Pinho da Terra da Feira

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Famílias | Regiões

Pinho da Terra da Feira

#134635 | luis262 | 19 nov 2006 00:41

Caros Participantes do Fórum,

Procuro dados sobre a ascendência de um trisavô meu, JOSÉ JOAQUIM DE PINHO, nascido em Aveiro, Terra da Feira, c. de 1820 e falecido em Angola, Moçâmedes a 27.11.1875. Era filho de JOSÉ JOAQUIM DE PINHO e de AUGUSTA GOMES.
Casou com MARIA DOS ANJOS RODRIGUES, natural da Ilha de São Miguel, falecida em Moçâmedes a 1.5.1873, filha de ANTÓNIO RODRIGUES e MARIA DE JESUS RODRIGUES, naturais dos Açores, São Miguel.


JOSÉ JOAQUIM DE PINHO, fêz parte da primeira colónia de portugueses que, saídos de Pernambuco, em Maio de 1849, no barco brasileiro "Tentativa feliz", acompanhado pelo brigue de guerra português "Douro", de entre os quais sobressaíu, Bernardino Freire de Figueiredo de Abreu e Castro, chegaram a Angola a 4 de Agosto de 1849, à baía de Moçâmedes e fundaram a cidade de Moçâmedes.

Era proprietário de terras na região, entre elas a fazenda situada na Várzea da Boa Esperança.
Teve do seu casamento :

-Joaquim José de Pinho n. em Moçamedes, casado c.g.

-Manuel Joaquim de Pinho n. em Moçamedes a 20.6.1869, casado c.g.

-Perpétua de Pinho n. em Moçamedes a 21.5.1871, que casou com Artur Carlos
Pereira Gomes, n. em Moçamedes em 1866, c.g.

-Maria da Conceição de Pinho, n. em Moçamedes a 30.5.1872, que casou com
Emídio Augusto Pimentel de Figueiredo, que também se assinou Emídio Augusto
Pimentel Teixeira Simões de Sousa, ( da Casa dos Pimentel Teixeira de Maçãs de
D. Maria e primo do já referido Bernardino Freire de Figueiredo de Abreu e Castro), que vindo de Portugal, era então proprietário de fazendas em Moçâmedes, c.g.

-Amélia de Pinho n. em Moçamedes a 21.5.1871, que casou com Alfredo de
Oliveira Luso, ambos falecidos em Lisboa e proprietários da Qtª. d`Além, em
Torres Vedras, s.g.

Teve ainda de N., em solteiro

- Clara de Pinho n. em Moçâmedes, casada co N. Trindade, c.g.

No cemitério de Moçâmedes foi mandado erguer, pelos seus filhos ( e lá continua a existir), um mausoléu no lugar em que está enterrado junto a sua mulher.

Procuro igualmente saber, a que região do distrito de Aveiro corresponde essa antiga designação de Terra da Feira, bispado de Aveiro que desingna a sua naturalidade, nos assentos de batismo dos seus filhos.
Seria uma expresão usada para designar a região do actual concelho de Santa Maria da Feira, ou ao de alguma/as sua/s freguesia/s , para poder proceder a buscas no A D Aveiro.

Nota:
O nome de Moçâmedes, foi dado à Baía conhecida por Angra do Negro, pelo Tenente -Coronel Luís Cândido Pinheiro Furtado que, em Agosto se 1875, ali aportou, na fragata " Luanda" comandando uma expedição destinada a estabelecer uma feitoria no litoral . O nome foi atribuído, em homenagem ao Governador Geral de Angola, Manuel de Almeida Vasconcelos, Barão de Moçamedes.

De referir : Moçâmedes é um lugar da freguesia de S. Miguel do Mato, pertencente ao concelho de Vouzela, distrito de Viseu .

Fico então à espera de algum dado sobre estes Pinhos.

Cordialmente,

Luís Piçarra

Luís Piçarra

Resposta

Link directo:

RE: Pinho da Terra da Feira

#134638 | luis262 | 19 nov 2006 00:52 | Em resposta a: #134635

Corecção: Amélia de Pinho era irmã gémea de Manuel Joaquim de Pinho e nasceu em 20.6.1869 e não na data que , por lapso, indiquei. Peço deculpa por ter deixado passar algumas " gralhas "...
Luís Piçarra

Resposta

Link directo:

RE: Pinho da Terra da Feira

#134662 | luis262 | 19 nov 2006 12:39 | Em resposta a: #134638

Meus Caros:

Verifico,agora que já tinha aberto há algum tempo um tópico com este nome, pelo que vou transferir as informações mais recentes para o dito tópico e, agradeço que a participações sejam para aí enviadas.
Cumprimentos,
Luís Piçarra

Resposta

Link directo:

RE: Pinho da Terra da Feira

#198817 | marimar | 01 jun 2008 13:44 | Em resposta a: #134638

Existe algum Manuel Francisco de Pinho e Antonio Francisco Manuel de Pinho em sua pesquisa?São meus antepassados de Vila da Feira,Aveiro.MARIMAR.

Resposta

Link directo:

RE: Pinho da Terra da Feira

#198871 | LPinho | 01 jun 2008 19:11 | Em resposta a: #198817

A designada Terra da Feira, que ultrapassa largamente a área do actual concelho de Sta. Maria da Feira, abrangendo boa parte dos concelhos contíguos, tem imensas pessoas de apelido Pinho. Para obterem ajuda serão necessários localizações mais concretas (freguesia, concelho e se possível lugar)

Resposta

Link directo:

RE: Pinho da Terra da Feira

#198895 | marimar | 01 jun 2008 23:56 | Em resposta a: #198871

Os Pinho da minha família eram de Milheirós de Poiaresconcelho da Feira Distrito de Aveiro.Obrigada,LPinho pela resposta.Marimar.

Resposta

Link directo:

RE: Pinho da Terra da Feira

#198941 | LPinho | 02 jun 2008 12:54 | Em resposta a: #198895

Cara Marimar

Já é uma pista, caso me depare com "Pinhos" de Milheirós colocarei aqui a informação.

Os melhores cumprimentos

LPinho

Resposta

Link directo:

RE: Pinho da Terra da Feira

#199420 | QuintaVale | 05 jun 2008 21:53 | Em resposta a: #198895

Cara Marimar

Pode dar indicações dos seus Pinhos de Milheirós de Poiares, pois estou a precisar de umas linha que veio para a freguesia do Vale Sta. Maria da Feira.

Cumprimentos,
A. Oliveira

Resposta

Link directo:

RE: Pinho da Terra da Feira

#199453 | marimar | 06 jun 2008 00:30 | Em resposta a: #199420

Olá,Quinta Vale.Nào entendi muito bem sua mensagem,mas aí vai.Meu trisavô se chamava Antonio Francisco Manuel de Pinho casado com Pulquesia RosaGostaria de saber os antecessores.Não sei datas deles,mas meu avô era Gaspar Pinho Maia e nasceu em 1893 e veio para o Brasil no início do séc.XX. Obrigada por responder.Marimar.

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 09 mai 2024, 05:09

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen