Famílias' Zagallo de Andrade' e 'Gouveia Leite'

Este tópico está classificado nas salas: Famílias

Famílias' Zagallo de Andrade' e 'Gouveia Leite'

#13195 | PMEQAAT | 19 nov 2001 16:07

Exmos.Senhores

Alguem tem estas famílias estudadas?

Aguardo eventuais informações.

Obrigado
Cumprimentos,

Pedro Ahrens Teixeira

Resposta

Link directo:

RE: Famílias' Zagallo de Andrade' e 'Gouveia Leite'

#14868 | arezdasilva | 29 dez 2001 03:34 | Em resposta a: #13195

EXISTE UMA GENEOLOGIA MANUSCRITA DE GREGORIO AREZ DA MOTA LEITE FINS SEC 17 18 NA BN SOBRE A GENEALOGIA DAS FAMILIAS AREZ GOUVEIAS E OUTRA SENDA MAE DO AUTOR GOUVEIA LEITE AINDA NAO CONSULTEI TAL DECUMENTO VEJA REFERENCIA EM AREZ NOS VOLUMES ANTIGOS DA GRANDE ENCICLOPEDIA PORTUGUESA BRAZILEIRA
DESCULPE INCORRECÇÕES ESTOU A CITAR DE MEMORIA
JORGE AREZ

jorge_arez@hotmail.com

Resposta

Link directo:

RE: Famílias' Zagallo de Andrade' e 'Gouveia Leite'

#15197 | Pedro A T | 03 jan 2002 23:04 | Em resposta a: #14868

ExmºSenhor Jorge Arez da Silva

Obrigado pela valiosa informação que acaba de me facultar.Sabe como posso ter acesso a essa genealogia manuscrita sobre os Gouveia Leite?

Sei que é uma família muito ligada à Casa dos Duques de Aveiro e descendente dos antigos Gouveias humanistas.

Vou contactá-lo através do seu e-mail.

Com os meus melhores cumprimentos,

Pedro Ahrens Teixeira

Resposta

Link directo:

RE: Famílias' Zagallo de Andrade' e 'Gouveia Leite'

#15202 | Pedro A T | 03 jan 2002 23:44 | Em resposta a: #14868

Esta família Gouveia Leite/Mendes de Gouveia teve vários hábitos da O.M.de Santiago,Fidalgos da CR,alcaidarias-móres de Samora Correia e de Monte-mór-o-Velho,estribeiros do Duque de Aveiro D.Álvaro de Lancastre,tesoureiros dos defuntos e ausentes do Brasil,Veadores do mestre-duque D.Jorge,ouvidores gerais das terras do mesmo Senhor etc.

Fonte:'Arquivo Heráldico-Genalógico',págs.640 e 641,do Visconde de Sanches de Baena.

Resposta

Link directo:

RE: Famílias' Zagallo de Andrade' e 'Gouveia Leite'

#15207 | arezdasilva | 04 jan 2002 03:50 | Em resposta a: #15197

caro pedro ahrens teixeira
na pagina182/183 do volume ar da grande enciclopedia portuguesa brazileira ediçao antiga tem as notas referentes ao meu tio bizavô joaq josé fernandes arez e a tres dos filhos primos direitos da minha avó
o ultimo artigo da pagina 182
refere a gregorio arez da mota leite nasc galiza capitao em torres novas erudito em historia e genealogia infelizmente so tenho ftocopia da pagina 182e refiro de memoria noticias historicas e genealogia manuscrita das familias gouveia e arez e outra que nao recordo e estava penso na biblioteca nacional ...ou sera torre do tombo
como moro em evora nunca consegui arranjar tempo de procurar veja a pagina 183 pode dar pistas se a encontrar diga-me gostaria de micro filma-la pois tb me interssa se quizer ate a meias .....
não tenho provas de este arez seja da minha familia mas pelos variso elememntos que tenho reclhido este res esteva ligado aos pessanhas
pessanhas arez de vasconcellos
este arz era filho de manuel arez de vasconcelos e dona joana de gouveia leite
e é o que á pressa encontrei na confusão em que ainda tenho o meu arquivo
um abraço
jorge arez da silva
ps:voce é de setubal ?

Resposta

Link directo:

RE: Famílias' Zagallo de Andrade' e 'Gouveia Leite'

#15215 | Pedro A T | 04 jan 2002 10:01 | Em resposta a: #15207

Caro Jorge Arez da Silva

Eu pessoalmente não sou de Setúbal pois sempre vivi em Lisboa.A Família da minha bisavó Dona Maria Inocência O´Neill de Groot Pombo Ahrens,essa sim era de Setúbal.

Mais uma vez obrigado e se houver alguma novidade sobre estes Gouveias(que aliás já tenho mais ou menos estudados),contacta-lo-ei.

Com os melhores cumprimentos,

PAT

Resposta

Link directo:

RE: Famílias' Zagallo de Andrade' e 'Gouveia Leite'

#15300 | arezdasilva | 05 jan 2002 23:53 | Em resposta a: #15202

cado pedro
por acaso encontra referencia a essa gouveia leite nos seus apontamentos?
um abraço
jorge arez

Resposta

Link directo:

RE: Famílias' Zagallo de Andrade' e 'Gouveia Leite'

#15314 | Pedro A T | 06 jan 2002 09:43 | Em resposta a: #15300

Caro Jorge

Não tenho referência expressa a essa senhora Dona Joana de Gouveia Leite mas dado a coincidência dos apelidos e a sua ligação a Torres Novas,não tenho dúvida de que o tronco ascendente é o mesmo.

Posso lhe dar apenas a genealogia ascendente que possuo baseada no livro "Barretos e Outros",do Dr.Augusto Ferreira do Amaral,Barão de Oliveira Lima,no referido "Arquivo Heráldico-Genealógico" do Visconde de Sanches de Baena,e ainda nas minhas investigações ao nível de registos paroquiais e habilitações do Santo Ofício.

Minha 5ªavó chamava-se Dona Maria José de Gouveia Leite de Castro e Menezes.

Filha de Dona Francisca Bárbara de Gouveia de Castro e Menezes Rocha.

Neta de Vasco José de Andrade Zagallo.

Bisneta de Estevão Zagallo de Andrade,Moço de Câmara,Escudeiro e Cavaleiro Fidalgo da Casa Real,Cavaleiro da O.M. de Cristo,Familiar do Santo Ofício e tesoureiro da Casa dos Duques de Aveiro.

Trineta de Constantino Mendes de Gouveia(2º),natural de Torres Novas,Alcaide-Mór de Arruda,Cavaleiro da O.M.de Cristo e escrivão da fazenda da Casa dos Duques de Aveiro e Familiar do Santo Ofício.

4ªneta de Jaime de Gouveia Leite,natural de Torres Novas.

5ªneta de Constantino Mendes de Gouveia(1º),natural de Torres Novas.

6ªneta de António Mendes de Gouveia,Cavaleiro professo da O.M de Santiago.

7ªneta de Dona Filipa de Gouveia e de seu marido,António Mendes de Oliveira,Fidalgo da Casa Real e veador da Casa do mestre-duque Dom Jorge de Lancastre.

8ªneta do Doutor Ruy Pires de Gouveia e por aí em diante entroncando nos medievais Gouveias,Castros,Mellos,Queirozes,Freires de Andrade,Machados,Sottomaiores,Vasconcellos,Ferreiras,Magalhães,etc. e nas Casas Reais de Portugal,Leão e Castela,França etc.

Aconselho-o a consultar a obra "Nobiliário da Famílias de Portugal"no título "Gouveias",de Felgueiras Gayo(já não me lembro a página e não tenho aqui a dita obra).

Um abraço,

Pedro Ahrens Teixeira

Resposta

Link directo:

RE: Famílias' Zagallo de Andrade' e 'Gouveia Leite'

#15370 | arezdasilva | 07 jan 2002 00:34 | Em resposta a: #15314

caro pedro
obrigado
ja agora viu nas familias de torres novas alguma familia ferreira -martins de oliveira
militares pois eu descendo a minha trisavo antonia ferreira martins casada com antonio augusto fernanades arez era filha do primeiro ferreira martins que foi para a india

Resposta

Link directo:

RE: Famílias' Zagallo de Andrade' e 'Gouveia Leite'

#15377 | Pedro A T | 07 jan 2002 00:50 | Em resposta a: #15370

Caro Jorge

Esses Ferreira Martins eram oficiais?Se sim,do Exército ou da Armada?

Consoante o tivessem sido do Exército ou da Armada,aconselho-o a consultar respectivamente o Arquivo Histórico-Militar ou o Arquivo Geral da Armada.

Abraço,

PAT

Resposta

Link directo:

RE: Famílias' Zagallo de Andrade' e 'Gouveia Leite'

#15385 | arezdasilva | 07 jan 2002 01:08 | Em resposta a: #15377

caro pedro
eram do exercito
joão ferreira martins casdo c/ antonia d'oliveira natural de torres novas pais de antonio ferreira martins d'oliveira nat torres novas circa 1790 militar casado na india com ana maria gomes de brito meus 4ºs avós
um abraço jorge

Resposta

Link directo:

RE: Famílias' Zagallo de Andrade' e 'Gouveia Leite'

#15386 | Pedro A T | 07 jan 2002 01:11 | Em resposta a: #15385

Quais eram os postos dos militares em causa?

Resposta

Link directo:

RE: Famílias' Zagallo de Andrade' e 'Gouveia Leite'

#15388 | arezdasilva | 07 jan 2002 01:20 | Em resposta a: #15386

caro pedro
o meu4ºavô antonio ferreira martins d'oliveira (nasc abt 1780)sargento mor,o irmao da minha 3ºavo antonio joão (nasc 1816)ferreira martins chegou a general de brigada oriundo da artilharia o outro irmao francisco (nasc 1817)em 1842 alferes do corpo de engenheiros
jorge

Resposta

Link directo:

RE: Famílias' Zagallo de Andrade' e 'Gouveia Leite'

#15389 | Pedro A T | 07 jan 2002 01:29 | Em resposta a: #15388

O Sargento-mór não pertencia à classe se sargentos e era ainda nessa altura um oficial superior do Exército equivalente ao Major dos nossos dias.

Todos esses seus familiares,na qualidade de oficiais,devem ter os seus respectivos processos individuais nos arquivos que eu referi.

Se tiver oportunidade,consulte também os livros-mestres.

Abraço,

PAT

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 09 mai 2024, 16:43

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen