Araújo, como saber a origem????

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Famílias | Brasil

Araújo, como saber a origem????

#137980 | SERTERAPEUTA | 22 dez 2006 17:25

Vejo com tristeza, logo eu que me interesso em saber de meus antepassados, que jamais conseguirei saber de verdade de minhas raízes. Afinal, só sei que o portugues GALDINO DE ARAÚJO foi meu antepassado mais longíncuo que conheço, porém não sei de qual região, não sei de qual casa..etc...etc...
Por favor se soberem alguma forma de me auxiliarem agradeço.
Saudações
sérgio

Resposta

Link directo:

RE: Araújo, como saber a origem????

#138259 | fertelde | 27 dez 2006 05:14 | Em resposta a: #137980

Bem, bem, bem: Vamos iniciar o tema...
Como conseguio chegar à conclusâo que è o seu mais afastado ascendente?? por alguma razâo seria... Entâo, como chegou a esse nome?
Seguramente, com alguma certidâo de nascimento? com algum documento?
Pois isto de investigar as origens, por vezes parece mais dificil do que em realidade è!
Procure as certiôes de nascimento do ultimo familiar de quem tem a certeza, sobre onde nasceu e em que data, aí vai aparecer a indicaçâo dos nomes dos pais e lugar de nascimento dos pais, e na maioria das vezes, a data de nascimento deles, e nas certidôes portuguesas vai aparecer o nome dos avós de ambas partes e alguma vez, aparece onde nasceram estes também...
Logo è uma questâo de pedir para as freguesias ou Arquivos Distritais, as certidôes "simples", destes ascendentes, e assim subindo, podemos chegar até onde haja registos.-
Cumprimentos,
Fertelde

Resposta

Link directo:

RE: Araújo, como saber a origem????

#138274 | SERTERAPEUTA | 27 dez 2006 13:17 | Em resposta a: #138259

Caro Fertelde,
agradeço-lhe pela gentileza de orientar-me. Sou Sérgio Donisete de Araújo, 37 anos, resido no Sul do Brasil, Santa Catarina. Eu soube do meu mais afastado ascendente por informação de meu avô, que disse que o pai de seu avô, este nascido aqui no sul do Brasil, chamava-se Galdino de Araújo(o portugues que veio de Portugal), por volta de 1850(não sei ao certo), haja vista, seu filho Francisco( o avô de meu avô) ter nascido aqui em 1868. Na verdade, não tenho ainda dctos, pois meu avô tem apenas a certidão de nascimento que consta seus pais, e bnada sobre Galdino de Araújo.
Obrigado e otimo 2007.

Resposta

Link directo:

RE: Araújo, como saber a origem????

#141729 | raibet | 25 jan 2007 22:45 | Em resposta a: #138274

Sou Araujo da Zona de Ponte de Lima.
A familia Araujo tem origem na Galiza e sempre teve casamentos com este ledo da fronteira, de tal modo que o visconde de Sinde ( Chefe dos Araujos em Portugal) que é Perestrelo tendo terras deste lado e do outro ainda podia passar com exercito proprio a fronteira.
Isto lembro-me de memória mas posso confirmar.
De qualquer modo vale a pena investigar pois é familia muito antiga e interessante
Um abraço e boa sorte
raibet

Resposta

Link directo:

RE: Araújo, como saber a origem????

#141777 | jacout | 26 jan 2007 10:44 | Em resposta a: #141729

Nas margens do rio Lima há catervas de Araújos.
Eu sou um deles e ignorava que tinha um chefe.
Que razões justificam a atribuição desse título ao visconde de Sinde?
José de Araújo Coutinho

Resposta

Link directo:

RE: Araújo, como saber a origem????

#141921 | raibet | 27 jan 2007 13:17 | Em resposta a: #141777

Caro colega.
Se for ao anuário de nobreza de 1985 verá nos viscondes de Sinde que o actual é António Fernandes Peresrello de Alarcão 2º Vis. de Sinde por alavrá do Cons. de Nob. de 26/6/1980 e chefe do nome e armas dos Araújos por alvará do mesmo conselho de 11/6/1981.
Abraços

Raibet

Resposta

Link directo:

RE: Araújo, como saber a origem????

#142376 | jacout | 30 jan 2007 16:57 | Em resposta a: #141921

Caro raibet
Muito obrigado pela sua informação. Como é fácil de ver, sou um mero curioso destes assuntos, mas sempre vou aprendendo algo pela amabilidade de quem me responde.
Os meus cumprimentos,
José de Araújo Coutinho

Resposta

Link directo:

RE: Araújo, como saber a origem????

#142389 | casadarquius | 30 jan 2007 18:17 | Em resposta a: #142376

Também como curiosidade:
No concelho de Matosinhos (perto do Porto) e junto a Leça, se não estou em erro, há uma freguesia com o nome: ARAÚJO

Ricardo Silva

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 16 mai 2024, 12:33

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen