Família Neves-Coimbra-Granja do Ulmeiro-Alfarelos

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Brasil | Regiões

Família Neves-Coimbra-Granja do Ulmeiro-Alfarelos

#130219 | Mayquel | 05 out 2006 22:52

Olá pessoal! Sou do Brasil, neto de portugueses, e gostaria de saber, se vocês tem conhecimento sobre a familia neves nesta região que informei no título, tenho certeza que meu avô era de Coimbra, contudo lembro de Granja do Ulmeiro e Alfarelos das cartas que ele enviava a parentes.
O nome de meu avô era Antonio das neves, filho de Joaquim das Neves e joaquina de Jesus, nascido em 1895.
Creio que ainda hajam parentes meus morando nesta região, pois meu avô mantinha contato até meados de 1975. Escrevo esta pois gostaria de encontrar a certidão de nascimento dele, para que eu tire a dupla-cidadania.

se puderem me ajudar fico muito grato.

Resposta

Link directo:

RE: Família Neves-Coimbra-Granja do Ulmeiro-Alfarelos

#133038 | AnaTC | 04 nov 2006 01:10 | Em resposta a: #130219

Oi. Estive a ver os livros de Granja do Ulmeiro e Alfarelos, para o ano de 1895, e não encontrei o assento de baptismo do seu avô. Ele nasceu exactamente em 1895 ou é uma estimativa?
Cumprimentos
Ana

Resposta

Link directo:

RE: Família Neves-Coimbra-Granja do Ulmeiro-Alfarelos

#133046 | Pedro França | 04 nov 2006 02:40 | Em resposta a: #133038

Cara Ana:

Agradeço-lhe que veja esta minha intervenção sobre este mesmo assunto:

http://genealogia.netopia.pt/forum/msg.php?id=131026#lista

Um abraço e boa sorte.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Família Neves-Coimbra-Granja do Ulmeiro-Alfarelos

#133098 | 2570 | 04 nov 2006 20:45 | Em resposta a: #133038

Cara Ana
Será que tem disponibilidade de pesquiasar os livros de Granja do Ulmeiro?
Procuro informações de de um 5º Avô, de nome Joaquim Gonçalves,que calculo tenha nascido por volta de 1800/1810, filho de Gaspar Gonçalves e Victoria da Silva.
Muito Agradecido
Cordialmente
Martions

Resposta

Link directo:

RE: Família Neves-Coimbra-Granja do Ulmeiro-Alfarelos

#133099 | 2570 | 04 nov 2006 20:47 | Em resposta a: #133038

Cara Ana
Peço desculpa, o ano de nascimento deve ser anterior a 1800.
Cordialmente
Martins

Resposta

Link directo:

RE: Família Neves-Coimbra-Granja do Ulmeiro-Alfarelos

#133101 | AnaTC | 04 nov 2006 21:14 | Em resposta a: #133099

Caro Martins,
Talvez vá a semana que vem ao AUC e terei todo o gosto de procurar o seu antepassado. Quando tiver alguma informação darei notícias.
Cumprimentos,
Ana

Resposta

Link directo:

RE: Família Neves-Coimbra-Granja do Ulmeiro-Alfarelos

#133192 | 2570 | 05 nov 2006 21:18 | Em resposta a: #133101

Cara Ana
Muito obrigado pela atenção demonstrada.
Penso que a data de nascimento deste meu ancestral se situará por volta de 1790, visto ele ter casado em 1815, mas com a idade de 12 anos ter ido morar para V. Franca de Xira. Infelizmente na certidão de casamento não consta a idade que tinha quando casou.
Obrigado
Cordialmente
Martins

Resposta

Link directo:

RE: Família Neves-Coimbra-Granja do Ulmeiro-Alfarelos

#133521 | AnaTC | 08 nov 2006 18:57 | Em resposta a: #133192

Caro Martins
Aqui vai a informação que pediu e mais algumas.
Joaquim filho de Gaspar Gonçalves (natural da Granja) e de Victoria da Silva (natural da Painça, Granja), nasceu na Painça a 13/02/1790 e foi baptizado a 21/02/1790 (fl. 51). Neto paterno de Luís Gonçalves Neto e Clara da Silva, moradores na Granja. Neto materno de António dos Santos, de Formoselha, freguesia de Santo Varão, e de Maria Gomes da Silva, da Painça. Padrinho Joaquim, solteiro, filho de António Cardoso do Amaral, e madrinha sua mãe Dona Josefa Maria de Mello, da Vila de Montemor-o-Velho.

Gaspar da Silva Neto (Gonçalves) e Victoria da Silva recebidos a 20/02/1773 (fl.80). Testemunhas José da Silva e José da Costa Redanha?, do lugar de Gabriellos.

Gaspar filho de Luís Gonçalves Nogueira e de Clara Luiza da Silva, nasceu a 08/08/1749 e foi baptizado a 17/08/1749 (fl.45). Neto paterno de Tomé Gonçalves Nogueira e de Esperança Neta, do lugar de Gabriellos. Neto materno de Francisco Gonçalves Nogueira e de Josepha da Silva, da Granja. Padrinho Gaspar Pessoa?, de Montemor-o-Velho, e madrinha Águeda dos Santos, mulher de Vítor José de Carvalho, da Granja.

Victoria nasceu a 23/10/1751 e foi baptizada a 30/10/1751 (fl. 64). Neta paterna de Vitorino dos Santos e de Maria de Oliveira, moradores no Couto de Formoselha. Neta materna de Manoel Rodrigues Soares e de Barbara Gomes, moradores no Casal da Painça. Padrinho José Lopes, solteiro, e madrinha Águeda Lucas?, viúva, ambos de Gabriellos.

Luís Gonçalves e Clara Luiza da Silva recebidos a 28/10/1747 (fl.39). A mãe da Clara aparece como Maria Josepha da Silva.

António dos Santos e Maria Gomes recebidos a 22/09/1750 (fl.46).

Manoel Rodrigues Soares, natural de Pereira, filho de Manoel Rodrigues Preto? e de Luiza Pereira, recebeu Barbara Gomes, natural da Painça, filha de António Francisco Pa…aro? e de Barbara Gomes, a 19/04/1722 (fl.2).
Cumprimentos
Ana

Resposta

Link directo:

RE: Família Neves-Coimbra-Granja do Ulmeiro-Alfarelos

#133548 | 2570 | 08 nov 2006 22:23 | Em resposta a: #133521

Cara Ana
Muito obrigado pelas informações, são espectaculares e imagino o trabalho que teve para as conseguir.
Realmente, nunca esperei que ao pedir-lhe o favor que pedi, a resposta fosse tão cheia de informações, e tão rica de elementos.
Vivo em Alverca do Ribatejo e deslocar-me a Coimbra é problemático, o que torna as minhas pesquisas lentas.
Não querendo abusar da sua vontade, e se por acaso voltar ao arquivo de Coimbra agradeço a sua ajuda.
Mais uma vez muito obrigado, e se, dentro das minha modestas possibilidades puder pesquisar algo para si faça o favor de pedir.
Cordialmente
Martins

Resposta

Link directo:

RE: Família Neves-Coimbra-Granja do Ulmeiro-Alfarelos

#133558 | AnaTC | 08 nov 2006 23:41 | Em resposta a: #133548

Caro Martins
Tive muito gosto em ajudá-lo. O trabalho não foi muito, a informação estava toda no mesmo livro. A frequência com que vou ao AUC não é certa mas se quiser posso ir pesquisando com os dados que já tenho ou com outros que lhe interessem.
Cumprimentos
Ana

Resposta

Link directo:

RE: Família Neves-Coimbra-Granja do Ulmeiro-Alfarelos

#133606 | 2570 | 09 nov 2006 15:01 | Em resposta a: #133558

Cara Ana
Muito obrigado pela oferta, é deveras uma oprotunidade a não perder da minha parte, e se puder ir mais além nas pesquisas que efectuou relativamente aos meus ancestrais será espectacular.
Já agora e sem querer abusar dos seus préstimos tenho uns ancestrais da minha esposa dos lados da figueira da Foz, caso a sua oferta se mantenha posteriormente lhos indicarei.
Muito Agradecido
Cordialmente
Martins

Resposta

Link directo:

RE: Família Neves-Coimbra-Granja do Ulmeiro-Alfarelos

#134161 | AnaTC | 15 nov 2006 13:26 | Em resposta a: #133606

Caro Martins
Aqui vão mais algumas informações.
Luis Gonçalves foi baptizado a ?/11/1720 (fl.70) assim como o seu irmão gêmeo António. Padrinhos: Roza, filha de João Luis, e Padre Luis Lopes.

Clara foi baptizada a 9/8/1737 (fl.26). A mãe é natural da freguesia de almag.ra??, Soure. Padrinhos: Manoel Ribeiro Galvão, solteiro, e sua irmã Luiza Maria, solteira.

Maria Gomes foi baptizada a 3/2/1723 (fl.8). Padrinhos: João dos Santos e sua filha Maria, solteira (Painça de Baixo, Figueiró do Campo).

Barbara Gomes nasceu a 6/9/1689 (fl.45). Pai chamava-se António Francisco Passaro. Padrinhos: Manoel, filho de Manoel Pereira Passaro, e Maria Gonçalves.

Tomé Gonçalves Nogueira, filho de Manoel Gonçalves Nogueira e de Maria Francisca, recebeu a 3/1/1709 (fl.92), Esperança Rodrigues, filha de António Neto? Cordeiro e Angella Rodrigues.

Tomé foi baptizado a 1/10/1677 (fl.26). Aqui a mãe aparece como Antónia Francisca.

Encontrei este assento de casamento que penso ser dos pais do Tomé. Manoel Gonçalves, filho de Manoel Gonçalves Negrão?/Nogueira? e de Maria Francisca (de Gabrielos), recebeu a 23/2/1665, Maria Francisca, filha de Manoel Fernandes ....? e de Ana Francisca (estes da Granja).

Quando quiser pode indicar os dados dos familiares da sua esposa para começar a pesquisá-los quando for ao AUC.

Cumprimentos
Ana

Resposta

Link directo:

RE: Família Neves-Coimbra-Granja do Ulmeiro-Alfarelos

#134363 | 2570 | 16 nov 2006 19:26 | Em resposta a: #134161

Cara Ana
Mais uma vez obrigado pelas informações que recolheu.
Nunca julguei ter ancestrais desta área de Portugal, mas as provas são elucidativas e muito interessantes.
Relativamente à minha esposa, os ancestrais dela cujas informações creio encontrarem-se do A. D. Coimbra são as seguintes.
-Maria das Neves, natural de F. da Foz (Quiaios), terá nascido por volta de 1820, filha de: António Fernandes Maricato e de Maria das Neves, ambos de Quiaios
-Salvador Brosque, natural de F. Foz, terá nascido por volta de 1820, filho de José Neto Brosque e Josefa Pires ambos da F. da Foz
-Maria Ferreira, natural de F. Foz, terá nascido também por volta de 1820, e filha de José Ferreira, natural de Buarcos, e Feliciana da Costa, natural de F. da Foz.
Muito Grato pelo enorme favor que me tem prestado
Cordialmente
martins

Resposta

Link directo:

RE: Família Neves-Coimbra-Granja do Ulmeiro-Alfarelos

#134482 | AnaTC | 17 nov 2006 16:57 | Em resposta a: #134363

Caro Martins
Hoje ainda passei no AUC mas só deu para ver um livro de Quiaios. Encontrei o seguinte.
Maria, nasceu a 20/6/1820, em Camarção. Foi baptizada a 25/6/1820 (fl.138). Filha de António Fernandes Maricato e de Maria da C.ª?. Neta paterna de Manuel Fernandes Maricato (Camarção) e de Maria da S.ª? (Gestinha, Alhadas). Neta materna de Joaquim Fajardo (Poço Frio) e de Maria da Sª? (??Costanteiro???), da freguesia de Quiaios. Foram padrinhos Joaquim Fajardo e Maria da Sª?
Através do site "MinhaTerra" percebi que Camarção, Poço Frio e Gestinha pertencem, actualmente, à freguesia de Bom Sucesso.
Não consigo perceber algumas palavras ou abreviaturas pois a experiência ainda não é muita:)

Quando puder vou procurar mais informações.
Cumprimentos
Ana

Resposta

Link directo:

RE: Família Neves-Coimbra-Granja do Ulmeiro-Alfarelos

#134487 | 2570 | 17 nov 2006 17:11 | Em resposta a: #134482

Cara Ana
Mais uma vez os meus agradecimentos.
Bom fim de Semana
Cordialmente
Martins

Resposta

Link directo:

RE: Família Neves-Coimbra-Granja do Ulmeiro-Alfarelos

#134937 | AnaTC | 21 nov 2006 18:58 | Em resposta a: #134487

Caro Martins
O que consegui hoje foi o seguinte:
Maria nasceu a 8/1/1789 e foi baptizada a 17/1/1789 (fl40). Filha de Joaquim Fajardo e de Maria da Silva, moradores no lugar de Castanheiro. Neta paterna de Baptista Fajardo (freguesia de Alhadas) e Isabel de Miranda. Neta materna de Manoel Loureiro e Maria da Silva, do Casal do Varela.

Também estive a ver a freguesia de São Julião da Figª da Foz mas ainda não encontrei nada.

Cumprimentos
Ana

Resposta

Link directo:

RE: Família Neves-Coimbra-Granja do Ulmeiro-Alfarelos

#134938 | AnaTC | 21 nov 2006 19:00 | Em resposta a: #134937

Peço perdão mas a mensagem anterior saiu com erros.

Neta materna de...., do Casal do Castanheiro.
Padrinhos: João Fajardo e Serafina? Varela
Cumprimentos

Resposta

Link directo:

RE: Família Neves-Coimbra-Granja do Ulmeiro-Alfarelos

#134985 | 2570 | 21 nov 2006 22:58 | Em resposta a: #134938

Cara Ana
Mais uma vez, os meus agradecimentos.
Cordialmente
Martins

Resposta

Link directo:

RE: Família Neves-Coimbra-Granja do Ulmeiro-Alfarelos

#138095 | 2570 | 24 dez 2006 14:30 | Em resposta a: #134937

Cara Ana
Aproveito este forúm como veículo, para lhe desejar a si e todos os seus, um Santo e Feliz Natal.
Cordalmente
Joaquim Martins

Resposta

Link directo:

RE: Família Neves-Coimbra-Granja do Ulmeiro-Alfarelos

#138120 | AnaTC | 24 dez 2006 22:00 | Em resposta a: #138095

Caro Joaquim,
Agradeço a sua lembrança e aproveito para desejar umas festas felizes e com muita saúde a si e à sua família.
Tenho estado arredada do AUC mas quando tiver oportunidade voltarei a pesquisar os meus e os vossos antepassados.
Cumprimentos
Ana

Resposta

Link directo:

Família Neves-Coimbra-Granja do Ulmeiro-Alfarelos

#415930 | A. Oliveira | 28 jun 2019 20:43 | Em resposta a: #130219

Boa tarde.
Só agora e por mero acaso tomei conhecimento desta questão.
Sou natural da Granja do Ulmeiro, emnora já lá não viva, e tenho conhecimento dessa família de apelido Neves. Tanto quanto me recordo eram comerciantes.
Granja do Ulmeiro fica a menos de 2km de Alfarelos e a pouco mais de 20km de Coimbra, nas margens do rio Mondego.
Que mais pretende saber?
Cumprimentos.
Américo Oliveira

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 16 mai 2024, 02:55

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen