Famílias de Vila Nova de Milfontes e Cercal do Alentejo

Este tópico está classificado nas salas: Famílias

Famílias de Vila Nova de Milfontes e Cercal do Alentejo

#1318 | LSV | 12 dez 2000 18:42

Para quem estiver interessado disponho de uma base de dados com os registos paroquiais (baptismos e casamentos)de Vila Nova de Milfontes desde 1636 a 1800 bem como cópias dos registos de baptismo e casamento do Cercal do Alentejo, de que fornecerei as informações que me forem solicitadas.

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Vila Nova de Milfontes e Cercal do Alentejo

#5766 | vita | 12 jun 2001 21:36 | Em resposta a: #1318

Luís,

Procuro Bernardina Josefa que terá nascido cerca de 1789 no Cercal, filha de José Joaquim e de Leonarda Pacheca.

Será possível?
Ana Josué

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Vila Nova de Milfontes e Cercal do Alentejo

#5788 | LSV | 13 jun 2001 20:21 | Em resposta a: #5766

O assento que procura não está ainda na minha base de dados, pelo que deverá dirigir-se ao Arquivo Distrital de Beja e solicitar aí a sua busca.
Relativamente ao Cercal do Alentejo apenas tenho ainda os assentos anteriores a 1709
Melhoes cumprimentos

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Vila Nova de Milfontes e Cercal do Alentejo

#5901 | vita | 17 jun 2001 20:57 | Em resposta a: #5788

Os registos do Cercal não estão no Arquivo Distrital de Beja, apenas dispõem dos de Vila Nova de Milfontes. Os do Cercal estão em Setúbal, daí a minha dificuldade...
Ana Josué

Resposta

Link directo:

RE: Famķlias de Vila Nova de Milfontes e Cercal do Alentejo

#41632 | neena | 14 mai 2003 12:45 | Em resposta a: #1318

Por algum acaso não tem nada sobre Correia ou Correa??

Obrigado

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Vila Nova de Milfontes e Cercal do Alentejo

#131183 | Fcruz | 14 out 2006 15:50 | Em resposta a: #1318

Por acaso nao me poderia ceder informações referentes a "Cruz"?
Obrigado

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Vila Nova de Milfontes e Cercal do Alentejo

#131429 | set1405 | 17 out 2006 15:24 | Em resposta a: #5901

Cara Ana Josué
Já tem os elementos que procurava?
Cumprimentos
Ricardo silva

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Vila Nova de Milfontes e Cercal do Alentejo

#218822 | ah | 18 jan 2009 20:31 | Em resposta a: #1318

Caro Luís Soveral Varella,

Gostaría de lhe perguntar se dispõe ainda da base de dados de registos paroquiais de Vila Nova de Milfontes a que referia na sua mensagem de 2000.

Por gentileza do confrade Ricardo Silva, foi-me dado conhecer que Antónia Maria (minha trisavó), filha de José Mendes e Maria de Oliveira, terá nascido em Vila Nova de Milfontes, tendo casado em 1844 em Sines.

Caso o senhor disponha ainda da BD e queira fazer-me o favor de verificar se por lá encontra um dos nomes que acima cito, ficar-lhe-ia muito grata.

Melhores cumprimentos,
Alexandra Henrique

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Vila Nova de Milfontes e Cercal do Alentejo

#218834 | LSV | 18 jan 2009 22:46 | Em resposta a: #218822

Consultados os meus apontamentos não encontro as pessoas que procura. Deverá recuar uma ou duas gerações se possível e a partir daí já devo ter novidades para lhe dar.
Os meus cumprimentos
Luís Soveral Varella

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Vila Nova de Milfontes e Cercal do Alentejo

#218867 | ah | 19 jan 2009 09:39 | Em resposta a: #218834

Caro Luís Soveral Varella,

Obrigado pela procura.

Assim farei e contactá-lo-ei de novo.

Cumprimentos,
Alexandra Henrique

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Vila Nova de Milfontes e Cercal do Alentejo

#218882 | Samuel C O Castro | 19 jan 2009 13:48 | Em resposta a: #218834

Prezado Luís Soveral Varella,

Se não lhe for incômodo e puder fazer a gentileza de informar-me o que tens dos Castros em geral, pois meu interesse em em todos eles, ficaria muitíssimo agradecido.

Muito obrigado. Fico a disposição. Fraterno abraço.

Samuel Cândido de Oliveira Castro - Olímpia - SP - Brasil

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Vila Nova de Milfontes e Cercal do Alentejo

#219597 | ajosue | 26 jan 2009 19:01 | Em resposta a: #131429

Caro Ricardo,
Não, ainda não tenho os dados que procurava, apesar destes anos todos.

Ana Josué

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Vila Nova de Milfontes e Cercal do Alentejo

#220008 | set1405 | 30 jan 2009 22:53 | Em resposta a: #219597

Cara Ana Josué
O assento, ocorrido a 22JAN1792, encontra-se em Santiago do Cacem, Cercal, Batismos de 1771 a 1850, cota 6035/5 Fls 129, rolo 273.
Presumo que se solicitar uma fotocópia não conseguirá obter muita informação dado o estado em que se encontra a escrita dos assentos. Poderei acrescentar que o lado paterno é oriundo do Cercal e materno de Odemira - Pais e Avós.
Boas pesquisas
Cumprimentos
Ricardo Silva

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Vila Nova de Milfontes e Cercal do Alentejo

#220013 | ajosue | 30 jan 2009 23:18 | Em resposta a: #220008

Olá Ricardo,
Agradeço a informação.
Quando diz que os pais são do Cercal e de Odemira quer dizer que nao se consegue perceber a filiação devido ao mau estado do manuscrito?
Atentamente,
Ana Josué

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Vila Nova de Milfontes e Cercal do Alentejo

#220040 | set1405 | 31 jan 2009 12:25 | Em resposta a: #220013

Cara Ana Josué
Quero dizer que tenho quase a certeza absoluta da naturalidade das pessoas envolvidas. Se calhar empolei uma situação que não o merecia! pois pelo facto de eu ter tido alguma dificuldade na leitura do assento não quer dizer que outros tambem a tenham, até porque eventualmente estarão em posse de elementos que facilitam a interpretação literal.
Penso que seria bom solicitar a fotocópia e depois se achar que poderei ajudar pode solicitar ao Moderador o meu mail.
Cumprimentos
Ricardo Silva

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Vila Nova de Milfontes e Cercal do Alentejo

#222311 | ah | 27 fev 2009 11:31 | Em resposta a: #218834

Caro Luís Soveral Varella,

Com alguma dificuldade acabo finalmente por recuar duas geração e de novo contactá-lo na expectativa de que possa dispor de alguma informação na sua BD.

Pais de Antónia Maria baptizada em V.N. Milfontes 19-10-1828:

José Mendes n. Cercal, filho de José Mendes (n Sines) e Antónia Maria (n. V.N. Milfontes) c.c. Maria d'Oliveira n. S. Teotónio, filha de José d'Oliveira (n. S. Teotónio) e Anna Maria (n. S. Teotónio).

Cumprimentos,

Alexandra Henrique van Dongen

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Vila Nova de Milfontes e Cercal do Alentejo

#224169 | mjoaopneto | 18 mar 2009 13:07 | Em resposta a: #1318

Procuro informações acerca de Dona Maria Lopes Caeiro natural de Vila Nova de Mifontes, filha de Dionísio de Mascarenhas Monteiro e de Joana Luísa Ceiro de Sines, que foi casada com o meu antepassado Domingos Afonso Tello.

Estou a fazer a compilação dos dados referentes à linhagem de meu avô José de Mendonaça e Costa cuja família vem de Aljezur e Marmelete.

Grata pela Atenção!

MJ

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Vila Nova de Milfontes e Cercal do Alentejo

#264180 | Henri | 21 out 2010 12:02 | Em resposta a: #1318

Caro Luís Soveral Varella,

Gostaría de lhe perguntar se dispõe ainda da base de dados de registos paroquiais de Cercal a que referia na sua mensagem de 2000.

Caso o senhor disponha ainda da BD e queira, pedia-lhe o favor de verificar se por lá encontra Rafael Ventura d'Oliveira, natural do Cercal. Filho de Pedro Ventura d'Oliveira(n.de Odeceixe) e de Maria Ricarda(n.de Odeceixe), casado com Maria da Luz Costa Lança(n.Vale de Santiago). Teve um filho (pelo menos), António Maria da Lança, nascido em 1876 em Vale de Santiago. Não tenho mais dados.

Antecipadamente grata,

Maria Lança

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Vila Nova de Milfontes e Cercal do Alentejo

#264204 | A.Godinho | 21 out 2010 18:31 | Em resposta a: #264180

Caros confrades

Tenho como meu colateral o Desembargador Luis Neto da Silveira, natural, da fregª dos Anjos, Cavº da O de Cristo, Desembargador da Relação de Goa , filho de António Neto Chainho, natural de Sines e D. Rosa Maria de Macedo, natural de S. Nicolau, Lx, , neto paterno de Luis Neto Chainho e de Maria Mendes , ambos de Sines, e materno de Gaspar Godinho de Macedo e de D. Mónica Maria Cabral ( na habilitação da OC de Luis dita de Macedo).

Estes Gaspar e Mónica são meus ascendentes e possuo as respectivas ascendências.

Caso algum confrade tenha elementos da descendência de António Neto Chainho, natural de Sines e D. Rosa Maria de Macedo fico grato. Bem como caso algum confrade tenha conhecimento da habilitação da leitura de bacharéis do Desembargador ou da sua habilitação para a Ordem de Cristo ou outros elementos fico igualmente grato.

Tenho especial interesse no casal Gaspar Godinho de Macedo e de D. Mónica Maria Cabral .

Cumprimentos
António Godinho de Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Vila Nova de Milfontes e Cercal do Alentejo

#264222 | LSV | 22 out 2010 14:08 | Em resposta a: #264180

Olá Maria Lança

Os registos do Cercal que tenho não vão até tão tarde. Comecei a fazer o levantamento dos mesmos, mas como os uso para apoio ao trabalho sobre Famílias de Vila Nova de Milfontes, não os tenho levantado na totalidade.
Cumprimentos
Luís SV

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Vila Nova de Milfontes e Cercal do Alentejo

#264223 | Henri | 22 out 2010 14:14 | Em resposta a: #264222

Caro Luis SV

Obrigada de qualquer forma.

Cumprimentos,

Maria Lança

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Vila Nova de Milfontes e Cercal do Alentejo

#274216 | mqs | 08 abr 2011 01:45 | Em resposta a: #1318

Caro Luis Soveral Varella,

Aproveito este tópico para ver se me poderá ajudar...

Procuro baptismo de:
Manoel Affonso Cotta * Odemira, Vila Nova de Milfontes c. 1650

filho de Manoel Affonso Cotta * Sines? e de Maria Machada * Sines?

Casou IV vezes:

III - em Sines a 12.08.1699 com Antónia da Costa Pereira
IV - " " " 14.07.1726 com Maria de S. José Pereira

Do III casamento teve Bartolomeu Luis Cotta * Sines bp. 01.01.1709 (casado com Mariana Luiza de Azevedo) e Procurador do Concelho de Sines em 1771.

---------------------------------------//-----------------------------------------------------

Maria da Conceição * Odemira, Vila Nova de Milfontes c. 1780/1800 + 1843, filha de Joaquim do Carmo * Odemira, Vila Nova de Milfontes e de Jozefa Gertrudes * Sines.
Casou com Francisco José Madrugo * Sines, filho de Diogo Gonçalves Madrugo * Sines e de Ana Maria da Conceição * Sines.
Tiveram Bernarda Luiza Rita * Sines bp. 23.05.1819.

---------------------------------------//-----------------------------------------------------

E ainda o pai de:

Perpétua Caetana de Brito * Santiago do Cacém, Cercal bp. 6.9.1726, (2ª mulher de António Machado de Vilhena, seu primo em 3ª grau), filha de:

João Affonso Cotta * Odemira, Vila Nova de Milfontes c. 1665 (casou várias vezes, daí ainda não ter o nome dos pais) e de Joana Caetana de Brito * Sines + a. 1743, sua 2ª mulher (moradores na Herdade da Matinha).

De facto ainda não tenho mais dados para poder continuar, mas se tiver alguma informação adicional, agradeço-lhe desde já!

Com os melhores cumprimentos,

Miguel Queiroz Santos

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Vila Nova de Milfontes e Cercal do Alentejo

#274234 | LSV | 08 abr 2011 15:08 | Em resposta a: #274216

Caro Miguel Queiroz Santos

Surgem em Vila Nova dois casais de nomes Manel Afonso e Maria Machado sem que nenhum deles se refira como Manuel Afonso Cota.
Um dos casais casou na matriz da vila a 1.10.1659 (sendo testemunhas Estêvão Ledo, João Afonso e Joana Rodrigues); e o outro aí casou a 22.2.1688 (sendo tstemunhas o capitão Belchior Fernandes, Marcos Martins, Martinho Cristóvão de
Campos e Ana Fernandes).
Do primeiro casal não haverá dúvidas que foram filhos:
1.1. Maria, baptizada a 22.12.1660 em Vila Nova de Milfontes, tendo por padrinhos Belchior Fernandes (certamente o capitão Belchior Fernandes Cota) e Isabel da Costa;
1.2. Luzia, baptizada a 18.12.1663 em Vila Nova de Milfontes, tendo por padrinhos Gabriel Gonçalves [da herdade da Alpendurada e marido de Isabel da Costa] e Ana Raposo.
1.3. Brázia, baptizada a 10.2.1667 em Vila Nova de Milfontes, tendo por padrinhos António Afonso e Maria Raposo, da herdade da Alpendurada.
Só que a partir de 1689 nascem ainda duas crianças que, dadas as suas datas de baptismo poderão ser filhos ou do primeiro ou do segundo csal.
1.4. Manuel, baptizado a 5.1.1689 em Vila Nova de Milfontes.
1.5. Isabel, aí baptizada a 25.2.1691
1.6. Beatriz, aí baptizada a 13.12.1693.
No entanto, a aua cronologia aponta para que Manuel Afonso Cota (filho) tivesse casado 4 vezes e a 3ª em 1699, ou seja não poderá ser este que é baptizado em 1689.

Encontro entretanto um Manuel Afonso Cota que estava casado pela 2ª vez com Sabina Salgado quando baptiza na mesma matriz um filho de nome António a 28.1.1698, sendo seus padrinhos Manuel Cardeira de Vilhena e Beatriz Dias.
É tudo o que lhe posso dizer. Tlvez em Sinas, de onde supõe que eles fossem oriundos lhe possa adiantar mais qualquer coisa.
Se entretanto tiver novidades faça-mas chegar.
Cumprimentos
Luís SV

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Vila Nova de Milfontes e Cercal do Alentejo

#274245 | mqs | 08 abr 2011 19:00 | Em resposta a: #274234

Caro Luis SV,

Muito obrigado pela pronta resposta!

Assim que tiver novidades, digo-lhe!
Cumprimentos

Miguel QS

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Vila Nova de Milfontes e Cercal do Alentejo

#297534 | nfctf | 18 fev 2012 16:49 | Em resposta a: #274234

Boa tarde

Nas minhas pesquisas deparei-me com um António José casado com Maria Joaquina e que era natural de Vila Nova de Milfontes.

Tudo o que sei sobre ele é que em 1792 morava no Largo de Santa Clara, freguesia de Santa Engrácia, cidade de Lisboa, onde foram pais.

Por acaso não tem nenhum elemento sobre este casal?

Cumprimentos
Nuno Ferreira

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Vila Nova de Milfontes e Cercal do Alentejo

#297554 | LSV | 18 fev 2012 19:09 | Em resposta a: #297534

Caro Nuno Ferreira
A informação que dispõe é manifestamente pouca. Lamento mas não o posso ajudar. Os assentos de baptismo dos filhos não lhes dão os nomes do avós, ou seja, dos pais de António José e de Maria Joaquina? Se não, tente localizar os assentos de óbitos deles e ver se indicam idades ou eventualmente de quem eram filhos, pode acontecer. De resto é sempre mais simples uma busca nos casamentos pelo casamento de António José com Maria Joaquina em Vila Nova, se é que aqui casaram, registos que não tenho desse ano. Mas sendo os nomes tão comuns não tenho a garantia de não haver mais do que um casal com esses nomes...
Luís SV

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Vila Nova de Milfontes e Cercal do Alentejo

#297555 | Nandu | 18 fev 2012 19:17 | Em resposta a: #1318

Caro Luís SV,

Por acaso não tem os registos paroquiais da freguesia do Vale, concelho de Odemira (ou acesso aos mesmos)? Já à algum tempo que procuro aceder aos mesmos sem ter de me deslocar a Beja.

Obrigado,
David Neves

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Vila Nova de Milfontes e Cercal do Alentejo

#297574 | josemariaferreira | 18 fev 2012 21:06 | Em resposta a: #297554

Caro Luís Soveral Varela


Tenho um Vicente Soveral/Sobral de Vila Nova de Milfontes que casou em Panóias com D. Maria Joana Chaveiro. Neste momento não tenho aqui dados do seu processo orfanológico, mas sei faleceu cerca de 1810 e que os seus filhos herdaram duma herdade situada perto de Milfontes
Sabe-me dizer algo sobre este Vicente Sobral que foi um grande lavrador e vereador da Camara Municipal de Panoias?
Desde já agradeço

Os meus cumprimentos

Zé Maria

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Vila Nova de Milfontes e Cercal do Alentejo

#297576 | nfctf | 18 fev 2012 21:28 | Em resposta a: #297554

Ex.mo senhor
Luís Soveral Varela

Agradeço a sua pronta resposta à minha questão. De facto tenho poucos elementos.

O filho deste casal que conheceu nasceu em Santa Engrácia, Lisboa e veio a casar e ter filhos em Bombarral, mas nem no assento de baptismo, nem no de casamento ou d eóbito refere mais familiares.

Vou pesquisar os óbitos de Santa Engrácia, pode ser que ali tenham falecido e obtenha mais alguma informação. Penque que Beja ainda não tenha nada online...

Cumprimentos
Nuno Ferreira

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Vila Nova de Milfontes e Cercal do Alentejo

#297670 | jnt | 19 fev 2012 20:07 | Em resposta a: #1318

Caro confrade

Agradeço se me puder ajudar com informações acerca das seguintes pessoas: Brites Maria que terá nascido em Vila Nova de Milfontes cerca de 1720, filha de Manuel Afonso e de Maria Gonçalves.
Esta Brites Maria casou-se em Santiago do Cacém a 26.04.1739 com Filipe Rodrigues Lança.

Antecipadamente grato, apresento os melhores cumprimentos
Joaquim Neto Teixeira

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Vila Nova de Milfontes e Cercal do Alentejo

#297672 | LSV | 19 fev 2012 20:19 | Em resposta a: #297670

Caro Joaquim Neto
Não consta dos paroquias de Vila Nova nenhuma Beatriz filha de Manuel Afonso e de Maria Gonçalves por essa época. De resto, também o casamento dos seus pais nãe consta dos mesmos paroquais nem o baptismo de qualquer casal com estes nomes.
Um abraço
Luís SV

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Vila Nova de Milfontes e Cercal do Alentejo

#297674 | jnt | 19 fev 2012 21:10 | Em resposta a: #297672

Boa noite

Peço desculpa pois houve um lapso meu relativamente à dita Beatriz: No assento de baptismo de seu filho José é dada como moradora em Aldea dos Chãos e natural do Sercal, termo de Villa Nova de Milfontes. No assento de baptismo de sua filha Maria é dada como moradora em Aldea dos Chaos e natural do Sercal. Desta forma, ela terá nascido no Cercal do Alentejo, termo de Vila Nova de Milfontes. Dispõe de elementos do Cercal do Alentejo que permitam verificar esta naturalidade?

Não querendo abusar da sua disponibilidade, solicito-lhe também eventuais informações sobre João Rodrigues Simões, nascido cerca de 1735 (?) no Cercal do Alentejo, filho de Domingos de Oliveira e Maria Gomes.

Cumprimentos
Joaquim Neto Teixeira

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Vila Nova de Milfontes e Cercal do Alentejo

#297685 | LSV | 20 fev 2012 00:26 | Em resposta a: #297574

Caro Zá Maria
Os dsdos sobre o Vicente para Vila Nova de Milfontes são escassos. Não encontro nenhum com esse nome ou cujos pais tenham esse apelido em Vila Nova. Seria importante detectar o seu assento de casamento para tentarmos localizar os pais dele.
Um abraço
Luís

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Vila Nova de Milfontes e Cercal do Alentejo

#297686 | LSV | 20 fev 2012 00:27 | Em resposta a: #297555

Caro David
Não tenho não
Luís SV

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Vila Nova de Milfontes e Cercal do Alentejo

#297687 | LSV | 20 fev 2012 00:37 | Em resposta a: #297674

Manuel Afonso e Maria Gonçalves casaram no Cercal a 7.6.1711 sem indicação dos pais deles no assento. Foram testemunhas Luís Barbudo e Manuel Pereira. Quanto ao baptismo da dita Betariz não tenho comigo cópias dos paroquais desses anos, só tenho mesmo até ao início de 1711 pelo que não o poderei ajudar.
Luís SV

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Vila Nova de Milfontes e Cercal do Alentejo

#297712 | jnt | 20 fev 2012 09:34 | Em resposta a: #297687

Caro confrade

Muito obrigado pelas informações.

Cumprimentos
Joaquim Neto Teixeira

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 15 mai 2024, 00:48

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen