Familia Maio

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Regiões | Pessoas

Familia Maio

#130773 | Margarida Gonçalves | 10 out 2006 22:28

Caros pesquisadores
Será que algum me saberá informar se existe o apelido Maio?.Não terei feito confusão ? Tenho uns 6º avós deste apelido .José António Maio natural de N. Srª da Luz Villa Nova Farminhão Arcep de Viseu filho de João Maio Cardoso que casou com Antónia Mauricia Rosa em Perne.
Obrigada por alguma informação
Margarida

Resposta

Link directo:

RE: Familia Maio

#130781 | MariaDavid | 10 out 2006 23:14 | Em resposta a: #130773

Cara Margarida

Efectivamente, existe Maio como apelido. No Algarve há Maios.

Cumprimentos
maria

Resposta

Link directo:

RE: Familia Maio

#130896 | Margarida Gonçalves | 11 out 2006 22:27 | Em resposta a: #130781

Cara Maria David
Sou de família Algarvia.Os Maios entram em 1765 casando com Maria Genoveva de Manuel Duarte de Monchique.Saberá mais algo sobre os mesmos?
Tenho alguma coisa sobre Duartes,Gonçalves,Sousas, se lhe puder ser útil diga-me.
Cumprimentos
Margarida

Resposta

Link directo:

RE: Familia Maio

#130919 | JoãoGaspar | 12 out 2006 03:57 | Em resposta a: #130896

Cara Margarida,

Eu tenho antepassados Gonçalves , Sousas, Coelhos, Guerreiros, Costas, e mais em Loulé.
Podera a cara Confrade, ajudar me nesta minha demanda?

Atenciosamente

João da Silva Gaspar

Resposta

Link directo:

RE: Familia Maio

#130946 | nunomaria | 12 out 2006 12:14 | Em resposta a: #130896

Cara Margarida Gonçalves,

O apelido Maio também é bastante antigo no Alentejo, aparecendo salvo erro já no século XV. Tenho antepassados com este nome na zona de Borba, para os séculos XVI, XVII e XVIII.

Os meus cumprimentos
Nuno Maria Côrte-Real

Resposta

Link directo:

RE: Familia Maio

#131000 | MariaDavid | 12 out 2006 20:46 | Em resposta a: #130896

Obrigada, Margarida, pela sua gentil oferta mas não trabalho nenhuma genealogia Maio. Lembrei-me de lhe falar no apelido porque pensei que não fosse algarvia e desconhecesse esses Maios do sul.
Se, entretanto, eu vier a tomar conhecimento de mais nomes, direi.
Boa sorte para as suas pesquisas.

Cumprimentos
Maria

Resposta

Link directo:

RE: Familia Maio

#131038 | JoãoGaspar | 13 out 2006 01:06 | Em resposta a: #130946

Caro Nuno Maria,

Tenho um antepassado no seculo XVI, mas não sei de onde é!
sei que os seus descendentes se fixam no Ribatejo e em Lisboa.
Vasco Anes Maio (+1524 ; vassalo del Rey) cc Froile Vicente. Tem como filha, Inês Vaz cc Afonso Alvares Pereira ( morador e sepultado na Vila de Alhos Vedros, hoje pertence ao concelho da Moita), pais de:
1-Manuel Pereira cc Helena Borges
2-Nuno Álvares Pereira
3-Fernão do Casal
4-Leonor Afonso Álvares Pereira cc Braz Netto


poder ver melhor aqui:
http://genealogia.netopia.pt/pessoas/pes_show.php?id=231430

Cumprimentos,

João da Silva Gaspar

Resposta

Link directo:

RE: Familia Maio

#131061 | Margarida Gonçalves | 13 out 2006 11:02 | Em resposta a: #130919

Caro João Gaspar
Diga-me nomes e datas que procura ,assim procurarei nos meus apontamentos.

Cumprimentos
Margarida

Resposta

Link directo:

RE: Familia Maio

#131120 | JoãoGaspar | 13 out 2006 18:20 | Em resposta a: #131061

Cara Margarida,

De momento não tenho aqui todos os nomes e datas dos meus "Algarvios", terei de ver nos meus apontamentos.
De momento deixo os que tenho:
Sebastião da Costa ( * Ameixial, Loulé 26.9.1860 )cc Maria das Candeias III
(* Nossa Senhora da Assunpção de Querença, Loulé 7.10.1880 + Querença, Loulé)

Sebastião da Costa e sua Ascendencia:
Filho:
Manuel Sebastião ( 1805 ) cc Maria da Costa
Neto paterno de:
Sebastião Gonçalves (1780 ,cortelha.Salir, Loulé 1780) cc Barbara Guerreira
Sebastião filho de:
José Gonçalves cc Joana Fernandez
Barbara Guerreira filha de :
Maria Guerreira cc João Martins


Veja a pagina com algum do estudo que tenho sobre a escendencia de Loulé da minha avó materna;
http://genealogia.netopia.pt/1518/pessoas.php?id=1021292

Atenciosamente

João da Silva Gaspar

Resposta

Link directo:

RE: Familia Maio

#131127 | nunomaria | 13 out 2006 19:28 | Em resposta a: #131038

Caro João da Silva Gaspar,

Muito obrigado pelas suas indicações. Assim de repente, não consigo relacionar as pessoas que menciona com os Maios alentejanos que conheço.

Aproveito para assinalar que Felgueiras Gayo tem um título dedicado à família Maio, relativamente desenvolvido.

Os meus cumprimentos

Nuno Maria Côrte-Real

Resposta

Link directo:

RE: Familia Maio

#131132 | JoãoGaspar | 13 out 2006 19:54 | Em resposta a: #131127

Caro Nuno Maria Côrte-Real,

Muito obrigado pela sua indicação, de facto foi através do Felgueiras Gayo, no titulo Pereiras de Alcochete, que encontro estes meus avoengos, mas nada mais vinha indicado sobre eles.
Vou então ver o Titulo dedicado à familia Maio, e ver se encontro uma relação entre os meus Maios e os alentejanos.
Eu acho muito provavel, visto que na zona do extinto Concelho do Ribatejo, hoje Alcochete, Montijo e Alhos Vedros/Moita, era a ligação da zona sul do pais, Alentejo e Algarve a Lisboa, por isso encontro aqui varias familias do sul estabelecidas , como os Mendonça Furtado ou Furtado de Mendonça( senhores de Alhos Vedros), os Gamas , Perdigões, Arrais de Mendonça, Mattos Cabral que tinham Moragadio em Beja e Alhos Vedros, Farias, Sousas , Sousa Freire, Freire de Andrade, Mattos Netto, Pereiras, Moreiras , Pimenteis, Mattos , Seabras e Gois...entre outras familias.

Comecei por tentar simplesmente fazer a arvore geneologica da minha familia, e agora estou muito interessado e curioso nestas ligações ao Sul, que acho não serem de todo coincidencias.

Atenciosamente

João da Silva Gaspar

Resposta

Link directo:

RE: Familia Maio

#131253 | Margarida Gonçalves | 15 out 2006 18:13 | Em resposta a: #131038

Caro Nuno Maria
Intervenho ,para lhe dizer que nos livros de baptimo, casamento e óbitos de Monchique (1750 1800) hà resgistos de familia Annes.Na altura não tirei apontamentos,pois procurava Duartes.Espero que esta pequena informação llhe seja útil.Sei agora estar ligada aos Maios,vou tentar ver onde este entra.
Cumprimentos
Margarida


s

Resposta

Link directo:

RE: Familia Maio

#214667 | ah | 04 dez 2008 11:08 | Em resposta a: #130896

Cara Margarida,

Ainda que o tópico já seja antigo refiro-me a ele porque também eu procuro Maios do Algarve. De facto vi-me impossibilitada de prosseguir nesse ramo por não se ter encontrado registo de baptismo em Boliqueime no Arq de Faro. Como em 10/2006 já havia chegado a 1765 pergunto-lhe se terá porventura encontrado registo de Maria Antónia dos Reis Maio, nascida cerca de 1864 em Boliqueime, filha de Joaquim José Maio e Antónia Maria.

Grata pela atenção,
Cumprimentos,
Alexandra

Resposta

Link directo:

RE: Familia Maio

#214696 | AMAssis | 04 dez 2008 18:58 | Em resposta a: #130773

Margarida,

Aqui segue alguma informação sobre estes seus antepassados:


1. MANUEL MAIO

Casou com MARIA ANTÓNIA, e foram moradores no lugar de Rios, S.Miguel do Outeiro, Tondela. Tiveram, pelo menos:

2. JOSÉ MAIO, que segue.

2. JOSÉ MAIO

Nasceu no lugar de Rios e foi baptizado em S.Miguel do Outeiro, Tondela, a 6 de Abril de 1683 pelo Padre Vigário André da Fonseca e Guerra, que também foi padrinho, sendo madrinha Maria, filha de Diogo António e de Maria Francisca, do lugar do Outeiro, nesta freguesia .

Casou em Farminhão, Viseu, a 12 de Fevereiro de 1709 com MARIA CARDOSO, natural desta freguesia, filha de Manuel Cardoso e de Maria da Guerra. Celebrou a cerimónia o Padre Cura Francisco de Gouveia Soares, e foram testemunhas Manuel da Guerra do Penedo, e Inácio da Guerra .

MARIA CARDOSO foi baptizada em Farminhão, Viseu, a 1 de Agosto de 1687 pelo Padre Cura Francisco Cardoso, sendo seus padrinhos António de Figueiredo dos Olivais e Domingas Antónia, mulher de Manuel da Guerra, todos moradores no lugar de Farminhão .

Tiveram, pelo menos:

3. JOÃO MAIO CARDOSO, que segue.

3. JOÃO MAIO CARDOSO

Natural de Farminhão, Viseu, onde terá nascido cerca de 1700.

Casou em Monchique a 11 de Junho de 1739 com ANTÓNIA MAURICIA ROSA, também natural desta freguesia, filha de Valentim Luis e de Maria de S.João, como se diz no Titulo de LUIS. Testemunharam a cerimónia Gonçalo Marreiros de Arêz e Domingos Malveiro Amado .

Para além do seu antepassado JOSÉ ANTÓNIO MAIO, tiveram também DOMINGOS ANTÓNIO MAIO, natural de Monchique, que casou em Monchique a 12 de Janeiro de 1767 com MARIA DE S.JOSÉ DUARTE NOBRE, natural desta freguesia, filha de Lourenço Martins Carpinteiro e de Maria de S.João, todos de Monchique. Celebrou a cerimónia o Prior António de Figueiredo de Aragão, e foram testemunhas José Maio e Bartolomeu da Cunha, todos de Monchique .


Cumprimentos,

António Assis

Resposta

Link directo:

RE: Familia Maio

#215024 | Marggo | 08 dez 2008 19:29 | Em resposta a: #131253

Cara Margarida
O tópico é antigo mas só agora o li .
Era precisamente a ajuda que precisava para seguir esta linha.
José António Maio casado com Mª Genovéva são meus 5º avós .
Eu sou Duarte e de Monchique tenho procurado estes Maios mas tenho tido dificuldade em saber algo de Viseu .( Farminhão)
Tenho elementos sobre Mª Genovéva e outros Duartes.
Se tiver mais elementos sobre os Maios agradecia o favor de me enviar.
Por coincidencia temos o nome igual.
Estou ao dispôr para o que precisar .
Cumprimentos
Marggo

Resposta

Link directo:

RE: Familia Maio

#215057 | Marggo | 08 dez 2008 23:40 | Em resposta a: #214696

Caro confrade

Peço desculpa por me ter utilizado destas informações mas há bastante tempo que as procurava pois José António Maio casado com Mª Genovéva é minha 5ª avó.
Já tinha pedido ajuda mas tem sido dificíl em Viseu encontrar quem pesquise Farminhões.
Caso necessite algo do Algarve ,que possa ser útil disponha.
Os meu cumprimentos
Marggo

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 16 mai 2024, 21:46

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen