João (Sousa) Chichorro - vários

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Regiões | Famílias | Cargos

João (Sousa) Chichorro - vários

#137007 | RCCORREIA | 12 dez 2006 10:29

Estando a estudar a linhagem Chichorro deparei-me com um problema de identificar a ascendência de João Chichorro (o Velho) que viveu em Montemor-o-Velho (1538 a 1564).

Apesar de ainda não o conseguir documentar, dele devem descender os Chichorro Pinheiro, Chichorro Gama Lobo, Chichorro de Azambuja todos ligados entre si e referênciados ao Concelho de Montemor-o-Velho (MMV, Tentúgal, Carapinheira).

Um dos problemas vulgares nesta linhagem é as muitas vezes em que o apelido Chichorro é preterido na documentação para o Sousa que também usavam.

Assim as minhas intuições dirigem-se aos vários João de Sousa (de ascendência Chichorro) que podem ser ascendentes deste e que conheço. Isso obviamente não exclui outras hipóteses.

Pretendo ajuda para encontrar uma ligação deste João Chichorro (o Velho).

Para ajudar (ou não) refiro dois João de Sousa (Chichorro) do século XV, ambos nascidos entre 1415 e 1425. Será que algum destes poderia ser seu avô ou até pai? Que outras alternativas ou que outras linhas me sugerem?

João de Sousa (* ca 1420) - membro da casa do Infante D. Henrique, possível filho de Gonçalo de Sousa, comendador-mor da Ordem de Cristo e alcaide-mor de Tomar (há quem o considere seu irmão, filho de Gonçalo Anes de Sousa)

João de Sousa (* ca 1425) - capitão de ginetes do Infante D. Fernando, duque de Viseu e Beja, irmão de Vasco Martins de Sousa Chichorro (* ca 1410) - capitão de ginetes de D. Afonso V, e membro da Ordem de Santiago

Rui Correia

Resposta

Link directo:

RE: João (Sousa) Chichorro - vários

#137197 | RCCORREIA | 14 dez 2006 00:53 | Em resposta a: #137007

Renovo pedido de apoio/ajuda

Resposta

Link directo:

RE: João (Sousa) Chichorro - vários

#184495 | PDS | 11 fev 2008 13:59 | Em resposta a: #137007

Boa tarde:

Não sei se será uma grande ajuda a informação de saber que o pai de uma prima, de um primo meu tem bem documentada informações sobre a família Chichorro, o que não quererá dizer que possa responder à sua pergunta de pesquisa.

Não há nada como telefonar e perguntar.

Tente encontrar , no Porto, a morada, da advogada

Drª Magda Maria Correia de Matos de Sousa Chochorro.

Melhores cumprimentos,

PDS

Resposta

Link directo:

RE: João (Sousa) Chichorro - vários

#193124 | PDS | 19 abr 2008 02:27 | Em resposta a: #137007

Olá, boa noite:

Tentei enviar-lhe um esboço da árvore da família Chichorro, com origem no primeiro Rei de Portugal ( D Afonso Henriques) e onde pode encontrar os ramos de Sousa Chichorro.

Como não consegui, recorri ao Guinea para que entrasse em contacto consigo enviando-lhe a mensagem.

Não sei se conheçe o trabalho sobre, os Sousa Chichorro e as ordens Militares. Poderá consultar o site com um trabalho de António Maria Falcão Pestana de Vasconcelos sobre o assunto.

http://ler.letras.up.pt/uploads/ficheiros/4410.pdf

Espero que a informação lhe chegue rápidamente e que possa responder às s~uas dúvidas.

PDS

Resposta

Link directo:

RE: João (Sousa) Chichorro - vários

#193273 | PDS | 20 abr 2008 01:22 | Em resposta a: #137197

Olá, boa noite:

Lembrei-me que poderá consultar a recente publicação da "História Genealógica da Casa Real Portuguesa", réplica quase fiel da edição de 1735, é uma obra riquíssima baseada em provas reais, elaborada no século XVIII - de D. António Caetano de Sousa, do Jornal o Público e, que foi lançada no final do ano passado.

Correcto quanto ao tema de pesquisa penso ser o Vol 14- da Nobreza de ascendência real antes da Dinastia de Bragança De D. Martim Affonso Chichorro, Rico-homem a João de Sousa, Capitão dos Ginetes do Infante D. Fernando.

Como não estou em casa não pude verificar no livro se inclui a sua pesquisa. ´

Melhores cumprimentos,
PDS

Resposta

Link directo:

RE: João (Sousa) Chichorro - vários

#196158 | RCCORREIA | 12 mai 2008 16:21 | Em resposta a: #193124

Caro PDS

Por razões pessoais tenho andado arredado destas lides e só hoje vi as suas amáveis contribuições.

Possivelmente a mudança de e-mail tb não ajudou.
Se quiser reenviar-me os documentos que refere para rui_templar@hotmail.com agradeço.

Cumprimentos,
Rui Correia

Resposta

Link directo:

RE: Contactos

#196182 | AQF | 12 mai 2008 19:45 | Em resposta a: #196158

Caro Rui,

Seja bem aparecido !

Os contactos que tenho continuam válidos ou tenho que proceder a alterações.

Um abraço,

Ângelo da Fonseca

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 13 mai 2024, 02:37

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen