freguesia de Nabais, termo de Gouveia», escrito pelo falecido genealogista Armando de Sacadura Falcão. Ou, pelo menos, não está completo.

O verdadeiro livro tem 260 páginas.
Creio que o livro que adquiriu é um aditamento publicado pelo Autor em 1970, com algumas actualizações, que tem 52 páginas e em que a referida página, por ser final de parágrafo, está em branco.

Penso que deverá continuar a procurar na net o livro original.

Cumprimentos;
José Caldeira

Resposta

Link directo:

Família Sacadura Cabral

#373385 | kt617 | 25 ago 2016 14:23 | Em resposta a: #373382

Eu vejo, que faz muito mais sentido. Vou continuar a procurar o livro real. Se alguém tiver mais alguma informação, deixe-me saber.

Muito obrigado.

Resposta

Link directo:

Família Sacadura Cabral

#373395 | jpereira | 25 ago 2016 17:06 | Em resposta a: #373385

Boa tarde,

De facto, terá comprado o aditamento em vez da obra inicial.

Já agora acrescento que no livro "Gente da Beira - Subsídios para o seu Estudo", de António Machado de Faria (Edição de Autor - Lisboa, 1977), do qual há encadernações de fotocópias feitas por Armando de Sacadura Falcão e vendidas em tempos pela Ferin com o título Sacaduras - Gente da Beira, existe um título de Cabral Sacadura, de Nabaínhos (par. 70, pág. 366) que trata da descendência de D. Maria Augusta Cabral de Albuquerque e Sacadura e seu marido António Aarão. Nos parágrafos anteriores vem a ascendência Sacadura desde o séc, XIV aproximadamente.

Deste livro porém, não encontro de momento exemplares à venda.

Melhores cumprimentos,
João Pereira

Resposta

Link directo:

Família Sacadura Cabral

#373422 | kt617 | 26 ago 2016 15:56 | Em resposta a: #373395

Entendo.

Na verdade eu ter localizado e pediu uma cópia da versão completa de "Cabrais de Freguesia de Nabais, Termo de Gouveia", publicado em 1967, com 258 páginas. É vai chegar em algumas semanas .

Mas, para clarificar, em vez disso, eu preciso localizar uma cópia de "Gente da Beira" ? Tenho pesquisado e Que não parece estar disponível. Se você poderia me dizer, como você sabe o número da página onde eles são mencionados? Por acaso você possuir uma cópia deste livro?

Aprecio muito suas respostas.

Resposta

Link directo:

Família Sacadura Cabral

#373423 | jpereira | 26 ago 2016 16:20 | Em resposta a: #373422

Boa tarde,

São ascendências diferentes as exploradas nos dois livros, num caso trata-se da família Cabral centrada em Nabais; no outro da família Sacadura numa zona geográfica mais alargada. Do tratamento em obras separadas resulta que o seu ramo tem antepassados diferentes tratados em cada livro, e alguns em comum.
Eu possuo um exemplar dos que Sacadura Falcão entregou para venda na Ferin e foi o próprio quem me sugeriu ir lá procurar. Sacadura Falcão já faleceu há uns anos, não faço ideia se a Ferin ainda terá algum exemplar. Tenho algum carinho pela minha cópia por reflectir a personalidade que julgo ter conhecido em Sacadura Falcão: cuidadoso nas pesquisas mas despreocupado com detalhes.
Na net encontra o site da "Livraria Ferin" com facilidade. Pode perguntar-lhes se têm ou arranjam cópia.

Melhores cumprimentos,
João Pereira

Resposta

Link directo:

Família Sacadura Cabral

#375347 | kt617 | 17 nov 2016 15:44 | Em resposta a: #373423

Olá João, ainda não consigo encontrar o livro. A livraria Ferin não tem o livro. Eu tentei muitas outras lojas também.

Você pode me enviar uma digitalização ou fotocópia das páginas relevantes?

Procuro os detalhes sobre os descendentes do casal António Aarão e Maria Augusta C A Sacadura.

(...)

Muito obrigado. Você tem sido muito útil em minha pesquisa.

Resposta

Link directo:

Família Sacadura Cabral

#375351 | jpereira | 17 nov 2016 17:40 | Em resposta a: #375347

Boa tarde,

Vou vêr quando consigo tratar disso. Talvez demore alguns dias, mas se tardar mais agradeço me relembre.

Melhores cumprimentos,
João Pereira

Resposta

Link directo:

Família Sacadura Cabral

#375388 | kt617 | 18 nov 2016 19:38 | Em resposta a: #375351

Você é muito generoso. Posso pagar algum dinheiro pelo seu esforço. Você tem Paypal?

Resposta

Link directo:

Família Sacadura Cabral

#375810 | jpereira | 02 dez 2016 11:59 | Em resposta a: #375388

Bom dia,

Já fiz as cópias dos parágrafos relevantes.
Se quiser contactar-me para jmfpsquid arroba gmail.com, eu envio em resposta.

Melhores cumprimentos,
João Pereira

Resposta

Link directo:

Família Sacadura Cabral

#375820 | kt617 | 02 dez 2016 17:28 | Em resposta a: #375810

Bom dia,

Meu email é:

kamz927@gmail.com

Muito obrigado!

Resposta

Link directo:

Família Sacadura Cabral

#443626 | diogoalvim | 12 out 2022 06:42 | Em resposta a: #141895

Caro Márcio,

Parece que somos primos porque o ASFC é meu trisavô, pai do meu bisavô Armando Sacadura Falcão.

Ando a ver se conveço alguém a atualizar o livro do meu avô sobre os Sacaduras. Eu próprio não posso porque sou diplomata e vivo fora de Portugal (neste momento no Zimbábue). Quer o Márcio tentar? ;)

Abraço desde Harare,

Diogo de Sousa e Alvim

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 09 mai 2024, 14:55

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen