Familia: de Albuquerque e Castro

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Regiões

Familia: de Albuquerque e Castro

#131622 | cmvac | 19 out 2006 15:00

Estou a investigar a àrvore genealogica da familia de Albuquerque e Castro, sei que é proveniente da zona do Ribatejo, mas tem ligações com Barcelos. No entanto, e por enquanto só posso fornecer o nome do meu avô, Manuel de Brito de Albuquerque e Castro. Se alguém puder ajudar, ficaria extremamente agradecido

Resposta

Link directo:

RE: Familia: de Albuquerque e Castro

#131711 | Samuel C O Castro | 20 out 2006 16:24 | Em resposta a: #131622

Estimado/a CMVAC,

Em uma Grande base que estou a montar sobre todos os Castros, tenho alguns dados que poderão ter ligação com seu avô, mas dependerá de você, após levantar a ascendência dele, confirmar.

1) Joana de Albuquerque (ou Joana da Silva, Inácia de Albuquerque)
Esposo: Jorge Barreto - Comendador de Castro Verde. NFP, vol. II, Barreto, $3, N20 - Dentre outros tiveram: Fhs:
a) D. Guiomar de Castro (ou Guiomar de Albuquerque)
Esp: Estevão de Brito – Comendador e Alcaide mor de Panóias. Alcaide mor de Beja - (Ele teria C-também com Brites de Lucena) - NFP, vol. II, Brito, $10, N6 e, vol. VII, Mina, $1, N3 - Fhs:
1) Antônio de Brito - 2) Tristão Gomes - 3) Jorge Barreto - 4) Lourenço de Brito
5) Manuel de Brito - 6) João de Brito – 7) Ana
8) Artur de Brito – Alcaide mor de Beja - 1ª Esposa: Maria Correa – s. s.
2ª Esposa: D. Catarina de Almada - Primos – NFP, vol. II, Brito, $10, N7
Dentre outros:
Fhs: a) Guiomar de Albuquerque – Esposo: Manuel da Costa e Castro - Primos ?
9) Fernão de Albuquerque (ou Fernão de Brito) – Governador da Índia. Abade de Salvador de Moucós, em Vila Real - NFP, vol. II, Brito, $10, N6-7 e $30, N7

Como o GAYO não cita datas, fica difícil saber a que período se referem. Mas por seu avô ser de uma geração mais recente, ele deverá ser pentaneto / tetraneto / trineto dos que acima me refiro.

Os dados por ora não lhe dirão muita coisa, mas de futuro, caso você consiga entroncá-los, poderá lhe facilitar ascender mais em sua ancestralidade. Continuo a disposição. Fraterno abraço.

Samuel de Castro - Olímpia - SP - Brasil

Resposta

Link directo:

RE: Familia: de Albuquerque e Castro

#215551 | Maria... | 15 dez 2008 14:31 | Em resposta a: #131622

Caro cmvac,

Só hoje vi a sua mensagem, eu também sou de Albuquerque e Castro.
Já soube mais alguma coisa sobre o seu avô?
Cumprimentos,

Liliana Maria

Resposta

Link directo:

RE: Familia: de Albuquerque e Castro

#215573 | Samuel C O Castro | 15 dez 2008 17:53 | Em resposta a: #215551

Prezada Liliana Maria,

Como tenho interesse em todos os troncos da família Castro, peço sua gentileza, se possível, informar o que tens de seus ascendentes dessa linha, para que eu possa ver se entroncam com os demais de minha base.

Fico-lhe muito agradecido no que for possível informar. Fico a disposição. Fraterno abraço.

Samuel de Castro

Resposta

Link directo:

RE: Familia: de Albuquerque e Castro

#215869 | Maria... | 18 dez 2008 10:25 | Em resposta a: #215573

Caro Samuel de Castro,

o que tenho está aqui http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=234721
estive uns tempos parada mas no que puder ajudar é só dizer.
Vou pondo dados que tenho em livros.

Cumprimentos,
Liliana

Resposta

Link directo:

RE: Familia: de Albuquerque e Castro

#215903 | Samuel C O Castro | 18 dez 2008 16:11 | Em resposta a: #215869

Estimada Liliana,

Retroagindo na linha Castro, do link informado, o último que ali consta, não consegui entroncar junto aos demais de minha base.

Caso conseguires a ascendência do Francisco de Melo Coutinho, peço sua gentileza de me informar, pois tenho interesse em fazer a ligação desse interessante ramo junto aos demais.

Muito obrigado. Fico a disposição. Fraterno abraço.

Samuel de Castro

Resposta

Link directo:

RE: Familia: de Albuquerque e Castro

#216507 | Maria... | 28 dez 2008 10:21 | Em resposta a: #215903

Caro Samuel de Castro,

18 - Maria Emília do Nascimento de Melo Coutinho de Albuquerque e Castro, nasceu em Quintela a 25 de Dezembro de 1840 e faleceu em Mangualde a 18 de Março de 1882.
Casou a primeira vez com seu primo António de Melo Coutinho, fidalgo da Casa Real, senhor dos vínculos de Pejes e mais bens de seus pais (por sucessão a seus irmãos José de Melo Coutinho, fidalgo da Casa Real e Tenente Coronel de Milícias de Viseu, e Francisco de Melo Coutinho Pinto)? filho de José de Melo Coutinho, senhor dos referidos vínculos, natural de Pejes e de sua mulher D. Angélica Maria de França e Vasconcelos, natural de Meruge, neto paterno de Vicente de Melo Coutinho, senhor dos mesmos vínculos.

Casou segunda vez com José de Lemos Pinto, natural de Quintela.

Filhos do primeiro matrimónio:

19 - Maria Carolina de Melo Coutinho de Albuquerque e Castro
19 - José de Melo Coutinho de Albuquerque e Castro
19 - Virolina de Melo Coutinho de Albuquerque e Castro

filhos dos Segundo casamento:

19 - D...................
19 - D...................

Cumprimentos,

Liliana

Resposta

Link directo:

RE: Familia: de Albuquerque e Castro

#216512 | Samuel C O Castro | 28 dez 2008 10:54 | Em resposta a: #216507

Prezada Liliana Maria,

Agradeço a disponibilização dos dados acima, que salvei para futuramente voltar a verificar um possível entroncamento junto aos demais da base, que estará dependendo de sabermos a ascendência do Francisco de Melo Coutinho, que se encontra aqui em http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=197435 . Caso descobrí-la, peço sua gentileza de me informar.

Muito obrigado por tudo. Continuo a disposição. Fraterno abraço.

Samuel de Castro

Resposta

Link directo:

RE: Familia: de Albuquerque e Castro

#216536 | amdarg | 28 dez 2008 14:35 | Em resposta a: #216512

Caro Confrade Samuel Castro

Há muito que sigo o seu trabalho, esperando por ter elementos mais precisos que podessem interessar a entroncamentos no seu estudo. Este tópico “Família de Albuquerque e Castro” suscitou uma oportunidade.
De facto ramos de Albuquerques e de Castros em que os dois nomes aparecem associados são muitos e frequentemente afastados.
Com a entrada da Liliana no tópico, a discussão centrou-se num ramo em que os dois nomes aparecem efectivamente associados ao longo de várias gerações e, apeasar disso, não é certo que se possa classificar como “Família Albuquerque e Castro”.
Contudo eu entronco no mesmo ramo que a Liliana e tenho alguns dados que poderão interessar sendo natural que, conjuntamente com os seus ajudem a esclarecer algumas falhas de informação e permitam estabelecer entroncamentos não definidos.

Começando pelo Francisco de Melo Coutinho referido e meu 6º avô. Relativamente ao seu filho Pedro de Melo Coutinho,

No Registo Geral da Mercês, D.João V, alvará do foro de Moço Fidalgo de Pedro de Melo Coutinho de 07/01/1747 consta:

“Pedro de Melo Coutinho, natural de Freg, de S. Martinho de Pindo filho de Francisco de Melo Coutinho, neto de Pedro de Melo Coutinho que foi Moço fidalgo e bisneto de Cristóvão de Melo Coutinho”

Como meus ascendentes tenho, portanto:

8. Cristóvão Melo Coutinho
7. Pedro Melo Coutinho cc Maria (ou Maria Josefa ) de Albuquerque (primos, como?)
6. Francisco Melo Coutinho
5. Pedro Melo Coutinho cc Mariana Pereira

Ora o Cristóvão anterior, que viveu por 1600, é o que aparece referido no livro Mordomia-Mor a pag. 244, como 6º avô dum José de Melo Coutinho e
no Anuário da Nobreza de Portugal III Tomo III pag 602 também como 6º avô desse José, sendo o 7º um Lourenço Soares de Melo e o 8º um Manuel de Melo Coutinho.

Teremos portanto com, a acrescentar à sequência anterior

10. Manuel de Melo Coutinho
9. Lourenço Soares de Melo

Repare que nesta sequência as pessoas aparecem como Melo Coutinho e não Albuquerque e Castro, mas o 5. Pedro Melo Coutinho também foi conhecido como Pedro de Melo Coutinho e Castro. As gerações que se lhe seguem aparecem frequentemente a usar os quatro nomes, Melo Coutinho Albuquerque e Castro.

Procurando recolher dados sobre de onde vêm estes nomes e os entroncamentos ás Famílias Melo, Coutinho, Albuquerque e Castro tenho informações com alguma segurança e outras menos claras.
Dando por estabelecida a sequência anterior, segue a informação:

O 6. Francisco de Melo Coutinho será filho de Pedro de Melo Coutinho e de sua mulher e prima Maria Josefa de Albuquerque. Assim é referido no ANP III, Tomo III, pag 603. Este 7. PMC será o que consta em http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=187615
Uma hipótese que coloco para este 7. PMC ser primo de sua mulher é que o 8. Cristóvão seu pai seja o Cristóvão casado com Juliana de Albuquerque http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=187619

Com estas ligações justifica-se o uso de Albuquerque.
Falta esclarecer de onde vem Melo, Coutinho e Castro.
Ora o 9. Loureno Soares de Melo e 10. Manuel de Melo Coutinho abrem uma hipótese entre ligações inseridas no Geneall, isto no caso de o Lourenço ser http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=428943
Aqui haveria justificação para linhas directas a Melo, Coutinho e Castro, além das que também viriam pelos Albuquerque referidos.

Não tenho dúvida de que estes Melo Coutinho foram gente radicada na zona de Penalva e Azurara: Real, Pejes, Quintela de Azurara.
Quanto aos Albuquerques desta zona, eles tinham efectivamente fortes ligações a gente e locais do Oriente nomeadamente India e Malaca. Houve cargos que foram ocupados e acções em que estiveram envolvidos destes Albuquerque e Melos Coutinho.
Não sei se estes elementos ajudarão a entroncar na sua base de dados, e se usando o que dela costa se poderá avançar em relação aos pontos não confirmados desta minha linha de pesquisa.

Um abraço do

António M. d'A Rocha Gonsalves

Resposta

Link directo:

RE: Familia: de Albuquerque e Castro

#216564 | Samuel C O Castro | 28 dez 2008 19:29 | Em resposta a: #216536

Prezado Antônio,

Foi muito bom saber que acompanhas meu esforço em entroncar os mais variados ramos de Castros.

Também fiquei contente e muito agradeço em receber suas informações, retroagindo na ascendência do Francisco de Melo Coutinho, que me referi no link indicado à Liliana.

Mesmo considerando suas importantes informações, não me está sendo possível estabelecer a ligação junto aos demais Castros, que à vezes estão ligados tanto nos Melo, como nos Coutinho, ou Albuquerques.

Como tenho na base alguns elementos desses ramos, gostaria de lhe enviar um documento do Word com esses dados, quem sabe possam lhe auxiliar nas buscas. Para tanto, estou solicitando seu contato ao Geneall.

À vezes, tenho puxado a descendência dos apelidos, inclusive dos acima citados, mesmo que já não assinem Castro, para possibilitar ligação com outros Castros, ou mesmo, para dar sequência na linhagem, em casos que esse apelido volta a ser assinado por descendentes longinquos. Bem provável que seria o caso dessa linha a que estamos tratando, havendo necessidade de retroagir um pouco mais, para se estabelecer essa ligação.

Não descarto a possibilidade da ascendência Castro, desse ramo, vir pelo lado da esposa de algum daqueles que retroagistes, com mais possibilidade para a Mariana Pereira.

Copiei os dados que informaste, para tentar descobrir o desejado entroncamento, estarei atento e caso aparecer alguma novidade, aqui informarei.

Tendo imenso interesse em todos os ramos que assinem Castro, obviamente este também me interessa o entroncamento.

Muito obrigado por tudo. Continuo a disposição. Fraterno abraço.

Samuel de Castro

Resposta

Link directo:

RE: Familia: de Albuquerque e Castro

#216617 | Maria... | 29 dez 2008 10:51 | Em resposta a: #216512

Caro Samuel de Castro,

Queira-me desculpar,
o Francisco de Melo Coutinho que lhe mandei fez uma escritura esponsalícia com Maria Cândida de Lucena da Mota Cardoso, do lugar de Pedrosas, julgado de Sátão e fez também um testamento de 26.09.1854 a favor de seu irmão António. Documento pertencente ao Arquivo de António Cabral Tello, residente no Rio de Janeiro.
Francisco faleceu s.g.
Cumprimentos,
Liliana

Resposta

Link directo:

RE: Familia: de Albuquerque e Castro

#216629 | Samuel C O Castro | 29 dez 2008 13:21 | Em resposta a: #216617

Estimados Liliana e Antônio,

Para facilitar a visualização da linhagem que estamos a tratar com a Liliana, considerando as informações do colega Antônio M. d'A Rocha Gonsalves, e o que já consta aqui no Geneall, transcrevo abaixo os dois ramos, que deduzo se unificam a partir do n.5. Caso esteja errado, por favor, me corrijam.

10. Manuel de Melo Coutinho
9. Lourenço Soares de Melo
8. Cristóvão Melo Coutinho
7. Pedro Melo Coutinho cc Maria (ou Maria Josefa ) de Albuquerque (primos, como?)
6. Francisco Melo Coutinho cc Maria Soares de Gouveia
5. Pedro Melo Coutinho e Castro cc Mariana Pereira – Fhs:
4. Maria de Melo Coutinho cc Diogo de Sousa Granada – Fhs:
3. Vicente de Melo Coutinho – N-Penalva, Castelo, Posses – cc Teresa Cardoso de Albuquerque em http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=231401 – Fhs:
2. Jerônima Cardoso de Albuquerque cc João Antônio Almeida de Lemos – c. s. no Geneall
2. José de Melo Coutinho – N-Pejes c. c. Angélica Maria de França e Vasconcelos – N-Meruge – Fhs:

1. José de Melo Coutinho – FCR. Tenente Coronel de Milícias de Viseu
1. Francisco de Melo Coutinho Pinto – Fez Testamento de 26.09.1854, a favor de seu irmão António.
Esposa: Maria Cândida de Lucena da Mota Cardoso - Do lugar de Pedrosas, julgado de Sátão – s. s.
1. António de Melo Coutinho – FCR – Sr. dos vínculos de Pejes
Esposa: Maria Emília do Nascimento de Melo Coutinho de Albuquerque e Castro – Primos – vide abaixo - Fhs:

a) Maria Carolina de Melo Coutinho de Albuquerque e Castro
b) José de Melo Coutinho de Albuquerque e Castro cc Maria Augusta de Sacadura Freire Corte Real – c. s. no Geneall.
c) Virolina de Melo Coutinho de Albuquerque e Castro

4. Maria Delfina de Melo Coutinho e Castro (possível irmã do 4. Maria de Melo Coutinho, acima) cc Inácio Pinto de Magalhães
3. José de Melo Coutinho de Albuquerque e Castro c. c. Maria Ludovina de Albuquerque Cabral de Sacadura - Fhs:

2. Pedro de Melo Coutinho de Albuquerque e Castro – N-7.5.1835 c. c. Claudina Augusta Tavares – c. s. no Geneall
2. Antônio de Melo Coutinho de Albuquerque e Castro
2. Jerônimo de Melo Coutinho de Albuquerque e Castro cc Maria dos Anjos Melo de Albuquerque – c. s. no Geneall
2. Maria Maria dos Anjos Melo de Albuquerque
2. Maria Emília do Nascimento de Melo Coutinho de Albuquerque e Castro

(1º Esposo): António de Melo Coutinho – Primos – vide acima – Fhs:

a) Maria Carolina de Melo Coutinho de Albuquerque e Castro
b) José de Melo Coutinho de Albuquerque e Castro cc Maria Augusta de Sacadura Freire Corte Real – c. s. no Geneall.
c) Virolina de Melo Coutinho de Albuquerque e Castro

(2º Esposo): José de Lemos Pinto – Fhs:

d) Bernardo de Lemos Pinto de Albuquerque

Resta-nos saber a ascendência Castro do 5. Pedro Melo Coutinho e Castro.

Continuo a disposição. Fraterno abraço a ambos.

Samuel de Castro

Resposta

Link directo:

RE: Familia: de Albuquerque e Castro

#216802 | amdarg | 30 dez 2008 16:45 | Em resposta a: #216629

Estimado Samuel

Agradeço as diversas informações prontamente enviadas que irei trabalhar logo que possível. Para já vou corrigir a compilação enviada de acordo com o que é o meu conhecimento actual. Efectivamente os dados que possuo indicam que Pedro de Melo Coutinho e Castro é filho de Francisco de Melo Coutinho e de Maria Soares de Gouveia, tendo sido legitimado. Quanto a Maria de Melo Coutinho cc Diogo de Sousa Granada será também filha deste Francisco de Melo Coutinho não sei se da mesma mãe ou se será filha legítima, é provavel que não seja. Por sua ves estes Maria e Diogo serão os pais de Vicente.
Eu e a Liliana descedemos do Pedro de Melo Coutinho e Castro.
Assim, corrijo a sequência enviada tal como segue:

10. Manuel de Melo Coutinho
9. Lourenço Soares de Melo
8. Cristóvão Melo Coutinho
7. Pedro Melo Coutinho cc Maria (ou Maria Josefa ) de Albuquerque (primos, poderá ser por o Cristóvão acima ser http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=187619, mas não tenho confirmação)
6. Francisco Melo Coutinho de Maria Soares de Gouveia teve filho legitimado
5. Pedro Melo Coutinho e Castro cc Mariana Pereira
4. Maria Delfina de Melo Coutinho e Castro cc Inácio Pinto de Magalhães
3. José de Melo Coutinho de Albuquerque e Castro c. c. Maria Ludovina de Albuquerque Cabral de Sacadura - Fhs:
2. Pedro de Melo Coutinho de Albuquerque e Castro – N-7.5.1835 de Claudina Augusta Tavares filhos legitimados– c. s. no Geneall (até mim próprio http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=580379 e aos meus netos) (contudo incompleta)
2. Maria Emília do Nascimento de Melo Coutinho de Albuquerque e Castro (1º Esposo): António de Melo Coutinho – Primo – Fhs:

a) Maria Carolina de Melo Coutinho de Albuquerque e Castro
b) José de Melo Coutinho de Albuquerque e Castro cc Maria Augusta de Sacadura Freire Corte Real – c. s. no Geneall (incompleta)
c) Virolina de Melo Coutinho de Albuquerque e Castro

(2º Esposo): José de Lemos Pinto – Fhs:

d) Bernardo de Lemos Pinto de Albuquerque

2. Jerônimo de Melo Coutinho de Albuquerque e Castro cc Maria dos Anjos Melo de Albuquerque – c. s. no Geneall (trisavô da Liliana ?)



5. Maria de Melo Coutinho cc Diogo de Sousa Granada
4. Vicente de Melo Coutinho – N-Penalva, Castelo, Posses – de Teresa Cardoso de ªÇÇÇAlbuquerque em http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=231401 – Fhs legitimados:
3. Jerônima Cardoso de Albuquerque cc João Antônio Almeida de Lemos – c. s. no Geneall
3. José de Melo Coutinho – N-Pejes c. c. Angélica Maria de França e Vasconcelos – N-Meruge – Fhs:
2. José de Melo Coutinho – FCR. Tenente Coronel de Milícias de Viseu
2. Francisco de Melo Coutinho Pinto – Fez Testamento de 26.09.1854, a favor de seu irmão António.
Esposa: Maria Cândida de Lucena da Mota Cardoso - Do lugar de Pedrosas, julgado de Sátão – s. s.
2. António de Melo Coutinho – FCR – Sr. dos vínculos de Pejes cc Maria Emília do Nascimento de Melo Coutinho de Albuquerque e Castro – Prima – vide acima


Quanto à ascendência Castro do 5. Pedro Melo Coutinho e Castro não tenho qualquer indicação de que provenha da mãe Mariana Pereira, suspeito que venha dos Albuquerques ou dos Melo Coutinho. Há, de facto, o problema de não ter devidamente entroncados estes Melo Coutinho de Real. A hipótese que coloco de o Lourenço 9. ser http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=428943 assenta só no facto da sequeência 10. – 9. corresponder exactamente quanto aos nomes destes e dos que constam no Geneall para estas pessoas que são de geração e tempo que é satisfatório. Nunca consegui melhor ajuste a outros Melo Coutinho conhecidos. E os de Real eram claramente pessoas de destaque pois mantiveram sempre estatuto elevado mesmo através de várias legitimações. Se tal entroncamento se confirmar também clarifica o entroncamento a Castro, aqui através de Inês de Castro e não do irmão Álvaro Pires de Castro como no caso do ramo da minha mulher ou dos meus Cabrais. No caso desta ligação estar certa também passa por Eças e os meus Melo Coutinho parece terem alguns “tiques” de Eças. Isto, claro, só serve para orientação de pesquisa que terá muito trabalho pela frente.

Obs. Reparo que na mensagem da Liliana de 29Dez ela refere um Francisco de Melo Coutinho que efecticamente é o Francisco 2. e não o Francisco 6.


Espero que esta minha informação esteja perceptível, mas se necessário estarei naturalmente disponível para clarificar o que fiz mal e completar com o que saiba.

Com o Votos de um Bom Ano de 2009, também com boas pesquisas genealógicas, um abraço do

António M. d'A. Rocha Gonsalves

Resposta

Link directo:

RE: Familia: de Albuquerque e Castro

#216856 | Maria... | 30 dez 2008 22:12 | Em resposta a: #216802

Caro António,

Sim, Jerónimo de Melo Coutinho é meu trisavô.
Continuo aqui à procura dos Melo Coutinho, dão trabalho mas vale a pena.


Boas entradas e um feliz 2009
Cumprimentos,

Liliana

Resposta

Link directo:

RE: Familia: de Albuquerque e Castro

#216897 | Samuel C O Castro | 31 dez 2008 13:55 | Em resposta a: #216802

Estimado Antônio,

A pessoa que você colocou como 5. Maria de Melo Coutinho (cc Diogo de Sousa Granada), na realidade seria como 4. Pois ela é filha do Pedro de MELLO Coutinho e de Mariana Pereira, vide http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=1136670. Se estiver errado, por favor, me corrija.

Estou lhe enviando, por e-mail, o ramo da sua esposa, que está formatado de forma provisória, que encontra entroncado na base, caso tiveres informações complementares e puder me informar, fico-lhe muito grato. Você e ela seriam primos em distante grau de linhagem, que um dia espero haveremos de estabelecer essa ligação.

Espero que as informações que lhe enviei, no anexo anterior, possam lhe ajudar a esclarecer essa busca.

Agradeço os votos, que retribuo, desejando a você e a seus familiares um Ano Novo repleto de ótimas realizações. Fraterno abraço.

Samuel de Castro

Resposta

Link directo:

RE: Familia: de Albuquerque e Castro

#216939 | amdarg | 31 dez 2008 23:31 | Em resposta a: #216897

Estimado Samuel

Eu nunca tinha visto a entrada do Geneall que me indica em que Maria de Melo Coutinho é dada como filha de Pedro de Melo Coutinho e Mariana Pereira. Efectivamente trata-se de uma entrada muito recente como se confirma pelo nº de entrada(1159933). Ainda em Agosto passado no Geneall não constavam sequer os pais de Vicente de Melo Coutinho. Há portanto alguém a introduzir dados no Geneall recentemente, que nem sequer identificou que o Pedro de Melo Coutinho já tinha uma entrada no Geneall muitíssimo mais antiga (190321). Entretanto escreveu Mello e não Melo o que dificulta constatar que é uma duplicação, pois não há dúvida que se trata da mesma pessoa.
Não sei como é que no Geneall controlam estas coisas. Parece-me ser de modo pouco eficiente e isso contribui para que a informação contida se torne menos correcta e fiável. Não se trata de uma crítica negativa a quem montou e assegura o traballho notável do Geneall, mas duma tentativa de contribuir para que haja melhoramentos. De facto, não sei bem como se poderá ajudar pois já algumas vezes encontrei situações com erros aparentes, pedi moderador informações sobre os dados de arquivo que possuem, para procurar clarificar e confirmar, e nunca obtive resposta. Esta nota vai para todos os confrades que leiam e para o próprio moderador com o objectivo de procurarmos forma de emendar erros e melhorar o trabalho.
Mas voltando ao nosso problema da paternidade da Maria.
A ser como esta entrada do Geneall indica a Maria seria filha do Pedro e não irmã como eu indiquei. Ora foi da troca de informações com alguns confrades que em Julho passado eu consegui contruir esta hipótese forte de que o Pedro e a Maria seriam filhos do nosso Francisco 6. As datas de nascimento que possuo e as gerações envolvidas contadas com base em diferentes referências apontam para que Pedro e Maria sejam irmãos e não para que Pedro possa ser pai de Maria. Eu não tenho certidões de baptismo originais destas pessoas e não sei se quem introduziu os dados no Geneall tem elementos mais seguros que os meus, mas até prova em contrário eu continuo a pensar que o Pedro só pode ser irmão de Maria que, assim, estará bem referenciada com 5. na nossa sequência.
Aqui está o tipo de situação que deve ser bem trabalhado no Forum e devidadmente fundamentada antes que se possa vir a incluir na árvore geral do Geneall. Se não for assim acaba por se construir uma base de informação pouco fiável ou mesmo muito duvidosa.
Irei respondento aos restantes e valiosos elementos de informação que teve amabilidade de me enviar de acordo com as disponibilidades.
Eu e minha mulher somos de facto primos por várias linhas, mas sempre bastante afastados. Teremos oportunidade de trocar informações sobre isso.

Um abraço, também de despedida do 2008, do

António Manuel

Resposta

Link directo:

RE: Familia: de Albuquerque e Castro

#216950 | Samuel C O Castro | 01 jan 2009 12:15 | Em resposta a: #216939

Estimado Antonio,

O ideal seria que, a pessoa que incluiu os dados da MMC no Geneall, explicasse a fundamentação dos dados ali expostos e aí sim teríamos a dúvida esclarecida.

Ficarei no aguardo de novos elementos, de acordo com sua disponibilidade, inclusive relacionados com o ramo de sua esposa.

Muito obrigado pelas explicações. Fraterno abraço.

Samuel de Castro

Resposta

Link directo:

RE: Familia: de Albuquerque e Castro

#216951 | Samuel C O Castro | 01 jan 2009 12:17 | Em resposta a: #216856

Estimada Liliana Maria,

Pretendendo enviar-lhe o mesmo anexo que encaminhei ao amigo Antônio, solicitei seu contato ao Geneall, se desejar recebê-lo, por favor, contate-me.

Maravilhoso 2009 para ti e seus familiares. Fraterno abraço.

Samuel C O Castro

Resposta

Link directo:

RE: Familia: de Albuquerque e Castro

#217876 | Maria... | 09 jan 2009 13:31 | Em resposta a: #216950

Caro Samuel de Castro,

quem será este Jerónimo de Melo Coutinho? ainda não tinha reparado nele

http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=49422

Pensei que a minha bisavó Adélia de Melo Coutinho tivesse morrido no Huambo - Angola, pelo menos foi o que ouvi dizer mas aqui está que morreu em Luanda, a pessoa que colocou estes dados será que me poderia dizer onde foi enterrada? como vivo em Angola, gostava de ir ver a campa dela. Desde já agradeço

http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=275162

Cumprimentos,

Liliana

Resposta

Link directo:

RE: Familia: de Albuquerque e Castro

#217895 | Samuel C O Castro | 09 jan 2009 15:33 | Em resposta a: #217876

Estimada Liliana,

Não tenho dados sobre o JML que referiste. A esposa dele, D. Maria de Noronha, sendo filha de D. Tomás de Noronha, é neta de Branca de Castro e de D. Leão de Noronha, constantes de minha base. Como não consegui dados da descendência do casal JML e MN, não sei se os descendentes voltaram a assinar, ou casaram com outros Castros.

Vamos aguardar que algum colega possa fornecer elementos esclarecedores sobre esse JML, inclusive do local onde teria sido enterrada sua ancestral Adélia de Melo Coutinho.

Muito grato pelo contato. Continuo a disposição. Fraterno abraço.

Samuel de Castro

Resposta

Link directo:

RE: Familia: de Albuquerque e Castro

#219439 | soma | 24 jan 2009 16:14 | Em resposta a: #216536

Se bem interpretei o conteudo teremos :
8º Manuel de Mlo Coutinho
7º Lço Soares de Mlo
6º Cristovão de Mlo Cout, cc Juliana de Albuquerque
5º Pedro Mlo Ct maria ou Josefa de Albquqe
4º Francisco Ml Cout
3º Pedro M Ct cc Mariana Lereira
2º Maria Ml Cout cc Diogo de ASousa Grenada
Avô Vicente Ml Ct
Pai José de Ml Ct
filho José

Esta é a perpectiva que sempre tive em função das informações e documentos a que tivre acesso, certidões de Jeronima de Albq e de José filhos de Vicente . An T III referente José irmão de Joronima e tia de ouro José. e em Rz da B casamento de Maria de Ml Cout cc Diogo de Sousa grenada etc..

Cumprimentos

Antonio Manuel de S O

Resposta

Link directo:

RE: Familia: de Albuquerque e Castro

#219583 | soma | 26 jan 2009 17:45 | Em resposta a: #216536

Caro Amigo

Se as suas informações decorentes do Rgisto Geral das Mercês de D João V estão certas, conjugando com o que consta das pgs 602 e seguites do Tm III 2006 do ANP, e tambem com a pg 17 de Albqs da Beira e ainda com a pg 529 das Raizes da Beira não pode haver duvidas quanto ao seguinte :
8º avô Manuel de Melo coutinho
7º avô Lço Soares de Melo
6º Cristovão de Mlo Coutinho cc Juliana de Albque
5º Pedro cc (1630) Mari ou Mª Josefa de Albque
4º Francico
3º Pedro cc Mariana Pereira
2º Maria de Albq cc Diogo de Sousa Granada
avô Vicente que de Tereza de Alb teve
Jeronima Albque de Mlo cc João Antonio Almeida de Lemos (minha
linha)
José de Ml Cout cc Angelica Maria da Silva Pinto (vossa linha
(penso eu)
José de Ml Cout da Silva Pinto

Um abç AMSO

Resposta

Link directo:

RE: Familia: de Albuquerque e Castro

#219584 | soma | 26 jan 2009 17:46 | Em resposta a: #216536

Caro Amigo

Se as suas informações decorentes do Rgisto Geral das Mercês de D João V estão certas, conjugando com o que consta das pgs 602 e seguites do Tm III 2006 do ANP, e tambem com a pg 17 de Albqs da Beira e ainda com a pg 529 das Raizes da Beira não pode haver duvidas quanto ao seguinte :
8º avô Manuel de Melo coutinho
7º avô Lço Soares de Melo
6º Cristovão de Mlo Coutinho cc Juliana de Albque
5º Pedro cc (1630) Mari ou Mª Josefa de Albque
4º Francico
3º Pedro cc Mariana Pereira
2º Maria de Albq cc Diogo de Sousa Granada
avô Vicente que de Tereza de Alb teve
Jeronima Albque de Mlo cc João Antonio Almeida de Lemos (minha
linha)
José de Ml Cout cc Angelica Maria da Silva Pinto (vossa linha
(penso eu)
José de Ml Cout da Silva Pinto

Um abç AMSO

Resposta

Link directo:

RE: Familia: de Albuquerque e Castro

#220585 | amdarg | 06 fev 2009 22:52 | Em resposta a: #219584

Caro António Manuel

Peço descupa no atrazo mas estive ausente no estrangeiro e só agora tenho oportunidade.
Relativamente a esta sua última nota há alguns pontos a esclarecer:
1. A informação do registo geral das mercês de que tenho efectivamente cópia deve ser fidedigna.
Mas eu não tenho dados que garantam que o nosso Cristóvão seja exactamente esse que foi casado com Juliana de Albuquerque, embora vários dados já por mim referidos em notas anteriores levem a crer que haja grande probabilidade de que sim.
O documento relativo à atribuição do foro de Moço Fidalgo ao nosso verdadeiro Cristóvão ajudaria a clarificar nomeadamente a sua ascendência inclusivamente além do Lourenço e do Manuel. Mas ainda não encontrei a pista desse documento.
2. Como disse também, numa das intervenções anteriores, parece-me que o Pedro cc Mariana Pereira e a Maria de Albuquerque (eu tenho-a como Maria de Melo)cc Diogo de Sousa Granada é mais provável que sejam irmãos, filhos de Francisco e não pai e filha.
De qualquer modo o meu ramo segue efectivamente na sequência deste Pedro cc Mariana Pereira
Por sua vez o seu segue a partir da Maria cc Diogo de Sousa Granada.
3. O José de Ml Coutinho cc Angélica Maria da Silva Pinto dão origem ainda a uma outra linha, descendente dum filho deste casal casado com uma minha tia-bisavó.

Agradeço que confira com as suas notas e com as mensagens que já temos trocado

Um abraço do

António Manuel

Resposta

Link directo:

RE: Familia: de Albuquerque e Castro

#220629 | soma | 07 fev 2009 13:25 | Em resposta a: #220585

Caro António Manuel

Defacto muita coisa que não bate certo. Onde descortinar a realidade ?
Se aceitarmos a sequência do ANP, teremos
Manuel de M Cout, 8º avô do seu José e ,7º avô de José e de Jeronima
Lço Soaresde Melo7º avô, ou 6º conforme a referência
6ºCristovão de Ml Cout,



bisavô, no meu caso,bisavó, Maria de Melo Coutinho cc Diogo de Sousa Granada
avô VICENTE
pai José (no seu caso) e Jeronima (minha Linha) tia
Assim continuamos por esclarecer com quem casou de facto o nosso Cristovão, quem é ele ? e quem são os faltosos 3º,4º e 5º pois as datas não se ajustam muito bem no que se refer aos Pedros.
Reconheço que já não sei para onde me voltar em busaca de certezas.
Um abraço

António Manuel, o outro

Resposta

Link directo:

RE: Familia: de Albuquerque e Castro

#221247 | amdarg | 14 fev 2009 23:02 | Em resposta a: #220629

Meu Caro António Manuel SO

Vou alinhar o que tenho confirmado e não confirmado para ver se nos serve de base para avançar.
Quanto à minha ascendência Melo Coutinho é a seguinte:

1. Eu próprio http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=580379
2. Minha Mãe
3. Minha Avó
4. Pedro de Melo Coutinho de Albuquerque e Castro – N Quintela de Azurara 7.5.1835 (tenho certidão de Baptismo)
5. José de Melo Coutinho de Albuquerque e Castro – N Quintela Az. 8.4.1799 c. c. Maria Ludovina de Albuquerque Cabral de Sacadura
6. Maria Delfina de Melo Coutinho e Castro cc Inácio Pinto de Magalhães

A partir daqui, parece estar relativamente seguro que a minha linha segue assim

7. Pedro Melo Coutinho e Castro *1716 cc Mariana Pereira
Indicação de que este Pedro é filho legitimado de
8. Francisco Melo Coutinho e de Maria Soares de Gouveia
È deste Pedro 7. que eu tenho cópia do Alvará de concessão do Foro de Moço Fidalgo em que ele é dado pos filho de Francisco MC, neto de Pedro MC, bisneto de Cristóvão MC. Referência portanto às três gerações imediatamete seguintes

Vários autores indicam que este Francisco 8. será filho de
9. Pedro de Melo Coutinho cc Maria Josefa de Albuquerque
Várias indicações levavam-me a considerar a possibilidade de se tratar do mesmo que consta em http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=187615 (cc Maria de Albuquerque), mas sempre considerei isto uma hipótese sem que eu tivesse suficiente para propôr a introdução na base de dados desta ligação nem da seguinte que também considerava provável.

10. Cristóvão de Melo Coutinho http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=187619
cc Juliana de Albuquerque

Ora muito recentemente foi inserido na base de dados como filho deste casal um Pedro de Melo Coutinho http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=1171692
cc Maria Josefa de Albuquerque *1630. Mas este Pedro não foi identificado com o anterior
Qual será o suporte desta inserção? Eu nunca consegui este tipo de informações quando as solicitei ao GeneAll
O certo é que se isto tem suporte, reforça o que era a minha hipótese de que estes dois Pedros são a mesma pessoa. Vou tentar novamente interrogar os moderadores e agradeço a qualquer confrade informação sobre a forma de esclarecer esrte tipo de problemas. Estamos a colaborar para aumentar a fiabilidade da Base de Dados.

Quanto aos aparentemente seguintes

11. Lourenço Soares de Melo e
12. Manuel de Melo Coutinho

Eu só os encontrei no Alvará de Fidalgo Cavaleiro de José de Melo Coutinho da Silva Pinto que cita os seus 6º avô Cristóvão, 7º Lourenço e 8º Manuel. È estranho não citar as gerações intermédias, mas tudo leva a crer que este último Cristóvão é o Cristóvão 10. da minha lista.

Tenho referência de alguns documentos da TT que vou pedir para ver se ajudam a esclarecer algo desta nossa paciência.

Procurando o entrocamento com o seu ramo, eu continuo a pensar que a sua

Maria de Melo Coutinho cc Diogo de Sousa Granada

é mais provável que seja irmã de Pedro de Melo Coutinho e Castro 7. do que filha. Isto apesar de nas recentes introduções na Base de Dados insistirem em a colocar como filha, mesmo após terem reduzido este Pedro a uma só pessoa e não duas diferentes como fizeram inicialmente. Mas qual é o suporte? Como digo não consigo as informações que tenho solicitado

Um abraço do

António Manuel RG

Resposta

Link directo:

RE: Familia: de Albuquerque e Castro

#243534 | soma | 05 nov 2009 15:40 | Em resposta a: #221247

Caro Antonio manuel R G
Começando pelos tempos mais chegados:
1 eu
2 Maria José Tavares Gomes do Amaral
3 Antonio gomes do Amaral (1887)
4 Antonio Gomes do Amaral (1864)
5 João Gomesdo Amara /1826)
6 Isabel de Albuquerque (1797)
7 Jeronima de Melo Coutinho (1765)( ceridão de bpt e reconhecimento)
8 Vicente de Melo Coutinho ( certidão de reconhecimento dos filhos)
9 Maria de Melo cc Diogo de Sousa Granada (jn RB)
10 Pedro ? que será será,, what ever will bee
11 Francisco (Rgisto mercês )
12 Pedro idem
13 Cristovão de M Coutinho ANP
14 Lço Soares de Melo ANP
15 Manuel Melo Coutinho ANP

E quem será a Angélica Maria cunhada de Vicente ou haverá ainda mais algum Vicente ?
Mas se a Maria e o Pdro fossem irmãos o dito Cristovão não pode ser 6º avô nem da minha ascendente Isabel nem do José M C Silva Pinto
Só pode ser filha donde irmã da maria Delfina
Continuando a cogitar

Um gde abç

AMSO

Resposta

Link directo:

RE: Familia: de Albuquerque e Castro

#243734 | amdarg | 08 nov 2009 17:14 | Em resposta a: #243534

Caro Amigo

Esta tarefa vai apresentando as suas dificuldades, as usuais e aparentemente mais algumas neste caso.
De facto temos de obter mais informações originais uma vez que o que se encontra documentado nas compilações parece mal fundamentado e não tenho conseguido acesso ao que sejam as fontes em que se baseiam.
No próprio ANP, já pedi informações de fontes e fiquei com dúvidas sobre o que é que lá terão. Pelo menos, eu nada consegui obter.
Daí eu não ter a certeza sobre o tal número de ordem de o Cristóvão ser 6º avô do José da Silva Pinto.
Também me parece estranho que na atribuição do grau de Fidalgo Cavaleiro que lhe foi atribuido ser mencionado o estatuto de fidalguia dos 6º. 7º e8º avôs e não os dos mais próximos que também o tiveram.
As minha tentativas de saber dos fundamentos que levaram à recentes introduçõoes na BD do GeneAll também não tiveram sucesso. Eu entendo o esforço de quem tem trabalhado para construir o GeneAll tal como ele é, mas se não se consegue informação sobre as fundamentações do que está e vai sendo introduzido na BD, esta vai-se tornando uma trapalhada que vai aumentar as barafundas que existem em genealogia.
Cogitando e esperando conseguir obter mais e melhores fontes de informação originais.

Um abraço do

António Manuel RG

Resposta

Link directo:

RE: Familia: de Albuquerque e Castro

#243805 | soma | 09 nov 2009 14:56 | Em resposta a: #220585

Caro Antonio Manuel
Uma amiga de longa data, minha médica, correlegionária, é de certza sua parente, Ester Maria Melo coutinho albuquerque e castro coelho é de certaza sus parente relativamente proxima. é médica em Portimãp.

1 abç

O outro

Resposta

Link directo:

RE: Familia: de Albuquerque e Castro

#243806 | soma | 09 nov 2009 15:07 | Em resposta a: #243734

Bralhado ando eu que não encontro as raizes de diogo de sousa granada
1abç
So

Resposta

Link directo:

RE: Familia: de Albuquerque e Castro

#243833 | amdarg | 09 nov 2009 20:24 | Em resposta a: #243805

A coincidência de nomes aponta para uma grande probabilidade mas não consigo identificar. Tem mais dados?

Um abraço do

AMRG

Resposta

Link directo:

RE: Familia: de Albuquerque e Castro

#243834 | amdarg | 09 nov 2009 20:35 | Em resposta a: #243806

Na primeira tentativa não encontrei a pista do Granada Afonso, nada em Granado que é como estão. Todos no masculino.
Mas ainda vou fazer outras tentativas

Um abraço

António Manuel

Resposta

Link directo:

RE: Familia: de Albuquerque e Castro

#243855 | soma | 10 nov 2009 10:58 | Em resposta a: #243834

trata-se de GRANADA e não granado e o ramo que procuro é SOUSA GRANADA que casou com Maria de Melo (Coutibho)

Resposta

Link directo:

RE: Familia: de Albuquerque e Castro

#243857 | soma | 10 nov 2009 11:34 | Em resposta a: #243834

caro Amigo

o Granada Afonso de quem lhe falei vem na geneall. e de facto formou-se em coimbra e salvo erro foi médico na Nazaré e depois teria ido para a suiça

Na resposta anterior pensei tratar-se de um jovem aquem pedi para me fazer buscas lá para os lados de viseu.

João Granada Afonso o filho salvo erro tambem médico era joão manuel varela granada afonso

Obrigado

um abç

AMSo

Resposta

Link directo:

RE: Familia: de Albuquerque e Castro

#264334 | NVB | 25 out 2010 11:41 | Em resposta a: #217876

Bom dia,

Também eu sou bisneta de Adélia de Melo Coutinho de Albuquerque e Castro. fui eu quem colocou os dados.
Nossa bisavó morreu em Luanda no Hospital D.Maria Pia, não sei onde está enterrada mas vou tentar saber.
Tentei procurar o seu nome no geneall mas não encontrei, de quem é neta e filha?


Cumprimentos
Neide

Resposta

Link directo:

RE: Familia: de Albuquerque e Castro

#307972 | Lyana | 12 jun 2012 13:46 | Em resposta a: #243805

Caro António Manuel,
tenho estado bastante ausente deste forum, mudei-me para Angola minha terra natal e fica muito complicado pois estou longe dos arquivos, mas tenho livros que me vão ajudar a continuar e assim ajudar também quem precisa.

Deparei-me com a sua mensagens onde refere a Ester.
Ester é minha prima, é médica em Portimão e também angolana, nossas mães são irmãs, cheguei a pôr os dados da mãe dela aqui na genea assim como das irmãs mas não está completo, o nome da mãe dela é Maria Emília falta pôr Coelho no fim, mais conhecida por Linda e o pai é José Alberto Dias Coelho, vou colocar todos os dados que faltam que já perdi pela demora.
Espero começar a ajudar e vou colocar aqui tudo o que tenho em livros referente a estes apelidos, é a única maneira que tenho de contribuír.

http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=463263


Com os melhores cumprimentos,

Liliana

Resposta

Link directo:

RE: Familia: de Albuquerque e Castro

#308044 | amdarg | 12 jun 2012 22:33 | Em resposta a: #307972

Cara Liliana

Benvinda ao Forum, pois tinha-se perdido a sua pista que é importante particularmente para ajudar a clarificar o ramo descendente de Adélia, parece que fortemente radicado em Angola de forma fixada para uns e de transição por outros.
Mas será necessário descrever cuidadosamente os entroncamentos que conheça, remetendo naturalmente para a referência na BD que cita, mas começando de preferência por uma descrição aqui neste tópico sequenciando da forma descritiva usual as várias gerações com datas e entroncamentos usando os verdadeiros nomes das pessoas e não com os diminuitivos que têm aparecido que não ajudam muito entender exactamente de quem se trata.
Inclusivamente no seu caso tem aparecido como autor do Forum usando várias siglas, o que não facilita perceber-se que é a mesma pessoa.
Isto poderá ser feito neste tópico que realmente foi começado por alguém que desapareceu desde início e pelos dados não consigo identificar com os nossos Albuquerque e Castro. Mas o tópico veio a ser invadido primeiro por si, depois por mim e AMSO não aparecendo quaisquer outros.

A ascendência parece estar razoávelmente adiantada desde a sua última intervenção no tópico "Melo Coutinho, de Pejes e Quintela" que introduzi, graças a contribuições valiosas de várias pessoas. Muito falta mas muito se avançou.

Aguardamos pois as suas contribuições.

Antonio Manuel RG

Resposta

Link directo:

RE: Familia: de Albuquerque e Castro

#308094 | amdarg | 13 jun 2012 12:52 | Em resposta a: #243805

Caro António Manuel SO

Há tempo que não nos correspondemos embora recentemente tenha havido uma promessa sua noutro tópico (Família: de Mello Coutinho de Albuquerque e Castro) que imagino seria para mim mas que ainda não veio a concretizar.

Esta sua intervenção só agora se tornou clara para mim através da entrada da Lili.
De facto ambas me são relativamente próximas mas só agora identifiquei

Aguardo mais notícias

Com votos de boa saúde, um abraço do

António Manuel RG

Resposta

Link directo:

RE: Familia: de Albuquerque e Castro

#308194 | Lyana | 14 jun 2012 20:15 | Em resposta a: #264334

Olá Neide,

Peço desculpa por só agora responder.

Sou neta Mário de Melo Coutinho de Albuquerque e Castro de Ester de freitas Lucas de Albuquerque e Castro.

Filha de Nina Fernanda de Albuquerque e Castro Freitas e de Carlos Humberto de Feitas.


Cumprimentos

Liliana

Resposta

Link directo:

RE: Familia: de Albuquerque e Castro

#308197 | Lyana | 14 jun 2012 20:24 | Em resposta a: #264334

Olá Neide,

Desculpa só agora responder.

Sou neta de Mário de Melo Coutinho de Albuquerque e Castro e de Ester de Freitas Lucas de Albuquerque e Castro.

Filha de Nina Fernanda de Albuquerque e Castro Freitas e de Carlos Humberto de freitas.

Já agora é filha de?


Com os melhores cumprimentos

Liliana

Resposta

Link directo:

RE: Familia: de Albuquerque e Castro

#308334 | amdarg | 16 jun 2012 16:38 | Em resposta a: #308197

Liliana

Com as últimas intervenções creio que consegui identificar as pessoas ultimamente referidas neste tópico como descendentes de Adélia de Melo Coutinho de Albuquerque e Castro estabelecendo a ligação com o que consta da base de dados.

Esta vossa bisavó Adélia era filha do meu tio-bisavô Jerónimo MCAC. Recentemente apercebi-me que este teve pelo menos um outro filho Pedro nascido no Bonfim Porto a 7 de Janeiro de 1881, aliás afilhado de meu bisavô Pedro. Este não consta da BD e não sei mais dele.

Do meu entendimento das intervenções neste tópico resulta que :
A Liliana é descendente do primeiro casamento dessa sua bisavó e filha de
Nina Fernanda de Albuquerque e Castro e Carlos Humberto de Freitas
A Ester Maria Melo Coutinho Albuquerque e Castro Coelho é do mesmo ramo e filha de
Maria Emilia Freitas Coutinho de Albuquerque e Castro e José Alberto Dias Coelho
Por sua vez a Neide que aqui apareceu, descende do ramo do segundo casamento de vossa bisavó Adélia e está na BD Neide Vieira de Barros.
Outras pessoas que já constam da BD terão descendência, mas eu não conheço mais. A vós, só vos vim a identificar por este “site”.

Confira se está correcto

Cumprimentos do

António Manuel RG

Resposta

Link directo:

RE: Familia: de Albuquerque e Castro

#308351 | Samuel C O Castro | 16 jun 2012 19:36 | Em resposta a: #264334

Prezada Neide,

Como a Liliana, também estou curioso em saber de quem descendes.

Estamos no aguardo de suas notícias. Solicitei seu contato via Geneall.

Ótimo fds. Abraço fraterno.

Samuel de Castro

Resposta

Link directo:

RE: Familia: de Albuquerque e Castro

#308353 | Lyana | 16 jun 2012 20:35 | Em resposta a: #308334

Olá António,

está correcto e as outras pessoas também têm descendência que vou colocar assim que tiver os dados completos.
Temos também na BD um irmão de meu avô que é o José de Melo Coutinho de Albuquerque e Castro, pai de Mário da Silva Coutinho Albuquerque que foi Governador de Santarém e desempenha actualmente funções de deputado da assembleia da República.
Falei com ele à pouco e pedi-lhe o e-mail para me poder ajudar um pouco mais e vou perguntar-lhe se a minha bisavò Adélia teve mais irmãos pois minha mãe não me soube informar e já agora fiquei curiosa pois pensei que fosse filha única, aliás, só encontrei a certidão de nascimento dela quando estive em Viseu, agora estou a ver porquê.
Já agora, Adélia não casou pela igreja só pelo civil, pelo menos foi a informação que me deram e que aparece na certidão de nascimento do meu avô em que ela casou civilmente, pelo menos com o primeiro marido Martinho de Mello.

Cumprimentos

Liliana

Resposta

Link directo:

RE: Familia: de Albuquerque e Castro

#308354 | Lyana | 16 jun 2012 20:55 | Em resposta a: #308334

Olá António,

está correcto e as outras pessoas também têm descendência que vou colocar assim que tiver os dados completos.
Temos também na BD um irmão de meu avô que é o José de Melo Coutinho de Albuquerque e Castro, pai de Mário da Silva Coutinho Albuquerque que foi Governador de Santarém e desempenha actualmente funções de deputado da assembleia da República.
Falei com ele à pouco e pedi-lhe o e-mail para me poder ajudar um pouco mais e vou perguntar-lhe se a minha bisavò Adélia teve mais irmãos pois minha mãe não me soube informar e já agora fiquei curiosa pois pensei que fosse filha única, aliás, só encontrei a certidão de nascimento dela quando estive em Viseu, agora estou a ver porquê.
Já agora, Adélia não casou pela igreja só pelo civil, pelo menos foi a informação que me deram e que aparece na certidão de nascimento do meu avô em que ela casou civilmente, pelo menos com o primeiro marido Martinho de Mello.

Cumprimentos

Liliana

Resposta

Link directo:

RE: Familia: de Albuquerque e Castro

#310611 | Lyana | 23 jul 2012 16:49 | Em resposta a: #308351

Caro Samuel de Castro

Dos Albuquerques e Castro da Casa da Ínsua tenho:

10 - Dr. Diogo de Albuquerque, foi morador na quinta do Outeiro, concelho de Penalva, e casou com D. Guiomar da Rocha Corte-Real, da cidade de Coimbra, a quem os nobiliários chamam Guiomar da Rocha da Silva e Castro, filha de Gregório da Silva e Castro, de Coimbra, e de sua mulher D. Margarida de Vilhena.
O Dr. Diogo de Albuquerque e sua mulher tiveram:

11 - Rodrigo de Albuquerque, que continua.
11 - D. Maria de Albuquerque, que casou em Trancoso com Diogo Pereira, trazendo a quinta da Orta, perto da Curia.
Houve:

12 - Francisco Saraiva de Albuquerque, abade de Carapito (6)
(6) Tomo VII, das genealogias do autor, fol. 36 verso.

11 - Rodrigo de Albuquerque e Castro, fidalgo da Casa Real, Cavaleiro da Ordem de Cristo, c.c. D. Maria Toscano, filha
legítima de Bento Toscano, da mesma cidade, e de D. Isabel Correia, de Vil de Matos, termo de Ançâ.
Tiveram:

12 - Diogo de Albuquerque, natural e morador em Coimbra, onde casou com sua parente D. Escolática Toscano,
12 - Francisco de Albuquerque e Castro, que segue.
12 - D. Guiomar, relogiosa em Santa Clara de Coimbra.

12 - Francisco de Albuquerque e Castro, nasceu em Coimbra e viveu na Ínsua.
Casou-o seu pai, com licença de sua Alteza, com D. Luísa Pereira de Albuquerque, sua prima, filha única de Manuel
de Albuquerque, cavaleiro de Cristo e de sua mulher D. Eufémia de Albuquerque, irmã inteira de D. Francisca de
Albuquerque e mãe do familiar do Santo Ofício, Inácio de Figueiredo. Neta paterna, a dita D. Luísa Pereira de
Albuquerque, de Francisco Pereira, natural do Arvoredo, e de Francisca de Albuquerque, da Ínsua, e materna de
Jorge de Sequeira de Albuquerque e de D. Mariana do Amaral, de Esmolfe, concelho de Penalva, onde viveu.
Francisco de Albuquerque e Castro teve de sua mulher:

13 - D. Rosária Maria de Albuquerque, que faleceu sem estado.
13 - D. Brízida Teresa Pereira, que morreu solteira.

13 - Manuel Pereira de Albuquerque, que morreu solteiro. s.g.
13 - João Rodrigo de Albuquerque e Castro, que segue.

Teve bastardos, havidos em Águeda Nunes, natural de Évora:

13 - Francisco
13 - Guiomar
13 - Maria

13 - João rodrigo de Albuquerque e Castro, casou em Santa Eulália da Serra com D. Margarida Francisca Xavier de
Vasconcelos e Soto Mayor, filha de Luís Ribeiro de Soto Mayor e de sua mulher D. Helena Maria de Vasconcelos.
Tiveram:

14 - Francisco de Albuquerque e Castro Pereira, que segue.
14 - D. Eugénia Maria de Albuquerque e Castro, mulher de José de Melo Pereira de Abreu, Senhor da quinta de Santa
Eulália, que era seu primo e filho de Martim de Melo de Sousa e de sua mulher D. Maria Pereira de Almeida (18).
(18) Arquivo Nacional da Torre do Tombo, genealogias 21 F44, fol. 172 verso.

14 - Francisco de Albuquerque e Castro Pereira, sucedeu na casa de seus pais, casou em 1737 com D. Isabel Antónia de Melo Sousa e Cáceres, filha de António Luís de Melo e Sousa e de sua mulher D. Isabel Maria Pereira de Meneses.

Francisco de Albuquerque e Castro Pereira houve de sua mulher:

15 - Luís de Albuquerque e Melo Pereira e Cáceres e Castro, s.g.
15 - João de Albuquerque de Melo e Cáceres, nasceu a 6 de Março de 1741 na Ínsua e foi cavaleiro de Malta.
15 - Manuel de Albuquerque e Melo, que segue.
15 - D. Margarida josefa de Melo e Albuquerque, que segue no & 6.º.

15 - Manuel de Albuquerque e Melo, casou com D. Ana Benedita Forbes de Almeida e Portugal, filha legítima de João
Forbes Shelluster, e de sua mulher D. Ana Joaquina de Almeida e Portugal.
Tiveram:

16 - joão de Albuquerque de Melo Pereira e Cáceres, que nasceu em 1804 e faleceu em 25 de Setembro de 1860.
Casou a 29 de janeiro de 1852 com D. Camila Ribeiro de Faria, filha de Francisco Ribeiro de Faria e de D. Rosa de
Lima.
Tiveram:

17 - Francisco de Albuquerque de Melo Pereira e Cáceres, nasceu a 19 de Novembro de 1850 e foi capitão de mar e
guerra, casou com D. Maria José Van Zeller Guedes, nascida a 22 de Janeiro de 1861 e falecida e, 1946.
Tiveram:

18 - João de Albuquerque de Melo Pereira e Cáceres, que nasceu a 1 de Agosto de 1890, senhor da casa da Ínsua, que
herdou de seu tio paterno.

18 - D. Maria, nascida a 28 de Novembro de 1891.
18 - D. Cristina, nascida a 9 de Novembro de 1894.
18 - Luís Albuquerque de Melo Pereira e Cáceres, nasceu a 6 de Junho de 1898.
18 - D. Isabel, nascida a 24 de Maio de 1905 e casou a 5 de Maio de 1930 com D. Tirso Maria José Gabriel de Olazábal
y Mendonça.



Casa Solar de Maiorca


10 - Diogo de Albuquerque, filho legítimo de Domingos de Albuquerque, viveu na Quinta do Outeiro, casou em S. Pedro do Sul com D. Maria de Gouveia.
Tiveram filha única:

11 - D. Inês de Albuquerque, nascida na dita quinta do Outeiro, foi segunda mulher de Gonçalo Vaz de melo. Depois de
viúva, recolheu D. Inês ao Mosteiro de Lorvão onde tinha quatro filhas.
Tiveram que se saiba:

12 - Duarte de Melo, que foi para a Índia.
12 - Frei Henrique de Melo, religioso de Cristo.
12 - Frei Francisco de Melo, relogioso Trino.
12 - Frei Boaventura de Melo, religioso da ordem terceira de S. Francisco.
12 - João de Melo, religioso Bernardo.
12 - Cristóvão de Melo, s.g.
12 - D. Inés, que foi abadessa de Lorvão
12 - D. Maria, freira em lorvão.
12 - D. Felícia, freira em Lorvão.
12 - ............, freira em Lorvão.
12 - D. Isabel de Melo, casou com seu primo Pedro de Melo, natural da freguesia de S, Pedro de Povolide do lugar de
Cadima.
Este era filho legítimo de Manuel de Melo e de D. Isabel Manso. Manuel de Melo era irmão inteiro de Gonçalo Vaz
de Melo.
Tiveram:

13 - Bernardo de Melo da Silva, que segue
13 - Cristóvão de Melo, abade de Salreu.
13 - Duarte de Melo, tesoureiro-mor da Sé de Coimbra.
13 - D. Isabel, freira em Lorvão
13 - D. Maria, freira em Lorvão

13 - Bernardo de Melo da Silva,casou co D. Maria de Vilhena do Amaral Soto Mayor, filha legítima de João da Silva e
Castro e de D. Victória Carneiro de Soto Mayor.
Tiveram:

14 - Pedro de Melo, s.g.
14 - Duarte de Melo, que teve uma bastarda.
14 - D. Isabel de Vilhena e Melo, casou em 1697 com Luís Vaz da Cunha de Sá.

Vou pondo aqui o que tiver.


Cumprimentos

Liliana

Resposta

Link directo:

RE: Familia: de Albuquerque e Castro

#310619 | valboa | 23 jul 2012 19:12 | Em resposta a: #310611

Cara Liliana

Será possivel contactar-me para o mail
albuquerque.quinta@sapo.pt

cumprimentos
Jorge Albuquerque da Quinta

Resposta

Link directo:

RE: Familia: de Albuquerque e Castro

#310658 | Samuel C O Castro | 24 jul 2012 16:20 | Em resposta a: #310611

Prezada Liliana,

Muito obrigado pelos excelente dados aqui informados.

Em minha base dos Castros, tenho uma anotação de pendência para entroncar esse interessante ramo junto aos demais.

Na base do Geneall, aqui em http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=182282 , a Guiomar da Rocha Corte Real tem uma ascendência diferente (João de Sá (ou da Silva) da Rocha e Maria de Seixas. Creio que achaste como ascendentes dela, o casal Gregório da Silva e Castro e Margarida de Vilhena aqui em http://books.google.com.br/books?id=AmYNAQAAIAAJ&q=%22Greg%C3%B3rio+da+Silva+e+Castro%22+%22Margarida+de+Vilhena%22&dq=%22Greg%C3%B3rio+da+Silva+e+Castro%22+%22Margarida+de+Vilhena%22&source=bl&ots=SUSRzFAuvl&sig=f_Y2jgr4U3Q38zSoNAW3zFqxhqo&hl=pt-BR&sa=X&ei=k7wOUPvtF-qn6wH034H4Cw&ved=0CC4Q6AEwAA .

Se por acaso tiveres dados de ascendência dos casais João da Silva e Castro e de D. Victória Carneiro de Soto Mayor e, Gregório da Silva e Castro e Margarida de Vilhena e puder me informar, ficar-lhe-ei muito agradecido.

Ratifico meus agradecimentos. Abraço fraterno.

Samuel de Castro

Resposta

Link directo:

RE: Familia: de Albuquerque e Castro

#310688 | amdarg | 24 jul 2012 23:13 | Em resposta a: #310658

Caro Samuel e Liliana

Creio que estas última intervenções resultam da solicitação do Samuel à Neide para saber da sua ascendência, certamente com o objectivo de identificar o entroncamento Castro.

Ora parece-me que a resposta da Liliana tem uma certa desfocagem, pelo menos quando aos dados que eu próprio possuo.

De facto tanto a Liliana como a Neide entroncam num ramo a que eu próprio pertenço que na base de dados Geneall se pode tomar como começaando no casal Cristóvão de Melo Coutinho/Juliana de Albuquerque. A Neide está na base de dados a Liliana não. Numa minha intervenção anterior neste tópico já as enquadrei a ambas.

Na última intervenção a Liliana menciona os Albuquerques da Ínsua, que de facto usam Albuquerque e Castro, com quem entroncamos como Albuquerque, eu pelo menos nunca identifiquei de onde lhes vem o Castro. Esses são um ramo colateral entroncando em Diogo de Albuquerque/Isabel Saraiva da Fonseca

Não sei portanto se o nosso Castro tem ou não algum entroncamento próximo.

Das minhas pesquisas, aliás discutidas noutro tópico "Melo Coutinho de Pejes e Quintela" o que recolhi leva-me à convição que no nosso caso o Castro usado numa grande sequência de gerações vem muito provavelmente do referido Cristóvão de Melo Coutinho de Darei
Na minha intervenção nesse tópico de 21.02.2011 apresento a minha justificação para que esse Cristóvão de Darei seja Castro.

Esta é uma contribuição que me parece pertinente face aos dados que tenho, mas que de destinha a ser corrigida por que tenha mais dados e mais pesados.

Poderei fornecer informações mais detalhadas se alguésm as julgar úteis.

António Manuel d'ARG

Resposta

Link directo:

RE: Familia: de Albuquerque e Castro

#310707 | Lyana | 25 jul 2012 10:42 | Em resposta a: #310688

Caro António Manuel

Os dados que eu acabei de colocar não é uma resposta, estão mesmo desfocados e peço desculpas por isso mas tou a tentar passar os Castros que tenho para o Sr. Samuel e claro que pode ajudar mais alguém.
As informações que coloquei, foram tiradas do livro Albuquerques da Beira - Subsídios para a sua genealogia.
Sr. Manuel, toda a informação é bem vinda e se tem mais detalhadas melhor ainda.
Em Cabrais da freguesia de Nabais também tem Castros, só estou a tentar ajudar com os livros que tenho, pois estou muito longe dos arquivos, infelizmente.
Já sei quem é a Neíde apesar de não ter respondido, minha mãe disse-me quem era.

Com os melhores cumprimentos

Liliana

Resposta

Link directo:

RE: Familia: de Albuquerque e Castro

#310708 | Lyana | 25 jul 2012 11:04 | Em resposta a: #310658

Caro Samuel de Castro,

vou procurar o que me pede e vou colocar aqui mais uns Castros que encontrei.
Se por um acaso os dados que eu estiver a colocar estão a baralhar diga.

Com os melhores cumprimentos

Liliana

Resposta

Link directo:

RE: Familia: de Albuquerque e Castro

#310709 | Lyana | 25 jul 2012 11:49 | Em resposta a: #310658

Caro Samuel

João da Silva e Castro, foi secretário da Universidade e familiar do Santo Oficio, vago mas pode ajudar.
Vou continuar à procura.

Cumprimentos,
Liliana

Resposta

Link directo:

RE: Familia: de Albuquerque e Castro

#310726 | Samuel C O Castro | 25 jul 2012 14:15 | Em resposta a: #310688

Prezado António Manuel d'ARG,

Sobre as suas intervenções:

"De facto tanto a Liliana como a Neide entroncam num ramo a que eu próprio pertenço que na base de dados Geneall se pode tomar como começando no casal Cristóvão de Melo Coutinho/Juliana de Albuquerque"

"Esses são um ramo colateral entroncando em Diogo de Albuquerque/Isabel Saraiva da Fonseca"

"Poderei fornecer informações mais detalhadas se alguésm as julgar úteis"

Seria possível fazer a gentileza de expor:

a) Como o ramo da Liliana entronca no ramo do Cristóvão de Melo Coutinho/Juliana de Albuquerque?

b) Se o ramo dos Albuquerque de Insua, tem alguma ligação com o ramo do CMC/Juliana?

Agradeço pelo que for possível informar. Forte abraço.

Samuel de Castro

Resposta

Link directo:

RE: Familia: de Albuquerque e Castro

#310727 | Samuel C O Castro | 25 jul 2012 14:25 | Em resposta a: #310709

Prezada Liliana,

Muito obrigado pela disponibilidade de aqui expor mais elementos sobre os Castros.

Dos dados que anteriormente informaste, não percebo irregularidades e, infelizmente, não os posso aproveitar, mas os salvei para futuro proveito, oportunidade em que terei melhores condições de perceber algum embaraço.

Necessito descobrir a ascendência do Gregório da Silva e Castro para poder entroncar esse ramo junto aos demais.

Vamos aguardar que surjam novidades. Ratifico meus agradecimentos. Forte abraço.

Samuel de Castro

Resposta

Link directo:

RE: Familia: de Albuquerque e Castro

#310734 | Lyana | 25 jul 2012 15:50 | Em resposta a: #308334

Caro António manuel

desculpe estar a mandar para si mas acabei de encontrar dois irmãos de Maria de Albuquerque, mulher de Pedro de Melo Coutinho.

Neste caso:

pai 11 - João de Albuquerque, escrivão da câmara de Esmolfe, não consta o nome da mãe, infelizmente.
Tiveram:

12 - Manuel de Albuquerque
12 - Padre Frei Jorge de Albuquerque, religioso Bernardo.
12 - Maria de Albuquerque, mulher de Pedro de Melo Coutinho, de Real.

Albuquerques da Beira & 1 pág. 13

http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=187616

Cumprimentos,

Liliana

Resposta

Link directo:

RE: Familia: de Albuquerque e Castro

#310737 | Lyana | 25 jul 2012 15:59 | Em resposta a: #310734

Caro António

esqueça, já lá estavam.
Chega a uma altura que é melhor parar de ler ou é só asneiras.

Cumprimentos

Liliana

Resposta

Link directo:

RE: Familia: de Albuquerque e Castro

#310745 | amdarg | 25 jul 2012 16:29 | Em resposta a: #310726

Estimado Samuel

Acabo de enviar por e-mail uma informação que julgo ajudar a esclarecer os pontos de dúvida que se levantaram recentemente.
Também para a Liliana

António Manuel d'ARG

Resposta

Link directo:

RE: Familia: de Albuquerque e Castro

#310752 | amdarg | 25 jul 2012 18:35 | Em resposta a: #310734

Liliana

Além dos elementos que já lhe mandei por e-mail, chamo-lhe a atenção para que este João de Albuquerque aparece também na pg 106 de AB. Aí consta a mulher e mais um filho além dos que menciona

António Manuel d'ARG

Resposta

Link directo:

RE: Familia: de Albuquerque e Castro

#310843 | Lyana | 27 jul 2012 12:21 | Em resposta a: #310727

Caro Samuel

Ando à procura do que me pediu e nestas andanças, nas Ascendências Visienses volume II a mulher de Bernardo de Melo da Silva tem o nome de: Maria de Vilhena da Silva e Castro e a mãe Victória de Sotto-Mayor de Vilhena. C.g. (144)
(144) Vide Mellos da Quinta da Pena (Viseu) e da Casa dos Melos (Coimbra).
Pode ser que mais alguém nos ajude o que agradeço desde já.

Com os melhores cumprimentos
Liliana

Resposta

Link directo:

RE: Familia: de Albuquerque e Castro

#311459 | Lyana | 07 ago 2012 11:43 | Em resposta a: #310745

Caro António Manuel

não recebi o e-mail.

Cumprimentos
Liliana

Resposta

Link directo:

RE: Familia: de Albuquerque e Castro

#311496 | amdarg | 07 ago 2012 23:04 | Em resposta a: #311459

Liliana

Efectivamente veio devolvido. Creio que o endereço que eu tinha está desactualizado. Envie-me o actual.

Cumprimentos

António Manuel d'ARG

Resposta

Link directo:

RE: Familia: de Albuquerque e Castro

#311517 | Lyana | 08 ago 2012 10:13 | Em resposta a: #311496

Caro António

o meu e-mail

pita.nga@ive.com.pt

Cumprimentos
Liliana

Resposta

Link directo:

RE: Familia: de Albuquerque e Castro

#311588 | Lyana | 09 ago 2012 11:27 | Em resposta a: #216536

Caro António Gonsalves

Saberá me dizer se este António Ferraz de Athayde Melo

http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=2093061

é o mesmo António de Melo Ferraz que recebeu CBA a 02 de Maio de 1681
filho legítimo de Rui Vaz Ferraz de Melo e de Luísa de Figueiroa; neto de António de Melo Coutinho e de sua mulher Maria Ferraz; bisneto de Domingos Ferraz de Melo, a quem se passou Brasão por onde se mostrava que era terceiro neto de João de Melo, Alcaíde - Mor do Couto de Ervededo e quarto neto de Gonçalo Vasques de Melo Sr. de Povolide.

Com os melhores cumprimentos
Liliana

Resposta

Link directo:

RE: Familia: de Albuquerque e Castro

#311604 | Lyana | 09 ago 2012 16:42 | Em resposta a: #220629

Caro Manuel

Nos livros que li, Cristovão aparece sempre casado com Juliana de Albuquerque, nasceu e morou na quinta de Darei, em Quintela. Nas Ascendências Visienses volume II pág. 309 diz que Cristovão testemunha na habilitação para a Ordem de Cristo de Pedro de Albuquerque, tendo então (1640) 23 anos de idade...

Encontrei um outro Cristóvão de Melo que recebeu CBA a 22 de Janeiro de 1551, não constando o nome da mãe nem do pai nem dos avós, apenas que ele descende por parte de seu pai, mãe e avós das gerações e linhagens dos Almeidas e Melos.

Cumprimentos
Liliana

Resposta

Link directo:

RE: Familia: de Albuquerque e Castro

#311619 | amdarg | 09 ago 2012 23:05 | Em resposta a: #311588

Liliana

São pessoas que não identifico, porém reparo que se as datas estão correctas, o António Ferraz de Athayde Melo com uma nora nascida em 1943, não pode ser o António de Melo Ferraz que vivia em 1681.

cumprimentos do

António Manuel d'ARG

Resposta

Link directo:

RE: Familia: de Albuquerque e Castro

#311646 | Lyana | 10 ago 2012 10:33 | Em resposta a: #311619

Obrigada António

Cumprimentos
Liliana

Resposta

Link directo:

RE: Familia: de Albuquerque e Castro

#311657 | lmacsf | 10 ago 2012 14:09 | Em resposta a: #131622

O meu avô, por coincidência, ou não, também se chamava Manuel de Brito Albuquerque e Castro. Abdicou da herança em Portugal e estabeleceu-se em Angola, que após a revolução 25 de Abril, regressou a Portugal com toda a sua família. Sei que antes do casamento coma minha avó, ele teve duas filhas, uma chama-se Rosa e a outra minha tia desconheço o nome.

Resposta

Link directo:

RE: Familia: de Albuquerque e Castro

#311665 | Samuel C O Castro | 10 ago 2012 18:59 | Em resposta a: #311657

Imacsf,


Para termos um melhor esclarecimento:

Como chamava sua avó?

Sabes o nome da mulher com que seu avô teve as duas filhas antes de casar com sua avó?

Qual o nome dos ascendentes de seu avô Manuel?

Em Portugal, sabes o nome de propriedades, com suas localidades, ou títulos que os familiares de seu avô detinha?

Agradeço pelo que for possível informar. Abraço fraterno.

Samuel de Castro

Resposta

Link directo:

RE: Familia: de Albuquerque e Castro

#311679 | lmacsf | 10 ago 2012 22:56 | Em resposta a: #311665

A minha avó chama-se Dida N. B. de Albuquerque e Castro ( Alb. Castro por casamento). O meu avô era filho de António de Carvalho e Albuquerque e de D. Beatriz da Piedade de Vasconcelos e Brito ( ambos professores em Nogueira do Cravo - Oliveira do Hospital). O meu bisavô era filho de Ana Augusta de Albuquerque e Castro e de António Nunes de Carvalho. A minha trisavó, Ana, era filha de António de Albuquerque e de D. Margarida da Costa. A Ana saiu da Casa da Ínsua, em Penalva do Castelo. Pesquisa na net. É um lindo palacete que está a ser gerido por uma empresa de turismo.
Não sei como se chamava a senhora antes do casamento com a minha avó. Sei que era Angolana. tanto que as minhas 2 tias mais velhas são mestiças. Não as conheço pessoalmente. A minha mãe (filha mais velha do meu avô e da minha avó) conheceu-as, mas só se lembra do nome de uma delas, Rosa. Ambas são irmãs dos meus tios e por conseguinte todos os filhos que tenham tido, são meus primos. Gostaria muito de saber mais de ti. Ando a fazer esta pesquisa já faz tempo. É muito interessante.

Resposta

Link directo:

RE: Familia: de Albuquerque e Castro

#311710 | cmvac | 11 ago 2012 12:39 | Em resposta a: #311657

Acho que pelo teu username sejas a Lígia? Oi, sou o teu primo Cláudio, comecei esta entrada á imenso tempo, estava ainda na universidade! É engraçado vir a encontrar-te por aqui. Quanto ás filhas do avô, penso que eram três raparigas e que uma já faleceu. Eu conheci a tia Rosa através do meu pai, há alguns anos atrás... Viviam na altura em Lisboa. Sei ainda que uma das irmãs dos nossos pais ainda está em Angola. Vou perguntar os nomes certos ao meu pai e logo te respondo. Um beijo para ti e para a tua família,

Cláudio

Resposta

Link directo:

RE: Familia: de Albuquerque e Castro

#311753 | Samuel C O Castro | 11 ago 2012 23:24 | Em resposta a: #311679

Prezada Imacsf,

Muito obrigado pelas informações.

Não descendo do ramo Albuquerque e Castro. Mas tenho imenso interesse em entroncar esse interessante ramo junto aos demais de minha base dos Castros, que poderás se inteirar aqui em http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=309453 .

A última vez que trocamos mensagem, foi no tópico “Castros em Viseu e Esgueira”. Em sua mensagem de 14-09-2006, citaste:

“Ana Augusta de Albuquerque e Castro, nasceu em Real-Penalva do Castelo em 28 de Outubro de 1852. Era filha de António Albuquerque natural de Real e de Margarida da Costa natural de Real. Neta paterna de Manuel de Albuquerque natural de Sezures e de Maria Josefa natural de Real”

Em, em 15-09-2006, informaste: “Assim que tiver novas informações comunico!”

Por acaso descobriste a ascendência do casal Manuel de Albuquerque (c.c. Maria Josefa)?

Gostaria de confirmar uma pista de ascendência desse Manuel.

Estou tomando a liberdade de solicitar seu contato de e-mail via Geneall.

Ratifico meus agradecimentos. Fico a disposição. Abraço fraterno.

Samuel de Castro

Resposta

Link directo:

RE: Familia: de Albuquerque e Castro

#311755 | Samuel C O Castro | 11 ago 2012 23:32 | Em resposta a: #311710

Prezado Cláudio,

Estranhei que iniciaste o tópico e não tem tido participação no mesmo. Seu retorno, com certeza, será muito útil para todos que aqui intervieram com informações.

Peço-lhe o especial favor, se possível, e dentro de suas possibilidades de conhecimento, se puderes responder algumas das questões que coloquei à nossa confrade Imacsf, tanto com data de ontem, como de hoje.

Vosso ramo "Albuquerque e Castro" também tenho imensa vontade em entroncar esse interessante ramo junto aos demais de minha base dos Castros.

Sua ajuda poderá ser fundamental para esse objetivo, o que muito lhe agradeço.

Fico a disposição. Forte abraço.

Samuel de Castro

Resposta

Link directo:

RE: Familia: de Albuquerque e Castro

#311783 | Limão | 13 ago 2012 00:30 | Em resposta a: #311755

Caro Samuel,
Cumprimentos,
Também tenho "Albuquerques na família, não sei se ajuda, aqui vâo:

I - D. Afonso Henriques, (1109-1185),1º Rei de Portugal, casou com Dona Mafalda de Sabóia, (1125-1157).

II - D. Sancho I, Rei de Portugal,(1154-1211), casou com Dona Maria Pais Ribeiro, (1170-1255). 2º casamento.(A Ribeirinha), Senhora
de Vila do Conde.

III- Dona Terêsa Sanches, (1205-123o), casou com D. Afonso Teles de Meneses,(c,1170), 2º Senhor de Menêses, 1º Senhor de
Albuquerque.
IV- D. João Afonso Telo de Menêses, (1225-1268), 2º Senhor de Albuquerque, casou com Dª Elvira Gonçalves Girón, (c.1220)

V -D. Gonçalo Anes Raposo, (c.1250), casou com Dª Urraca Fernandes de Lima,(c.1250).

VI -D. Afonso Martins Teles Raposo, (c.1280), casou com Dª Berengária Lourenço de Valadares, (c.1280).

VII-D. João Afonso Telo de Meneses, (c.1310), 1º Conde de Ourém, 4º Conde de Barcelos, casou com Dª Guiomar Lopes Pacheco,
(c.1310), Senhora de Fereira de Aves.
VIII-D. João Afonso Telo de Menêses, (c.1330), 1º Conde de Viana do Alentejo, casou com Dª Mayor de Portocarreiro, Senhora de Vila
Real. casou 2ª vez con N.
IX - Dona Maria de Menêses,(c.1370), casou com D. Álvaro Pereira, (c. 1360) , neto do Arcebispo de Braga, D. Gonçalo Pereira,(c.1280).

X - Dona Maria Pereira,(1390), casou com D. Vasco Pires de Sampaio, (c.1375), 1º Senhor de Vila Flôr, da Torre de Moncôrvo.

XI - Fernão Vaz de Sampaio, (c.1400), 2º Senhor de Vila Flôr, casou com Dª Senhorinha Pereira, filha do Comendador de Poiares.

XII - Vasco Fernandes de Sampaio, (c.1420), 3º Senhor de Vila Flôr e Chacim, casou com Dª Mécia de Melo, Dos Senhores de Melo de
Pombeiro de Ribadevizela Felgueiras.
XIII-D. João de Melo de Sampaio, (c.1440) Comendador de Pombeiro, (Santa Maria Maior), casou com Dª Guiomar Borges, (c.1450).

XIV-D. Luís de Melo de Sampaio, (c.1490) Comendador de Pombeiro, casou com Dª Ana Borges Pacheco, (c.1530).

XV - D. Filipe de Melo de Sampaio, (c.1530), casou com Dª Mécia Pereira, (c.1550).

XVI -D. João de Melo Pereira de Sampaio, (c. 1575), casou com Dª Antónia da Fonsêca e Brito, (1575), filha legitimada do Abade de
Rande, (S. Tiago) Felgueiras, João da Fonsêca e Brito, natural de Lisboa.
XVII-D. Luís de Melo Pereira de Sampaio, (c.1606), casou 1º com Dª Maria de Azevêdo, ss. Casou 2º com Dona Maria Ribeiro, do Casal do Ribeiro, (Santa Maria Maior de Pombeiro) Felgueiras.
XVIII-D. Filipe de Melo Pereira,(1646-1734), casou com Dª Josefa de Faria e Sousa, (1670-1691).

XIX-Dª Faviana de Melo de Faria e Sousa, (1683-1761), casou com Custódio de Melo Pereira, (1725-1769).

XX -D.António de Melo de Faria, (1723-1795), casou com Dª Quitéria Inácia de Carvalho, (1720- 1798).

XXI - D. João de Melo de Faria, (1763-1833), casou com Dª Maria de Carvalho, (f.1835).

XXII-Dª Ana Joaquina de Melo, (1804-1879), casou com António Ferreira, de (Valmelhorado), Pombeiro Felgueiras.

XXIII- Joaquim Ferreira de Melo, (1842), casou com Dª Ana de Jesus Pereira, de Sampaio de Vizela.

XXIV- Dª Maria Ferreira de Melo, (1877-1963), casou com Custódio Lopes da Costa, (1860-1954), n. Mesão Frio Guimaraes.

XXV- João Lopes da Costa, (1909-1996), casou com Emília Mendes Ferreira de Melo, (1914-1977), natural de Fafe.

XXVI- Agostinho Lopes da Costa, n.1951, casou 1978, com Maria Laura Antunes Ferreira Castro Costa, natural de Paços Fafe.

A minha esposa é descendente do Fidalgo Rui Vieira, que enviarei próximamente. À disposição para qualque esclarecimento.
Cumprimentos,
Agostinho Lopes da Costa.

Resposta

Link directo:

RE: Familia: de Albuquerque e Castro

#311816 | Samuel C O Castro | 13 ago 2012 14:13 | Em resposta a: #311679

Prezada lmacsf,

Desculpe pelas indevidas referências que fiz em minha mensagem a ti dirigida. Como eu tinha que escrever para 4 pessoas sobre o mesmo assunto, me confundi todo. Na realidade as informações que me referi, foram inseridas pela colega Ana Caldeira.

De qualquer forma, se puderes me ajudar nas questões ali colocadas, com certeza as informações serão muito bem vindas e ficarei muitíssimo agradecido.

Sobre a descendência da Ana Augusta de Albuquerque e Castro que tiveres, se puder fazer a gentileza de disponibilizar para o meu e-mail que autorizei o Geneall lhe informar, ficar-lhe-ei muitíssimo agradecido.

Antecipo agradecimentos. Fico a disposição. Abraço fraterno.

Samuel de Castro

Resposta

Link directo:

RE: Familia: de Albuquerque e Castro

#311817 | Samuel C O Castro | 13 ago 2012 14:26 | Em resposta a: #311783

Amigo Agostinho Lopes da Costa,

Muito obrigado pelas informações. Na realidade meu interesse se restringe aos Castros.

Quanto a Maria Laura Antunes Ferreira Castro Costa, bem provável que descenda dos Castros, de Fafe, linhagem ao qual ainda não consegui entroncar junto aos demais de minha base. De qualquer forma, se poderes informar a ascendência dela, agradeço.

Ratifico meus agradecimentos. Abraço fraterno.

Samuel de Castro

Resposta

Link directo:

RE: Familia: de Albuquerque e Castro

#311955 | Limão | 15 ago 2012 19:23 | Em resposta a: #311817

Caro Samuel
A linha que enviei, também vai dar aos "Castros de Monforte", senão veja:

Vieiras de Castro.
Senhores da Casa do Êrmo Paços Fafe Portugal.

I - Dona Teresa de Castro, nasceu a 30 de Agosto de 1712, em S. Romão de Arões Fafe, f. a 16-08-1775, na Casa de
Castro, daquela freguesia. Filha de João de Freitas,(Senhor do Prazo do Casal das Cerdeiras, Arões Fafe, nascido em Arões Fafe, e de Dª Maria Fernandes de Castro. natural do Casal das Leiras, Golães,(S. Lourenço). João de Freitas
descendente de D. Martim Fernandes de Freitas, (O do Exemplo de Fidelidade).Senhor da Honra
de Freitas em Freitasa Fafe. D. Martim Fernandes de Freitas, Alcaide-Môr de Coimbra, casou com Dª Mécia Vaz de
Sampaio, filha de Vasco Pires de Sampaio (1º Senhor de Vila Flor). Senhora de grande qualidade e muito rica, e
herdada. Como vê tem ligaçôes á minha família paterna, anteriormente enviada.(D. Afonso Henriques). 1º Rei.
Dona Teresa de Castro, casou 01 de Fevereiro de 1739, com Manuel Lopes da Silva, natural de Sâo Cosme Damião
da Lobeira, Guimarâes, falecido a 07 de Fevereiro de 1748. Filho de Sebastião da Silva, e de Catarina Lopes.

II - D. Rosendo Lopes de Castro, nascido a 07 de Janeiro de 1740, em Paços Fafe, Senhor da Casa e Quinta do Êrmo,
Paços Fafe. Capitão da Ordem de Malta, Cavaleiro do Santo Sepulcro de S. João de Jerusálem, na Palestina.
Fundador daquela Casa do Êrmo. Faleceu a 13 de Novembro de 1807, com 67 anos. Casou com Dª Maria Ribeiro de
Lima, Filha de Francisco de Freitas de Lima, e de Jerónima de Lima e Melo.

III- José Luís Lopes de Castro, nasceu a 13 de Julho de 1762, na Casa do êrmo Paços Fafe, e faleceu a faleceu a 13 de
Outubro de 1838,com 75 anos. Casou com Ana Maria Vieira, nascida em Travassós Fafe, falecida a 17 de Abril de
1840. Filha de António Vieira e de Maria Ferreira.Descendente em linha directa do Fidalgo da Casa Imperial, Rui
Vieira.

Segue depois a descendência deste Fidalgo Imperial, onde entroncam os verdadeiros "Castros". Para um mais fácil entroncamento na grande árvore.
Saudações fraternas,
Agostinho Lopes da Costa.

Resposta

Link directo:

RE: Familia: de Albuquerque e Castro

#311963 | Samuel C O Castro | 15 ago 2012 22:53 | Em resposta a: #311955

Prezado Agostinho,

Muito obrigado pelo reenvio dos dados desses Castros, que já havia recebido anteriormente e, infelizmente, ainda não está sendo possível o entroncamento junto aos demais.

Fico no aguardo da descendência que informaste irás depois enviar do Rui Vieira, para que eu possa ver a possibilidade de ligação com os demais Castros de minha base.

Muitíssimo obrigado. Abraço fraterno.

Samuel de Castro

Resposta

Link directo:

RE: Familia: de Albuquerque e Castro

#312046 | Limão | 17 ago 2012 01:50 | Em resposta a: #311963

Caro Samuel,
Estes fidalgos, estão ligados a muitas casas, senão a quase todas elas, em Portugal e no Brasil, são descendentes dos "Castros de Monforte, na Galiza, talvez por Castro e Lemos, ligados á Casa das Cortes, Casa da Carvalhêda, em Armil Fafe. Casa de Cabêça de Porca em Sendim Felgueiras, Casa do Sobrado Pombeiro de Ribadevizela Felgueiras, e muitas mais, etc... Sei que são descendentes da Fidalga Galêga "A Castro", de Inês de Castro; de Rosália de Castro, etc.
Passo a enviar a descêndência do Fidalgo da Casa Imperial, Rui Vieira:

I - Rui Vieira, Fidalgo da Casa Imperial, que viveu no tempo do Rei Afonso I, c. de (1223-1248), Senhor da Quinta de Vila Sêca, freguesia de S. João, Comarca de Vieira do Minho, de onde tirou o sobrenome. E onde viveu e morreu.
Os "Vieiras" são originários de Santiago de Compostela, na Galiza, descende esta família de D. Arnaldo de Baião, (0983), da Gasconha França, que morreu no Cêrco de Viseu. por linha feminina descende de Caio Carpo, Régulo da Maia.
No tempo dos Romanos, quando foi aportar á Galiza, o Corpo do Apóstolo Santiago, que apareceu coberto de conchas ou vieiras, segundo o ( Anuário Geneológico Latino, I, 96).
Por volta de 1120, quando D. Afonso Henriques, criou o Reino de Portugal, havia na Galiza 55 famílias, e uma delas era a dos Vieiras, que se deslocou para as cidades de Leiria e Vieira do Minho.
Os Vieiras que chegaram ao Brasil, embarcaram no Porto, e desembarcaram em Pernambuco, de onde se espalharam por todo o Brasil, (Historiador Baptista de Lima).
Rui Vieira , casou N.

II - Pedro Rodrigues Vieira, nasceu cerca de 1245. Casou N.

III - Vasco Pires Vieira, casou N.

IV - Vasco Pires Vieira, (O M0ço), casou com Dª Maria Gomes de Abreu Lima.

V - Lopo Vieira de Abreu, casou com Senhorinha Rodrigues de Sousa

VI - Pedro Rodrigues Vieira, casou com Catarina Rebêlo de Ayala.

VII - Tristão Vieira Rebêlo, casou com Dª Godinha de Sousa Coutinho.

VIII -Rui Vieira de Sousa, casou com N. Telles.

IX - João Rodrigues Vieira de Sousa, casou com Dª Antóniia Maria Machado.

X - Gonçalo Rodrigues Vieira de Sousa, casou com Isabel Mendônça Corte Real.

XI - Gonçalo Vieira,(O Moço), casou com Dª Isabel Rodrigues Vieira de Faria-

XII - Francisca Vieira, casou com Gonçalo Rodrigues.

XIII - Juliana Vieira, casou com Gonçalo Rodrigues.

XIV - Francisca Vieira, nasceu cerca de 1540, Casou em 1570, com Heitor Dias, nasceu c.1510.

XV - Maria Vieira, nasceu em Póvoa de Lanhôso, c. de 1560, casou c.de 1570 com Pedro Fernandes.

XVI - Miguel Vieira, casou com Alexandra Francisca.

XVII- Padre António Vieira, Abade de Vinhós Fafe, casou com Maria da Costa, (Solteira).

XVIII- Luís Vieira, casou com Catarina Pereira do Vale.

XIX - António Vieira, casou com Maria Ferreira.

XX- Ana Maria Vieira, faleceu a 13 de Abril de 1840. Casou com José Luís Lopes de Castro, nascido a 13 de Julho de 1762, falecido a 13 de Outubro de 1888, na Casa do êrmo Paços Fafe. Filho de D. Rosendo Lopes de Castro, nascido em 07 de Janeiro de 1740. Fundador da Casa do Êrmo Paços Fafe Portugal. e de sua mulher Dona Maria Ribeiro de Lima, nascida em Souto de S. Salvador Guimarães.
note: Minha esposa é descendente da irmâ de D. Rosendo Lopes de Castro, Dona Antónia Maria de Castro, Senhora da Casa do Êrmo, Paços Fafe, nasceu a 04 de julho de 1743. faleceu a 19 de Setembro de 1818, com 75 anos, casou a 31 de Janeiro de 1778, com João Antunes, Senhor do Prazo da Cobiça Paços Fafe. Filho de Domingos Antunes e de Catarina de Novais.
De que já lhe enviei a respectiva descendência.
Logo que consiga fazer a ligação aos Castros de Leão, prontamente lha enviarei. Na próxima seguem os Castros de Cabêça de Porca, em Sendim Felgueiras.

Saudações fraternas,
Agostinho Lopes da Costa.

Resposta

Link directo:

RE: Familia: de Albuquerque e Castro

#312077 | Samuel C O Castro | 17 ago 2012 14:56 | Em resposta a: #312046

Amigo Agostinho,

Muito obrigado por mais estes dados.

Fico no aguardo dos demais Castros que informaste.

Continuo a disposição. Abraço fraterno.

Samuel de Castro

Resposta

Link directo:

RE: Familia: de Albuquerque e Castro

#312084 | Lyana | 17 ago 2012 16:46 | Em resposta a: #308094

Caros António Manuel, António Manuel SO e Samuel de Castro.

Já temos os Pedros de Melo e os Josés de Melo que são muitos, agora temos 2 Antónios Manuel, vá, brincadeirinha.
Preciso da vossa ajuda.

Meu bisavô Martinho de Mello, nasceu no Porto
filho de Alfredo Barbosa da Silva Mello e de Gracinda Adelaide da Purificação Magalhães
neto paterno de José Barbosa da Silva Mello e de Amélia Augusta da Silva Barbosa
neto materno de Martinho António de Magalhães e de Antónia Júlia de Sousa Ferreira.
São todos do Porto, proprietários, ourives.

Será que me podem ajudar com estes apelidos digamos, "diferentes" para mim.

Agradeço desde já qualquer ajuda.

Com os melhores cumprimentos
Liliana

Resposta

Link directo:

RE: Familia: de Albuquerque e Castro

#312113 | Limão | 18 ago 2012 01:52 | Em resposta a: #312077

Caro Samuel
Cumprimentos,
A fim de conseguir o entroncamento na grande árvore dos "Castros", passo a enviar os dados geneológicos, das Casas da Carvalhêda Armil (S. Martinho) Fafe, (Nobrêza do Concêlho de Montelongo, (Fafe), que entroncam noutras Casas Titulares Portuguêsas, como pode têr o prazer de verificar.

Quinta e Casa da Carvalhêda
Armil Fafe

I - Fernão de Barros, Fidalgo do Tempo de D. Dinis, tomou o sobrenome do Lugar de Barros, em Regalados, Vila Verde Portugal.

II - Nuno Fernandes de Barros, viveu no tempo de D. Afonso IV, e D. Pedro. Casou com Dona Beatriz de Azevêdo, filha de Álvaro
Gonçaqlves de Azevêdo, e de Dona Sancha Andeiro, filha de João Fernandes Andeiro, Conde de Ourém, e de sua mulher Dª
Mayor. Senhor da Honra de Babo (S. Martinho), concêlho de Regalados.

III - Gonçalo Nunes de Barros, sucedeu na honra de S. Martinho de Babo, Regalados, foi senhor de Castro D´Aire, por doaçâo de
D. João I, em 1385. Cavaleiro e Comendador da Ordem do Hospital, têve filhos de Dª Maria Martins:

IV - Gonçalo Nunes de Barros, viveu nos reinados de D. João I, D. Duarte, e D. Afonso V. Foi legitimado por D. João I, 02 de Outu-
bro de 1409, em Braga, (C hancelarias Portuguêsas, D. João i. Centro de Estudos Históricos, Universidade Nova de Lisboa,
2000, vol.III, T2 + 210-211).
Casou com Dona Isabel de Castro, filha de Gonçalo Mendes de Vasconcellos, Senhor da Lousâ, Penela, Soalhães, Larim, Vila Chã
e Vilarinho. Alcaide-Môr de Coimbra.

V - Gonçalo de Barros, filho das anteriores, foi Comendador dos Mosteiros de Rendufe e Bravães, foi Senhor das Terras de seu pai
e de Linhares; Serviu nas Guerras com Castela, com 50 homens de cavalo e pé, pagos á sua custa. Têve filhos de Maria Fernan-
des, mulher vilâ da Nóbrega.

VI - Artur de Barros e Vasconcelos, filho do anterior. Casou em Guimarães, com Dona Cecília de Freitas, filha de Fernão de Freitas
(O Moço), Fidalgo da Casa Real, e de sua mulher Dona Isabel de Castro.

VII - Manuel de Barros de Freitas, filho dos anteriores, casou com Catarina Coêlho, filha de Manuel Coêlho, dos Senhores de Fel-
gueiras, e de sua mulher Isabel Pinto.

VIII - Ana de Barros, filha dos anteriores, casou no Concêlho de Fafe, com Cristóvão de Sampaio Coelho, Fidalgo da Casa Real, fa-
lecido a 15 de Setembro de 1603.

IX - Catarina Coelho de Barros, filha dos anteriores, casou na Quinta da Carvalhêda Armil Fafe, a 09 de Dezembro de 1593, com
Duarte Soares de Albergaria, Senhor daquela quinta, filho de Manuel Fernandes Soares, Fidalgo da Casa Real, que estêve na
Batalha de Àlcácer-Quibir, e de sua mulher Beatriz Pires Soares. As sepulturas estão no interior da Igreja de S.Martinho de
Armil Fafe, com a data de 1597, assim como as de Sebastião Fernandes de Albergaria, ano de 1610.
As Capelas de S. Pedro Cortêz e Santo António de Albergaria, com outra instituida por Domingos de Campo, Mercador, e sua
mulher Cecília de Castro, eram posse de Bento da Costa Peixoto, e de sua mulher Mariana Coelho Soares, neto paterno de
Manuel da Costa Peixoto, e de sua mulher Ângela de Castro Moreira, neto materno de Gonçalo Fernandes da Fonsêca, e de sua
mulher Clara Soares Coelho. Bisneto paterno de João Lourenço Peixoto, e de sua mulher Isabel da Costa, dos Peixotos da Costa
do Concêlho de Montelongo, (Fafe). O qual Bento da Costa Peixoto, viveu na Freguesia de S. Martinho de Armil Fafe, na sua
Quinta da Torre Cortêz. Tiveram:

X - Cristóvão Soares Coelho, Senhor da Quinta da Carvalhêda, casou com Dona Maria Lobo de Castro, filha de Salvador Lobo,
Senhor da Quinta de Quintela, e de sua mulher Dona Eulália Gonçalves de Castro.

XI - Manuel Soares da Maia Coelho, filho dos anteriores, Senhor da Quinta e Casa da Carvalhêda, faleceu a 01-12-1759. Capitão
de Ordenanças de Cepães Fafe. Casou 2ª vez com Dª Vicência Felícia Machado de Barros Castelo Branco, filha de Lucas Machado
de Barros, Senhor da Quinta do Outeiro, em Vale de Bouro, concelho de Celorico de Basto, e de sua Dona Mariana de Araújo
Castelo Branco, falecida a 09-02-1773. Casou 1ª vez com Cecília da Fonsêca, falecida a 21-04-1707.

XII - Inácio Soares Coelho de Barros e Vasconcelos, filho do 2º casamento, com Vicência Filipa, nasceu a 29-01-1735, em Armil Fafe,
faleceu a 08-05-1821, Senhor da Qunita da Carvalhêda, Capitão das Ordenanças Cepães Fafe, em 30-07-1761. Casou em
02-02-1780, Dona Antónia Joana de Vasconcelos Rola, falecida em 13-01-1820, filha de José da Conha Rola Pereira, Sargento-
Môr das Ordenanças de Felgueiras, da Casa de Sâo Jorge Felgueiras, e de sua mulher Dona Mariana Josefa Carneiro de Vas-
concelos, natural de Margaride Felgueiras.

XIII- Dona Mariana Inácia Soares Coelho, nasceu em Armil Fafe, a 01-11-1780, faleceu a 27-12-1957, casou com o Dr. Baltazar
Mendes Leite de Carvalho da Cunha Osório, Senhor da Casa da Deveza, Refoios de Basto, e da Fonte Coberta, concêlho de
Celorico de Basto. Filho primogénito do Dr. António Mendes de Magalhães Leite, Senhor da Casa da Devêza Mondim de Basto
Deputado ás Cortes e Advogado, em 1822, e de sua mulher Dona Ana Margarida de Carvalho Osório da Fonsêca Araújo, Sen
hora da Casa da Fonte Coberta de Molares Celorico de Basto.

XIV -Dr. António Mendes Leite de Magalhães e Vasconcelos, nascido a 17-06-1799, Juíz de Fora e Jurisconsuito, Senhor das Casas das
Devêzas e da Fonte Coberta, casou com Dona Maria Emília de Melo e Castro Lemos, nascida a 30 de Maio de 1794, Senhora das
Casas de Cabêça de Porca, em Sendim Felgueiras. Filha de João Mendes de Sampaio Pereira de Lemos e Castro. Senhor da Casa
de Cabêça de Porca, e de sua mulher Dona Natália Josefa de Azevêdo Moreira, falecida a 19-01-1807.

Cumprimentos,
Agostinho Lopes da Costa

Resposta

Link directo:

RE: Familia: de Albuquerque e Castro

#312114 | Limão | 18 ago 2012 02:17 | Em resposta a: #312077

Caro Samuel
Passo a enviar os dados das famílas das Casas da Carvalhêda, Armil,(S.Martinho Fafe, de quem sou descendente, e da Casa de Cabêça de Porca, em Sendim Felgueiras, ambas ligadas, e muitas outras mais.( Nobrêza do Concêlho de Montelongo, (Fafe).

Quinta e Casa da Carvalhêda Armil Fafe Portugal

I - Fernâo de Barros, Fidalgo do tempo de D. Dinis, Rei de Portugal. Tomou o sobrenome do Lugar de Barros, em Pico de Regalados, comarca de Vila Verde Portugal.

II - Nuno Fernandes de Barros, viveu no tempo de D. Afonso IV, e Dom Pedro, casou com Dª Beatriz de Azevêdo, filha de Álvaro Gonçalves de Azevêdo, e de Dª Sancha Andeiro, filha de João Fernandes Andeiro, Conde de Ourém, e de sua mulher Dona Mayor, Senhor da Honra de Babo, (S. Martinho) Concêlho de Regalados, actual Vila Verde, Portugal.

III - Gonçalo Nunes de Barros, sucedeu na Honra de Regalados, foi Senhor de Castro D´Aire, por doacção de D. João I, em 1385.
Cavaleiro e Comendador da Hordem do Hospital. Têve filhos de Dª Maria Martins.

IV - Gonçalo Nunes de Barros, viveu no reinado de D. João I, D. Duarte, e D. Afonso V, foi legitimado por D. João I, em 02 de
Outubro de 1409, em Braga, ( Chancelarias Portuguesas, D. João I, Centro de Estudos Históricos da Universidade Nova de
Lisboa, 2000, Vol. III, T 2 + 210-211).
Casou com Dona Isabel de Castro, filha de Gonçalo Mendes de Vasconcelos, Senhor da Lousâ, Penela, Soalhães, Larim, Vila

Resposta

Link directo:

RE: Familia: de Albuquerque e Castro

#312127 | amdarg | 18 ago 2012 12:33 | Em resposta a: #312084

Cara Liliana

Efectivamente eu não tenho quaisquer dadso sobre estes seus ascendentes pois eles não são da minha família. A única coisa que sei é que dos nossos Melo Coutinho que se radicaram no Porto há diversas ligações a gente ligada à actividade de ourives.
Entretanto reparo que os dados que agora fornece indicam que é descendente de Martinho, filho de Adélia enquanto nas suas mensagens anteriores e na BD do Geneall aparece como descendente de Mário.
Qual é o erro? É troca de nomes e há só uma pessoa? e sendo assim como se chamava, Mário ou Martinho?
Há que clarificar isto. Os paroquiais do Porto já estão acessíveis pelo que poderá tentar esclarecer isto, se não sabe ainda.

Cumprimentos do

António Manuel d'ARG

Resposta

Link directo:

RE: Familia: de Albuquerque e Castro

#312142 | Samuel C O Castro | 18 ago 2012 20:38 | Em resposta a: #312113

Prezado Agostinho,

Muito obrigado pelo envio dos dados.

Noto ali alguns Castros, a exemplo de:

"Fernão de Freitas (O Moço), Fidalgo da Casa Real, e de sua mulher Dona Isabel de Castro", cujo pai Rodrigo de Castro, aqui em http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=1023465 , não consigo entroncar na base.

"Manuel da Costa Peixoto, e de sua mulher Ângela de Castro Moreira"

"Salvador Lobo, Senhor da Quinta de Quintela, e de sua mulher Dona Eulália Gonçalves de Castro"

Ambas Castro, que também não as entronco com os demais. Por acaso tens a ascendência dessas mulheres?

Muitíssimo obrigado. Abraço fraterno.

Samuel de Castro

Resposta

Link directo:

RE: Familia: de Albuquerque e Castro

#312154 | Limão | 19 ago 2012 01:10 | Em resposta a: #131622

Caro Confrade,

A Condêssa Dona Maria de Albuquerque, donatária da minha freguesia de Cepães Fafe, a qual fez doação do padroado desta igreja, ao Mosteiro de Santa Maria Maior de Pombeiro de Ribadevizela, Felgueiras Portugal, em 06 de Outubro de 1318, os Infantes Afonso Sanches, e sua mulher Dona Tarêja, por nele estar sepultado seu sogro e pai, D. João Afonso de Albuquerque e Menêses, (1371-1461), 1º Duque de Bragança, Conde de Barcelos, Mordomo-Môr de EL-Rei Dom Dinis, que casou em 1401, com Dona Brites Pereira, filha herdeira do Santo Condestável; D. Nuno Álvares Pereira, e de sua mulher Dona Leonor de Alvim.
A Condêssa Dona Maria de Albuquerque, donatária desta Igreja e Padroado, casou com o Conde D. Miguel de Portugal, dos Portugais, Condes de Vimioso Distrito de Bragança.

Não sei se ajuda, de qualquer maneira, fico á disposição.

Agostinho Lopes da Costa

Resposta

Link directo:

RE: Familia: de Albuquerque e Castro

#312156 | Limão | 19 ago 2012 01:52 | Em resposta a: #312142

Caro Samuel,
Cumprimentos,
Muito obrigado pela pronta resposta. Ainda não possúo mais dados dessas importantes Damas. Logo que os obtenha, serei pronto a enviá-los. Penso que não será dificil, através do Geneal-net, conseguir essa ligação. Tanto por Dª Maria de Castro de Arôes Fafe, como pelas outras, de Cabêça de Porca Felgueiras, que dão ligação aos Condes de Amarante.,
Acho que Castro, vem pelos condes de Lemos (Monforte de Lemos),na Galiza, salvo erro Fernando Pires de Castro, (O da Coroa de Fogo), passaram a Portugal, aos Senhores da Trofa do Vouga., onde têm o seu Panteâo, no interior da Igreja Paroquial.
Lembro-me de familiares

Resposta

Link directo:

RE: Familia: de Albuquerque e Castro

#312170 | Samuel C O Castro | 19 ago 2012 19:26 | Em resposta a: #312156

Prezado Agostinho,

Sobre a ascendência dessas 2 castro que mencionei:

"Manuel da Costa Peixoto, e de sua mulher Ângela de Castro Moreira"

"Salvador Lobo, Senhor da Quinta de Quintela, e de sua mulher Dona Eulália Gonçalves de Castro"

O amigo Rui Faria (ruifaria2), no tópico "Azevedos em Felgueiras e Guimarães", aqui em http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=176000 , cita a ascendência delas na mensagem de 11-12-2007, que infelizmente, o casal João Gonçalves de Castro e sua primeira mulher Catarina Pires, também não me é´possível entroncar esse ramo junto aos demais. Aliás, esse último casal já me consta na base como pendência de ligação aos outros da base.

Portanto, o que necessito agora, é saber a ascendência desse João Gonçalves de Castro.

Bom domingo. Abraço fraterno.

Samuel de Castro

Resposta

Link directo:

RE: Familia: de Albuquerque e Castro

#312181 | Limão | 20 ago 2012 02:09 | Em resposta a: #312170

Caro Samuel
Cumprimentos,
Talvez seja pelos Condes de Unhão Felgueiras, que também tem "Castros", qu lhe passo a enviar. Eram donatários da minha freguesia " A honra de Cepães", dos Condes de Unhão:

I - D. Àlvaro Pires de Castro, 1º Marquês de Cascais. Casou com Dona Bárbara de Lara, Marqêsa de Lara. Tiveram:

II - D. Luís Álvares de Távora, 2º Marquês de Cscais. Casou com Dona Mariana Coutinho.Marquesa de Lara. tiveram:


III - Dona Bárbara de Lara, Marquesa de Lara. Casou com D. Vasco da Gama, 3º Marquês de Nisa. Conde da Vidigueira. tiveram:

IV - Dona Maria da Gama, Marquesa de Nisa. Casou com D. João Xavier Teles de Menêses, 5º Conde de Unhão. tiveram:

V - Dom Rodrigo Xavier Teles Castro da Silveira, neto bisneto e tetraneto dos Condes de Unhão Felgueiras Portugal

Cumprimentos,
Agostinho Lopes da Costa.

Resposta

Link directo:

RE: Familia: de Albuquerque e Castro

#312183 | Lyana | 20 ago 2012 09:26 | Em resposta a: #312127

Caro António,

não, os dados que aqui coloquei são do meu bisavô Martinho de Mello, marido de Adélia que tiveram um filho do mesmo nome Martinho, que foi para o Brasil e nunca mais se soube dele, eu sou neta de Mário de Melo.

Obrigada na mesma

Cumprimentos

Liliana

Resposta

Link directo:

RE: Familia: de Albuquerque e Castro

#312185 | amdarg | 20 ago 2012 10:06 | Em resposta a: #312183

Liliana

Tudo bem, fui eu que me perdi com a repatição dos nomes

António Manuel d'ARG

Resposta

Link directo:

RE: Familia: de Albuquerque e Castro

#312196 | Fernando do Vabo | 20 ago 2012 14:06 | Em resposta a: #312113

Caro confrade Agostinho.
Desculpe a intromissão, mas ao ler sua mensagem, me deparei com uma colocação quanto a localidade de São martinho de BABO, quando na verdade o local se chamava São Martinho de VABO.
VABO

" Familia cujo solar é a honra de S.Martinho de VABO, no concelho de pico de Regalados, e tinha a Torre de Carude.
A pessoa mais antiga que se conhece de apelido é Rui de Vabo(1400), senhor do referido Paço, que fica na Freguesia de Escariz, Termo de Prado, que deixou filhos, pelos quais se continuou o apelido....
Fontes:

Enciclopédia Portuguesa e Brasileira-Vol:XXXIII.
Armas(Brasão) nº1650 e 1651pag. 164 do Plano do Brasionário de´Portugal.
Vol.27 e 28-pag 11 -tomo 28º- Nobiliario das familias de portugal-gayo, Felgueiras.


VABOS de CARUDE


É o solar desta família a honra de S.Martinho de VABO no Concelho de Pico de Regalados.............


Os assassinos de Ines de Castro

Afonso Gonçalves de Azevedo, Sr de honra de S.Martinho de VABO em Regalados, casado com D.Sancha Andeno.....

Babo é a corruptela(maneira errada de se escrever ou falar uma palavra) de VABO , devido no norte de portugal, se pronunciar o "V" com som de "B".

Atenciosamente


Fernando do VABO

Resposta

Link directo:

RE: Familia: de Albuquerque e Castro

#312208 | Limão | 20 ago 2012 17:02 | Em resposta a: #312170

Caro Samuel
Mais Castros:

I - Luíz Vaz de Sampaio, irmão de Vasco Fernandes de Sampaio, 3º Senhor de Vila Flor e Chacim, c. 1420.
Luíz Vaz, casou com Margaria de Carvalho. Tiveram:

II - Violante Pereira de Sampaio, casou com Luís de Sá. Tiveram:

III - Juliana de Sá, casou com Vasco de Castro. Tiveram:

IV - 1)- Paulo de Castro de Sá, casou com Maria de Almendra.
2)-Marcos de Castro
3)- António de Castro.
4)-Antónia de Sá Pereira, casou com Ambrózio de Arosa Pinto.

IV- Paulo de Castro de Sá, e Maria de Almendra, tiveram:
1)- Jerónimo de Castro e Sá, casou com Maria Carneiro.
2)- Paulo de Sá.
3)- Engrácia de Sá, casou com Paulo Madureira.

Cumprimentos
Agostinho Lopes da Costa.

Resposta

Link directo:

RE: Familia: de Albuquerque e Castro

#312214 | Samuel C O Castro | 20 ago 2012 18:38 | Em resposta a: #312208

Prezado Agostinho,

Muito obrigado por mais este ramo de Castros.

Aqui no Geneall, retroagindo na ascendência desse Vasco de Castro, chega-se ao Pedro Lourenço de Castro, da Galiza, que dá origem ao ramo dos "Destruncados Castros de Moncorvo", conforme consta no NFP, vol IV, pg 280, Castro, $60. Trata-se de um ramo, que nem os antigos genealogistas conseguiram ligar aos Castros tradicionais.

Ratifico meus agradecimentos. Forte abraço.

Samuel de Castro

Resposta

Link directo:

RE: Familia: de Albuquerque e Castro

#312215 | Samuel C O Castro | 20 ago 2012 18:56 | Em resposta a: #312181

Amigo Agostinho,

Do ramo que citaste (Álvaro Pires de Castro), tenho toda a descendência conhecida e, infelizmente, ali não se encontra esse João Gonçalves de Castro.

Muito obrigado. Abraço fraterno.

Samuel de Castro

Resposta

Link directo:

RE: Familia: de Albuquerque e Castro

#312223 | Limão | 21 ago 2012 01:30 | Em resposta a: #312196

Caro Confrade,
Fernando do Vabo,
Peço desculpa, devo ter sido induzido em erro, pelos dados que tirei do Genêa. Por acaso andamos á procura dos descendentes de Inês de Castro. Não sabia dos assassínos. Ainda só chegamos a Dona Maria Fernandes de Castro, casada com João de Freitas, Senhor do Prazo das Cerdeiras, em S. Romão de Arões Fafe, antigo (Santo Romano de Barôes). Esta família dá origem aos "Vieiras de Castro". que ficaram célebres. Esta freguesia de Arôes, doada juntamente com Santa Cristina de Arões, pelo Rei Ramiro II, em 1014, ao Mosteiro de Guimarães. Era Honra do Fidalgo D. Gomes Lourença da Cunha, e de sua esposa Dona Teresa Gil de Arões. Esta irmâ do Juíz Vimaranense D. Martim Gil de Arôes Fafe. Referente á Quintã, daquela freguesia. do concêlho de Fafe. Antigo (Montelongo).
Que dizem ser descendentes de Dona Inês de Castro, (Aquela que depois de morta foi rainha),dos Castros de Monforte, da fidaiga galêga (A Castro). Falta fazer a ligação. Se o Sr, por acaso tiver algum dado, que possa ajudar agradecia muito.
Quanto a mim, sou descendente pela linha materna de Manuel Fernandes Soares, c. 1530, Cavaleiro Fidalgo, Escudeiro, (Senhores da Quinta da Carvalhêda Armil Fafe. Nobrêza do Concêlho de Montelongo, casado com Dª Beatriz Pires Soares, pais de Duarte Soares de Albergaria, casado com Catarina Coelho de Barros. Este Barros é originário de Regalados, de Fernão de Barros.
Pelo incômodo, peço imensa desculpa, ficando desde já ás suas ordens.
Agostinho de Melo Lopes da Costa.

Resposta

Link directo:

RE: Familia: de Albuquerque e Castro

#312225 | Limão | 21 ago 2012 01:46 | Em resposta a: #312215

Caro Samuel,
Cumprimentos,
Tem que ter mais um pouco de paciência, eu acho qu vamos encontrálo, com a ajuda prestimosa dos confrades do Fórum. Na verdade é imprecindível, para fazer a respectiva ligação ´Gande arvore".
Com votos de boas pesquisas,
Agostinho.

Resposta

Link directo:

RE: Familia: de Albuquerque e Castro

#312227 | Limão | 21 ago 2012 02:11 | Em resposta a: #312214

Caro Samuel,
Folgo imenso, muito obrigado, eu sabia que persistindo havía-mos de conseguir. Foi bom. Entretanto vou enviando mais alguns que apareçam, e de mais alguns familiares.
Não se esqueça de me reservar um exemplar.
Saudações fraternas
Agostinho.

Resposta

Link directo:

RE: Familia: de Albuquerque e Castro

#313018 | Lyana | 03 set 2012 10:59 | Em resposta a: #308334

Caro António, bom dia.

A minha bisavó Adélia de Melo Coutinho, tinha mesmo um irmão de nome Pedro. Meu primo não me soube dizer mas uma tia minha confirmou, pouco sabe dele, apenas que era neto materno de Carlota Joaquina e de Francisco de Albuquerque.
Não sabia que o Francisco era um Albuquerque, todas as certidões que tenho ele aparece como Francisco Carneiro ou Francisco Gomes, nunca Albuquerque o que me espantou mas fiquei contente por saber de mais este Albuquerque.

Com os melhores cumprimentos
Liliana

Resposta

Link directo:

RE: Familia: de Albuquerque e Castro

#313078 | Lyana | 04 set 2012 12:29 | Em resposta a: #215573

Caro Samuel de Castro,

pode ser que interesse ou não, mas aqui vai


1.7. (L) Diogo Gonçalves Borges, nasceu cerca de 1380, C.c. Maria Lourenço, filha de Pedro Lourenço de Castro, o velho, irmão de Vasco Lourenço de Castro, pai de Pedro Lourenço o Novo.

1.7.1. Gomes Borges, nasceu cerca de 1420, C. em Torre de Moncorvo, não se sabe o nome de sua mulher mas devia ser tia de Diogo Lopes de Outel, morador em Moncorvo, dito sobrinho de Gomes Borges, pelo nome do filho mais velho, sua mulher devia ser filha de um Martins Anes, escudeiro fidalgo morador em Gonjoim, termo de Sátão.

1.7.1.1. Martim Anes Borges, C. c. Ana Lourenço de Castro, filha de Pedro Lourenço de Castro. S.g.

1.7.1.2. Gonçalo Anes Borges. S.g.

1.7.1.3. Jovembra Borges, nasceu cerca de 1440 C. cerca de 23.4.1472 c. Gil de Castro, que nasceu em Torre de Moncorvo, era filho de Pedro Lourenço de Castro, que viveu em Moncorvo e de sua mulher Beatriz de Meneses, de Catanhede, neto de Vasco Lourenço de Castro e bisneto de Pedro Lourenço de Castro, natural da Galiza.

1.7.1.3.1. Diogo Borges de Castro, nasceu cerca de 1461 C. c. Catarina Fogaça, nasceu em Santarém, filha de Diogo Fogaça.

1.7.1.3.1.1. Simão Borges de Castro, C. c. Joana de Souza. Cg.

1.7.1.3.1.2. Gil de Castro, C. em Coimbra c. Aldonça das Póvoas, filha de Pedro Fernandes das Póvoas. C.g.

1.7.1.3.1.3. Tristão de Castro, C. em Lisboa e faleceu na India. C.g.

1.7.1.3.1.4. Francisca de Castro, nasceu cerca de 1506, C. c. Pedro Gomes da Cunha.

1.7.1.3.1.5. ? Gomes Borges de Castro, que a 5.6.1560 tem contra si uma sentença sobre os direitos reais de Cortiços.



1.7.2. Fernão Borges, Alcaide-mor de Barcelos C. c. Catarina Alvares, segundo Gaio.

1.7.2.1. Branca Borges, C. c. seu primo Pedro Vaz de Castro, que nasceu em Moncorvo, irmão de Gil de Castro, filho de Pedro Lourenço de Castro e de sua mulher Beatriz de Menezes. C. g. nuns Borges de Castro de Torre de Moncorvo.

Com os melhores cumprimentos
Liliana

Resposta

Link directo:

RE: Familia: de Albuquerque e Castro

#313163 | Samuel C O Castro | 05 set 2012 14:19 | Em resposta a: #313078

Prezada Liliana,

Muito obrigado por mais este ramo de Castros.

Aqui no Geneall, retroagindo na ascendência desses Castros, chega-se ao Pedro Lourenço de Castro, da Galiza, que dá origem ao ramo dos "Destruncados Castros de Moncorvo", conforme consta no NFP, vol IV, pg 280, Castro, $60. Trata-se de um ramo, que nem os antigos genealogistas conseguiram ligar aos Castros tradicionais.

Ratifico meus agradecimentos. Forte abraço.

Samuel de Castro

Resposta

Link directo:

RE: Familia: de Albuquerque e Castro

#321249 | anaalb | 18 jan 2013 01:05 | Em resposta a: #131622

cmvac
Manuel de Brito Albuquerque e Castro casado com Dida Nobrega?

Resposta

Link directo:

RE: Familia: de Albuquerque e Castro

#321250 | anaalb | 18 jan 2013 01:13 | Em resposta a: #311679

Lígia :) Desconhecia esse casamento antes da tua avó... Oh esta família é só surpresas...
Ana
Quem é o Cláudio?

Resposta

Link directo:

RE: Familia: de Albuquerque e Castro

#336952 | jdacv | 18 out 2013 17:11 | Em resposta a: #321249

Caros Utilizadores,

Sou filha de Beatriz Maria Rodrigues de Albuquerque e Castro Vieira e de João Manuel da Quinta Vieira, irmã de Valter de Albuquerque e Castro Vieira. Sobrinha de Paulo Jorge Rodrigues de Albuquerque e Castro. Neta de Rui Juvenal Lousada de Albuquerque e Castro e de Maria Angelina de Barros Rodrigues de Albuquerque e Castro. O meu avô era filho de António de Brito de Albuquerque e Castro e de Maria Inês Lousada de Albuquerque e Castro. O meu bisavô era filho de António de Carvalho de Albuquerque e Castro e de Ana Beatriz (Beatriz Ana) de Brito de Albuquerque e Castro.O meu trisavô era filho de António Nunes de Carvalho e Ana Augusta de Albuquerque e Castro.

Armando de Brito de Albuquerque e Castro, irmão do meu bisavô, teve 4 filhos, dos quais dois vivem em Portugal (Zona de Almada) que se chamam Fátima e Carlos, e os outros dois, residentes em Angola, Valter ? de Albuquerque e Castro (Reside nos arredores de Luanda) e a sua irmã Isabel (residente nos arredores do Lobito). São os últimos dados que tenho de estes meus familiares.

Em relação às tias da Yolanda, filhas de Manuel de Brito de A. C. , a mais velha chama-se Beatriz Ana (Ana Beatriz ?) A. de Albuquerque e Castro, residente em Luanda-Angola, e Rosa A. de Albuquerque e Castro, a mais nova, residente nos arredores de Lisboa.

Espero ter ajudado na vossa pesquisa.

Cumprimentos,

Joana de Albuquerque e Castro Vieira

Resposta

Link directo:

RE: Familia: de Albuquerque e Castro

#336980 | anaalb | 19 out 2013 10:44 | Em resposta a: #336952

Joana!
Contacta-me pelo mail ana.caldeira2001@gmail.com
Ana

Resposta

Link directo:

Familia: de Albuquerque e Castro

#354171 | cmvac | 27 jan 2015 18:42 | Em resposta a: #131622

Olá caros membros e interessados na família de Albuquerque e Castro. Eu sou o Cláudio Miguel Veiga de Albuquerque e Castro (cmvac).

Após vários anos ausente neste site e tópico e depois de ter entrado em contacto com a Ana e com outros membros perdidos da família através do Facebook, voltei para verificar que a discussão tem sido acesa neste tópico! Pretendo assim continuá-lo e ajudar no que for possível.

Resposta

Link directo:

Familia: de Albuquerque e Castro

#354172 | cmvac | 27 jan 2015 18:58 | Em resposta a: #311755

Boa noite Samuel. Desculpe a minha longa ausência deste tópico, a si e a todos os seus contribuintes. Acabo de entrar em contacto com uma parte da família do meu avô que ainda não conhecia e de quem apenas ouvi falar pelo meu pai.

Através delas e com particular atenção à Ana Caldeira, descobri mais sobre a ascendência do meu avô.

António de Carvalho e Albuquerque, pai de Manuel de Brito de Albuquerque e Castro. Nasceu em 1881 em Arganil e foi casado duas vezes. O primeiro casamento foi com D. Maria Vasconcelos e Brito, cuja data de nascimento ainda não consegui apurar, mas que faleceu em 1918 com a peste bubónica.

O segundo casamento do meu bisavô foi com Maria do Nascimento Rodrigues Duarte, de Nogueira do Cravo, onde parte da família ainda reside.

António de Carvalho e Albuquerque era por sua vez filho de António Nunes de Carvalho (1843-1921) e D. Ana Augusta de Albuquerque e Castro (1852-1946). Esta, por sua vez, nasceu em Penalva do Castelo.

O nome da família foi herdado assim por via materna.

Os pais de Ana Augusta eram António de Albuquerque (de Real, Viseu) e Margarida da Costa. Datas de nascimento e morte não consegui ainda apurar.

Por sua vez, pais de António de Albuquerque eram Manuel de Albuquerque, de Sezures (Viseu) e Mari Josefa, de Real.

Para já é a informação que tenho, tudo graças ao contributo da Ana Caldeira. Assim que for descobrindo mais, posso ir colocando no tópico. Um grande abraço e prometo não ficar ausente mais uma vez.

Resposta

Link directo:

Familia: de Albuquerque e Castro

#354182 | Limão | 27 jan 2015 22:30 | Em resposta a: #312215

Caro Samuel,
João Gonçalves de Castro, são senhores do Paço de Castro, em Fafe, que ligam depois aos Leite Castro, da Casa do Telhado, em São Romão de Arões Fafe, Portugal. e outros.
Com os meus melhores cumprimentos,
Agostinho Lopes Costa.

Resposta

Link directo:

Familia: de Albuquerque e Castro

#354185 | Limão | 27 jan 2015 22:45 | Em resposta a: #312142

Caro Samuel,
Estes Castros, são originários do Paço de Castro, em Fafe Portugal.
Cumprimentos,
Agostinho Lopes da Costa.

Resposta

Link directo:

Familia: de Albuquerque e Castro

#354189 | amdarg | 27 jan 2015 23:18 | Em resposta a: #354172

Este é um tópico em que tive intervenções há vários anos numa altura em tinha muitos pontos por esclarecer sobre o ramo de Melo Coutinho a que pertenço e dificuldade em estabelecer ligações a ramos colaterais que têm sido mencionados nas diversas intervenções do tópico.
Alguns esclarecimentos foram conseguidos inequivocamente com os estudos que tive oportunidade de desenvolver. Remeto os interessados para a sinopse desses estudos que introduzi no tópico “Melo Coutinho de Pejes e Quintela”: na revisão introduzida a 07 Jun 2013 19:24; revisão (aditamento) a 24 Jan 2014 15:09; e na revisão (errata) a 08 Abr 2014 11:20.
Creio que será útil essa consulta e permitirá esclarecer os interessados
António Manuel d’ARG

Resposta

Link directo:

Familia: de Albuquerque e Castro

#354195 | Limão | 28 jan 2015 02:25 | Em resposta a: #313163

Caro Samuel,
Desculpe a minha ausência, na continuação dos "Castros de Fafe", tenho mais o seguinte:

I - Avelino Augusto Pereira de Castro Guimarâes, nasceu a 14-04-1906, em Vila do Conde, casou a 12-11-1929, com Dª Maria Victória de Almeida Garrett Correia de Freitas, nascida a 21-03-1906, na freguesia de Santa Maria Madalena, Santo Tirso, distrito do Porto, Portugal, Baptizada a 28-05-1906, na Capela da Quinta do Penêdo - Do AFSSTSD, págª 179.
Filha de Álvaro de Almeida Garrett Correia de Freitas, e de sua esposa Dª Maria Antónia Andrade da Fonseca e Castro.

Neta de: Francisco Manuel da Fonseca e Castro, nascido a 11-05-1811, em Santiago de Castelôes, Vila Nova de Famalicão, e de sua esposa: Dª Maria Amélia Andrade. DO AFSTSD, pagª 157.

Bisneta do Capitão-Mor, Manuel Custódio Fonseca de Araújo, e de sua esposa Dª Custódia Joaquina de Castro, moradores na Casa e Quinta de Castelões, Santiago.

Trineta de Francisca Maria de Araújo, do Lugar do Rio, Santa Marinha da Costa, Guimarães, e de João de Castro Sampaio, natural de Santa Eulália de Fafe Portugal.

Tetraneta de: Ventura de Castro, e de Perpétua da Costa Sampaio, do Lugar da Feira, Santa Eulála de Fafe Portugal.

Pentaneta de João de Castro, e de Maria de Barros, nascida c. 29-01-1673, no Lugar da Feira, Santa Eulália de Fafe, Portugal.

II - João de Castro, casou 2ª vez com Margarida Afonso, e tiveram:
1)- Roque de Castro, casou em São Pedro de Azurém, Guimarães, Portugal.
2)- Domingos de Castro.

João de Castro, casou com Rosária Leite, nascida no Lugar do Outeiro, Calvos Guimarães.
Bisneta de Francisca Leite, da Casa do Arco, São Miguel de Serzêdo , Guimarães, 7ª filha de Francisco Freire, e de sua mulher Catarina Leite, baptizada a 08-08-1588.

III - Benta Maria de Castro, nasceu em Santa Eulália de Fafe, a 31-03-1897, faleceu a 09-08-1874, filha de Manuel José de Castro, natural de Serafão Fafe, e de sua mulher; Maria Josefa, natural de São Mamede de Cepães Fafe. Casou com Manuel José de Oliveira e Castro, nascido a 20-10-1805, falecido a 13-03-1861, em Santa Maria de Antime, Fafe Portugal. Tiveram os seguintes filhos:
1)- Custódio de Oliveira, n. 18-12-1834, casou a 07-09-1859, com Clementina Rosa da Costa,
nascida a 22-07-1835, em Antime, Fafe. falecida a 03-09-1878.
2)- Ana de Oliveira, nasceu em 1841, em Fafe, casou com Luís Marinho, falecido em 1893, em São Bartolomeu de São Gens, Fafe Portugal.

IV -Agostinho de Castro, nasceu em Santa Eulália de Fafe, filho de Pedro de Castro, neto paterno de João Gonçalves de Castro, morador no Lugar de Castro, em Fafe, "Paço de Castro" Fafe Portugal.casou com Madalena Fernandes.
João Gonçalves de Castro, Senhor do Paço de Castro, Fafe,casou 1º com Catarina Pires. Casou 2º com Margarida Afonso. casou 3ª Vez com Catarina Antunes.
Filhos do 1º Casamento:
1)- Gonçalo de Castro, com geração na Quinta de Pombal, (Santo António), freguesia de São Vicente de Paços Fafe, Portugal, (Ver Sr. Moreiraa de Pombal), descendentes.
2)- Gaspar de Castro, com geração na Casa do Outeiro, Santa Comba de Fornelos, Fafe, Portugal.
3)- Margarida de Castro, com geração em Santa Eulália de Fafe, Portugal.
4)- Bartolomeu de Castro, Sucessor na casa de seu pai, no Paço de Castro, em Fafe, Portugal.
5) Paula de Castro, falecida solteira.
Filhos do 2º casamento, Com Margarida Afonso:
1)- Roque de Castro, casou em São Pedro de Azurém, Guimarães, Portugal.
2)- Domingos de Castro.
3)- Maria de Castro, casou com António João, na Casa do Telhado, São Romão de Arões Fafe, Portugal.
4)- João de Castro, casou na Casa do Outeiro, Calvos Guimarães, com Rosária Leite, acima, bisneta de Francisca Lete, da Casa do Arco São Miguel de Serzedo, Guimarães, Portugal, acima., 7ª Filha de Francisco Freire, e de sua Mulher Catarina Leite, baptizada a 08-08-1588.
Nota: Após o casamento de João de Castro e Rosália Leite, segue o apelido da Casa do Telhado em São omão de Arões Fafe, em Leite Castro, que até ao sec.XV, era de Fernandes.
Descendentes dos "Leite de Castro":
Os Moreira de Castro, de Pombal;
Os Castro Andrade;
E os Castro Sampaio. etc, são aos milhares os descendentes deste casal.

I - João Gonçalves de Castro, filho de António Gonçalves, e de sua mulher Isabel Bernardes, lavradores honrados e abastados, Senhores da Casa do Paço de Castro, em Santa Eulália de Fafe, neto Paterno de Francisco Gonçalves, e de sua mulher Margarida de Castro. filha de João Gonçalves de Castro, e de sua 1ª mulher Catarina Pires. Assim se conclui que: João Gonçalves de Castro, é bisneto de João Gonçalves de Castro.

António Gonçalves e Isabel Bernardes, além de João Gonçalves de Castro, tiveram a Margarida de Castro, casada no Casal do Rielho, na freguesia de Medelo, Fafe Portugal, com Lourenço Gonçalves,, que foram pais do Capitão: José de Castro Peixoto, e avós do Capitão Rodrigo Pinto Queirós.

Padre Francisco José de Castro, nascido no Casal da Ribeirinha, Santa Maria Maior de Pombeiro de Ribavizela, Felgueiras distrito do Porto, nascido a 10-04-1704, falecido a 13-10-1736, filho de Francisco de Castro, e de sua mulher Maria da Costa, com IG, em Braga, irmão de Luísa de Castro, nascida 01-03-1703, casou a 02-12-1720, com João Antunes de Sampaio, natural de São Martinho de Silvares, Fafe Portugal.

Na próxima segue: D. Fernando de Castro, 1º Senhor do Paul de Boquilobo.
Com os melhores cumprimentos,
Agostinho Lopes da Costa.

Resposta

Link directo:

Familia: de Albuquerque e Castro

#354210 | Samuel C O Castro | 28 jan 2015 16:56 | Em resposta a: #354172

Olá Cláudio Miguel,

Agradeço seu contato e pelas novas informações fornecidas.

Pela informação do colega António Manuel d'ARG, de 27.1.2015, esse ramo Albuquerque e Castro deve descender dos que constam no tópico que ele indicou.

E, pela informação do outro colega Agostinho, estão ligados aos Castros, de FAFE, que infelizmente, ainda não consegui entroncar junto aos demais de minha base. Há possibilidade desses Castros terem tomado o apelido do "lugar de Castro", que havia na região, portanto, creio não se vincularem com os antigos e tradicionais Castros de minha base.

Ratifico meus agradecimentos. Continuo a disposição. Forte abraço.

Samuel de Castro

Resposta

Link directo:

Familia: de Albuquerque e Castro

#354211 | Samuel C O Castro | 28 jan 2015 17:04 | Em resposta a: #354195

Olá amigo Agostinho,

Muito obrigado pelas informações.

Sobre os Castros de FAFE, para não repetir, peço o favor de ler a mensagem que dirigi hoje ao colega Cláudio Manuel.

Toda informação, de qualquer ramo dos Castros, serão muito bem vindas, o que muito lhe agradeço.

Ratifico meus agradecimentos. Abraço fraterno.

Samuel de Castro

Resposta

Link directo:

Familia: de Albuquerque e Castro

#354236 | Limão | 29 jan 2015 00:58 | Em resposta a: #354211

Caro Samuel,
Muito obrigado pela resposta:
Queria dizer na mensagem anterior, que João Gonçalves de Castro, é bisneto de outro João Gonçalves de Castro, estes são Senhores do Paço de Castro, em Santa Eulália de Fafe, Portugal, assim como quase todos os outros, como referiu na msg anterior. Mesmo até os Vieiras de Castro, e Moreira de Castro. têm todos ascendência no Paço de Castro, e na Casa de Castro, em Fafe, Portugal.
Cumprimentos,
Agostinho Lopes da Costa.

Resposta

Link directo:

Familia: de Albuquerque e Castro

#354237 | Limão | 29 jan 2015 01:55 | Em resposta a: #354211

Caro Samuel,
Saudações,

I - D. Fernando de Castro, 1º Senhor do Paul de Boquilobo, nasceu a 28-04-1383, f. em Abril de 1441, no Mar, com 58 anos, morto por piratas Holandeses. Era Senhor do Cadaval; de Ançâ; e de São Lourenço do Bairro, sendo-lhe dado pelo Infante Dom Henrique, sob a condição de nunca ser dividido, quer por acto entre vivos, quer por mortis causa, conforme carta de 27-05-1436, confirmada por D. Duarte, no mesmo mês e ano, conforme o Livro de Chancelaria de D. Duarte: Livro I, fls, 193, V.
Filho de Pedro Álvares de Castro, Senhor do Cadaval, e de Dª Leonor de Meneses.
Foi 1º Senhor da Quinta de Penha Verde, em Sintra, fidalgo do concelho, e Governador da Casa do Infante Dom Henrique, filho de Dom João I, Rei de Portugal,. Regedor das Justiças do Reino, (1439); Alcaide-Mor da Covilhâ; Embaixador em Castela; 8º Vedor da Fazenda. Em 20-03-1463, Capitão da gente de pé, na Tomada de Ceuta, (1445). Participou na Tomada de Tanger, (1437).
Casou 1º com Dª Maqrgarida de Castro; Filhos:

1)- Ferdinand de Neufchatel. Que liga aos Reis de Inglaterra.
2)- Àlvaro de Castro, 1º Conde de Monsanto.
3)- Henrique de Castro, Prior do Crato.
4)- Garcia de Castro, 2º Senhor do Paul de Boquilobo.
5)- Maria de Castro.
6)- Isabel de Castro.
7)- Violante de Castro, que segue.
8)- Catarina de Castro.
9)- Margarida de Castro.

Casou 2º com Dº Isabel de Ataíde, nascida em 1390, com geração. Casou 3º com Dª Mécia de Vilhena de Sousa, nascida em 1410. Sua filha:

II - 7.1- Dª Violante de Castro, nascida em 1440, Senhora da Casa de Mafra, esteve ajustada para casar com o Infante Dom Fernando, (O Santo), que ficou cativo em Fêz.
Casou com João Vaz de Almada, Senhor de Pereira, c. 1463, Capitão de Cabul; Vedor da Fazenda do Rei Dom Afonso V, de Portugal.
Com os melhores cumprimentos,
Agostinho Lopes da Costa.

Resposta

Link directo:

Familia: de Albuquerque e Castro

#354255 | amdarg | 29 jan 2015 23:04 | Em resposta a: #354210

Este tópico “família de Albuquerque e Castro” tem atraído um interesse relativamente alargado com algum incremento recente. Eu próprio entrei cedo nele deixando de intervir por não encontrar ligação próxima com o introdutor do tema.
Constato entretanto que têm caído aqui muitas contribuições interessantes mas com uma dispersão tal que leva a crer que os interessados parecem dirigir-se a famílias razoavelmente distintas. Há casos com proximidade evidente do que é o ramo a que pertenço (para isso dei algumas referências na minha entrada de 27 Jan 2015 23:189) mas outros em que, pelo menos neste momento, não consigo descortinar qualquer relação. Pode ser que exista, eventualmente longínqua.
O que me parece contudo é que não se ganha em clarificação e em ajuda a quem entre de novo tendo tudo misturado num mesmo tópico.
Ganharemos todos conseguindo uma separação em tópicos independentes dos casos em que a relação não esteja estabelecida.
António Manuel d'ARG

Resposta

Link directo:

Familia: de Albuquerque e Castro

#354290 | Limão | 31 jan 2015 00:46 | Em resposta a: #354255

Caro Samuel,
Cumprimentos,
No seguimento dos "Castros", tenho mais os seguintes:

7ºs Senhores do Morgado de Santo António da Cioga do Monte - Coimbra.

I - Josefa Bernarda de Haro Cardoso e Castro, n.1751. Casou com Bernardo Crispiano de Castilho e Noronha. Seu filho:

II - Jerónimo da Costa Cardoso e Castro, n. 10-11-1773, em Santa Justa Coimbra, Portugal, filho dos anteriores. Casou com Antónia Xavier de Almeida Bacelar e Mascarenhas. Filha:

III - Zília Justa de Castro de Almeida e Costa, nasceu em Trouxemil, Coimbra Portugal, entre 1778 e 1832, faleceu a 12 de Março de 1868, na Cioga do Monte, Trouxemil Coimbra, filha dos anteriores. Casou com Martinho de Melo Machado Corte-Real. Filhas:
1)- Zília Xavier de Melo Machado de Almeida e Castro.
2)- Leonor de Serpa Pimentel de Melo e Castro.

IV - Zília Xavier de Melo Machado de Almeida e Castro, n. 25 de Setembro1835, filha dos anteriores. Casou com Bernardo de Serpa Pimentel. Filhos:
1)- Violante de Serpa Pimentel de Melo e Castro, n.09-01-1881.
2)- Francisco de Serpa Machado Pimentel, n. 14-04-1862.
3)- António de Serpa Machado Pimentel, n. 10-11-1864, casou com Elisa Augusta Lopes de Silos.
4)- Emília de Castro de Serpa Pimentel, n. 17-02-1866.
5)- José de Serpa Machado Pimentel, n. 17-02-1866, Gémeos.

V - (1)- Violante de Serpa Pimentel de Melo e Castro, n. 09-01-1881, em Almedina, Coimbra Portugal. f. 28-01-1978, em Trouxemil Coimbra Portugal, Senhora da Quinta da Guarita, freguesia de São João de Areias, Santa Comba Dão, Viseu, que deixou a seu filho Bernardo.Senhora da Quinta da Cioga do Monte, Coimbra, e da Quinta do Reguengo na Lousã. Era filha dos anteriores, Casou com António de Sá Barreto Pereira do Couto Brandão. Filhos:
1)- José de Serpa e Melo Pereira Brandão.
2)- Bernardo de Serpa e Melo Pereira Brandão, Senhor da Quinta da Guarita, Santa Comba Dão, Viseu Portugal.
3)- Zília de Serpa e Melo Pereira Brandão.

Saudações fraternas,
Agostinho Lopes da Costa.

Resposta

Link directo:

Familia: de Albuquerque e Castro

#354294 | Limão | 31 jan 2015 01:44 | Em resposta a: #354172

Caro Confrade,
Cumprimentos,
No seguimento da Família Albuquerque e Castro, tenho mais os seguintes:

I - Joana de Albuquerque, casou com Jorge Barreto, Comendador de Castro Verde, Alentejo. Sua filha:

II - Guiomar de Albuquerque, casou 1º com Estêvão de Brito, Comendador e Alcaide-Môr de Panoias, e Beja. Ele casou 2ª Vez com Brites de Lucena. Filhos:
1)- António de Brito.
2)- Tristão Gomes.
3)- Jorge Barreto.
4)- Lourenço de Brito.
5)- Manuel de Brito.
6)- João de Brito.
7)- Ana de Brito.
8)- Artur de Brito. Casou 1º com Maria Correia, ss. Casou 2º com Dª Catarina de Almada, (Primos).
Filhos:
1)- Guiomar de Albuquerque, casou com Manuel da Costa e Castro. (Primos).
2)- Fernão de Albuquerque, ou Fernão de Brito, Governador da Índia. Abade de São Salvador de Mouçós - Vila Real, Portugal.

I - Jerónimo de Melo Coutinho de Albuquerque e Castro, n. 1839.

II - Maria Emília do Nascimento de Melo Coutinho de Albuquerque e Castro, nasceu a 25-12-1840, em Quintela, faleceu a 18-03-1882.
Casou a 1ª vez com o primo: António de Melo Coutinho, Fidalgo da Casa Real, Tenente Coronel das Milícias de Viseu, Senhor de Pejes, irmão de Francisco de Melo Coutinho Pinto, filhos de José de Melo Coutinho, natural de Pejes, e de sua mulher Dª Angélica Maria de França Vasconcelos, natural de Meruje.
Neto paterno de Vicente de Melo Coutinho, Senhor dos mesmos vínculos.
Casou 2ª vez com José de Lemos Pinto, natural de Quintela.
Filhos do 1º Casamento:
1)- Maria Carolina de Melo Coutinho de Albuquerque e Castro.
2)- José de Melo Coutinho de Albuquerque e Castro.
3)- Virgilina de Melo Coutinho de Albuquerque e Castro.

Filhos do 2º casamento:
1)- Cristóvão de Melo Coutinho.
2)- Pedro de Melo Coutinho. Senhor de São Martinho de Pindo.
3)- Francisco de Melo Coutinho.

Com os cumprimentos,
Agostinho Lopes da Costa.

Resposta

Link directo:

Familia: de Albuquerque e Castro

#354295 | Limão | 31 jan 2015 02:18 | Em resposta a: #354211

Caro Samuel,
Cumprimentos,
Aqui vai a minha ligação a Fernando de Castro, Senhor do Paul de Boquilobo, para ser mais fácil concluir a sua ligação:
I - Agostinho Lopes da Costa, seu Pai:
II - João Lopes da Costa, sua mâe;
III - Maria Ferreira de Melo, seu Pai;
IV- Joaquim Ferreira de Melo, sua mãe;
V - Ana Joaquina de Melo, seu pai;
VI -João de Melo de Faria, sua mãe;
VII-Faviana de Melo de Faria e Sousa, seu pai;
VIII-Filipe de Melo Pereira, seu pai;
IX - Luís de Melo Pereira, seu pai;
X - João de Melo Pereira de Sampaio, seu pai;
XI - Filipe de Melo de Sampaio, sua mãe;
XII- Ana Borges Pacheco, seu irmão;
XIII- Fernão Borges Pacheco, sua esposa;
XIV-Catarina Lima da Silva, sua mãe;
XV- Isabel de Lima, seu pai;
XVI-João de Lima, Visconde de Vila Nova de Cerveira, sua filha;
XVII-Beatriz da Silva, seu marido;
XVIII-Garcia de Castro, Senhor do Paul de Boquilobo.seu pai;
XIX- Fernando de Castro, 1º Senhor do Paul de Boquilobo.
Cumprimentos,

Agostinho Lopes da Costa.

Resposta

Link directo:

Familia: de Albuquerque e Castro (trapalhada)

#354296 | amdarg | 31 jan 2015 11:08 | Em resposta a: #354294

Tive duas intervenções recentes neste tópico com a única intenção de ajudar a tornar útil, muita informação dispersa e provavelmente valiosa que nele tem sido colocada. Como está parece-me que serve mais para estabelecer confusão do que para ser aproveitado.
Desde logo o título não serve ao que para aqui está. De facto o conjunto não corresponde a nenhuma família Albuquerque e Castro como referência de família próxima que consistentemente tenha usado tal designação. Como já referi (ver minha entrada de 28 Dez 2008 14:35) os dois nomes foram usados conjuntamente por várias gerações na minha família, mas também por outras, parentes próximos ou não incluindo casos em que associação dos nomes nem sequer provém da mesma origem. Não se julgue portanto encontrar o que se possa designar por uma família Albuquerque e Castro.
Com as diversas entradas no tópico isto transformou-se, sob esse ponto de vista, numa verdadeira trapalhada.
Vejo agora na última intervenção do confrade Agostinho Lopes da Costa que foram misturadas pessoas que pertencem ao meu ramo familiar com outros que se são parentes serão longínquos. E como aqui aparecem parece que é tudo próximo. É o caso de meus tios bisavós: Jerónimo de Melo Coutinho de Albuquerque e Castro e Maria Emília do Nascimento de Melo Coutinho de Albuquerque e Castro, que nada têm a ver com as outras pessoas que aparecem na mesma entrada e até estão claramente identificados em minhas outras intervenções no fórum e até na BD deste Geneall. Seria bom que todas as intervenções no Forum fossem confrontados com o que já consta da BD e se aí tivessem sido identificadas incorrecções, então devidamente identificadas e discutidas. Isto de atirar com lenha a monte para a fogueira do Forum não ajuda muito e leva a perder o que as intervenções possam conter de útil.
Repito que não estou a protestar, pretendo dar uma contribuição para procurar a aproveitar tanto trabalho.
António Manuel d'ARG

Resposta

Link directo:

Familia: de Albuquerque e Castro

#354303 | Samuel C O Castro | 31 jan 2015 22:00 | Em resposta a: #354295

Prezado Agostinho,

Muitíssimo obrigado por mais estas informações.

Ótimo fds. Forte abraço.

Samuel de Castro

Resposta

Link directo:

Familia: de Albuquerque e Castro

#354305 | Limão | 01 fev 2015 00:40 | Em resposta a: #354303

Caro Samuel Castro,
Cumprimentos,
No que se refere á Rainha Póstoma Dona Inês de Castro, que volto a mencionar aqui, como um ponto de referência para todos os utilizadores, , e que liga aos Castros de Monforte na Galiza, como forma de tentar ajudar na ligação á Galiza Espanha.

I - Dona Inês de Castro, Rainha Póstuma de Portugal, n.c. 1320, na Galiza, Espanha, f.a 07 de Janeiro, em Coimbra Portugal.
Filha de D. Pedro Fernandes de Castro, (O da Guerra), Senhor de Monforte de Lemos e Sárria, Galiza Espanha. e de sua esposa; Dª Aldonça Lourenço de Valadares, (Monçâo), Portugal. Casou com D. Pedro I, (O Justiceiro), Rei de Portugal.
Filhos:
1)- Dona Brites de Portugal.
2)- D. Afonso de Borgonha e Castro.
3)- D. João de Portugal, Duque de Valência de Campos, Espanha.
4)- D. Dinis de Portugal, Senhor de Cifuentes, Espanha.
Meios irmãos:
1)- D. Fernando Ruiz de Castro, de Monforte de Lemos e Sárria. Espanha.
2)- Dona Joana I, Rainha Consorte de Castela.
3)- D. Álvaro Pires de Castro, Senhor de Arraiolos, Portugal.

Cordiais saudações.
Agostinho Lopes da Costa.

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 09 mai 2024, 14:59

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen