famílias Gomes de Mattos e Estrella - RJ

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Cargos | Famílias | Brasil

famílias Gomes de Mattos e Estrella - RJ

#130856 | restrela | 11 out 2006 17:06

Prezados confrades,

Algum de vocês teria informações sobre o Comendador Antônio Gomes de Mattos, que viveu no Rio de Janeiro na primeira metade do Século XIX?

O capitão Antônio Gomes de Mattos casou-se com Bernarda Florinda Naite, em 1/9/1826. Era filho do Dr. Felippe Gomes de Mattos e da Dona Maria Joaquina do Bonsucesso. Em 1855, já comendador, teve sua filha Bernardina Florinda Gomes de Mattos casada com o Dr. Manoel Lourenço Estrella.

Essa família do Rio teria ligação com os Gomes de Mattos do Nordeste (CE)?

Abraços,
Rodrigo.

Resposta

Link directo:

RE: famílias Gomes de Mattos e Estrella - RJ

#130908 | Gilson Nazareth | 12 out 2006 00:15 | Em resposta a: #130856

Rodrigo,
Vc mora no RJ?
Há várias famílias com este sobrenome,na nossa cidade,vindas de diferentes lugares de Portugal e em diferentes épocas.
Caso vc more no RJ tenho como orientá-lo de forma mais fácil.
Abraço
Gilson

Resposta

Link directo:

RE: famílias Gomes de Mattos e Estrella - RJ

#131192 | restrela | 14 out 2006 19:08 | Em resposta a: #130908

Prezado Gilson,

Infelizmente não. Eu estive no Rio semana passada, e foi consultando arquivos na Cúria que cheguei às informações acima. Agora estou no exterior e só devo voltar no início do ano que vem por um pequeno período. O feriado recente (12/10) acabou me atrapalhando também.

Deparei-me com o nome Gomes de Mattos (de meu pentavô e de minha tetravó) quando pesquisava sobre a origem dos Estrella.

O assentamento que achei na Cúria tinha características intrigantes. O casamento de Manoel Lourenço com Bernardina teria sido no oratório da casa do Comendador Gomes de Mattos - e foi lançado no livro anos depois. Não havia citação dos pais do noivo. Achei-o nos registros da Igreja de Nossa Senhora do Desterro (Cpo. Gde.) e não na do Santíssimo Sacramento, de onde teria saído o vigário que o celebrou. O casamento é, aparentemente de 1855, e o lançamento no livro é de 1861. Assim, perdi a "pista" dos Estrella. Segui a dos Gomes de Mattos até o casamento do capitão, em 1826, com Bernarda Naite.

Nos arquivos do Exército há a ficha deste Gomes de Mattos, filho de um Dr. Felippe, mas tb não tive tempo de ir consultar!

De todo modo, parece que a família carioca é mais antiga que a cearense, que depois passou para o Rio já no fim do XIX.

Você teria alguma informação sobre o sobrenome Naite? Seria corruptela de Naith ou de Night?

De novo obrigado,
Abraço,
Rodrigo

Resposta

Link directo:

RE: famílias Gomes de Mattos e Estrella - RJ

#132321 | restrela | 26 out 2006 23:24 | Em resposta a: #131192

Prezados confrades,
Descobri que Manoel Lourenço Estrella era médico. Seu nome consta do Almanaque Laemmert entre os anos 1854 e 1859, na lista de profissões. Tinha a medalha do Exército da campanha no Uruguai, em 1852 (fita verde).
Será que não há registros em alguma associação profissional, como na Academia Imperial de Medicina. Sei que Manoel Lourenço e José Vicente Torres Homem se conheciam, pois este foi testemunha do casamento acima descrito.
Abraços,
Rodrigo.

Resposta

Link directo:

RE: famílias Gomes de Mattos e Estrella - RJ

#132368 | Gilson Nazareth | 27 out 2006 15:07 | Em resposta a: #132321

Rodrigo,,
Pf,mande-me os dados que tem,vou abrir fichas para vc e ficar de olho.
Meu pai tinha um amigo Estrela em Campo Grande,era sub-chefe da Inspetoria da Fazenda do RJ.
Estou ficando curiosa,também
Grande abraço
Gilson

Resposta

Link directo:

RE: famílias Gomes de Mattos e Estrella - RJ

#132377 | restrela | 27 out 2006 16:36 | Em resposta a: #132368

Prezado Gilson,
Atualmente estou em Genebra. Eu estava pesquisando na verdade os Estrellas. Descobri que meu tetravô, Manoel Lourenço Estrella, era médico e casou-se com a filha do Comendador Antonio Gomes de Mattos - do qual também não tenho maiores informações. Não achei seu nome no Laemmert (é como procurar uma agulha num palheiro). Sei apenas que era militar, pois no registro de casamento que vi na Cúria, com a filha de Lauriana Naite e Clemente Ribeiro, dizia "Antonio Gomes de Mattos, capitão". Sei que há informações sobre ele no arquivo do Exército - liguei e disseram-me haver a pasta, mas eu estava de mudança para cá e não consegui ir pesquisar.
No registro de casamento que vi de Manoel Lourenço com Bernardina Florinda Gomes de Mattos, feito posteriormente, e nos livros de casamento da paróquia de Cpo. Gde., não há menção aos seus pais. Ainda não sei se ele era português. Talvez no CBG tenha algum registro.
Quanto aos Gomes de Mattos, o primeiro que encontrei foi o Dr. Felippe Gomes de Mattos, pai de Antônio. Também não consegui, por falta de tempo achar o registro do casamento dele com Maria Joaquina do Bomsucesso, que deve ter ocorrido no início do XIX ou final do XVIII. O fato é que seu filho, Antônio Gomes de Mattos, era natural e batizado na Paróquia de Santa Rita. O casamento de Felippe e Maria deve ter sido no Centro.
Pela distância, minhas pesquisas estão paradas - resta-me ler o Laemmert página por página e ver se acho algo, como ontem encontrei.
Dos filhos do casamento de Manoel Lourenço com Bernardina, tenho notícia de Jorge Romualdo Estrella, nascido em Guaratiba, e que se casou com Hermelinda Maria de Oliveira (em 1878, em Cpo Gde), nascida em Itaguaí e filha de Celestino Gaspar de Oliveira. nascida em Itaguaí. O fato é que depois de se casarem Manoel Lourenço e Bernardina mudaram-se para a Zona Oeste do Rio. Meu bisavô, filho de Jorge Romualdo, era de Cpo Gde.
Vou entrar na página do AN para ver sobre essa pesquisa grátis.
Grande Abraço,
Rodrigo.

Resposta

Link directo:

Antonio Gomes de Mattos

#132537 | restrela | 29 out 2006 23:11 | Em resposta a: #132377

Encontrei referências à Antonio Gomes de Mattos no Almanaque Laemmert:

No registro de casamento de 1826, aparece como "capitão". O fato é que provavelmente passou à Armada, e na década de 50 aparece como 1o Tenente Engenheiro. É provável que tenha estudado engenharia na Inglaterra, até 1856. Foi 1o Engenheiro do Arsenal de Marinha da Corte e Diretor das Oficinas de Máquinas do Arsenal. Durante um período trabalhou na Companhia Brasileira dos Paquetes à Vapor. Tinha medalha por participação na campanha no Prata sobre comando do Alm. Grenfell. Nas referências que encontrei no Laemmert, era Cavaleiro da Ordem de Cristo e Oficial da Ordem da Rosa.
Tudo indica que fundou - junto com seu filho Antonio Gomes de Mattos Junior, também oficial da Armada - o estaleiro e fundição A. G. de Mattos.
Abraços

Resposta

Link directo:

RE: Antonio Gomes de Mattos

#132816 | Gilson Nazareth | 01 nov 2006 19:03 | Em resposta a: #132537

Meu amigo,
Vamos lá ao que consegui no CBG,graças a boavontade telefonica do Barata.
Felipe Gomes de Matos c/c/Maria Joaquina do Bonsucesso.Pais de:
1-1-Antonio Gomes de Mattos(Capitão 1826) Comendador 1848 n.RJ Santa Rita c/1º RJ Scr4º181(01-09-1826)c/Bernarda Florinda Naite n.RJScr cerca 1808 r f.RJ Scr 12º/75 em 12-10-1844,no largo de S.Francisco e sepultada Ordem 3ª do Carmo.Filha de Clemente José Ribeiro e Laureana Florinda Naite.
Casado 2ºRJ Scr7º/174v(11-03-1848)com dispensa de 3ºgrau atinente ao 2º com Laureana Luiza da Trindade n.Aldeia de são pedro e filha de Claudio Pereira da Costa ee Agueda Luiza da Conceição.
Iº matrimonio:
2-1-Antonio Gomes de Mattos n.Santa rita c/Santa Rita 5º/108v (18-09-1857)com Joaquina Rosa de Oliveira Costa.
2-2-=Jose Gomes de Mattos c/c/....
2-3-Laureana Gomes de Mattos n.23-09-1838 e f.24-10-1821 c/c/Feliciano José da Fonseca Rangel
2-4-Joana Gomes de Mattos n.16-06-1842 e f.10-08-1819 c/c/Feliciano de Gusmão Xavier
2-5-João Gomes de Mattos n.Niteroi c/Niteroi S.Lourenço 3º/85(1876)com Adelaide Gomes Xavier.
Não sei o que vc já tem,o interessante é o 2º casamento com a prima.
Estes Fonseca Rangel,Gomes Xavier é pesquisa do Silvio Xavier,já falecido.
Grande abraço
Gilson

Resposta

Link directo:

RE: Antonio Gomes de Mattos

#132841 | restrela | 01 nov 2006 23:11 | Em resposta a: #132816

Prezado Gilson,
Não sei nem como dizer obrigado. Só posso pedir para retribuir depois, pois pretendo viajar para Portugal quando tiver mais dados.
Espero no próximo ano poder estar no Rio e seguir pesquisando. Eu precisava confirmar se do casamento de Antônio Gomes de Mattos com Bernarda Florinda Naite nasceu Bernardina Florinda Gomes de Mattos. Esta teria-se casado com o meu avô Estrella, em cerimônia realizada na casa do comendador - e apenas muito depois registrada (o casamento seria de 1855 e o registro de 1861). Pelo nome, parece que sim. Mas não está na lista acima. Ainda estou engatinhando neste mundo da genealogia....mas que é interessantíssimo é.
Grande abraço, e obrigado mais uma vez,
Rodrigo.

Resposta

Link directo:

RE: famílias Gomes de Mattos e Estrella - RJ

#261386 | LESTRELLA | 01 set 2010 05:09 | Em resposta a: #130856

Prezado Rodrigo,
Sei que vc está pesquisando´à respeito do Dr. Manoel Lourenço Estrella e talvez eu possa ajudar. Sei que o Dr. Manoel L. Estrella era médico, formado pela faculdade de medicina da cidade de Salvador na Bahia e que era filho do Sr. Jorge Estrella. O Dr. Manoel Lourenço era pai do sr. Francisco de Paula Estrella que era pai do sr. Octacilio Estrella, meu avô. Tenho guardado comigo o diploma de medicina do Dr. Manoel Lourenço Estrella. Podem não ser a mesma pessoa, mas é muita coincidência o nome e a profissão serem as mesmas. Se for do seu interesse ver o tal diploma, entre em contato.

Resposta

Link directo:

RE: famílias Gomes de Mattos e Estrella - RJ

#264886 | restrela | 06 nov 2010 02:11 | Em resposta a: #261386

Somos primos, com certeza.
Já pesquisei muito sobre a família. Entre em contato direto em restrellac@hotmail.com

Resposta

Link directo:

famílias Gomes de Mattos e Estrella - RJ

#378084 | gabemattos@gmail.com | 25 fev 2017 18:09 | Em resposta a: #131192

Rodrigo, O Fellipe Gomes de Mattos era um parente meu do ramo dos Gomes de Mattos que residiam em Maricá.

Resposta

Link directo:

famílias Gomes de Mattos e Estrella - RJ

#378165 | FGJ | 28 fev 2017 15:09 | Em resposta a: #130856

RODRIGO,
Acho q vc encontrará GOMES DE MATTOS cearenses também em Brasília-DF. Na década de 1980 conheci EDÍSIO GOMES DE MATTOS que lá vivia.
Sds,
FREDERICO/RIO/BRASIL

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 09 mai 2024, 08:23

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen