Os Saraiva Caldeira (Vila Nova de Foz Côa).

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Regiões

Os Saraiva Caldeira (Vila Nova de Foz Côa).

#134514 | N.Caldeira | 17 nov 2006 21:07

Por ser descendente dos Saraiva Caldeira de Vila Nova de Foz Coa tenho particular interesse em descubrir mais acerca desta família. Não é muita a informação que possuo e no fórum encontram-se apenas pequenos pedaços de informação disperços.

Não pensando apenas em mim, mas também em todos os que possam estar interessados em saber mais acerca desta família, tomei a liberdade de criar este tópico para que se possa partilhar, juntar e dicutir toda a informção acerca dos Saraiva Caldeira. Vou postar a informção que possuo referente aos meus ascendentes e informação referente a outros membros desta família que recolhi.

Faço agora um apelo a todos em geral, para que colaborem e partilhem alguma informação que possuam sobre este tópico.

Colocarei em mesangens seguintes as informações que recolhi.

Com os melhores cumprimentos
Nuno F.M. Caldeira

Resposta

Link directo:

LUÍS JOSÉ SARAIVA CALDEIRA

#134516 | N.Caldeira | 17 nov 2006 21:17 | Em resposta a: #134514

Exponho nesta mensagem a minha ascendência conhecida referente aos Saraiva Caldeira:

I - LUÍS JOSÉ SARAIVA CALDEIRA ,nasceu em Vila Nova de Foz-Côa e casou com D.Gertrudes Escolástica de Sousa de Barros Cardoso,C.g.


Filhos:


1 (II) - JOSÉ MARIA SARAIVA CALDEIRA



2 (II) - MANUEL TOMAZ SARAIVA CALDEIRA,nasceu em Foz-Côa.

Deixou pelo menos um filho natural de Maria da Conceição Fachada,natural da mesma vila, filha de António Manuel Fachada e de sua mulher Maria Fachada.


Filhos:


2 (III) - ALBERTINO ANTÓNIO SARAIVA CALDEIRA ,nasceu em Foz-Côa em 2 de Dezembro de 1898 e aí foi baptizado a 18 do mesmo,sendo padrinhos Luís Feliciano Fachada e D.Antónia Joaquina Fachada.



1 (III) - ADELINO AUGUSTO CALDEIRA, nasceu em Foz-Côa em 5 de Abril de 1895 e faleceu em Vilares da Vilariça, Alfandega da Fé, a 09-09-1962. Casou com Maria do Nascimento Silva (N:10-05-1895; F:07-04-1977).

Filhos:

[não tenho aqui a informação referente às datas de nascimento, não estando por isso os filhos por ordem de nascimento]

? (IV) – JÚLIO AUGUSTO CALDEIRA, natural de Vilares da Vilariça (Alfândega da Fé).


? (IV) – MANUEL TOMÁS CALDEIRA, natural de Vilares da Vilariça (Alfândega da Fé).


? (IV) – LAURA (...) CALDEIRA, natural de Vilares da Vilariça (Alfândega da Fé).


? (IV) – MARIA ISABEL CALDEIRA, natural de Vilares da Vilariça (Alfândega da Fé).


? (IV) – HUMBERTO AUGUSTO CALDEIRA, natural de Vilares da Vilariça (Alfândega da Fé).


? (IV) – IDALINA AUGUSTA CALDEIRA, natural de Vilares da Vilariça (Alfândega da Fé).

? (IV) – ALBERTINO ANTÓNIO CALDEIRA [meu avô], natural de Vilares da Vilariça (Alfândega da Fé). Casou com Alda (...) Morais, natural de Vilarelhos, (Alfândega da Fé).


Créditos:

[Toda a informação desde o início até Albertino António Saraiva Caldeira (inclusivé) foi fornecida por Filipe Pinheiro de Campos. Agradeço aqui mais uma vez pela ajuda prestada.]

Resposta

Link directo:

Dr. Alexandre Luna Caldeira

#134517 | N.Caldeira | 17 nov 2006 21:21 | Em resposta a: #134514

Neste tópico encontam-se as informações que consegui reunir referentes ao ilustre Dr. Alexandre Jorge Luna Saraiva Caldeira:

1 – CAPITÃO JOSÉ LÚCIO FONSECA SARAIVA CALDEIRA, casou com D. Arminda Augusta de Luna e Vasconcelos.

Filhos:

1 (II) – DR. ALEXANDRE JORGE LUNA SARAIVA CALDEIRA*, nascido a 6.8.1899. Casou com a filha do Visconde do Banho e Viscondessa de Almendra, D. Márcia Augusta de Castilho Morais Sarmento, n. em Salamanca – 1912, + Cascais 23/10/2002.

[Não exponho a geração de Dr. Alexandre Jorge Luna Saraiva Caldeira por não a ter aqui à mão. Peço desculpa. Tentarei faze-lo o quanto antes.]

*ACERCA DE ALEXANDRE LUNA CALDEIRA:

- Era primo do Conde de Almendra, José Caetano Saraiva Caldeira de Miranda, com quem viveu até à sua morte.

- Escreveu Renato Rodrigues, no jornal "O Fozcoense":

"Foi distinto e ilustre médico nestas paragens, onde durante mais de quarenta anos, com grande sacrifício e dedicação, andou por montes e vales, pelos quais conduzia a sua égua, para servir os seus doentes nas povoações vizinhas: Castelo Melhor, Orgal, Algodres, Vilar de Amargo, Figueira de Castelo Rodrigo, Barda de Alva, Urros, Pocinho e Vila Nova de Foz Côa. Homem culto, dedicado às letras, foi também historiador, correspondendo-se com outros historiadores da região como Dinis Cabral, Pinho Brandão e Vasco Adriano Rodrigues. Escreveu e publicou vários trabalhos relativos às memórias das terras de Riba-Côa, dos quais se salienta a Monografia Histórica de Almendra, publicada neste jornal entre 1970-1973 (...) Humanista e profundamente dedicado àqueles com quem privou, deixou-se ficar por terras do interior (...) Arranjava empregos a muita gente e era um grande amigo e conselheiro de toda a população. Todos o respeitavam muito, quase como se fosse um «Pai» e por isso era frequentemente apelidado de «Rei de Almendra»".

Créditos:

[Informação recolhida do tópico “Viscondes de Almendra e Viscondes do Banho” e do arquivo do Jornal Nova Guarda.]

Resposta

Link directo:

1º Conde de Almendra

#134519 | N.Caldeira | 17 nov 2006 21:25 | Em resposta a: #134514

Aqui se encontram reunidas as informações referentes ao 1º Conde de Almendra, JOSÉ CAETANO SARAIVA CALDEIRA DE MIRANDA:

1 – ANTÓNIO SARAIVA CALDEIRA, natural de Almendra (Vila Nova de Foz-Côa) casou com D. Maria Angélica Teixeira, C.g.

Filhos:

1 (II) – DR. JOSÉ CAETANO SARAIVA CALDEIRA. Natural de Almendra (Vila Nova de Foz-Côa), casou com D. Antónia Amélia de Miranda - filha de Manuel Gonçalves de Miranda e de sua mulher D. Joana Maria Rosa Pereira de Sousa, nasceu em Castelãos (Macedo de Cavaleiros).

[Desconheço a existência de outros filhos para além do referido.]

Filhos:

1 (III) – JOSÉ CAETANO SARAIVA CALDEIRA DE MIRANDA, 1º CONDE DE ALMENDRA, , cuja concessão do titulo em sua vida lhe foi outorgado pelo Rei D. Carlos, por dec. de 26/12/1906. Era natural de Almendra e casou com uma filha do 1º Conde de Castelo de Paiva. Enviuvou cedo e não deixou descendência. Cursou direito em Coimbra. Não completou a sua formatura para poder dirigir a sua importante Casa agrícola, devido ao falecimento de seu irmão mais novo e a doença incurável de seu pai. Foi governador Civil do distrito de Bragança.


Créditos:

[Informação recolhida do tópico “Viscondes de Almendra e Viscondes do Banho”.]

Resposta

Link directo:

António Augusto Saraiva Caldeira

#134521 | N.Caldeira | 17 nov 2006 21:30 | Em resposta a: #134514

Deixo aqui as informações que possuo referentes a mais um Saraiva Caldeira, António Augusto Saraiva Caldeira, de quem pouco ou quase nada sei:
_________________________________________________________________

ANTÓNIO AUGUSTO SARAIVA CALDEIRA, supra, nasceu em Foz-Côa em 1881.
Casou na mesma vila a 10 de Fevereiro de 1902 com Delfina Benedicta Farinhote, nascida em 1874,filha de José Joaquim Farinhote e de sua mulher Maximiana Augusta da Costa Félix, C.g.


Créditos:

[Informação enviada por Filipe Pinheiro de Campos para o tópico “Família Farinhote de Vila Nova de Foz Côa”]
__________________________________________________________________


Termino (por enquanto) com este post. Postei ja toda a informação que possuo acerca dos Saraiva Caldeira. Aguardo colaborações.

Cumprimentos
Nuno F.M. Caldeira

Resposta

Link directo:

RE: Os Saraiva Caldeira (Vila Nova de Foz Côa).

#134556 | jaboo | 18 nov 2006 02:24 | Em resposta a: #134514

Postei essa mensagem noutro topico mas fica tambem aqui.

Caro Nuno Caldeira,

Aqui vão outros Caldeiras que encontrei em FozCôa, parentes seus:

Luis José de SOusa e D. Gertrudes Escolástica de Barros Cardoso, pais de:
1- Joaquim Manuel Saraiva Caldeira cc D. Maria Candida da Fonseca, filha de Antonio Jaoquim da Fonseca e D. Ana Carolina, de Sto Amaro. Viviam na rua da Eira do minho. Pais de:
1.1- João Antonio, n.11.10.1869 e b. 27.12, padrinhos Reveredno José Lusio de Lucena e Vasconcelos da Fonseca, abade de Freixo de Numão
2- Manuel Tomás Saraiva Caldeira cc Antonia Joaquina Fachada, filha de José Manuel Farinhote e Ana Antonia Fachada (neta paterna de Jacinto Antonio Farinhote e Teresa de Jesus Mansa, neta materna de Manuel José Fachada e Maria José Mança ). Viviam na rua da Moreira. Pais de:
2.1- Carolina Augusta, n.29.9.1870 e b.9.10, padrinhos Luis Bernardo e Maria de Jesus.

Não encontrei nenhum Saraiva Caldeira entre 1830 e 1850.
Cumprimentos,
JOAO BRAZ

Resposta

Link directo:

RE: Dr. Alexandre Luna Caldeira

#134557 | jaboo | 18 nov 2006 02:30 | Em resposta a: #134517

Caro Nuno Caldeira,

Mais uns Luna Vasconcelos de FozCôa:

Antonio Manuel de Luna e Vasconcelos cc Maria Tomásia da Fonseca Ferreira, pais de:
1- D. Maria Adelaide Luna Vasconcelos cc João Antonio Moutinho de Andrade, proprietário, filho de João Moutinho de Andrade e Maria Jacinta Nunes. Viviam na rua de S. Miguel.Pais de:
1.1- José Maria, nasceu a 4.9.1860 e b. 7.10, filho sétimo, padrinhos José Maria AMado Cayado, proprietário, morador em Sto Amarao, e mulher D. Bernarda Joaquina de ANdrade.
2- Julio Antonio de Luna e Vasconcelos cc D. Maria Barbara Lobo de Moura, filha do Dr. José Joaquim de Moura e D. Maria Perpétua Lobo de Moura. Pais de
2.1- Julio ANtonio, n.21.4.1846, b.10.5, padrinhos João antonio Lobo de Moura, por procuração seu tio Feliz ALexandre Ferreira de Moura e D. Perpétua Lobo de Moura.

CUmprimentos,
JOAO BRAZ

Resposta

Link directo:

RE: Os Saraiva Caldeira (Vila Nova de Foz Côa).

#134567 | N.Caldeira | 18 nov 2006 09:31 | Em resposta a: #134556

Caro João Braz,

Fico-lhe muito grato pelas informações.

Por acaso não cometeu um erro na sua mensagem? O nome do senhor que casou com D. Gertrudes Escolástica de Barros Cardoso não é Luís José Saraiva Caldeira?

cumprimentos,
Nuno Caldeira

Resposta

Link directo:

RE: Os Saraiva Caldeira (Vila Nova de Foz Côa).

#134613 | jaboo | 18 nov 2006 19:38 | Em resposta a: #134567

Caro Nuno,

Ele aparece como Luis José de Sousa no assento de batismo dos netos ... mas não quer dizer que não seja o mesmo ... algumas pessoas usavam diferentes apelidos em diferentes documentos.

Cumprimentos,
JOAO

Resposta

Link directo:

RE: Os Saraiva Caldeira (Vila Nova de Foz Côa).

#134616 | N.Caldeira | 18 nov 2006 20:03 | Em resposta a: #134613

Caro João,

Fico grato pela prontidão da resposta.

Sim, provavelmente é esse o caso.

Será que o senhor não me poderá dar mais informações sobre Luis Jose Saraiva Caldeira (ou Sousa)?

Se me poder da mais alguma ajuda ficar-lhe-ei muito grato.

Mais uma vez obrigado pela atenção.

Cumprimentos,
Nuno

Resposta

Link directo:

RE: Os Saraiva Caldeira (Vila Nova de Foz Côa).

#134628 | jhuet | 18 nov 2006 22:19 | Em resposta a: #134514

Caro Nuno Caldeira,

Uma minha tia, Maria Henriqueta Huet de Bacelar Sotto Mayor, casou por volta de 1900 com Júlio António da Fonseca Saraiva Caldeira, major do exército, natural de Vila Nova de Fozcoa, já viúvo e com um filho.
Nada sei em relação à data de casamento e local, nem tenho mais dados sobre o referido Júlio António, poderá dar-me alguns dado se os possuir.
Julgo que o tio Júlio era viúvo de uma senhora Moreira, mas não tenho a certeza, é pelo menos o que julgo dizia minha avó.
Não faço ideia onde viveram, a minha tia era senhora da Casa dos Chãos, em Vila Boa de Quires (Marco de Canavezes), que herdou em 1920 seu marido.

Melhores cumprimentos,
José Huet de Bacellar

Resposta

Link directo:

RE: Os Saraiva Caldeira (Vila Nova de Foz Côa).

#134640 | manuela | 19 nov 2006 04:28 | Em resposta a: #134514

Caro Nuno

"Saraiva Caldeira" chamou a minha atenção por ser parte do nome de uma velha amiga minha que vive no Porto (penso que ainda vive aí). Neste caso penso que seria o Caldeira herdado do pai e Saraiva da mãe. Não tenho a certeza. Ela tem uma irmã mais velha e um irmão mais novo (com uns bons anos de diferença). A família viveu em Angola.
Com os melhores cumprimentos,
Manuela

Resposta

Link directo:

RE: Os Saraiva Caldeira (Vila Nova de Foz Côa).

#134680 | N.Caldeira | 19 nov 2006 15:01 | Em resposta a: #134628

Caro José Huet de Bacellar,

Muito agradeço a sua colaboração neste tópico.

Infelizmente não lhe posso dar nenhuma informação sobre Júlio António da Fonseca Saraiva Caldeira, é a primeira vez que vejo o nome deste senhor.

Bem, é mais um Saraiva Caldeira para juntar à lista. Esperemos que apareça alguém com mais informações.

Mais uma vez obrigado.

Cumprimentos
Nuno F.M. Caldeira

Resposta

Link directo:

RE: Os Saraiva Caldeira (Vila Nova de Foz Côa).

#134682 | N.Caldeira | 19 nov 2006 15:02 | Em resposta a: #134640

Cara Manuela,

Se no caso dessa sua amiga o Caldeira foi herdado do pai e o Saraiva da mãe, penso que não será do mesmo ramo de Foz Côa.

Ainda assim fico grato pela atenção.

Cumprimentos
Nuno F.M. Caldeira

Resposta

Link directo:

RE: Dr. Alexandre Luna Caldeira

#138195 | N.Caldeira | 26 dez 2006 19:33 | Em resposta a: #134517

Tal como prometido fica aqui a descendência de Alexandre Luna Caldeira (Dr.) e D.Márcia Augusta de Castilho Morais Sarmento:

- José de Castilho Luna Caldeira, casado, residente em França;

- Arminda Alexandra de Castilho Luna Caldeira, nascida a 6-9-1934, formada em Letras (Germânicas);

- Ana Augusta de Castilho Luna Caldeira, nascida a 20-10-1936, casada com Rui Leal Marques;

- Jorge de Castilho Luna Caldeira, nascido a 8-6-1940;

- Maria Leonor de Castilho Luna Caldeira, nascida a 10-4-1942;

- Maria Justina de Castilho Luna Caldeira, nascida a 1-6-1950.

[Créditos:
Agradeço ao senhor Vasco Briteiros da Gama que prontamente me enviou esta informação. Mais uma vez obrigado.]

Resposta

Link directo:

Biografia de Alexandre Luna Caldeira

#138199 | N.Caldeira | 26 dez 2006 19:57 | Em resposta a: #134517

"Centenário do nascimento do 'Rei de Almendra'
População presta homenagem a Luna Caldeira


Alexandre Luna Caldeira, descendente de família abastecida, dedicou a sua vida a Almendra. Médico da aldeia, e arredores, pessoa dinâmica e influente, deixou legados à história de vida deste povo, sendo por isso respeitado e ainda por muitos estimado, como o prova a homenagem prestada ao centenário do seu nascimento.

Percorrendo montes e vales montado na sua égua, Luna Caldeira serviu durante mais de vinte anos os enfermos de Almendra e das populações vizinhas. Com veia de empresário, construiu um forno de pão, que servia a freguesia, e um moderno lagar de azeite, que criou numerosos postos de trabalho. Graças a este carácter empreendedor, à sua preocupação em beneficiar a população de Almendra e à sua dedicação, como médico, amigo e conselheiro, era por todos muito respeitado e, frequentemente, apelidado de "Rei de Almendra". Foi a esta figura que a população da vila prestou homenagem, no passado dia 6 (dia do aniversário), com a romagem ao cemitério de Almendra, e no sábado, com uma missa cantada na igreja matriz, o descerramento da lápide comemorativa e com a exposição documental "A vida de um médico de aldeia e o seu tempo", no pátio e consultório, na casa de Almendra.

Natural de Távora (Tabuaço), morgado de José Lúcio da Fonseca Saraiva Caldeira, capitão, de Foz Côa, e de Arminda Augusta de Luna e Vasconcellos, de Freixo de Numão, Alexandre Jorge Luna Caldeira foi viver para a vila aos 28 anos, a pedido do seu primo, Conde de Almendra. «Humanista e profundamente dedicado àqueles com quem privou, deixou-se ficar por terras do interior, servindo os seu conterrâneos e abdicando, tendo posses, conhecimentos e formatura, de uma vida mais cómoda numa grande cidade ou ainda de prosseguir a carreira na Marinha», refere Renato Rodrigues no artigo a propósito, publicado n' "O Fozcoense" de 15 de Julho.

Depois de frequentar o Liceu no colégio de Lamego, cursou medicina na Faculdade do Porto, tendo por professores Abel Salazar, Almeida Garrett, Pires de Lima e Teixeira Bastos, entre outros. Concluído o curso, foi professor durante algum tempo, iniciou a carreira de médico e foi também Oficial da Marinha, altura em que pôde conhecer vários pontos do mundo. Em Almendra, onde desempenha o cargo de Médico Municipal, conhece Márcia Augusta, Viscondessa de Almendra, sua parente, filha do Visconde do Banho, com quem casa em 1932 e de quem teve 6 filhos. Foi também tutor dos seus primos mais novos. Após o casamento, assumiu a administração da Casa de Almendra, que incluía a Casa do Paço e vastas propriedades agrícolas, entre as quais, as quintas da Olga, da Rapada, da Barca, de S. Lourenço e a Tapada de S. Pedro e a do Amaral.

Através das amizades que conservou dos tempos de estudante, entre elas a de Lumbrales, ministro do Governo de Oliveira Salazar, acedeu ao chefe do Governo e a outros notáveis da região para concretizar o alargamento e pavimentação da estrada entre Figueira de Castelo Rodrigo e a Estação de Caminhos de Ferro de Almendra. Conseguiu também a construção da ponte do Rio Côa e sua estrada, possibilitando a ligação a Vila Nova de Foz Côa, sede do concelho. Luna Caldeira foi também historiador. Escreveu e publicou vários trabalhos relativos às memórias das terras de Riba-Côa, entre os quais a Monografia Histórica de Almendra, e manteve correspondência com outros historiadores da região, como Adriano Vasco Rodrigues, Dinis Cabral e Pinho Brandão.

No último ano da sua vida adoeceu gravemente, tendo falecido em Lisboa, onde estava em tratamento. «O seu desaparecimento veio provocar uma grande falta, própria dos grandes Homens, aos quais é sempre difícil suceder. Por isso, quer a nível familiar, quer como homem público, deixou toda uma saudade que, ainda hoje, se sente», diz Renato Rodrigues, no mesmo artigo."

[Fonte: website Terras da Beira]

Resposta

Link directo:

RE: Os Saraiva Caldeira (Vila Nova de Foz Côa).

#153208 | N.Caldeira | 21 abr 2007 11:14 | Em resposta a: #134514

Renovo o pedido de Ajuda.

Resposta

Link directo:

RE: Os Saraiva Caldeira (Vila Nova de Foz Côa).

#168002 | paucal | 21 set 2007 13:25 | Em resposta a: #153208

Obrigado pelas informações de que disponho. Acontece que a minha família (até aos meus filhos) têm todos os aplidos saraiva caldeira com origem no meu bisavô que era natural de Vila Nova de Foz Côa. Não me lembro do nome dele nem da minha avô paterna. Gostava que alguém me ajudasse. Sempre me foi dito que o meu bisavô era visconde ou conde de Foz Côa. Sei que o nome Saraiva Caldeira é todo originário do meu bisavô. Um dia gostava de conhecer toda a família. Será possível?
Paulo José Azevedo de Saraiva Caldeira.

Resposta

Link directo:

RE: 1º Conde de Almendra

#172303 | N.Caldeira | 11 nov 2007 00:08 | Em resposta a: #134519

Deixo aqui um texto retirado do documento "Perfeitos de Trás-os-Montes e Governadores Civis do distrito de Bragança (1833-2005)".

José Caetano Saraiva Caldeira de Miranda
Conde de Almendra
Governador Civil do Distrito de Bragança
8.Junho.1906 – 13.Setembro.1906
(Almendra, 1.2.1854 – ?)

- José Caetano Saraiva Caldeira de Miranda.
Proprietário.
Natural de Almendra, Vila Nova de Foz Côa.
1.º Conde de Almendra, por decreto de 26 de Dezembro de 1906, na chancelaria de Carlos I.
Filho de José Caetano Saraiva Caldeira e de Antónia Amélia de Miranda, irmã do primeiro de visconde da Paradinha do Outeiro.
Possuía em Castelãos muitas e grandes propriedades e um rico palacete brasonado.
Chegou a frequentar o primeiro ano de Direito na Universidade de Coimbra, porém sem nunca o concluir, uma vez que teve de abandonar Coimbra para poder dirigir a sua importante casa agrícola, devido ao falecimento de seu irmão mais novo e a doença incurável do seu pai.
José Miranda era considerado, mesmo pelos seus adversários políticos, um “homem de espírito inteligente e culto, de aprimorada educação e de belo carácter”.
Por decreto de 8 de Junho de 1906 foi nomeado governador civil de Bragança, lugar de que tomou posse a 20 do mesmo mês.
Caldeira de Miranda enviuvaria cedo e sem deixar descendência. Todavia, deixou um importante legado patrimonial e o seu solar é ainda hoje uma das mais importantes referências arquitectónicas do concelho de Vila Nova de Foz Côa.


- Elogio ao procedimento de Caldeira de Miranda em relação à substituição do médico municipal de Bragança (1906)

A vereação deste concelho, tendo o propósito de demitir um seu médico municipal para o substituir pelo dr. Antero Adelino Guerra e Sá, fez-lhe uma devassa vergonhosa naquela qualidade, mas pretendendo atingi-lo na sua vida particular; como porém a prova contra ele não fosse nenhuma e ela quisesse eximir-se às responsabilidades pecuniárias, penais e outras, mendigou-se do sr. Eduardo, que era ao tempo ministro do reino, que o demitisse de subdelegado de saúde e juntando à denúncia as peças da acusação do médico municipal – o que tudo vinha a dar em miserável devassa de vida íntima do dr. António Augusto de Azevedo.
Aos rogos seguiu-se a imposição – feita pelo presidente da câmara, Constantino Pegado, e por Camilo de Mendonça e Visconde de Valpereiro – de que se o ministro não acedesse se dissolveria o Partido Progressista de Vila Flor!
A exoneração veio.
Podia tê-la evitado o funcionário aludido, aproveitando-se das dedicações de amigos ou servindo-se da chantagem que em volta do caso fazia a autoridade!
Mas não quis: sendo funcionário zeloso e médico distinto é homem honrado.
É essa exoneração por conveniência de serviço.
Foi, pois, comida a vereação! Mas porque não o percebesse ou fingisse não o perceber, e contando com cumplicidade da parte dos outros e fundamentando a sua deliberação no disposto no § 3.º do artigo 304 das leis vigentes de saúde, declarou vago o lugar do médico municipal e pediu autorização para o pôr a concurso.
O sr. Caldeira de Miranda, nobre governador civil de Bragança, respondeu ou mandou responder que a vereação labora em erro porque se a disposição legislativa citada diz que a pena de exoneração dos subdelegados de saúde implica a de médicos municipais que são, é todavia certo que sendo dada por conveniência de serviço, uma exoneração não é pena – ideia esta que para a referida disposição devia estar e estava no espírito do legislador.
Por isso o Exmo. governador civil sr. Caldeira de Miranda interpretou bem a lei.
E procedeu briosamente.
A vereação há-de pois ter e ser-lhe-ão exigidas as suas responsabilidades, se nas circunstâncias aludidas exonerar o médico municipal de que se trata.
Não haveria mais que ver estranhos a expulsar os naturais deste concelho, freguesia e vila sem razão e impunemente!
(...)
E a propósito: pede-se ao nobre governador civil que mande sindicar da forma como desde Janeiro de 1905 foram feitos pagamentos a fornecedores da câmara, a empregados e a amas como subsídio de lactação.

(Gazeta de Bragança, Ano XVI, n.º 741, 1906)


Fontes e Bibliografia
Arquivo Distrital de Bragança, Autos de Posse (1845-1928); Gazeta de Bragança, ano XVI, n.º 735, 1906, p. 2; Francisco Manuel Alves, Memórias arqueológico-históricas do distrito de Bragança, t. VII, Porto, 1931; Grande Enciclopédia Portuguesa e Brasileira, t. II, Lisboa, 1935-1987; http://genealogia.netopia.pt.

Resposta

Link directo:

RE: 1º Conde de Almendra

#187119 | RUKA | 06 mar 2008 11:51 | Em resposta a: #172303

estou a fazer um trabalho sobre o general joao antonio marçal, natural de foz coae propretario de vastas propredades, e gostaria de ser informado da existencia, ou nao, de linhagem nobre nesta familia, e se ha algum relacionamento familiar coos condes de almendra.
agradeço resposta de quem souber de algo sobre esta familia.obrigado

Resposta

Link directo:

RE: Biografia de Alexandre Luna Caldeira

#192355 | JoãoLunaCaldeira | 13 abr 2008 13:33 | Em resposta a: #138199

Caro Nuno Caldeira, eu sou neto da D. Ana Augusta de Castilho Luna Caldeira (nascida a 22-10-1936, e não a 20.) Foi casada com Rui Leal Marques (de quem teve dois filhos - Alexandre Jorge de Luna Caldeira Leal Marques (meu pai) e Rui de Luna Caldeira Leal Marques); Actualmente é casada com o Dr. Manuel Maria de Camarate e Frias.
Eu estive, em pequeno na Casa de Almendra mas pouco me recordo. Tenho 2 irmãos.
Gostava de, também, saber mais sobre a minha família.

Resposta

Link directo:

RE: Os Saraiva Caldeira (Vila Nova de Foz Côa).

#194845 | oandreduarte | 30 abr 2008 22:14 | Em resposta a: #153208

Caro Nuno,

Sou bisneto de Aurelina Saraiva Caldeira (descendente do Conde de Almendra). A família da minha bisavó têm propriedades em Escalhão. Um dos primos que tenho aqui no Porto, cidade onde habito, e que descende da mesma família é o Pf. Dr. Manuel Paes Clemente. O primo direito do meu avô chamava-se Júlio Saraiva Caldeira que teve quatro filhos.

Espero ter contribuido de alguma forma com esta colaboração e quem sabe ter descoberto familiares próximos.

Cumprimentos

André Duarte.

Resposta

Link directo:

RE: Os Saraiva Caldeira (Vila Nova de Foz Côa).

#199161 | Carlos Manuel | 04 jun 2008 03:15 | Em resposta a: #194845

Caros André Duarte e Nuno

Eu sou neto de Aurelina Espinha Saraiva Caldeira natural de Vale de Lamula concelho de Almeida falecida no dia 27 de Fevereiro de 1927 na Rua Mouzinho da Silveira 134 do Porto, sendo casada com Júlio Jacintho.
Era filha legítima de Francisco Saraiva Caldeira (natural de Vila Nova de Foz Côa) e de Amália Alves Espinha e mãe de Júlio (5 filhos Júlio, Fernando, M.ª de Lurdes, Teresa e Manuela), Asdrúbal (2 filhos eu próprio e Mª do Rosário), Alda (2 filhos Carlos e Emanuel Saraiva Caldeira Ribeiro de Figueiredo) e Amália (3 filhos Alda, Fátima e Prof. Manuel Antº Saraiva Caldeira Paes Clemente).

Sei que tanto o meu bisavô como a minha avó tinham vários irmãos alguns dos quais residiam no Porto, em Lisboa e em Vila Nova de Foz Côa.

Como figuras públicas actuais, além do Prof. Paes Clemente, temos também o Dr. Adelino Caldeira da SAD do F. C. do Porto que também é nosso primo (neto de um irmão da minha avó Aurelina).

Com os meus melhores cumprimentos
Carlos Manuel Saraiva Caldeira

Resposta

Link directo:

RE: Os Saraiva Caldeira (Vila Nova de Foz Côa).

#199280 | oandreduarte | 05 jun 2008 01:34 | Em resposta a: #199161

Boa noite,

A iniciativa foi do meu filho mas como já não tenho contacto com os meus primos Fernando, Manela, Milu e Teresa há muito tempo e perdi-lhes um pouco o rasto gostaria de reencontrar a familia do meu pai que se chamava Joaquim Esteves Alves , filho legitimo de Aurelina Saraiva Caldeira, de Escalhão . Eu chamo-me Maria de Fátima de Almeida Esteves Alves, moro no Porto e se quiser pode escrever-me para fatimaalmeidaalves@gmail.com.

Cumprimentos,

Fátima Alves

Resposta

Link directo:

RE: LUÍS JOSÉ SARAIVA CALDEIRA

#202900 | jeanannlindsey | 11 jul 2008 01:24 | Em resposta a: #134516

My name is Jean Caldeira Lindsey, daughter of Adelino Augusto Caldeira (Lineo Caldeira) and Antoinette Chacon Caldeira. My father Lineo came to the USA as a child in 1923 with his mother Julia da Nascimiento Silva Caldeira and Luiz Jose Caldeira. My parents visited Portugal in 1984 and visited with Julio Caldeira and family.

Are we cousins?

Jean Caldeira Lindsey
jean.lindsey@comcast.net

Resposta

Link directo:

general joao antonio marçal

#204337 | estevao sm | 28 jul 2008 23:09 | Em resposta a: #187119

No livro "Donas Boto de São João da Pesqueira - origens e novos ramos" refere-se que este general foi proprietário do Solar dos Donas Botto, em Sebadelhe, tendo colocado sobre um muro a pedra de armas dos Sampaio e Mello, família a que pertencia a sua mulher Umeliana de Sampaio e Mello.

Dispõe de alguma informação sobre este facto ou sobre a referida família? Sobre estes Sampaio e Mello, disponho de diversa informação.

Muito obrigado.

João Brandão

Resposta

Link directo:

RE: Os Saraiva Caldeira (Vila Nova de Foz Côa).

#205266 | manuel cardoso | 13 ago 2008 09:45 | Em resposta a: #134514

Bom dia. Uma irmã do meu trisavô, de apelido Barros Cardoso, casou com Isidoro Saraiva Caldeira e tiveram geração em Vila Nova de Foz Coa. Tenho os antepassados dela, a cópia da escritura de dote bem como alguns dados, poucos, sobre descendentes. Se ainda estiver interessado neste tópico, posso facultar-lhos com todo o gosto. Muitos cumprimentos aos "primos", manuel cardoso

Resposta

Link directo:

RE: Os Saraiva Caldeira (Vila Nova de Foz Côa).

#205621 | N.Caldeira | 18 ago 2008 14:05 | Em resposta a: #205266

Caro Manuel Cardoso,

Agradeço a disponibilidade e ficar-lhe-ia grato se me podesse fornecer essa informação. Será que pode enviá-la por e-mail para nunocaldeira@portugalmail.com?
Já agora, D.Gertrudes Escolástica de Sousa de Barros Cardoso, que casou com Luís José Saraiva Caldeira, não será também da sua família (Barros Cardoso)?

Com os melhores cumprimentos,
Nuno Caldeira

Resposta

Link directo:

RE: Os Saraiva Caldeira (Vila Nova de Foz Côa).

#207984 | carlos44 | 11 set 2008 03:51 | Em resposta a: #199280

Cara prima,

Só hoje me foi possível responder à sua resposta no Fórum.
Tentei enviar um e-mail para o seu endereço electrónico porém dá-me sempre mensagem de erro portanto decidi-me a usar este meio como alternativa.
Espero que as informações que seguem lhe sejam de alguma utilidade.
Como disse o meu tio Júlio e a minha tia Maria de Lurdes tiveram cinco filhos e as poucas informações que lhe posso dar quanto a cada um deles são as seguintes:
- Eng. Júlio José Assis Saraiva Caldeira (já falecido) era secretário geral da AEP (antiga "Associação Industrial Portuense"), tinha duas filhas e vivia no Porto na Rua de Diogo Botelho;
- Eng. Fernando Jorge Assis Saraiva Caldeira (já falecido) deixou duas filhas e vivia no Porto na Rua Pedro Hispano;
- Maria de Lurdes Assis Saraiva Caldeira Meneses (professora de românicas) vive em Lisboa, tem dois filhos e é casada com o pediatra Pedro Ferro Meneses que tem consultório em Lisboa;
- Maria Teresa Assis Saraiva Caldeira (professora de germânicas) casou com um Arquitecto da Câmara de Braga onde vivia, não sei se tem filhos;
- Maria Manuela Assis Saraiva Caldeira casou foi viver para Amarante e também não sei se tem filhos.
Além disso temos um outro primo residente no Porto que se chama Fernando Saraiva Caldeira originário de Vila Nova de Foz Côa, filho de Maria da Luz Saraiva Caldeira (já falecida e viúva do Capitão Saraiva Caldeira de Almendra ou Vila Nova de Foz Côa) que era gerente ou proprietário de uma Empresa de acessórios de borracha no Porto chamada INABOR.
Estas são todas as informações que lhe posso facultar pois devido à minha vida profissional na Suíça, ter sido muito intensa e devido também à distância não pude ter, infelizmente, um contacto muito próximo com os meus familiares.

Com os meus melhores cumprimentos
Carlos Saraiva Caldeira

Resposta

Link directo:

RE: Biografia de Alexandre Luna Caldeira

#207990 | Nelita | 11 set 2008 08:40 | Em resposta a: #138199

Caro Nuno Caldeira:


Este médico teve uma irmã que deixou descendentes.

Cumprimentos
Nelita

Resposta

Link directo:

RE: Os Saraiva Caldeira (Vila Nova de Foz Côa).

#208261 | jalindsey | 14 set 2008 21:48 | Em resposta a: #205621

Eu não falam Português, por isso tenho traduzido esta usando o Google.
Espero que você é capaz de entendê-la.

Meu nome é Jean Caldeira Lindsey e eu viver nos Estados Unidos da América.
Meu avô era LUIZ JOSE CALDEIRA (nascido em 13 de setembro de 1890 e faleceu
25 de março de 1977). LUIZ JOSE CALDEIRA era um irmão de ambos ADELINO
AUGUSTO CALDEIRA (nascido em 5 de abril de 1895 e faleceu 9 de setembro de
1962) e ALBERTINO ANTONIO CALDEIRA (nascido em 2 de dezembro de 1898). Havia
cinco irmãos. Os outros dois irmãos eram JUAN CALDEIRA e JULIO CALDEIRA e
embora eu não tenho qualquer informação sobre eles.

O meu avô, LUIZ JOSE CALDEIRA, casado JULIA DA NASCIMENTO SILVA (nascido em
25 de março de 1886 e faleceu 13 de junho de 1971) que foi a irmã de MARIA
DA NASCIMENTO SILVA (nascido em 10 de maio de 1895 e morreu 7 de abril de
1977). Portanto, se eu compreendo-o corretamente, seu bisavô e meu avô
casado irmãs. Havia quatro irmãs. As outras duas irmãs foram EMILIA DA
NASCIMENTO SILVA e SILVINA DA NASCIMENTO SILVA.

LUIS JOSE CALDEIRA chegou à E.U.A. em 1921 e JULIA DA NASCIMENTO SILVA
CALDEIRA (a minha avó) veio para o E.U.A. em 1923 com o meu pai ADELINO
AUGUSTO CALDEIRA (ele foi nomeado depois de seu bisavô!) E sua irmã MARY
AUGUSTA CALDEIRA, em 1923.

Jean Caldeira Lindsey

Resposta

Link directo:

RE: 1º Conde de Almendra

#212583 | ze agua | 05 nov 2008 23:20 | Em resposta a: #187119

Boa noite Ruka. Conhece, concerteza, um livro chamado "Os Marçais de Foz Coa"?

Resposta

Link directo:

RE: 1º Conde de Almendra

#212584 | ze agua | 05 nov 2008 23:23 | Em resposta a: #187119

Boa noite Ruka. Conhece, concerteza, um livro chamado "Os Marçais de Foz Coa"?

Resposta

Link directo:

RE: Os Saraiva Caldeira (Vila Nova de Foz Côa).

#213935 | manuel cardoso | 24 nov 2008 23:42 | Em resposta a: #208261

Good evening, Jean! If you please, can you tell me from where were your ancestors in Portugal? You can write in english! The Portughese understand you perfectly! My best regards, manuel

Resposta

Link directo:

RE: Os Saraiva Caldeira (Vila Nova de Foz Côa).

#213936 | manuel cardoso | 24 nov 2008 23:44 | Em resposta a: #205621

Bos noite, caro Nuno Caldeira. Pode ff de me dizer se recebeu os elementos que lhe mandei há tempos? Obg!

Resposta

Link directo:

RE: Os Saraiva Caldeira (Vila Nova de Foz Côa).

#213943 | jalindsey | 25 nov 2008 00:31 | Em resposta a: #213935

Hi Manuel,

Thank you for responding! My grandfather's (Luiz Jose Saraiva Caldeira) family was from Vilares de Vilarica and Grijo, although he was born in Vila Nova de Foz-Coa. My grandmother's (Julia do Nascimento da Silva) family is from Soeima. Luiz's father was Manoel Tomaz Saraiva Caldeira and his mother was Maria do Conceicao Fachada. Julia's parents were Manuel Joaquim da Silva and Maria dos Santos Valverde.

Please let me know if you need any other information. I know the names of my grandparents brothers and sisters, also. It has been very difficult getting any information from Portugal online. Any information you can provide about my family will be greatly appreciated.

Sincerely,
Jean Caldeira Lindsey

Resposta

Link directo:

RE: Os Saraiva Caldeira (Vila Nova de Foz Côa).

#213956 | manuel cardoso | 25 nov 2008 09:22 | Em resposta a: #213943

...and do you know the birthday of your grandfather Luiz José Saraiva Caldeira?

Resposta

Link directo:

RE: Os Saraiva Caldeira (Vila Nova de Foz Côa).

#213989 | jalindsey | 25 nov 2008 16:24 | Em resposta a: #213956

Yes. Luiz Jose Saraiva Caldeira was born on September 13, 1890.

-Jean

Resposta

Link directo:

RE: Os Saraiva Caldeira (Vila Nova de Foz Côa).

#214003 | manuel cardoso | 25 nov 2008 18:01 | Em resposta a: #213989

Ok, Jean, I'm going to do my best to get something for you. I expect to give you some news soon. Best regards, manuel

Resposta

Link directo:

RE: Os Saraiva Caldeira (Vila Nova de Foz Côa).

#214004 | jalindsey | 25 nov 2008 18:07 | Em resposta a: #214003

Manuel,

Thank you so much! As I said, I would appreciate any information you can get. If you need any info from me please ask. My grandfather was a wonderful man. Although, I got to know him here in the US, I know little about his life in Portugal. He passed away over 20 years ago.

-Jean

Resposta

Link directo:

RE: Os Saraiva Caldeira (Vila Nova de Foz Côa).

#214010 | manuel cardoso | 25 nov 2008 18:45 | Em resposta a: #214004

the next information I'm going to send, I'll do it for your personal e-mail that I've picked up some messages above. Bye.

Resposta

Link directo:

RE: Os Saraiva Caldeira (Vila Nova de Foz Côa).

#214012 | jalindsey | 25 nov 2008 19:03 | Em resposta a: #214010

Okay, thank you.

-Jean

Resposta

Link directo:

RE: Os Saraiva Caldeira (Vila Nova de Foz Côa).

#214384 | N.Caldeira | 30 nov 2008 12:25 | Em resposta a: #214012

Hi Jean,

Thank you a lot for the new information you brought to this topic. I had no ideia Adelino Augusto Caldeira had four brothers. I'm sorry i can't help you a lot, all the information I can give you is already here. If you don't understand something just tell me, maybe i can translate it to english.

Thank you again.

Nuno Caldeira

Resposta

Link directo:

RE: Os Saraiva Caldeira (Vila Nova de Foz Côa).

#214399 | jalindsey | 30 nov 2008 17:34 | Em resposta a: #214384

Dear Nuno,

You are welcome. If you have any questions, please let me know. I might have other information which may help you.

-Jean Caldeira Lindsey

Resposta

Link directo:

RE: Os Saraiva Caldeira (Vila Nova de Foz Côa).

#214586 | jalindsey | 03 dez 2008 03:04 | Em resposta a: #214384

Nuno,

I have pictures of each of the 5 brothers as well as Maria do Conceicao Fachada. If you would like for me to send you a copy of each, please send me your e-mail address.

-Jean

Resposta

Link directo:

RE: Os Saraiva Caldeira (Vila Nova de Foz Côa).

#214657 | N.Caldeira | 04 dez 2008 01:55 | Em resposta a: #214586

Hi Jean,

I would really apreciate if you could send me those pictures and the information you have about the family. My e-mail address is

nunocaldeira (at) portugalmail (dot) com

Thank you so much for that.

Nuno

Resposta

Link directo:

RE: Os Saraiva Caldeira (Vila Nova de Foz Côa).

#214658 | jalindsey | 04 dez 2008 02:31 | Em resposta a: #214657

Hi Nuno,

I will be sending you what I have soon.

-Jean

Resposta

Link directo:

RE: Os Saraiva Caldeira (Vila Nova de Foz Côa).

#215061 | jalindsey | 09 dez 2008 00:24 | Em resposta a: #214657

Nuno,

I emailed 5 pictures to you. Did you receive them?

-Jean

Resposta

Link directo:

RE: Os Saraiva Caldeira (Vila Nova de Foz Côa).

#217740 | APC | 07 jan 2009 23:47 | Em resposta a: #205266

Boa noite. Esse apelido Barros Cardoso chamou-me a atenção. Refere-se à zona de VB Quires? Se sim, gostaria muito de trocar impressões.Muito Grat.

Melhores cump.

Resposta

Link directo:

RE: Os Saraiva Caldeira (Vila Nova de Foz Côa).

#217764 | manuel cardoso | 08 jan 2009 08:47 | Em resposta a: #217740

Bom dia. Estes Barros Cardoso são de Cotas, concelho de Alijó. Mts cmpts, manuel cardoso

Resposta

Link directo:

RE: Os Saraiva Caldeira (Vila Nova de Foz Côa).

#217830 | APC | 08 jan 2009 20:19 | Em resposta a: #217764

Exmo. Sr. Manuel Cardoso,

Muito obrig. pela S./ pronta e amável resposta. Vou fazer mais uma pergunta, não estará ligado aos Cardoso de Amarante/Mancelos?

Melhores cump. e obrig.

Resposta

Link directo:

RE: Os Saraiva Caldeira (Vila Nova de Foz Côa).

#217831 | APC | 08 jan 2009 20:21 | Em resposta a: #134628

Exmo. Sr.,

Sabe me dizer se essa S/. Tia, Senhora da Casa dos Chãos era de VB Quires?

Mto. Grat.

Melhores cump.

Resposta

Link directo:

RE: Os Saraiva Caldeira (Vila Nova de Foz Côa).

#217859 | jhuet | 09 jan 2009 10:00 | Em resposta a: #217831

Bom dia,

Sim, nasceu na Casa dos Chãos, em Vila Boa de Quires (Marco de Canavezes), em 1840, e casou em Vila Nova de Fozcoa com um Saraiva Caldeira.

Melhores cumprimentos
José Huet de Bacelar

Resposta

Link directo:

RE: Os Saraiva Caldeira (Vila Nova de Foz Côa).

#217904 | manuel cardoso | 09 jan 2009 16:49 | Em resposta a: #217830

Boa tarde caro APC
Que eu saiba, não. Creio mesmo que não porque tenho um razoável conhecimento da genealogia familiar destes cardoso dos últimos 350 anos e não me ocorre nenhuma dessas ligações. Mas como já tenho tido surpresas insuspeitas, não o posso negar a 100%!
Mts cmpts, manuel cardoso

Resposta

Link directo:

RE: Os Saraiva Caldeira (Vila Nova de Foz Côa).

#218531 | APC | 15 jan 2009 20:33 | Em resposta a: #217904

Muito Obrigada e desculpe a maçada que lhe dei.

Meus melhores cump.

Resposta

Link directo:

RE: Os Saraiva Caldeira (Vila Nova de Foz Côa).

#218533 | APC | 15 jan 2009 20:46 | Em resposta a: #217859

Boa noite. Peço desculpa de só agora lhe responder. Antes de mais agradeço a gentileza que teve.
Estava a tentar perceber se existe ligação entre o apelido Moreira que referiu e um outro existente outrora numa Casa ali muito perto. Dado que as duas casas actualmente são da minha Família.

Meus melhores cumprimentos,

Resposta

Link directo:

RE: Os Saraiva Caldeira (Vila Nova de Foz Côa).

#218548 | manuel cardoso | 15 jan 2009 22:43 | Em resposta a: #218531

Maçada nenhuma. Esteja sempre à-vontade!

Resposta

Link directo:

RE: Família dos Condes de Almendra

#228366 | IsabelFont | 04 mai 2009 15:28 | Em resposta a: #207984

Boa tarde Caro Confrade
Carlos Caldeira,

Peço desculpa de me intrometer neste tópico mas tenho um interesse especial nesta família, que se relaciona com a minha, muito embora ainda não saiba como?!

Tenho um apontamento cuja fonte é o Tomo VI - os Fidalgos da obra do Abade de Baçal, em como Dª Antónia Augusta Correia, da família dos condes de Almendra, nascida em 15 (?) de janeiro de 1856 em Vila Flor no Distrito de Bragança, casou com Constâncio Alfredo de Almada Menezes Guerra, de Mirandela (Navalho), á data de 1927, representante dos "Almada Menezes Guerra" ««« assim referido no TOMO VI da obra do Abade Baçal.
Tiveram 2 filhos, um deles a famosa poetisa e pianista Oliva Guerra - esta sim relacionada connosco, sem eu saber ainda como?!

Caso saiba, gostaria que me informasse como era esta senhora: Dª Antónia Augusta Correia era filha de José Joaquim Correia e de Maria Rosa da Silva Correia,
da família dos Condes de Almendra?

Agradeço a sua ajuda, caso saiba algo ácerca deste assunto.
Cumprimentos
Maria Isabel

Resposta

Link directo:

RE: LUÍS JOSÉ SARAIVA CALDEIRA

#249910 | JCSBRAVO | 15 fev 2010 17:00 | Em resposta a: #202900

Eu sou neto de Profírio Augusto Saraiva de Algodres, Figueira de Castelo Rodrigo, que casou pela 2ª vez com uma senhora de apelido Pego. Como em tempos andou à procura deste senhores, fico à sua disposição para algum esclarecimento.

José C. Saraiva Bravo

Resposta

Link directo:

RE: LUÍS JOSÉ SARAIVA CALDEIRA

#249920 | jalindsey | 15 fev 2010 18:12 | Em resposta a: #202900

Caro José C. Saraiva Bravo,

Muito obrigado por responder à minha pergunta. Aqui é a informação que eu tenho. Meu avô, Luiz Jose Saraiva Caldeira (nascida em 1890, morreu em 1977) chegou à E.U.A. em 1921. Ele deixou a minha avó, Júlia do Nascimento da Silva Caldeira (e meu pai e irmã) com parentes em Castelo-Rodrigo, Portugal, enquanto ele ganhava dinheiro suficiente no E.U.A. para enviar para minha avó e os filhos. Quando a minha avó partiu para o E.U.A. com seus filhos, em 1923, seu passaporte continha a seguinte informação. Sua residência foi listado como Algodres, Castello-Rodrigo, Portugal. O passaporte diz que ela foi patrocinada por Luis Feliciano Pego e Augusto Porfirio Saraiva, ambos da mesma cidade. Trata-se de al das informações que eu tenho. Meu único desejo é aprender mais sobre a minha família e suas vidas em Portugal. Você pode me dizer sobre o seu avô, Augusto Porfírio Saraiva? Eu gostaria de saber como esses parentes na Castello-Rodrigo estão relacionados com os meus avós (e, talvez, nós somos primos!). Qualquer informação que você pode fornecer será muito apreciada. Sinta-se livre para me enviar todas as informações de jean.lindsey @ comcast.net

Jean Caldeira Lindsey

Resposta

Link directo:

RE: 1º Conde de Almendra

#250069 | carmona | 17 fev 2010 20:07 | Em resposta a: #134519

Caro Nuno Caldeira

Estando a ler este tópico à procura de eventuais informações àcerca de antepassados meus naturais de Vila Nova de Foz Côa, encontrei esta sua mensagem que me chamou a atenção para o seguinte:
Refere-se ao Dr. José Caetano Sarasiva Caldeira, casado com uma filha de Manuel Gonçalves de Miranda e de D.Joana Maria Rosa Pereira de Sousa. Ora esta última era filha de António Caetano Pereira de Sousa, proprietário duma casa armoriada em Castelãos (Macedo de Cavaleiros). Nesta casa existe uma pedra-de-armas com um escudo partido, o primeiro com as armas dos Pereiras e por diferença uma brica com um M; o segundo, as armas dos Correias, cortado das armas dos Carmonas.
Sabe se ainda existe essa casa? E qual a ligação do citado António Caetano Pereira de Sousa aos Carmonas?
Desde já lhe agradeço qualquer informação
Cumprimentos

João Ramos Dias

Resposta

Link directo:

RE: LUÍS JOSÉ SARAIVA CALDEIRA

#251277 | jalindsey | 09 mar 2010 18:20 | Em resposta a: #249910

Agradecia se pudesse contactar-me. Eu tenho muitas perguntas que você pode ser capaz de responder. Por favor me envie um e-mail: jean.lindsey @ comcast.net

Atenciosamente,
Jean Caldeira Lindsey

Resposta

Link directo:

RE: Os Saraiva Caldeira (Vila Nova de Foz Côa).

#254876 | Carlos Manuel | 18 mai 2010 19:16 | Em resposta a: #134514

Caro Nuno
Ao mexer num dossiê com documentos antigos, encontrei um Assento de Matrimónio datado de 1853 relativo a António Joaquim Saraiva Caldeira que passo a transcrever:

"No dia seis do mês de Fevereiro da era de 1853 celebraram in facie ecclesia na minha presença e da maior parte do povo o Sacramento do Matrimónio António Joaquim Saraiva Caldeira viuvo de Maria Joaquina natural de Vila Nova de Fozcoa e morador nesta freguesia, e Maria Pires filha legítima de Francisco Espinha já defunto e de Maria Pires d'esta freguesia; tendo procedido às denunciações e mais formalidades mandadas pelo Concílio Tirentino e Constituição Diocesana precedendo também licença do Exmo. Governador do Bispado; foram examinados e aprovados em Doutrina Christã, e foram testemunhas Estevão Alves Espinha e sua mulher Amalia Garcia desta freguesia.
Para constar fiz este assento que assino dia mes era est supra.
O Abade João Antonio Marcos Guerra (e rúbrica ilegível)".

A presença deste documento entre os meus pertences leva-me a crer na existência de um qualquer laço parental com António Joaquim Saraiva Caldeira, que no entanto desconheço.
O meu bisavó chamava-se Francisco Saraiva Caldeira e era casado com Amália Alves Espinha.
Qual era o grau de parentesco com António Joaquim? Seria filho, irmão, primo?
Como informação complementar sou primo de Fernando Saraiva Caldeira, residente no Porto, originário de Vila Nova de Foz Côa, filho de Maria da Luz Saraiva Caldeira (já falecida e viúva do Capitão Saraiva Caldeira de Almendra ou Vila Nova de Foz Côa) que é proprietário de uma Empresa de acessórios de borracha no Porto chamada INABOR.

Com os meus melhores cumprimentos
Carlos Saraiva Caldeira

Resposta

Link directo:

RE: Os Saraiva Caldeira (Vila Nova de Foz Côa).

#255101 | joaoggralves2 | 22 mai 2010 17:51 | Em resposta a: #199161

Caro Carlos Manuel Saraiva Caldeira,

Cruzei-me com um registo de baptismo de uma Amália, nascida em Vale de Lamula a 21.10.1858, filha de Bernardo Vicente e de Angélica Espinha Pires, neta paterna de José Vicente e de Maria Madeira, materna de Francisco Alves Espinha e Maria Pires. Pode ser a sua Amália, ou uma parente próxima.

Cumprimentos,
João Guilherme

Resposta

Link directo:

RE: Os Saraiva Caldeira (Vila Nova de Foz Côa).

#259670 | cseixas | 30 jul 2010 22:27 | Em resposta a: #194845

Senhor André Duarte

Acabando de ler o secomentáqrio sobre o 1º e único Conde de Almendra - Senhor José Caitano Saraiva Caldeira se Miranda - venho informá-lo do seguint :
1 - Teve um irmão e uma irmã que morreram novos sem terem casado nem deixado descendentes.
2 - Foi um homem "Grande" pois enquanto vivo foi pagou todas as contas da Farmácia local aos Almendrenses necessitados. Quando o informavam que alguém estava "necessitado" sempre dizia - encham-lhe a casa - mas de noite para que ninguém veja. Que se saiba pagou à sua custa 12 cursos superiores. Desde que visse alguém com capacidade para estudar (um filho do carvoeiro de Almendra chegou a Dr.) mandava-o para o Colégio de Lamego seguindo depois para a Universidade do Porto ou de Lisboa. Foi protector de todos os que dele necessitavam. Lembro-me do conhecido médico de Almendra Dr. Caldeira falar com grande admiração,estima e gratidão do Senhor José Caitano Saraiva Caldeira de Miranda sempre o tratando por Senhor Conde.
3 - Deixou todos os seus bens a suas Primas netas de seu primo direito Dr. Carlos Alberto de Sá Gonçalves de Miranda "representante da Família Gonçalves de Miranda e como tal do Tio de ambos - Visconde da Paradinha"
4 - Uma das suas herdeiras a que ficou com o chamado Casal de Almendra - Senhora Dona Maria José, ainda durante bastantes anos continuou a pagar as contas a quem estava a meio do curso.
5 - Deixou uma boa quantia à época para os pbres de Almendra, Castelãos e Vilares da Vilariça locais onde tinha Casa
6 - Deixou dinheiro a todos os seus empregados, usufrutos vitalício a muitos rendeiros e ás suas criadas 6 contos de Reis em Inscrições de Dívida Pública.
E, para terminar gostaria de acrescentar não ter a Junta de Freguesia nem os Almenrenses vergonha de não haver uma Rua, um Largo ou mesmo uma "Quelha" a prepétuar a memória deste GRANDE HOMEM. A ingratidão é o maior dos pecados.
Costa Seixas

Resposta

Link directo:

RE: Os Saraiva Caldeira (Vila Nova de Foz Côa).

#259674 | cseixas | 30 jul 2010 22:47 | Em resposta a: #194845

Senhor André Duarte

Acabando de ler o seu comentário sobre o 1º e único Conde de Almendra - Senhor José Caitano Saraiva Caldeira se Miranda - venho informá-lo do seguinte :
1 - Teve um irmão e uma irmã que morreram novos sem terem casado nem deixado descendentes.
2 - Foi um homem "Grande" pois enquanto vivo foi pagou todas as contas da Farmácia local aos Almendrenses necessitados. Quando o informavam que alguém estava "necessitado" sempre dizia - encham-lhe a casa - mas de noite para que ninguém veja. Que se saiba pagou à sua custa 12 cursos superiores. Desde que visse alguém com capacidade para estudar (um filho do carvoeiro de Almendra chegou a Dr.) mandava-o para o Colégio de Lamego seguindo depois para a Universidade do Porto, Lisboa ou Coimbra. Foi protector de todos os que dele necessitavam. Lembro-me do conhecido médico de Almendra Dr. Caldeira falar com grande admiração,estima e gratidão do Senhor José Caitano Saraiva Caldeira de Miranda sempre o tratando por Senhor Conde.
3 - Deixou todos os seus bens a suas Primas, netas de seu primo direito Dr. Carlos Alberto de Sá Gonçalves de Miranda "representante da Família Gonçalves de Miranda e como tal do Tio de ambos - Visconde da Paradinha"
4 - Uma das suas herdeiras a que ficou com o chamado Casal de Almendra - Senhora Dona Maria José, ainda durante bastantes anos continuou a pagar as contas a quem estava a meio do curso.
5 - Deixou uma boa quantia à época para os pobres de Almendra, Castelãos e Vilares da Vilariça locais onde tinha Casa
6 - Deixou dinheiro a todos os seus empregados, usufrutos vitalício a muitos rendeiros e ás suas criadas 6 contos de Reis em Inscrições de Dívida Pública. Morreu viúvo , sem filhos nem legítimos nem ilegítimos
E, para terminar gostaria de acrescentar não ter a Junta de Freguesia nem os Almendrenses vergonha de não haver uma Rua, um Largo ou mesmo uma "Quelha" a prepétuar a memória deste GRANDE HOMEM que tanto deu ao Povo sem dar nas vistas. A ingratidão é o maior dos pecados.
Costa Seixas

Resposta

Link directo:

RE: Dr. Alexandre Luna Caldeira

#260642 | kingzinho | 18 ago 2010 12:18 | Em resposta a: #134557

Caro João Braz,

não sei se ainda anda por este forum. Se andar gostava de saber se tem mais dados dos Moutinho de Andrade que refere.

João Antonio Moutinho de Andrade, proprietário, filho de João Moutinho de Andrade e Maria Jacinta Nunes.

Com os melhores cumprimentos

João Emanuel Diogo

Resposta

Link directo:

RE: Dr. Alexandre Luna Caldeira

#260749 | jaboo | 20 ago 2010 02:54 | Em resposta a: #260642

Caro João Emanuel Diogo,

Infelizmente não tenho nada a adiantar sobre essa gente da Foz Côa.
Cumprimentos,
JOAO BRAZ

Resposta

Link directo:

RE: Dr. Alexandre Luna Caldeira

#260770 | kingzinho | 20 ago 2010 11:21 | Em resposta a: #260749

Caro João Braz,

deixo-lhe uma hipótese de esses Moutinho Andrade descenderem deste ramo dos Andrade:

Maria Andrade, filha de ANTÓNIO ANDRADE, provavelmente de Vila Nova de Foz Côa e de ANA MARIA NEVES REINA, filha de Manuel Domingues Teixeira e Isabel Reina.
Casou com Luís António Moutinho.
Filhos:
1 (IV) António Joaquim Moutinho de Andrade
2 (IV) Bernarda Joaquim Moutinho de Andrade
3 (IV) Antónia Joaquina Moutinho de Andrade
4 (IV) José Joaquim Moutinho de Andrade

Aquela Maria Andrade terá nascido por volta de 1780's.

Se por acaso chegar a fazer a ligação terei todo o interesse em saber.

abraço

João Emanuel Diogo

Resposta

Link directo:

RE: Dr. Alexandre Luna Caldeira

#260825 | RMPS | 21 ago 2010 14:42 | Em resposta a: #260642

Caro João Emanuel Diogo,
aqui vão estes dados encontrados no registos de baptismos de Foz Côa (1849-1866):

-João António filho legitimo d' João António Moutinho e D. Maria Adelaide;
neto paterno d' João Moutinho e Maria d' Alvaro e materno d' António Manuel de Luna e D. Thomazia Jorge;
nasceu a 27/02/1853; b: 22/03/1953 foi padrinho José Lúcio de Luna e Vasconcelos.

- Maria Adelaide filha legitima d' João Moutinho d Andrade e D. Maria Adelaide de Vasconcelos;
neto paterno d' João Moutinho d' Andrade e Maria d' Alvaro e materno d' António Manuel de Luna e Vasconcelos e D. Thomazia; nasceu a 08/01/1954; b: 30/04/1954 foi padrinho Josefa(e) de Vasconcelos.

- Maria Augusta filha legitima d' João António Moutinho de Andrade Junior e D. Maria Adelaide; neta paterna de
João António Moutinho d' Andrade Junior e Maria Jacinta Nunes; materna de D. António Manuel de Luna Vasconcelos e
D. Luísa Thomazia Ferreira da Fonseca todos naturais desta vila; nasceu 12/05/1856 e b: 30/06/1856. Padrinhos:
D. Maria Barbara Lobo de Moura e Júlio António de Luna Lobo de Moura.


Cumprimentos
Rui

Resposta

Link directo:

RE: Dr. Alexandre Luna Caldeira

#260920 | kingzinho | 23 ago 2010 22:06 | Em resposta a: #260825

Caro Rui,

muito obrigado por mais estes dados.

João Emanuel Diogo

Resposta

Link directo:

RE: 1º Conde de Almendra

#260930 | cseixas | 24 ago 2010 00:24 | Em resposta a: #250069

Ilmo Senhor
João Ramos Dias
Sobre a pergunta que colocou no Forum venho informa-lo do seguinte:

O Senhor da Casa de Castelãos chamava-se António Caetano Correia Pereira de Souza. Era pai de D.Joana Maria Rosa Correia Pereira de Souza que casou com o Dr. Manuel Gonçalves de Miranda, ministro da Guerra,das Finanças,etc.et. ,Par do Reino e Morgado de Paradinha do Outeiro. Foram pais do Visconde da Paradinha do Outeiro, de Dr. José António de Miranda casado com D,Maria Eugénia Cardoso de Novaes e Sá e de D. Antónia de Miranda casada com o Dr. José Saraiva Caldeira pais do 1º e único Conde de Almendra. Sobre o aparecer na pedra de armas da Casa as armas dos Carmonas ainda não me debrucei sobre esse estudo. Mais informo que a Casa ainda existe e encontra-se na Família dos sues fundadores.
Cumprimentos
Costa Seixas

Resposta

Link directo:

RE: 1º Conde de Almendra

#260942 | carmona | 24 ago 2010 12:42 | Em resposta a: #260930

Exº Sr Costa Seixas

Muito obrigado pela informação, embora continue sem saber qual a ligação à Família Carmona - e a qual? Carmona de Barcelos? Carmona de Chaves? ou outro ramo?
Sabe quem me poderá esclarecer?
Em princípio, conto ir a Trás-os-Montes em meados de Setembro próximo e vou tentar passar por Macedo de Cavaleiros e ver a Casa de Castelãos.

Cumprimentos

João Ramos Dias

Resposta

Link directo:

RE: 1º Conde de Almendra

#260947 | cseixas | 24 ago 2010 13:51 | Em resposta a: #260942

Ilmo Senhor
João Ramos Dias

Ilmo Senhor

Agradecendo a resposta ao Forum venho pelo presente informar que existe na Igrja de Podênce junto a Macedo de Cavaleiros um tumulo com as mesmas armas da Casa de Castelãos. Foi aí sepultado um Padre irmão do Senhor da casa. Contactei o Dr. Manuel Cardoso de Macedo de Cavaleiros e o Dr. Pinheiro de Campos tentando saber algo para informar. O 1º iria tentar ver nos seus apontamentos, e o 2º que é casado com uma Carmona de Bragança informou-me ter havido nos Cortiços uns Carmonas mas mão conseguiu ainda liga-los com os outros. Caso queira, pode procurar em Castelãos -Macedo de Cavaleiros onde aparecem fotografias da Casa. A Capela tem a evocação de São Miguel Arcanjo e é bastante bonita. Está a precisar um bom restauro. A Casa aparece como sendo -Casa dos Cordeiros, designação a meu ver errada. Na provincia acontece normalmente que o nome do homem é que marca o que para mim é uma grande "estupidez". Esta Casa pertence aos descendentes de Dona Maria Emília Vergueiro Gonçalves de Miranda, filha de um primo direito do Conde de Almendra e representante da Família Gonçalves de Miranda e como tal do Visconde de Paradinha do Outeiro
Cumprimentos
Costa Seixas

Resposta

Link directo:

RE: 1º Conde de Almendra

#261021 | carmona | 25 ago 2010 18:16 | Em resposta a: #260947

Exº Sr. Costa Seixas

Consultei o "site" de Castelãos na Internet, onde há uma bonita fotografia da "Casa do Visconde de Paradinha" (sic), embora noutro "site" venha, de facto, referida como Casa dos Cordeiros, o que é simplesmente um erro (aí concordo consigo!).
Fico a aguardar qualquer outra informação que queira fazer o favor de me dar.

Até lá cumprimenta-o o

João Ramos Dias

Resposta

Link directo:

RE: Os Saraiva Caldeira (Vila Nova de Foz Côa).

#281020 | cfer_99 | 08 jul 2011 11:50 | Em resposta a: #214586

Hello, I'm Cláudia Fachada Fernandes from Portugal and I'm searching for my mother's family, Fachada. I read that you have a picture of Maria da Conceição Fachada. Can you send me that picture? And all the information you have about her.

My email is claudiaf@gmail.com

Thank you
Cláudia Fachada Fernandes

Resposta

Link directo:

Família ALMENDRA - RE: Os Saraiva Caldeira (Vila Nova de Foz Côa).

#328876 | IsabelFont | 09 mai 2013 13:44 | Em resposta a: #259674

Caro confrade
Costa Seixas,

Não sei se ainda frequenta este fórum!?
Mas tenho uma questão que gostaria de lhe colocar - talvez consiga responder.

Peço desculpa de me intrometer neste tópico mas tenho um interesse especial nesta família, que se relaciona com a minha, muito embora ainda não saiba como?!
Ore então é assim:

Tenho um apontamento cuja fonte é o Tomo VI - os Fidalgos da obra do Abade de Baçal, em como Dª Antónia Augusta Correia, da família dos condes de Almendra, nascida em 15 (?) de janeiro de 1856 em Vila Flor no Distrito de Bragança, casou com Constâncio Alfredo de Almada Menezes Guerra, de Mirandela (Navalho), á data de 1927, representante dos "Almada Menezes Guerra" ««« assim referido no TOMO VI da obra do Abade Baçal.
Nunca consegui encontrar o assento de baptismo desta senhora.

Tiveram 2 filhos, um deles a famosa poetisa e pianista Oliva Guerra - esta sim relacionada connosco, sem eu saber ainda como?! Só tenho a certeza de ainda serem "primos" pq deixou um livro ao meu bisavô, com uma dedicatória, onde escreveu "Caros Primos", salvo erro.

Caso saiba, gostaria que me informasse como era esta senhora: Dª Antónia Augusta Correia era filha de José Joaquim Correia e de Maria Rosa da Silva Correia, da família dos Condes de Almendra?

Agradeço a sua ajuda, caso saiba algo ácerca deste assunto.
Cumprimentos
Maria Isabel

Resposta

Link directo:

RE: Os Saraiva Caldeira (Vila Nova de Foz Côa).

#328904 | joaoggralves2 | 09 mai 2013 22:43 | Em resposta a: #254876

Caro Carlos Saraiva Caldeira,

Não sei se já avançou relativamente às informações que tinha em 2010. Posso dizer-lhe que Francisco Saraiva Caldeira casou com Amália Alves Espinha a 22-7-1880, em Vale da Mula, e é dado como filho natural de Maria Pires. O seu batismo, a 29-1-1846, diz o mesmo e aponta como avós maternos Francisco Espinha e Maria Pires. Ou seja, o apelido Saraiva Caldeira deve vir de António Joaquim Saraiva Caldeira, que referia na sua mensagem. Resta saber se seria apenas seu padrasto, ou se seria mesmo o pai.

Quanto a Maria Pires, casada com Francisco Espinha, era meia-irmã de Maria Pires Rodrigues, casada em Vale da Mula com Francisco Rodrigues Sebastião, meus sextos avós por varonia.

Fico ao dispôr.

Cumprimentos,
João Guilherme

Resposta

Link directo:

Conde de Almendra - José Caetano Saraiva Caldeira de Miranda

#354104 | didbor | 26 jan 2015 17:46 | Em resposta a: #134519

Caros confrades,
Sabem se existe em alguma publicação ou arquivo pessoal alguma foto do Conde de Almendra?
Obrigado
Cumprimentos
Didier Borrego

Resposta

Link directo:

Os Saraiva Caldeira (Vila Nova de Foz Côa).

#354900 | ecostaseixas | 20 fev 2015 22:29 | Em resposta a: #354104

Muito boa noite


Estive sem computador até hoje. Para a semana enviar-lhe-hei uma fotografia do Senhor Conde de

Almendra.

Cumprimentos

Costa Seixas

Resposta

Link directo:

Os Saraiva Caldeira (Vila Nova de Foz Côa).

#355474 | Nadir Tavares | 09 mar 2015 15:03 | Em resposta a: #134514

Meu marido é descendente de Antonio Augusto Alberto filho de Alfredo Maria Alberto e Ana Maria Saraiva, todos de Vila Nova de Foz Coa, será que Ana Maria Saraiva era da mesma familia.

Resposta

Link directo:

Os Saraiva Caldeira (Vila Nova de Foz Côa).

#355475 | didbor | 09 mar 2015 15:15 | Em resposta a: #354900

Caro Costa Seixas,
Não sei se já me mandou a foto do Conde de Almendra, mas no caso contrário, o meu mail é o seguinte:
didier.borrego@gmail.com
Muito obrigado,
Com os melhores cumprimentos,
Didier Borrego

Resposta

Link directo:

Os Saraiva Caldeira (Vila Nova de Foz Côa).

#378523 | ssaraivacaldeira1968 | 11 mar 2017 22:04 | Em resposta a: #134514

Olá Nuno,

O meu bisavô era Júlio de Saraiva Caldeira Jachinto, de Vale de la Mula (?), teve quatro filhos, dois rapazes (o meu avô Júlio e o seu irmão Asdrúbal e três irmãs (julgo).
O meu avô, Júlio José de Assis Saraiva Caldeira teve cinco filhos: o meu pai Júlio José, o meu Tio Fernando Jorge, Maria de Lourdes, Maria Teresa e Maria Manuela.
Um primo do meu pai tem uma parte da árvore geneológica feita que poderei digitalizar e enviar.
Eu chamo-me Sofia e tenho um fiho,, Francisco. Vivo no Porto.
Será que somos parentes? :))

Resposta

Link directo:

Os Saraiva Caldeira (Vila Nova de Foz Côa).

#378525 | ssaraivacaldeira1968 | 11 mar 2017 22:21 | Em resposta a: #207984

Olá primo Carlos,

Parece mal fornecer informções erradas sobre a sua família ou parentes num fórum público ... sinceramente!
Pois bem, eu irei digitalizar a àrvore geneológica que tenho em minha posse e enviarei para o fórum.
Quanto aos filhos do meu avô Júlio:
- O meu pai Júlio começou por ser secretário geral da AEP mas isso foi no início e bem o sabe pois nos visitava com frequência antes da sua morte em 2000 ( se o meu pai não falava sobre o seu trabalho ou outros assuntos, não serei ri que irei falar como é óbvio).
- O meu Tio e padrinho Fernando Jorge de Saraiva Caldeira nunca foi proprietário de nenhuma fábrica (quem me dera!) mas, realmente, trabalhava numa se bem que desconheço o cargo e, como já morreu, infelizmente, não lho posso perguntar.
- A minha Tia Maria Teresa, que vive em Braga, tem quatro filhos e bem o sabe.
- A minha Tia Maria Manuela, que vive em Vila Caíz tem um filho e também o sabe.
Quanto ao resto remeto-me ao silêncio.

Resposta

Link directo:

Os Saraiva Caldeira (Vila Nova de Foz Côa).

#378887 | Carlos Manuel | 20 mar 2017 14:13 | Em resposta a: #378523

Olá Sofia.
Aproveito para te dar informações relativamente às tuas tias-avós. Eram duas e chamavam-se Alda e Amalia.
A tia Alda era casada com Carlos Ribeiro de Figueiredo e teve dois filhos: Carlos e Emanuel ambos com filhos.
A tia Amalia era casada com José Pais Clemente e teve 3 filhos: Manuel António (o famoso otorrinologista do Cavaco e grande amigo do teu pai), Alda Maria e Fátima todos com filhos.
Beijos para ti e para o Francisco.
Carlos Manuel

Resposta

Link directo:

Os Saraiva Caldeira (Vila Nova de Foz Côa).

#380669 | Carlos Manuel | 05 mai 2017 02:59 | Em resposta a: #378525

Olá Sofia.
Só agora vi esta tua mensagem, pelo que te faculto aqui alguns esclarecimento.
1) As informações são correctas e nenhuma delas sigilosa.
2) A última vez que estive com o teu pai foi no jantar dos meus 25 anos de casado em 1991 (que me lembre).
3) O teu tio Fernando, nunca teve fábrica, porém era director de produção de uma fábrica de cartonagem.
4) Quanto às tuas tias Teresa e Manuela perdi qualquer contacto com elas nos anos 70/80 e não sabia nada dos filhos, até o teu primo Tiago me pedir amizade no facebook.
5) Quanto ao proprietário da fábrica INABOR é um outro primo Fernando Saraiva Caldeira (eram 3 irmáos) filho da prima Maria da Luz de Vila Nova de Foz Côa.
Espero que tudo fique esclarecido.
Beijos para ti e para o Francisco.
Carlos Manuel

Resposta

Link directo:

Os Saraiva Caldeira (Vila Nova de Foz Côa).

#390934 | tavguinu | 11 abr 2018 00:32 | Em resposta a: #134514

Caros,

referem muitos Saraiva em Vila Nova de Foz Côa.

Alguém tem como ascendente o casal referido nesta transcrição ?

João Saraiva, marido que foi de Maria Luís Lousinha, se recebeu em face de Igreja, também com licença do Reverendo Visitador, em os 18 dias do dito mês de Março de 1662 anos, com Maria Nunes, filha que ficou de Diogo Fernandes, da Aldeia Nova, e de sua mulher Filipa Domingues; testemunhas Manuel Gomes, Simão de Abrunhosa, Gonçalo Luís Verga, por verdade fiz este assento, que assinei.

Como fonte temos o livro 1 de Mistos de VNFCOA - "Matrimônios, óbitos 1658-1676"

Com os meus melhores cumprimentos,

Nuno Tavares

Resposta

Link directo:

Os Saraiva Caldeira (Vila Nova de Foz Côa).

#442382 | sofiacpaiva | 29 jul 2022 00:35 | Em resposta a: #378523

Boa noite Sofia,

A Sofia é neta do meu tio avô Júlio e eu sou neta do seu tio avô Asdrúbal. Será possível facultar-me o seu e-mail para trocarmos umas impressões sobre a nossa família? Um beijinho e obrigada,

Sofia Clemente de Paiva

Resposta

Link directo:

Os Saraiva Caldeira (Vila Nova de Foz Côa).

#442383 | sofiacpaiva | 29 jul 2022 00:41 | Em resposta a: #378525

Boa noite primo,

O meu nome é Sofia e sou neta do seu tio avô Asdrúbal. Li que tem a árvore genealógica da nossa família que é algo sobre o qual tenho muita curiosidade. Uma vez que se disponibilizou para a por no site, seria possível enviar-me por e-mail essa informação? (sofiacpaiva@gmail.com)

Muito grata pela atenção,

Sofia

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 09 mai 2024, 18:32

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen