Eutrópio Ferreira da Silveira Machado/Descendentes

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Famílias | Regiões | Cargos

Eutrópio Ferreira da Silveira Machado/Descendentes

#138141 | MVSM | 25 dez 2006 20:58

Procuro possivel descendência directa de meu tio bisavô Eutrópio Ferreira da Silveira Machado, nascido em Queluz em 1846, filho de José Cypriano da Silveira Machado e de Carlota Joaquina Ferreira da Silveira Machado. Foi o 1º Intendente Pecuário do Distrito de Beja (1872). Aí casou com Senhora D. Honorata da Matta Ribeiro e deste casamento, que se saiba, nasceram dois filhos - Eutrópio da Matta Ribeiro da Silveira Machado e Celestina da Matta Ribeiro da Silveira Machado.
Agradecia que me informassem sobre quaisquer dados
Os meus cumprimentos
MVSM

Resposta

Link directo:

RE: Eutrópio Ferreira da Silveira Machado/Descendentes

#138183 | cverde | 26 dez 2006 17:16 | Em resposta a: #138141

Desloco-me às vezes ao Arquivo Distrital de Beja embora de momento não saiba quando o farei novamente. No entanto, se tiver alguma ideia da data (e freguesia) do casamento e/ou do nascimento dos filhos posso tentar localiza-los quando for ao ADB. Quem sabe os assentos de nascimento dos filhos têm algum averbamento que leve a uma possível descendência.

Luís Figueira

Resposta

Link directo:

RE: Eutrópio Ferreira da Silveira Machado/Descendentes

#138288 | MVM | 27 dez 2006 15:23 | Em resposta a: #138183

Caro Luis Figueira
Obrigada pelo seu interesse. Meu tio bisavô Eutrópio Ferreira da Silveira Machado, nasceu em Queluz a 15 de Outubro de 1846. Casou em Beja a 9 de Janeiro de 1873 naq freguesia de Santa Maria da cidade da cidade de Beja. Tem obra escrita da sua especialidade.Faleceu em Lisboa na freguesia dos Anjos, a 27 de Outubro de 1891.Na altura do seu falecimento era Chefe dos Serviços de Veterinária do Ministério das Obras Públicas. Da sua certidão de óbito ,consta que deixou um filho menor que presumo seja o primogénito Eutrópio da Matta Ribeiro da Silveira Machado, nascido na freguesia de S. João Baptista da cidade de Beja a 7 de Setembro de 1872. Foi secretário do Liceu de Beja e mais tarde fundou em Lisboa o Instituto Politcnico sito na rua do Poço dos Negros. Foi dedicado à escrita literària conforme da noticia do seu falecimento, incerta no Diário Ilustrado de 1 de Março de 1904, tendo falecido a 28 de Fevereiro do mesmo ano, na freguesia do Socorro em Lisboa. Da sua certidão de óbito consta que "deixou um filho de tenra idade
A outra filha de Eutrópio Ferreira da Silveira Machado de nome Celestina da Matta Ribeiro da Silveira Machado nasceu a 28 de Janeiro de 1876 na freguesia de Santa Maria da cidade de Beja. Nas bus cas que fiz não consegui encontrar sequer o registo do seu falecimento mas presumo que tenha falecido antes de seu pai, uma vez que a certidão de óbito deste apenas refere a existência de " um filho menor"
As minhas buscas contudo circunscreveram-se apenas às 4 freguesias intramuros da cidade não se tendo estendido às restantes freguesias do concelho.
Outra fonte a explorar penso que será os Serviços de Pecuário do Distrito de Beja pois no seu arquivo histórico talvez tenham algo sobre si Igualmente talvez no arquivo histórico do Liceu de Beja possa constar algo sobre o seu secretário já referido.
Agradeço toda a colaboração que eventualmente me possa prestar
Melhores cumprimentos
Maria Valentina da Silveira Machado

Resposta

Link directo:

RE: Eutrópio Ferreira da Silveira Machado/Descendentes

#146304 | almiro63 | 03 mar 2007 20:01 | Em resposta a: #138288

Cara Maria Valentina

Depois de muito tempo à procura folha a folha nos assentos de baptismo e casamentos, encontrei os registos do filho de Eutrópio da Matta Ribeiro da Silveira Machado.

Entreguei tudo à prima Lúcia Cecílio.

Cordialmente

J. Almiro

Resposta

Link directo:

RE: Eutrópio Ferreira da Silveira Machado/Descendentes

#146344 | cverde | 04 mar 2007 01:31 | Em resposta a: #138288

O assunto não está esquecido mas, até esta data, não tem sido possível deslocar-me ao Arquivo de Beja como prometido. Mas vejo que já conseguiu mais algumas informações.

Cumprimentos

Luís Figueira

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 16 mai 2024, 11:19

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen