Nacionalidade portuguesa

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Direito

Nacionalidade portuguesa

#139678 | Gu_vilarinhos | 09 jan 2007 11:02

Ola a todos do forum, gostaria de saber se eu sendo bisneto de portugueses eu consigo a nacionalização e o q preciso fazer para isso?
Desendo da familia Montenegro Vilarinhos.

Obrigado pela atenção!

Resposta

Link directo:

RE: Nacionalidade portuguesa

#191068 | clebermm4932 | 04 abr 2008 15:23 | Em resposta a: #139678

Gu_Vilarinho,

Ainda que já se tenha passado bastante tempo, se você não conseguiu resposta para esse seu questionamento, proponho que, nesta mesma Sala “Direito” , acesse o tópico “Nova Lei da Nacionalidade”, de autoria de pisuco, datado de 01.3.07, onde aconteceram exaustivos debates e foram oferecidas informações a respeito do assunto e orientações sobre como deva proceder.
Saudações.
Cleber Monteiro

Resposta

Link directo:

RE: Nacionalidade portuguesa

#191114 | ksaraujo | 04 abr 2008 18:24 | Em resposta a: #139678

Prezado Gu_vilarinhos e outros postulantes à Naturalização portuguesa na condição de bisnetos,

Vou oferecer-lhes o meu depoimento a respeito do que aconteceu com o meu processo de Naturalização.

Tenho bisavô e bisavó paternos, ambos portugueses das Freguesias de Guifões e Senhora da Hora, com toda a documentação localizada (nascimento, casamento, passaporte da ida deles para o Brasil), para além de dois outros bisavôs pelo lado materno (porém, ainda não encontrei os documentos destes).

Moro em Portugal já há quase dois anos em apartamento T2 arrendado, sou Licenciado em Letras - Português/Inglês e, actualmente, tiro um Mestrado em Educação na Universidade do Minho.

Apresentei cartas de referência de vários amigos nacionais portugueses, inclusive do Professor Catedrático, Coordenador do meu Curso de Mestrado, a atestarem os meus fortes vínculos já estabelecidos com Portugal e os nacionais portugueses, tenho confortável situação financeira, investimentos na Bolsa de Valores portuguesa, carro novo próprio, demonstrei sem sombra de dúvidas a minha vontade de estabelecer-me definitivamente em Portugal e abrir uma empresa de traduções técnicas, porém, nada disso foi suficiente para o deferimento do meu processo de Naturalização junto à Conservatória dos Registos Centrais.

O Exmo. Sr. Conservador-Auxiliar atestou que o processo foi todo instruído correctamente, mas exigiu-me o período mínimo de seis anos de residência no país como condição principal para o efeito.

A Conservatória dos Registos Centrais (para onde são remetidos todos os processos de naturalização/cidadania, quer tenham sido iniciados nos Consulados quer em Portugal) é implacável nos indeferimentos dos processos de bisnetos, não abrindo mão do período mínimo de seis anos de residência em Portugal.

A não ser que apareça um testemunho de algum bisneto que conseguiu naturalizar-se antes de ter os seis anos no país, e sob quais condições, continuarei a acreditar que não adianta aos bisnetos perderem tempo e dinheiro com um processo de naturalização pois, ao final, depois de meses de espera angustiante, acabarão se decepcionando.

Melhores cumprimentos,

Kelson dos Santos Araújo
Braga - Portugal

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 11 mai 2024, 14:28

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen