Não sei a freguesia, alguém pode ajudar?

Este tópico está classificado nas salas: Formação | Arquivos | Regiões

Não sei a freguesia, alguém pode ajudar?

#136988 | val_rj | 12 dez 2006 01:20

Estou tentando obter registrio de nascimento dos meus avós paternos, o problema é que na certidão de nascimento do meu pai, só diz que meu avô é natural de Amarante e minha avó é natural de Arcos de Valdevez, não diz qual freguesia.
Há alguma coisa que eu possa fazer ou alguém que possa me ajudar?
Valéria

Resposta

Link directo:

RE: Não sei a freguesia, alguém pode ajudar?

#136991 | judiaria | 12 dez 2006 01:47 | Em resposta a: #136988

Possivelmente quando não indica a freguesia, subentende-se que será a freguesia do mesmo nome do concelho, pois antes de 1910 a designação referia-se à paróquia e não ao concelho.

Joaquim Reis

Resposta

Link directo:

Não sei a freguesia, alguém pode ajudar?

#136997 | Lourval | 12 dez 2006 04:32 | Em resposta a: #136988

Cara Valéria,
Eu não sei quando nasceu seu avô mas há muitos registros de batismos on line na página do Arquivo Distrital do Porto referentes às freguesias de Aboadela e Aboim no Concelho de Amarante.
Se você está no Brasil e dependendo de quando nasceu seu avô você também poderá solicitar ao Arquivo Nacional do Rio de Janeiro pelo prontuário de estrangeiro dele. Normalmente há mais detalhes com relação à naturalidade nestes prontuários além de constar data da chegada no Brasil, nome da embarcação, etc.
Poderá também solicitar ao Arquivo Distrital do Porto pela emissão de passaporte de seus avós. Neste documento será citado a freguesia de nascimento. Terá que informar a eles, no entanto, o ano aproximado em que eles teriam solicitado este passaporte.
Tudo isso supondo que seus avós vieram para o Brasil.
Cumprimentos
Lourval

Resposta

Link directo:

RE: Não sei a freguesia, alguém pode ajudar?

#137016 | val_rj | 12 dez 2006 12:31 | Em resposta a: #136997

Caro Lourval,
Estes meus avós não vieram para o Brasil, só meu pai veio.
Meu avó paterna nasceu em 1893 segundo a certidão de nascimento do meu pai que diz ela ter 37 anos e meu avô nasceu em 1895 já que na certidão diz que ele tinha 35 anos quando meu pai nasceu .
Meu pai nasceu em 1930.

Resposta

Link directo:

Não sei a freguesia, alguém pode ajudar?

#137024 | Lourval | 12 dez 2006 13:22 | Em resposta a: #137016

Cara colega,
E em que freguesia nasceu seu pai? Provavelmente nasceu no lugar da mãe (o mais comum) ou então no lugar do pai.
Cumprimentos
Lourval

Resposta

Link directo:

RE: Não sei a freguesia, alguém pode ajudar?

#137054 | val_rj | 12 dez 2006 18:55 | Em resposta a: #137024

Caro Lourval

Meu pai nasceu na freguesia do Socorro, Hospital de São José, não sei bem porque. na certidão diz que les eram domiciliados no Bombarral (acho que é isso).

Resposta

Link directo:

RE: Não sei a freguesia, alguém pode ajudar?

#137199 | val_rj | 14 dez 2006 01:51 | Em resposta a: #137054

venho mais umavez renovar o pedido de ajuda.
Como citado do tópico, na certidão de nascimento do meu pai, não diz as freguesias dos meus avós paternos.
Tentei , como sugeriu Joaquim, pedir que verificassem o assentamento de nascimento de minha vó na freguesia de Arcos de Vakdevez e obtive a seguinte resposta:

"Tenho a honra de informar que neste concelho não existe nemhuma freguesia chamada ARCOS DE VALDEVEZ-ARCOS DE VALDEVEZ é o nome do concelho, como já informei há 51 freguesias e sem o nome da freguesia não é possível localizar o assento em causa
Com os melhores cumprimentos"

Será que alguem poderia me dar uma sugestão de como pesquisar os assentos de meus avos paternos?
Desde já agradeço
Valéria

Resposta

Link directo:

Não sei a freguesia, alguém pode ajudar?

#137201 | Lourval | 14 dez 2006 03:38 | Em resposta a: #137054

Cara Valéria,
Está tudo realmente confuso. Aparentemente seu pai nasceu no Concelho de Lisboa, Freguesia de Socorro. Porém eles eram domiciliados, isto é, residiam no Concelho de Bombarral, Freguesia de Bombarral, Distrito de Leiria. O pai dele era do Concelho de Amarante, Distrito do Porto e a mãe dele de Arcos de Valdevez, Distrito de Viana do Castelo. Tanto o pai como a mãe dele são do norte de Portugal. Isto tudo é uma hipótese. Diante desta hipótese acho que vale tentar encontrar o casamento de seus avós no Concelho de Bombarral, Freguesia de Bombarral, já que ambos eram do norte e de lugares diferentes, tem-se a impressão que se conheceram em Bombarral e lá se casaram. De qualquer modo você não pode procurar pelos batismos de seus avós posto que você não conhece os nomes dos pais deles. Ou você procura pelo casamento de seus avós ou você procura por irmãos de seu pai na esperança que os registros dos irmãos sejam mais elucidativos com relação às naturalidades dos pais.
Cumprimentos
Lourval

Resposta

Link directo:

RE: Não sei a freguesia, alguém pode ajudar?

#137238 | val_rj | 14 dez 2006 13:50 | Em resposta a: #137201

Caro Lourval
Mais uma vez agradeço a atenção.
para pesquisar o casamento de meus avós devo proceder da mesma forma que o nascimento?
Eu estive pensando ... podemos tbm pesquisar o óbito? Pelas cartas que minha avó enviava ao meu pai, sua última morada pelo que sei era na Rua Central de Francos, nº 5, Porto. Poderia ser umponto de partida?
Abraços
Valéria

Resposta

Link directo:

RE: Não sei a freguesia, alguém pode ajudar?

#137253 | fercar | 14 dez 2006 16:26 | Em resposta a: #137238

Cara confrade,

Como sou principiante e também gosto que me ajudem, se bem que na maioria das vezes sou ignorado, vou tentar ajudar.

Tem o ano aproximado do falecimento de sua avó? Se tiver peça a certidão de óbito que ainda deverá estar na 2ª conservatória do registo civil do porto.
Morada:
Av. de França, nº 358, Loja 64 - 4050-023 PORTO
Telefone 228348530
E-mail: 2crc.porto@dgrn.mj.pt

Atenciosamente
Peixoto Cardoso

Resposta

Link directo:

RE: Não sei a freguesia, alguém pode ajudar?

#137256 | fercar | 14 dez 2006 16:53 | Em resposta a: #137253

Cara Valéria,

Queira enviar para o meu mail os dados que tem de sua avó.
Nome, datas de nascimento e falecimento, filiação... tentarei directamente na conservatória saber isso.

Tenho também procurado um antepassado que foi para o Rio de Janeiro e talvez me possa ajudar.
Mais tarde veremos.

Meu mail é: fapcardoso@clix.pt

Cordialmente
Peixoto Cardoso

Resposta

Link directo:

RE: Não sei a freguesia, alguém pode ajudar?

#137449 | val_rj | 16 dez 2006 21:37 | Em resposta a: #137256

Tentei pedir a certidão de casamento dos meus avós paternos em Bombarral como sugerido , me respomderam que só telefonando, moro no Brasil, uma ligação dessas deve ser cara. Alguém poderia me ajudar?

Resposta

Link directo:

RE: Não sei a freguesia, alguém pode ajudar?

#137476 | judiaria | 17 dez 2006 02:19 | Em resposta a: #137449

Pode dar-me os dados de que dispõe, e tentarei através do serviço publico directo (internet) pedir uma cópia do assento. Depois lhe direi do resultado. No entanto ainda me parece que talvez existisse uma paróquia com o nome de arcos de valdevez, antes da freguesia mãe ter sido partida.


Cumprimentos

Joaquim Reis

Resposta

Link directo:

RE: Não sei a freguesia, alguém pode ajudar?

#137520 | val_rj | 17 dez 2006 17:35 | Em resposta a: #137476

caro Joaquim, segue as informções que tenho:
Nome do meu avô paterno: Carlos Casimiro Gonçalves Ferreira
local de nascimento: Amarante
ano de nascimento: 1895

Nome da minha avó paterna: Antónia Joaquina Pereira
local de nascimento: Arcos de Valdevez
ano de nascimento: 1893

Como sugerido, talvez tenham se casado no Bombarral ou em Arcos de Valdevezpor volta dos anos 1920.

Se puder ajudar no sentido de eu conseguir uma pista para minha pesquisa ficarei grata.

Resposta

Link directo:

RE: Não sei a freguesia, alguém pode ajudar?

#137522 | val_rj | 17 dez 2006 17:39 | Em resposta a: #137520

Caros confrades,

Lembrei-me que tenho os nomes dos meus bisavós paternos.

Carlos Casimiro Gonçalves Ferreira era filho de:
- José Gonçalves Ferreira , e
- Maria ferreira


Antónia Joaquina Pereira era filha de:
- Fernando Rodrigues Coelho , e
- Mariana Pereira

se essas informações ajudarem a me dar pistas para continuar a minha pesquisa, seria grata
abraços,
valéria

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 17 mai 2024, 08:20

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen