Tota

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Famílias

Tota

#138092 | Granja | 24 dez 2006 11:23

Caros Confrades

Para dar por terminado um trabalho sobre xn peço ajuda acerca do banqueiro Tota que fundou o Banco Totta em Lisboa e do qual nada sei em termos da sua descendência ou familiares na actualidade.

Agradece qualquer informação

Filipe Pinheiro de Campos

Resposta

Link directo:

RE: Tota

#138139 | MVSM | 25 dez 2006 20:13 | Em resposta a: #138092

Penso que só terá um descendente, João Manuel da Silva Nolasco Totta, advogado residente na Av. da Republica, Parede, Cascais

Resposta

Link directo:

RE: Tota

#138143 | Granja | 25 dez 2006 21:47 | Em resposta a: #138139

Caro Confrade

Muito obrigado pela informação. Será que me conseguirá complementar mais algum dado?

Agradece antecipadamente

Filipe Pinheiro de Campos
Bragança

Resposta

Link directo:

RE: Tota

#138145 | MVSM | 25 dez 2006 22:35 | Em resposta a: #138092

Caro Confrade:
Pude dar estas indicações pq uma das minhas irmãs está divorciada do Dr. João Totta e sabemos que é descendente do banqueiro e ao que parece, o único, caso houvesse outro descendente, a familia não tinha conhecimento. Segundo mais informações de minha irmã, o Dr. João Totta terá dados (documentos) do tio banqueiro que lhe foram até solicitados pelo banco nos anos 70 ao que ele só informou e conservou os documentos consigo.
Nada mais posso informar, mas o caro confrade, já tem elementos para procurar o familiar.
Os meus cumprimentos
Maria Valentina

Resposta

Link directo:

RE: Tota

#164442 | jmtotta | 05 ago 2007 22:42 | Em resposta a: #138092

Caro Sr. Pinheiro de Campos,
Sou um membro recente do Genea e encontrei as questões relacionadas com o "banqueiro Totta (ou Tota)", meu familiar.
Procurarei responder ao assunto - descendência ou familiares do banqueiro Totta que fundou o Banco Totta em Lisboa-. Assim,
1. Está correcta a indicação de LCM relativamente ao casamento de Francisco Henriques Totta em 12.4.1848 com D. Maria Angélica de Oliveira.
Francisco Henriques Totta era filho de Manuel Henriques Totta e de Mariana dos Anjos Totta ou Maria dos Anjos Totta [cf. a este respeito Luís Pastor de Macedo, Lisboa de Lés-a-Lés, vol. IV, pág. 243 (Lisboa, Publicações Culturais da CML, 1968) onde dá nota da morte em 23 de Outubro de 1857, na Rua de S. Julião, de D. Maria dos Anjos Totta, viúva de Manuel Henriques Totta, dos Tottas da casa bancária].

2. Francisco Henriques Totta e D. Maria Angélica de Oliveira Totta são os pais de:
a- José Henriques Totta: ?-Janeiro de 1849 - + 05-05-1928, em Sintra, onde residia. Era viúvo de D. Matilde de Albuquerque Totta, que falecera a 4-02-1917 [tinham casado em Lisboa, em 8 de Julho de 1871 na Igreja de S. Julião - Freg. S. Julião, Casamentos, 1868/1888 fls. 19- Ela era filha de Joaquim José d' Albuquerque e de D. Mathilde Rosa de Albuquerque].
Os dois filhos do casal já tinham falecido antes do Pai, um solteiro e outro casado, sem descendência, ou ambos solteiros, isto por referência familiar.
Uma precisão: o Sr. José Henriques Totta não fundou o Banco Totta, mas uma "Casa bancária José Henriques Totta" que, mais tarde e já no âmbito do relacionamento empresarial com o Sr. Alfredo da Silva foi transformada em Banco.
Tratava-se, pois, de um empresário em nome individual - como hoje se diria - pois ele tinha sido empregado de outra casa bancária (Fortunato Chamiço...- cujas referências são conhecidas - ele e o irmão, Francisco Chamiço são nomes ligados aos negócios e à Banca do séc. XIX, estando o segundo associado à fundação do Banco Nacional Ultramarino).
Fortunato Chamiço "transmitiu" o negócio ao seu antigo empregado, que prosseguiu a actividade bancária em nome próprio.

b- Júlio dos Reis Totta: meu antepassado directo, segue a informação.

c- Francisco Rufino Totta: não tenho informação adicional sobre este meu tio-bisavô. Apenas que casou em 24-02-1886, em S. Julião, tendo 32 anos de idade ( 1850?) com D. Augusta Hermínia da Silva, natural de Lisboa, S. Nicolau, e faleceu em Dezembro de 1887, sendo sepultado em jazigo familiar a 31 daquele mês e ano.

d- Alfredo Maria Totta, casado com D. Maria Augusta de Oliveira Nolasco Totta. Tiveram uma filha, D.Maria da Piedade Totta (tenho algumas referências, que posso tentar aprofundar, ainda a conheci). Nasceu em 13-05-1871, foi baptizada em 2-06-1871, sendo a mãe falecida (consequência do parto?) - cit. notas de Luís Pastor de Macedo.

Júlio dos Reis Totta: este segundo filho de Francisco Henriques Totta, natural de Lisboa, S. Julião casou, em 22-01-1881, com Amélia Martiniana de Sousa, filha de David Maria de Sousa e D. Leopoldina Carlota da Silva e Sousa, natural de Lisboa, Socorro, na altura ele morador no Chiado n.º 36, ela na Rua Augusta, n.º 224 [estes elementos constam de apontamentos manuscritos (fichas) elaboradas por Luís Pastor de Macedo, existentes no Gabinete de Estudos Olissiponenses, arquivo municipal do palácio do "Beau Séjour"]

Tiveram os seguintes filhos:
- Francisco Henriques Totta;
- Júlio de Souza Totta;
- Jorge de Souza Totta;
- Maria Angélica de Souza Totta
O primeiro, Francisco Henriques Totta foi casado com D. Ernestina Amália Lavado Barata, sem descendência;
Do terceiro, Jorge de Souza Totta, não tenho referências concretas, sendo opinião colhida da família que não teria descendentes. Faleceu no início de 1944, tendo sido sepultado em jazigo de família, a 4 de Janeiro.
A quarta filha, nasceu em 30-11-1886, foi casada, sem descendência, com João Baptista Carneiro (fundador da alfaiataria Le Tailleur Moderne, na Rua Augusta, em Lisboa, ainda hoje com o nome Le Tailleur), e faleceu em 19-09-1976.
- Júlio de Souza Totta (22-01-1883- Santa Justa - 22-05-1939) - casou com Beatriz Olímpia Boaventura Nolasco, e tiveram um filho:
- Jorge Nolasco Totta, nascido a 16-01-1909, em Lisboa, e aí falecido a 15-11-1964.
- não teve descendência de um primeiro casamento e do segundo, com D. Alda Maria Simões e Silva (ou Alda Maria da Silva) Nolasco Totta, nascida em Lisboa, Arroios, em 17-12-1906, casamento ocorrido em 14-09-1940, dois filhos:
---Júlio José da Silva Nolasco Totta - 15-08-1941 e falecido poucas horas depois;
---João Manuel da Silva Nolasco Totta, que estas linhas subscreve, e nasceu em Lisboa, Anjos, em 14 de Setembro de 1942. Licenciado em Direito e advogado.
--casou 1ª vez, em 13-05-1970, com D. Maria José Coelho da Silveira Machado - div. 1988, s/descendência [irmã da Dra. Maria Valentina Silveira Machado, que prestou a informação a meu respeito].
--casou 2ª vez, em 25-11-1995, com D. Maria da Conceição Homem de Mello Nolasco Totta (nasc. Luanda, Angola, em 30-08-1948), s/descendência.

- Ao dispor para qualquer esclarecimento adicional, e com os m/cumprimentos
João Manuel da Silva Nolasco Totta
Av. da República, 1631 - 1º
2775 - 275 - Parede
Tel. fixo (c/atendedor) - 214 570 448
Tel móvel - 965176331 - 966922601
jmtotta@netcabo.pt

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 16 mai 2024, 19:08

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen