Ascendência paterna: Lagares, Penalva, Ervedal...

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Famílias | Regiões | Brasil

Ascendência paterna: Lagares, Penalva, Ervedal...

#127318 | mendesdossantos | 03 set 2006 15:46

Caros amigos:
Estou ainda a ler o microfilme dos registos paroquiais de Lagares da Beira, Concelho de Oliveira do Hospital, Distrito de Coimbra. São assentos de batismos entre os anos de 1842 -1852, 1809 - 1841, 1860 - 1879. e casamentos entre os anos de 1828 - 1883.
Avolumou-se sobremaneira os apelidos que pesquiso, então venho deixar aqui minha lista de apelidos pesquisados e também alguns nomes que tenho encontardo dificuldades em localizar os assentos de batismo e / ou casamento, na esperança de que alguém tenha mais informações e possa contribuir com minha pesquisa.


Sobrenomes / Apelidos e freguesia:
Fernandes Moito - em Lagares da Beira
Mendes Alexandrino - em Lagares da Beira
Coelho Madeira - em Lagares da Beira e Penalva d'Alva.
Mendes dos Santos - em Lagares da Beira.
Garcia - em Lagares e Ervedal.
Ribeiro - em Lagares da Beira.
Garcia Dinis/z - em Lagares da Beira.
Rodrigues Jeronymo - em Lagares da Beira.
Mendes - em Lagares da Beira.
Mendes Borges - em Lagares da Beira
Catharino - em Lagares da Beira

E mais as seguintes pessoas:
Genoveva Rita (ou Jenoveva Rita) natural da Aldeia das Dez, cc com Bernardo José Coelho Madeira (este natural de Penalva d'Alva).
Maria Garcia natural do Ervedal, cc com Manoel Ribeiro (suponho natural de Lagares da Beira).
Felicianna Maria, natural do lugar da Pipa, Pombal, cc Joaquim José, natural de Lagares da Beira.
Theresa de Jesus ou Theresa Gomes, natural de Lagares, cc João Mendes Alexandrino, tb de Lagares.
Maria Josefa, provavelmente da família Mendes Borges, cc Manoel Rodrigues Jeronymo, ambos de Lagares.
Antonio Fernandes Moito e Maria Mendes, ambos de Lagares. São pais de Domingos Mendes, cc Theresa (de Jesus) dos Sanctos. Estou com alguma dificuldade aqui, apesar da ajuda imensa que me deu a amiga Helena.

O período da minha pesquisa é 1809 a 1879 para os batismos ( com alguns anos faltando) e 1828 a 1883 para casamentos.
Agradeço qq ajuda e / ou esclarecimentos, que me possam levar adiante em minhas pesquisas. Todos esse apelidos referem-se à meus ascendentes paternos.

Abraços fraternos
Gloria
Americana, SP, Brasil

Resposta

Link directo:

RE: Ascendência paterna: Lagares, Penalva, Ervedal...

#127321 | anaalb | 03 set 2006 16:14 | Em resposta a: #127318

Boa tarde Glória!
Daqui Ana Augusta de Albuquerque Garcia Caldeira.
Filha de Francisco Garcia Paulino Caldeira (Lagares da Beira, já falecido) e neta paterna de:

* Mário Garcia Caldeira (Lagares da Beira - 1910, já falecido), filho de Ana Mendes Caldeira (Lagares da Beira? ca. 1885) e de José Marques Garcia (Lagares da Beira? ca. 1876?)

e de sua prima

* Maria Augusta Garcia (Lagares da Beira - ca. 1906, já falecida) filha de Francisco Paulino (Lagares da Beira? ca. 1876) e de Eugénia Garcia (Lagares da Beira? ca. 1876).

Estou neste momento a iniciar a pesquisa desta gente. Se encontar algo no seu microfilme, dos mais antigos, claro! tem a bondade de me comunicar?
Por outro lado, como estou mais próximo das fontes, se necessitar de algo, diga, por favor.
Sei que da minha família Garcia Caldeira foi muita gente para o Brasil. Alguns ainda conheci quando criança mas depois deixaram de vir a Portugal. No entanto, é provável que consiga algum contacto. A minha bisavó Eugénia Garcia foi casada duas vezes e do primeiro matrimónio tem ainda descendência em Lagares da Beira. Assim que tiver alguns dados que lhe possam interessar, comunico! De qualquer forma, julgo que não será muito em breve pois infelizmente ando muito ocupada com problemas de saúde de um familiar.
Disponha
Ana caldeira

Resposta

Link directo:

RE: Ascendência paterna: Lagares, Penalva, Ervedal...

#127326 | mendesdossantos | 03 set 2006 16:32 | Em resposta a: #127318

Esquecia-me de colocar entre as pessoas pesquisadas o nome de meu tataravô
SEBASTIÃO JOSÉ DOS SANCTOS cc Felicianna Maria em data ignorada. Foram pais de Joaquim José dos Santos (ou Joaquim Mendes dos Sanctos) que se casou em 1839 com Rosaria de Jesus, esta natural do Ervedal.
Abri um tópico:"Tabelião" em Lagares, onde pergunto sobre este meu avô, pois no assento de batismo de um de seus netos consta que ele era 'tabelião'.
Mais uma vez agradeço qq ajuda.
Abraços desde o Brasil
Gloria

Resposta

Link directo:

RE: Ascendência paterna: Lagares, Penalva, Ervedal...

#127329 | mendesdossantos | 03 set 2006 16:40 | Em resposta a: #127321

Querida Ana:
Respondi outra mensagem sua em outro tópico. Já vistes?
Com estas novas informações que vc me deu verificarei nos mf o casamento de Francisco Paulino e Eugenia Garcia e tb de José Marques Garcia e Ana Mendes Caldeira.
Infelizmente não será nesta próxima semana, pois teremos feriado nacional no dia 7 de Setembro, uma quinta-feira - meu dia agendado no CHF. Então somente na outra semana, lá pelo dia 14/09.
Terei prazer em colocar aqui o que encontrar.
Um abraço
Gloria
Americana, SP, Brasil

Resposta

Link directo:

RE: Ascendência paterna: Lagares, Penalva, Ervedal...

#127331 | anaalb | 03 set 2006 17:02 | Em resposta a: #127329

Glória:
Peço desculpa mas não tinha visto a outra msg. O casamento de Francisco e Eugénia, sim! Quanto ao outro eu não sei se aparecerá! Não sei se foram casados... esta foi uma das primeiras surpresas que tive ao ler velhos papéis da família! De qq. forma vou começar a pedir registos e depois logo se verá! A certidão de nascimento do meu avô Mário está ainda no Registo Civil o que torna tudo mais fácil...
Há pormenores engraçados! As regiões e as famílias têm nomes que se repetem infinitamente... Os nomes que lhe aparecem como Rosário, Augusta, Eugénia/o, Emília são nomes da minha família e são nomes mais do que comuns em Lagares da Beira...
Por outro lado, o "Mendes" desapareceu da minha família durante duas gerações até que uma das minhas tias casou (em 1959) com um Mendes (Joaquim) de Oliveira do Hospital... portanto os meus primos são Caldeira Mendes sem suspeitarem que provavelmente lá para trás já seriam parentes!! Enfim... divagações! Desculpe :)
Deixo-lhe o meu mail para o que necessitar, ok?
ana.caldeira2001@gmail.com
Um abraço
Ana

Resposta

Link directo:

RE: Ascendência paterna: Lagares, Penalva, Ervedal...

#127549 | anaalb | 06 set 2006 01:02 | Em resposta a: #127318

Glória:
Lagares da Beira... assento de baptismo (188...) de Ana, filha de António Mendes e de Eugénia Mendes Alexandrina(o?), casada com João da Silva Espingarda... interessa-lhe?
Cumprimentos
Ana Caldeira

Resposta

Link directo:

RE: Ascendência paterna: Lagares, Penalva, Ervedal...

#127611 | mendesdossantos | 06 set 2006 21:16 | Em resposta a: #127549

Olá Ana! Boa tarde!
Sim, interessa-me muito este assento de batismo. Antonio e Eugenia são meus bisavós, e eu pensava ter todos os filhos deles, mas agora percebo que não...
Agradeço muito!
Cumprimentos
Gloria
Americana, SP, Brasil.

Resposta

Link directo:

Outro assunto

#127636 | AST | 07 set 2006 04:40 | Em resposta a: #127318

Prezada Glória,

Estou procurando por uma pessoa que foi enterrada no estado de São Paulo, mas tem sido impossível.
Seu nome é Joaquim Gomes da Silva Torres, fugitivo político da Bahia, que morreu no estado de São Paulo na década de 1930. Pesquisei nos cartórios das cidades de Araçatuba, Bauru, Lins e Santo Amaro e no cemitério de Bauru.
De acordo com minhas pesquisas, no entanto, teria sido enterrado em Araçatuba, onde não foi feito registro de óbito. No cemitério, dizem não encontrá-lo (mas penso que não procuraram).
Você teria quaisquer dicas ou conheceria alguém em Araçatuba?
(para não encher seu tópico com mensagens sobre este assunto diverso, poderia responder no tópico “Os Torres da Bahia”)?

Muito obrigado, Aaron SFT.

Resposta

Link directo:

RE: Ascendência paterna: Lagares, Penalva, Ervedal...

#197844 | huguete | 25 mai 2008 00:45 | Em resposta a: #127549

Estou interessada em mais informação, porque julgo que António Mendes e Eugénia Mendes Alexandrino seriam meus trisavós. Obrigada

Resposta

Link directo:

RE: Ascendência paterna: Lagares, Penalva, Ervedal...

#198065 | huguete | 26 mai 2008 19:56 | Em resposta a: #127549

Estou interessada, visto tratarem-se dos meus trisavós. Se me puderem ajudar fico agradecida pois estou agora a começar a minha pesquisa. Obrigada

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 10 mai 2024, 17:21

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen