Moreiras - Fonte Arcada - Penafiel

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Famílias | Regiões

Moreiras - Fonte Arcada - Penafiel

#136337 | Souzares | 03 dez 2006 17:48

Caros Confrades:

Gostaria que me informassem das ascendências de Catarina Moreira casada com José de Sousa, em Fonte Arcada, Penafiel, de cujo matrimónio resultou um filho de nome Manuel Moreira, nascido em Fonte Arcada, que casou a 6/2/1750, em Fonte Arcada com Maria Diniz Barbosa, nascida a 16/11/1724, em Fonte Arcada.

Cumprimentos

Souzares

Resposta

Link directo:

RE: Moreiras - Fonte Arcada - Penafiel

#136398 | f.g | 04 dez 2006 12:28 | Em resposta a: #136337

Caro Confrade

Pelas datas que apresenta podera adquirir a informação no Arquivo Distrital do Porto.

Cumprimentos
f.g

Resposta

Link directo:

RE: Moreiras - Fonte Arcada - Penafiel

#136485 | Conde | 05 dez 2006 13:14 | Em resposta a: #136337

Veja o título de Moreiras de Penafiel que era da Misericórdia e agora, salvo erro, está na Biblioteca Pública local.
Cumprimentos.

Resposta

Link directo:

RE: Moreiras - Fonte Arcada - Penafiel

#136491 | miguellabrego | 05 dez 2006 14:46 | Em resposta a: #136337

Caro primo!

Eu também tenho antepassados com o apelido 'Moreira' e 'de Sousa' do lugar de Fonte Arcada!
Meu sexto avô grande era Francisco Moreira, nascido em Fonte Arcada. Ele casou-se com Maria da Silva (filha de Domingos Luis e Maria da Silva, naturais de Fonte Arcada) em 27 Maio 1767 em Melres, Gondomar. Francisco era filho de Antonio de Sousa e Maria Moreira.
Antonio e Maria casaram-se entre 1735 e 1747. Maria Moreira era filha de Manuel Loureira e Luisa Moreira, naturais de Valle, Fonte Arcada, Penafiel.
Antonio de Sousa nasceu 18 Novembro 1715 em Vilarinho, Melres, Gondomar. Era filho de Goncalo de Sousa e Maria Gomes Tavares de Oliveira. Goncalo era natural de Ordins, Penafiel. Maria Gomes Tavares de Oliveira era natural de Vilarinho, Melres. Goncalo e Maria tiveram tiveram 3 filhos que eu sei de (provavelmente teve mais): Manuel de Oliveira, Joao de Sousa (nasceu 2 Julio 1722) e Rosa Gomes (nasceu Setembro 1718).
Goncalo de Sousa era filho de Manuel Joao e Isabel de Sousa, naturais de Ordins, Penafiel.
Goncalo teve um irmao eu sei de (provavelment teve mais): Jose de Sousa (nasceu 16 Dezembro 1694).
Maria Gomes Tavares de Oliveira era filha de Joao Gomes, natural de Sebolido, Penafiel, e Catarina Tavares (de Oliveira), natural de Vilarinho, Melres, Gondomar. Maria teve 3 irmaos: Sabastiao Gomes (nasceu Jan. 1693), Antonio Gomes (nasceu 1 Maio 1701 (ele casou-se com Luisa Ferreira, natural do Cobelo), e Jeronima de Oliveira (nascei 7 Junho 1698 (ela casou-se com Manuel dos Santos em 1733, natural de Ordins).
Joao Gomes e Catarina Tavares (de Oliveira) casaram-se em 7 Dezembro 1683 em Melres, Gondomar. Joao Gomes era filho de Miguel Gomes, natural de Sebolido, Penafiel. Catarina era filha de Antonio Tavares e Jeronima de Oliveira, naturais de Vilarinho, Melres, Gondomar.

Se você puder começar o livro (no Biblioteca Pública local) que Conde mencionou, satisfaça deixe-me saber o que é indicado sobre a família de Moreira de Fonte Arcada.

Com os melhores cumprimentos,
Miguel da Rocha Labrego
mlabrego@english.upenn.edu

Resposta

Link directo:

RE: Moreiras - Fonte Arcada - Penafiel

#137811 | Souzares | 20 dez 2006 20:37 | Em resposta a: #136398

Caro f.g

Já consultei os livros de Fonte Arcada, relativos a este assunto.
Constatei que faltam os livros paroquiais que permitiriam o desenvolvimento da ancestralidade deste matrimonio.

Cumprimentos,

Souzares

Resposta

Link directo:

RE: Moreiras - Fonte Arcada - Penafiel

#137813 | Souzares | 20 dez 2006 20:39 | Em resposta a: #136485

Caro Conde:

Já consultei o titulo de Moreiras que refere.
No entanto, não aparece este casal.

Cumprimentos,

Souzares

Resposta

Link directo:

RE: Moreiras - Fonte Arcada - Penafiel

#163837 | miguellabrego | 29 jul 2007 23:00 | Em resposta a: #136491

Caro primo!

Eu também tenho antepassados com o apelido 'Moreira' e 'de Sousa' do lugar de Fonte Arcada!
Meu sexto avô grande era Francisco Moreira, nascido em Fonte Arcada. Ele casou-se com Maria da Silva (filha de Domingos Luis e Maria da Silva, naturais de Fonte Arcada) em 27 Maio 1767 em Melres, Gondomar. Francisco era filho de Antonio de Sousa e Maria Moreira.
Antonio e Maria casaram-se entre 1735 e 1747. Maria Moreira era filha de Manuel Loureira e Luisa Moreira, naturais de Valle, Fonte Arcada, Penafiel.
Antonio de Sousa nasceu 18 Novembro 1715 em Vilarinho, Melres, Gondomar. Era filho de Goncalo de Sousa e Maria Gomes Tavares de Oliveira. Goncalo era natural de Ordins, Penafiel. Maria Gomes Tavares de Oliveira era natural de Vilarinho, Melres. Goncalo e Maria tiveram tiveram 3 filhos que eu sei de (provavelmente teve mais): Manuel de Oliveira, Joao de Sousa (nasceu 2 Julio 1722) e Rosa Gomes (nasceu Setembro 1718).
Goncalo de Sousa era filho de Manuel Joao e Isabel de Sousa, naturais de Ordins, Penafiel.
Goncalo teve um irmao eu sei de (provavelment teve mais): Jose de Sousa (nasceu 16 Dezembro 1694).
Maria Gomes Tavares de Oliveira era filha de Joao Gomes, natural de Sebolido, Penafiel, e Catarina Tavares (de Oliveira), natural de Vilarinho, Melres, Gondomar. Maria teve 3 irmaos: Sabastiao Gomes (nasceu Jan. 1693), Antonio Gomes (nasceu 1 Maio 1701 (ele casou-se com Luisa Ferreira, natural do Cobelo), e Jeronima de Oliveira (nascei 7 Junho 1698 (ela casou-se com Manuel dos Santos em 1733, natural de Ordins).
Joao Gomes e Catarina Tavares (de Oliveira) casaram-se em 7 Dezembro 1683 em Melres, Gondomar. Joao Gomes era filho de Miguel Gomes, natural de Sebolido, Penafiel. Catarina era filha de Antonio Tavares e Jeronima de Oliveira, naturais de Vilarinho, Melres, Gondomar.

Se você puder começar o livro (no Biblioteca Pública local) que Conde mencionou, satisfaça deixe-me saber o que é indicado sobre a família de Moreira de Fonte Arcada.

Com os melhores cumprimentos,
Miguel da Rocha Labrego
mlabrego@english.upenn.edu

Resposta

Link directo:

RE: Moreiras - Fonte Arcada - Penafiel

#173285 | Jorge75 | 18 nov 2007 18:05 | Em resposta a: #137811

Boa Tarde

Já várias vezes vi referenciado o nome Fonsecas Coutinhos de Fonte Arcada.
Gostava de saber se se trata da Freguesia de Fonte Arcada, Concelho de Penafiel?

Sem mais,

Abraço,
Jorge

Resposta

Link directo:

RE: Moreiras - Fonte Arcada - Penafiel

#173345 | JAVSO | 19 nov 2007 00:07 | Em resposta a: #173285

Caro Jorge

Acabei de dar a resposta no outro tópico referente a Fonsecas Coutinho, Ucanha.

Melhores cumprimentos,

José Alfredo Soares de Oliveira

Resposta

Link directo:

RE: Moreiras - Fonte Arcada - Penafiel

#173351 | Jorge75 | 19 nov 2007 00:31 | Em resposta a: #173345

Amigo José

Abusando da sua amabilidade e dos seus conhecimentos agradeço-lhe todo o tipo de informações que eventualmente tenha e/ou venha a obter sobre as diversas GENEALOGIAS e CASAS SENHORIAIS de Fonte Arcada (PENAFIEL).

Abraço
Jorge

Resposta

Link directo:

RE: Moreiras - Fonte Arcada - Penafiel

#173672 | JAVSO | 20 nov 2007 22:14 | Em resposta a: #173351

Caro Jorge

Os meus conhecimentos são poucos, mas se encontrar algo relativo a Penafiel, dir-lhe-ei.
Por acaso, dentro de pouco tempo terei de iniciar buscas sobre "Azevedos" de Paço de Sousa. Penso que meu 5º avô, por via materna, Simão de Azevedo Moreira, filho de Manuel de Azevedo, era natural de Paço de Sousa, assim como o pai e o avô, também Manuel de Azevedo.
Tenho alguns elementos sobre "Coelhos da Mota" de Castelões de Recezinhos, mas que também estão tratados no Genea.
A ignorância e a curiosidade são grandes, mas o tempo é muito pouco.

Melhores cumprimentos,

José Alfredo Soares de Oliveira

Resposta

Link directo:

RE: Moreiras - Fonte Arcada - Penafiel

#173675 | Jorge75 | 20 nov 2007 23:13 | Em resposta a: #173672

Caro José,

Em relação á curiosidade e á ignorância, meu caro José, já somos dois..., mesmo assim obrigado pela atenção.

Se encontrar algo relacionado com Fonte Arcada, muito apreciarei o seu envio.

Abraço
Jorge

Resposta

Link directo:

RE: Moreiras - Fonte Arcada - Penafiel

#174987 | Jorge75 | 01 dez 2007 23:10 | Em resposta a: #163837

Caro Miguel

Sou natural e residente em Fonte Arcada...

Conheço os Moreiras do Lugar da Vila (embora seus paissejam do Lugar de Marmoiral), ambos em Fonte Arcada, Penafiel, será que o posso ajudar??

Abraço
Jorge

NOTAS
1- Correcção "...1735 e 1747. Maria Moreira era filha de Manuel Loureira e Luisa Moreira, naturais de Valle, Fonte Arcada, Penafiel. Antonio de Sousa nasceu 18 Novembro 1715 em Vilarinho, Melres..."
--- Não é Lugar de Valle mas sim Vales, Fonte Arcada

2- Informações: Todas as informações que tiver sobre Fonte Arcada serão recebidas de bom grado.

Resposta

Link directo:

RE: Moreiras - Fonte Arcada - Penafiel

#174988 | Jorge75 | 01 dez 2007 23:17 | Em resposta a: #163837

Caro Miguel

Sou natural e residente em Fonte Arcada...

Conheço os Moreiras do Lugar da Vila (embora seus paissejam do Lugar de Marmoiral), ambos em Fonte Arcada, Penafiel, será que o posso ajudar??

Abraço
Jorge

NOTAS
1- Correcção "...1735 e 1747. Maria Moreira era filha de Manuel Loureira e Luisa Moreira, naturais de Valle, Fonte Arcada, Penafiel. Antonio de Sousa nasceu 18 Novembro 1715 em Vilarinho, Melres..."
--- Não é Lugar de Valle mas sim Vales, Fonte Arcada

2- Informações: Todas as informações que tiver sobre Fonte Arcada serão recebidas de bom grado.

Resposta

Link directo:

RE: Moreiras - Fonte Arcada - Penafiel

#175154 | miguellabrego | 03 dez 2007 18:13 | Em resposta a: #174988

Muito obrigado, Jorge!

Sim, se você puder encontrar o livro (no Biblioteca Pública local) que Conde mencionou no último massage, satisfaça deixe-me saber o que é indicado sobre a família de Moreira de Fonte Arcada.

Obrigado pelo seu ajuda tambem no nome correto da villa!!

Meus melhores cumprimentos,
Miguel Labrego
mlabrego@english.upenn.edu

Resposta

Link directo:

RE: Moreiras - Fonte Arcada - Penafiel

#231595 | miguellabrego | 08 jun 2009 18:20 | Em resposta a: #136337

Muito obrigado, Jorge!

Sim, se você puder encontrar o livro (no Biblioteca Pública local) que Conde mencionou no último massage, satisfaça deixe-me saber o que é indicado sobre a família de Moreiras de Fonte Arcada.

Obrigado pelo seu ajuda tambem no nome correto da villa!!

Meus melhores cumprimentos,
Miguel Labrego
mlabrego@english.upenn.edu

Resposta

Link directo:

RE: Moreiras - Fonte Arcada - Penafiel

#265332 | miguellabrego | 15 nov 2010 22:36 | Em resposta a: #231595

Muito obrigado, Jorge!

Sim, se você puder encontrar o livro (no Biblioteca Pública local) que Conde mencionou no último massage, satisfaça deixe-me saber o que é indicado sobre a família de Moreiras de Fonte Arcada.

Obrigado pelo seu ajuda tambem no nome correto da villa!!

Meus melhores cumprimentos,
Miguel Labrego
mlabrego@english.upenn.edu

Resposta

Link directo:

RE: Moreiras - Fonte Arcada - Penafiel

#265333 | miguellabrego | 15 nov 2010 22:36 | Em resposta a: #231595

Muito obrigado, Jorge!

Sim, se você puder encontrar o livro (no Biblioteca Pública local) que Conde mencionou no último massage, satisfaça deixe-me saber o que é indicado sobre a família de Moreiras de Fonte Arcada.

Obrigado pelo seu ajuda tambem no nome correto da villa!!

Meus melhores cumprimentos,
Miguel Labrego
labregom@email.chop.edu

Resposta

Link directo:

RE: Moreiras - Fonte Arcada - Penafiel

#265351 | Peña Rey | 16 nov 2010 09:16 | Em resposta a: #265333

Olá Jorge. Olá Miguel .
Conforme tenho anunciado, procuro as origens do meu bisavô JOÃO ANTONIO MOREIRA, que nasceu cerca de 1869 em Campo Largo / Paraná . Casou com FRANCISCA CANDIDA DE ALMEIDA.

Francisca era natural de Antonia tendo nascido entre 1876/78. Penso que João Antonio Moreira tinha ligação de família com Antonina. Há indícios que João A. Moreira pode ter sido casado antes de casar com Francisca Cândida de Almeida (?).

Agradeço por qualquer orientação ou informação.

Clovis M. Pena - Curitiba, Paraná

Resposta

Link directo:

RE: Moreiras - Fonte Arcada - Penafiel

#265369 | miguellabrego | 16 nov 2010 15:05 | Em resposta a: #265351

Caro Clovis,

Meus antepassados “Moreira”s eram do século XVIII (e não do seculo XIX) e eram de Penafiel, Fonte Arcada, e Melres em Porto, Portugal e não de Brasil.

Infelizmente, os sobrenomes “Moreira” e “de Almeida” são muito comuns em Portugal e em Brasil.

Com os melhores cumprimentos,
Miguel

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 13 mai 2024, 14:45

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen