Onde começar ?

Este tópico está classificado nas salas: Formação

Onde começar ?

#135552 | Maarit | 27 nov 2006 00:32

Boa noite para todos !
Sou pessoa estrangeira, casada com o portugues. Sempre gostei da história e das origens. Minha mãe na Finlândia já fez vários anos a pesquisa da nossa família lá e chegou aos anos 16.. E também encontrou coisas muito interessantes com p.ex o inventor da sistema Dolby surround (o Sr Dolby ) pretença a minha família. Na Finlândia é um pouco mais fácil a pesquiça, por causa de nomes são mais simples, os dados mais que cem anos já estáo na net etc.

Agora queria fazer a pesquiça da Familia do meu marido (primeiro ao lado do meu sogro- uma coisa cada vez...). Principalmente por causa do meu filho e também por hobby.

Já pedi a Genea Plus, mas não sei se vai ajudar alguma coisa.
Problema com a família do meu marido é emigração. Nasceram em lugares muito diferentes.
Primeiro meu sogro nasceu em S. Tomé e Principe (ainda é vivo). O pai do meu sogro nasceu em Luanda (mas morreu em S. Tomé e Principe) Era portugues. A mãe nasceu em Manaus mas morreu em Portugal há mais ou menos dez anos atrás.
Os bisavós (lado meu sogro): a mãe nasceu em Santo Ildefonso, Ermezinde, mas não sei que ano, suponho 1875 - 1885 (porque o avô nasceu 1904), o pai talvéz ? em S. Jõao de Pesqueira (ainda por cima parece que era perfilhado ).
O apelido é da Costa Cabral.

O que aconhelham-me a fazer? Vivo na Maia.

Agredeço todo ajuda que houver.

Atentamente.

M. da Costa Cabral

Resposta

Link directo:

Onde começar ?

#135557 | Lourval | 27 nov 2006 00:54 | Em resposta a: #135552

Cara M.da Costa Cabral,
A mãe de seu sogro, brasileira de Manaus, conhece os nomes dos pais dela?
Cumprimentos
Lourval

Resposta

Link directo:

RE: Onde começar ?

#135566 | freis | 27 nov 2006 09:43 | Em resposta a: #135552

Maarit,

Sugiro que leia,
http://genealogia.netopia.pt/home/newpes.php

Cumprimentos,
Freis

Resposta

Link directo:

RE: Onde começar ?

#135581 | AQF | 27 nov 2006 11:44 | Em resposta a: #135552

O confrade "Freis" já lhe indicou um bom princípio, a que depois poderá acrescentar o seguinte:

1) A sua mensagem foi classificada como formação (Azul claro), logo também poderá ver as respostas a questões similares na respectiva sala (que vem no cabeçalho de cada página) que resulta em: http://genealogia.netopia.pt/forum/indexM.html

2) Também poderá procurar outros tópicos com os apelidos que quer, p.ex. Costa Cabral, que resultaria em: http://genealogia.netopia.pt/forum/index.php?search=costa+cabral&tema=0&pesq_por=subject

3) Quando tiver mais avoengos entroncados poderá pesquisar por pessoas no Genea, p.e. Costa Cabral daria: http://genealogia.netopia.pt/pessoas/index.php?nome=costa+cabral&tipo_pesquisa=..%2Fpessoas%2Findex.php&search=1&Pesquisar.x=7&Pesquisar.y=9

4) Logo que começar a ter os primeiros dados concretos dos avoengos (nome, apelido e local de nascimento/baptismo, casamento ou óbito), pode pedir cópia dos registos às entidades competentes (Registos Civis) e quando recuar mais de 100 anos poderá recorrer aos Arquivos distritais correspondentes (consultando os registos ou pagando o serviço) ou consultando os microfilmes de paroquiais nas Bibliotecas dos Mormons espalhadas pelo País (ou estrangeiro) ou com a ajuda de algum confrade aqui no Genea. Ver links no apoio à Investigação em http://genealogia.netopia.pt/guardamor/pag_apoio_invest.php (necessita nível GeneaPlus) ou procure no Google por Torre do Tombo, Mormons e depois siga os links que encontrar nos respectivos sites.

5) Logo que os paroquiais estiverem na Net, o que se espera começar em breve, poderá fazer como na Finlândia, mas aqui tudo é mais lento, talvez devido ao clima !

Já tem aqui muito para explorar.

Cumprimentos e boa sorte.

Cumprimentos,

Ângelo da Fonseca

Resposta

Link directo:

RE: Onde começar ?

#135602 | Maarit | 27 nov 2006 15:22 | Em resposta a: #135557

Sr(a) Lourval,

A mãe do meu sogro chamava Líbia Rodrigues Mota da Costa Cabral e o pai Jóse Martins da Costa Cabral. Conforme ao meu sogro ela nasceu em Manaus-Brasil e ele em Luanda - Angola (21.1.1904)
Suponho que os pais dela eram portugueses (emigrantes ?) e acho que eles casaram aqui no distrito Porto, no Ermesinde talvez. Infelizmente não tenho certidões nenhums.

Cumprimentos,
M. da Costa Cabral

Resposta

Link directo:

RE: Onde começar ?

#135606 | Maarit | 27 nov 2006 15:37 | Em resposta a: #135581

Caros Sr(s) Freis e Ângelo,

Obrigado pelo suas respostas. Já tenho andado na net várias semanas e para já não tenho encontrado nada, já visitei as paginas mormons, com os nomes que eu tenho, e ainda não encontrei nada.
Mais interesse tenho ao lado do pai do meu sogro (da Costa Cabral), mas por razões de emigração, não há certidões.
Por isso este é um pouco difícil.

M. da Costa Cabral

Resposta

Link directo:

Onde começar ?

#135608 | Lourval | 27 nov 2006 15:52 | Em resposta a: #135602

Cara M.da Costa Cabral,
Eu não prometo mas posso tentar localizar algo da mãe de seu sogro. Ele sabe a data, nem que aproximadamente, em que ela nasceu?
Cumprimentos
Lourval

Resposta

Link directo:

RE: Onde começar ?

#135637 | Maarit | 27 nov 2006 17:28 | Em resposta a: #135608

Caro Lourval,

Muito obrigado pela sua ajuda é muito simpatico pela sua parte ajudar.

A mãe do meu sogro: Líbia Rodrigues Mota da Costa Cabral, nasceu em Manaus 15.6.1913. Os pais dela chamavam: António Almeida Mota e Prazeres Rodrigues Mota. Eram naturais do Moimento da Beira, Portugal.

Os pais casaram no Porto, em Portugal.

Cumps,
M. da Costa Cabral

Resposta

Link directo:

RE: Onde começar ?

#135662 | jmariz | 27 nov 2006 19:36 | Em resposta a: #135552

Em primeiro lugar, explore ao máximo os testemunhos orais das pessoas vivas (lugares, datas, acontecimentos). Pesquise e recolha os documentos possíveis para cada geração antes de passar à anterior (assentos de baptismo, casamento ou óbito, BI, documentos pessoais e profissionais. Muitas vezes um novo documento contém informações que permitem localizar outros.
Os nascimentos ocorridos nas ex-colónias portuguesas ou no estrangeiro são muitas vezes transcritos na Conservatória dos Registos Centrais, a quem se poderá dirigir fornecendo as informações necessárias (filiação, lugar de nascimento, datas aproximadas). Os Arquivos Nacionais das ex-colónias podem também ajudá-la.
Em Portugal, os Arquivos Distritais respondem a pedidos de localização de assentos de baptismo ou casamento mas deve indicar os nomes, a filiação, a freguesia de baptismo ou casamento e uma data aproximada.
José Mariz

Resposta

Link directo:

RE: Onde começar ?

#138559 | Suomi | 29 dez 2006 22:20 | Em resposta a: #135608

Caro Lourval,

Será que ainda pode me ajudar ? Meu sogro encontrou o registo do nascimento da mãe dela: Lybia Rodrigues Mota da Costa Cabral. Ela nasceu em Manaus 15.6.1913.
O pai chamava: António Almeida Mota, natural do Sernancelhe, freg. Freixinho.
A mãe chamava: Prazeres Rodrigues Mota, natural do Penalva do Castelo, freg. Sezures.
Os avôs paternos: Jacinto de Almeida Mota e Maria de Purificação Mota
Os avôs maternos: Manuel Rodrigues e Ana Lilia Rodrigues

Reparei nas outras mensagens que tem também ancendentes no Sernancelhe.

O registo do nascimento é feito posteriormente no Porto 1951 e também tem notificação do casamento com Jóse Martins da Costa Cabral.

Com os melhores cumprimentos,
Maarit Costa Cabral

Ps. como já tenho Genea Plus, mudei o nome utilizar do Maarit para Suomi

Resposta

Link directo:

Onde começar ?

#138564 | Lourval | 29 dez 2006 23:37 | Em resposta a: #138559

Cara Maarit,
Para encontrar o batismo de António, filho de Jacinto de Almeida Mota e Maria da Purificação, cerca de 1885, no Concelho de Sernancelhe, Freguesia de Freixinho, escreva para o Arquivo Distrital de Viseu advis@adviseu.iantt.pt aos cuidados da Sra. Dra. Maria das Dores.
Escreva para o mesmo Arquivo Distrital de Viseu para encontrar o batismo de Prazeres, filha de Manuel Rodrigues e Ana Lilia, cerca de 1890, no Concelho de Penalva do Castelo, Freguesia de Sezures.
Cumprimentos
Lourval

Resposta

Link directo:

Onde começar ?

#352713 | ruialberto | 06 dez 2014 15:24 | Em resposta a: #135552

Cara Suomi,

Bem sei quje este tópico já tem oito anos mas ainda anda por aqui pelo fórum?

Precisava de informações sobre o casal Jacinto Almeida Mota e Maria da Purificação.

Atentamente

Rui

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 14 mai 2024, 17:33

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen