Apelido "Barradas"

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Famílias | Regiões

Apelido "Barradas"

#138472 | MariaDavid | 29 dez 2006 00:20

Caros confrades

Esta tarde, na TT, foi-me apresentada uma senhora que solicitava ajuda para tentar encontrar registos ligados ao apelido BARRADAS.

Como não é um apelido que conste das minhas investigações, sugeri que colocasse neste forum as suas dúvidas, na esperança que alguém trabalhasse os nomes ou a região em causa e pudesse contribuir com pistas. Infelizmente, a dita senhora não tem computador em casa nem internet.

Ofereci-me para lhe colocar aqui as suas questões, servindo de ponte para eventuais ajudas.

Eis a questão:

A senhora é parente (segundo papéis de família encontrados) de um padre jesuita, Emanuel Barradas, que foi missionário na Índia e na Etiópia e que faleceu em Cochim em 1646. Este missionário é filho do casal Gaspar Barradas ( naturalidade de Gaspar: Portalegre? Monforte?) e Isabel Caldeira (Veiros? Elvas? Évora? Castelo Branco?), cujo casamento deverá ter ocurrido entre 1560-1571, possivelmente em Veiros ou Elvas.
Nada mais possui de dados, em termos de datas ou localidades.

O que ela pretendia era descobrir o assento desse casamento, para a partir dele fazer a sua investigação, já que tem parentes que julga cruzam com o missionário.

Os seus parentes mais próximos, ao nível de Barradas, são:

Francisco Barradas, natural de Monforte (Alentejo), que casou em 1780 com Ana Jacinta, também de Monforte, de cujo casamento nasceu Ana Gertrudes Barradas, nascida na freguesia da Madalena, em Monforte e que casou em 1805 (freguesia de S.Lourenço, Elvas) com Manuel António Martins, natural da Guarda.

É evidente que os elementos que me transmitiu são escassos mas como por vezes já têm acontecido alguns "milagres" neste Forum, prometi ajudá-la, sendo sua porta voz. Ao colocar aqui estes dados, faço-o na esperança que alguém tenha tropeçado com esta família.

Em nome de D. Mariana de Lourdes Borrinhas Marques, a senhora em questão, os meus sinceros agradecimentos

Maria

Resposta

Link directo:

Apelido Barradas

#368263 | cnascimento | 15 abr 2016 17:56 | Em resposta a: #138472

Boa Tarde

Existe também familia Barradas em Santo António das Areias - Marvão.

cumprimentos

Carla Nascimento

Resposta

Link directo:

Apelido

#368393 | cnascimento | 19 abr 2016 17:12 | Em resposta a: #138472

Boa tarde

Começei recentemente à procura dos meus ascendentes. A minha familia materna pelo que encontrei até agora é em maioria de Marvão e Castelo de Vide.
Alguém pode-me dares umas dicas para conseguir pesquisar além de recorrer ao digitarq?
Deixo em anexo uma listagem do que já possuo dessa região, pois pode ás vezes alguém se ter cruzado com algum dos ramos, tenho Barradas.

6- Manoel Pedro Leitão 1903- Santo António das Areias
7- Agueda Barradas 1900- Santo António das Areias
12- António Pedro Leitão 1859- Marvão (morador Herdade dos Pombais)
13- Vitorina Maria 1869- Castelo de Vide (morador Herdade dos Pombais)
14- João Barradas 1864- Santo António das Areias ( morador em Tragazal)
15- Maria Rosa Marques 1869- Santo António das Areias ( morador em Tragazal)
24- João Gração de Matos
25- Maria Antónia Leitão
26- Francisco da Silva Corgas – Castelo de Vide (morador Rus de Miguel)
27- Maria Gertrudes Patameiro- Castelo de Vide (morador Rus de Miguel)
28- Agostinho Barradas- Santo António das Areias ( morador em Valle do Carvão)
29- Maria da Estrela- Salvador d’ Aramenha ( morador em Valle do Carvão)
30- José Marques- Santo António das Areias ( morador em Tragazal)
31- Águeda Maria Santo António das Areias ( morador em Tragazal)

Com os melhores cumprimentos

Carla Nascimento

Resposta

Link directo:

Apelido

#368533 | braveman | 23 abr 2016 18:25 | Em resposta a: #138472

Deparei-me com vários Barradas das minhas investigações na zona de Almodôvar...

Resposta

Link directo:

Apelido

#368635 | cnascimento | 26 abr 2016 17:15 | Em resposta a: #368533

Pois... mas é bastante longe de Portalegre. Tem ideia da época?

cumprimentos


Carla Nascimento

Resposta

Link directo:

Apelido

#368730 | braveman | 29 abr 2016 12:27 | Em resposta a: #138472

Provavelmente séculos XVIII e XIX ... Compreenda que não foi objeto da minha investigação, mas de facto pareceu-me gente de alguma relevância no concelho e fui deparando com vários. se entretanto me cruzar com alguns partilharei consigo :D

Ricardo Venâncio

Resposta

Link directo:

Apelido BARRADAS (ver Felgueiras Gayo)

#368747 | Luis K. W. | 29 abr 2016 15:57 | Em resposta a: #138472

Está no Felgueiras Gayo (Barradas)

§7O N 15 GASPAR BARRADAS MOUTOZO f° de D. Felipa Barradas N 14 do § 4 foi chamado o velho por diferença de outro do m.mo nome

Casou duas vezes a prª com D. Cata Gil Pouzadas f.ª de An.to Rodrigues Moutozo, e D. Catª Gil Pouzadas devião ser dispencados dos quaes era avos maternos Pedro Gil Pouzadas casado com D. Ml Barradas § 56
.16 An.to Rodrigues Barradas Moutozo
.16 Fran.co Barradas ja defunto q.do morreo seu Pay
.16 Pedro Gil Barradas S. n.

Casou 2' vez com *D. Izabel Caldeira* f' de An.to Rz Caldeira, e Catarina Gil elle morreo em 1578 e
se lhe fez Inventario
.16 Martim Caldeira era morto em 1614 e tinha 15 annos
.16 Gil Barradas Caldeira § 71
.16 O *Padre M.el Barradas Caldeira* foi baptizado em a Matriz de Momforte a 23 de Novr"de 1572 padrinhos Fr. Heytor Barradas _ D. Felipa Barradas teve de legitima de seu pay 31285419 e de sua may 237$000 donde se ve a riqueza de seus pais, q hoje lhe competiria com as mayores
.16 Affonco Caldeira q foi Fidalgo da Casa Real casou em S. Pedro de Momforte em 1573
padrinhos Martim Tavares, e Jorge Caldeira, e Madrinhas Margarida Vaz m.er de Martim Tavares e Cata Braz Pouzadas com D. Leonor Dias Pouzadas S. g. a qual morreo em 158..... com testam.to em q Instituio Capella q deixa a seu marido, deixa missas pella Alma de sua Irmãa Mor Dias, e sua Irmäa Cat* Pires, e Legado a Romeira fa de sua Thia Izabel Pouzadas a qual Romeira era D. M*l Romeira da Fon.ca m.er de
Pedro Juzarte, Pay dos Padroeiros da Serra de Ossa no tt° de Juzarte § N 16 D. Felipa da Caldeira m.er de Andre Barradas no § 24 N 17
. 16 D. Maria Caldeira que anno de 1578 em casa de seu Irmão An.to Rz foi dotada por seu pay Gaspar Barradas o Velho, e sua m.er D. Izabel Caldeira com metade da herdade da Lagem q rendia esta p.te trez moyos de trigo e mais vinte alqueires: o quinhão de Val de Rebr° termo de Assumar, e outro em Val de Pereira q fora de Pedro Gil o mosso q ambos rendião 80 Alqueires de trigo fora outras mais cousas com João Barreto Solt° f' de João Alz Barreto, e Catarina Dias: asignarão esta escriptura An.to Rz Moutozo Cav° Fidalgo: Aff° Caldeira Cav° Fidalgo Irmaons da noiva, e Pedro Lopes de Moraes Cav° Fidalgo, o d° noivo morreo em 1580 e deixou o remanecente a sua m.er S. g. ella casou 2a vez com An.to Vaz de Castellobranco no anno de 1603 porq neste anno venderão a Gaspar Alz Brazio, e Izabel Alz sua m.er huas casas na rua de Cid.de Almeida por 300$ s. m. n.

. N 16 AN.TO RZ MOUTOZO BARRADAS f" de Gaspar Barradas N 15 Casou com D. Brites de
Almeida Castellobranco e foi Admenistrador de hum vincullo q da sua tersa Instituio seu pay, e foi morto por hum João Fernandes em 1582 mas fez testam.t° e nelle declara q.m são seus pays, e avos por q.m deixa missas, e por sua madrasta D. Izabel Caldeira e declara seus Irmaons q andavão nos estudos em Evora e seu Irmão Gil Barradas, e sua m.er fez procuração a Gaspar Vaz Pouzadas, o mosso, pal perdoar a morte ao d' joão Fernandes feita na era de 1584
17 Duarte Rz de Castellobranco

N 16 GIL BARRADAS CALDEIRA f° de Gaspar Barradas N 15 do § 70- Casou 1a vez com D. Violante Tavares de Castellobranco a qual morreo em 1606
17 Gil Barradas Caldeira S. n.
17 D. Mal Tavares de Castellobranco casou 2a vez com D. Izabel Veldez n.al do Algarve: morreo o d° Gil Barradas de 61 annos de Idade no anno de 1627 e se mandou sepultar na Cova de sua avo D. Felipa Barradas devedio a sua tersa em tres p.tes entre Seu f Gll Barradas, D- Izabel, e D. Ma Caldeira e testamenteira outra fa D_ Ml Tavares, e seu marido M.el Barradas Mures: era casa m.to rica possuirão m.to Soutos em portalegre e m.tas herdades de bom Lote, e outras mtas fazendas
17 M.el Barradas de 6 annos q.do se fez o Inventario de sua may, ja era morto q.do se fez o do Pay
17 D. Ma Caldeira tinha 15 annos em 1617 casou em 1622 a 17 de Janr' na Matriz de Momforte com M.el Barradas Mures f° de seu cunhado Pedro Annes Mures C. g. no § 4 N 18
17 D. Izabel Tavares de Castellobranco § 72

Resposta

Link directo:

Apelido

#368753 | Luis K. W. | 29 abr 2016 16:29 | Em resposta a: #368747

Temos portanto idades aproximadas dos filhos do casal GASPAR BARRADAS MOUTOZO - ISABEL CALDEIRA:
"Affonco Caldeira q foi Fidalgo da Casa Real casou em S. Pedro de Momforte em 1573" - n. ca 1553
"D. Maria Caldeira que anno de 1578 em casa de seu Irmão An.to Rz...." - nasceu ca 1560
"morreo o d° Gil Barradas de 61 annos de Idade no anno de 1627" - nasceu cerca 1566.
"Padre M.el Barradas Caldeira* foi baptizado em a Matriz de Momforte a 23 de Novr de 1572"
"Martim Caldeira era morto em 1614 e tinha 15 annos" - n, cerca 1599 (ESTE tem de estar errado!).

Tirando este último, temos que o casal teve filhos entre cerca de 1553 e 1572. Terão, portanto, casado antes de 1553.
E, se tiverem casado na freguesia de Monforte, estamos com sorte! O 1.º livro de casamentos começa em 1540 (só que nada revelaria sobre a ascendência destes dois!).
Felizmente que - apesar de alguns erros - temos o fantástico Felg. Gayo!

Resposta

Link directo:

registos de baptismo e casamento (Monforte)

#368755 | Luis K. W. | 29 abr 2016 16:54 | Em resposta a: #368753

E quando vamos à procura do registo paroquial de baptismo, em Monforte, a 23/ Novembro /1572, na imagem m0025.tif, passa de folhas 68-verso (13/Nov/1572) para folhas 71 (20/Fev/1573)...

ADORO quando isto me acontece.
(em http://digitarq.adptg.arquivos.pt/viewer?id=1046466)

Já agora: os casamentos (1540-1563) da freg. de Monforte estão em http://digitarq.adptg.arquivos.pt/viewer?id=1046475

Resposta

Link directo:

Apelido

#369033 | cnascimento | 05 mai 2016 17:58 | Em resposta a: #138472

Olá!

Tenho andado um pouco afastada.... E agora vejo toda esta informação.
Vou imprimir para ver se sou capaz de entender ... Não domino bem esta área.
Obrigada pelo seu interesse e pela ajuda.


Carla Nascimento

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 09 mai 2024, 18:58

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen