administrador de concelho, o que é?

Este tópico está classificado nas salas: Cargos

administrador de concelho, o que é?

#12569 | pimentel | 08 nov 2001 17:35

caros participantes
Gostaria de saber, concretamente o que é o "administrador do concelho" ( sec XIX), que fazia, qual a diferença para governador civil, qual a hierarquia, se tinha veto nas assembleias de câmara municipal etc...
Grato desde já, pela informações, que, sem dúvida, enriquecerão ainda mais este forum.
cordialmente
Francisco Pimentel

Resposta

Link directo:

RE: administrador de concelho, o que é?

#12676 | pimentel | 10 nov 2001 18:43 | Em resposta a: #12569

Caro eu mesmo
ou ninguem sabe o que é um adm de Concelho, ou a tua pergunta foi ridicula!!!
(esta é só para passar a questão para o top! :-)
F P

Resposta

Link directo:

RE: administrador de concelho, o que é?

#12708 | rmfrp | 11 nov 2001 18:50 | Em resposta a: #12676

Caro Francisco Pimentel:

Permita-me que me junte ao grupo dos que colocam questões ridículas. :-)

Tenho conhecimento de dois parentes que tiveram o cargo de administrador do concelho de Tavira, um em 1870 e outro em 1877. No caso do administrador de 1870, li num livro que deu várias vezes parte de doente, "sendo substituído pelo Presidente da Câmara nos termos do Código Administrativo", o que pode dar alguma indicação sobre a natureza do cargo.

E é tudo o que sei.

Pelo menos, este tópico vai continuar na primeira página durante mais algum tempo. Vamos ver se alguém nos consegue esclarecer...

Cumprimentos

Rui Pereira

Resposta

Link directo:

RE: administrador de concelho, o que é?

#12710 | artur41 | 11 nov 2001 19:37 | Em resposta a: #12708

Caros colegas


A figura do "administrador do concelho" foi regulamentada pelo Código Administrativo de 1896, aprovado por Carta de Lei de 4 de Maio, que foi centralizador. Ele vem estatuir três tipos de elementos da Organização Administrativa Local do país: o governador civil, no distrito; o administrador, no concelho; e o regedor na paróquia.


Os melhores cumprimentos

Artur Camisão Soares

Resposta

Link directo:

RE: administrador de concelho, o que é?

#12716 | rmfrp | 11 nov 2001 21:05 | Em resposta a: #12710

Caro Artur Camisão Soares:

Muito obrigado pela sua informação.

Posso acrescentar que o administrador do concelho de Tavira em 1877 era Jaques Cesário Pessoa (1816-1885), que certamente já conhece.

Cumprimentos

Rui Pereira

Resposta

Link directo:

RE: administrador de concelho, o que é?

#12720 | Portuguez | 12 nov 2001 01:21 | Em resposta a: #12716

Eça de Queiroz, salvo erro, exerceu funçoes de administrador de concelho (de Leiria?)... e de qualquer forma os refere romanceada/ na sua obra.

Resposta

Link directo:

RE: administrador de concelho, o que é?

#12721 | PMEQAAT | 12 nov 2001 02:15 | Em resposta a: #12720

Caro Alexandre
Caros Senhores

O Eça foi governador civil do districto de Leiria.

Julgo que o administrador do concelho era o equivalente ao presidente da Câmara dos nossos dias.

Um abraço
Melhores cumprimentos,

Pedro Ahrens Teixeira

Resposta

Link directo:

RE: administrador de concelho, o que é?

#12726 | pimentel | 12 nov 2001 09:02 | Em resposta a: #12721

Caros participantes
Entretanto fui investigar e descobri, num livro de direito das autarquias, do prof. Candido de Oliveira da UM, o seguinte:
Administrador de concelho...era o representante da coroa no concelho, sentava-se á esquerda do Presidente da camara e tinha voto consultivo..... Os seus poderes estavam na base do policial, e do controlo. Era nomeado pela coroa, entre 5 individuos, que iam a votos, poderia não ser o mais votado. Era figura de proa no concelho, já que aprovava ou chumbava, proopostas , obras, dinheiros, etc...
Julgo que foi uma figura criada na reforma de 1836, que criou os presidentes de camara , mas que, para não se perder o controlo centralizaddfor do sistema, criou-se também esta figura. Dependia do "governador Civil" que à epoca se chamava de Administrador Distrital ou civil????
um abraç
Francisco Pimentel

Resposta

Link directo:

RE: administrador de concelho, o que é?

#12727 | Mendia | 12 nov 2001 10:01 | Em resposta a: #12726

Bom dia,

Já agora aproveito para perguntar qual a diferença entre um presidente da câmara e um presidente da comissão gestora da câmara municipal (penso que é esta a designação, não tenho a documentação comigo). Na prática o presidente da comissão gestora deve ser o mesmo que presidente da câmara. Digo isto, porque tive um bisavô e tio trisavô que tinham aquele cargo e que após o mandato foram substituidos por presidentes da câmara. Simultaneamente foram Administradores de Concelho, no caso, de Torres Novas.

Cumprimentos,

Francisco de Mendia

Resposta

Link directo:

RE: administrador de concelho, o que é?

#12728 | PMEQAAT | 12 nov 2001 10:38 | Em resposta a: #12726

ExmºSenhor Francisco Pimentel

Tem toda a razão.O erro foi meu.

O administrador do concelho é isso mesmo que acabou de referir:Um representante da Administração Central,isto é,da Coroa,junto dos orgãos de Administração local concelhia.Isto vem na esteira de um código administrativo de cariz mais centralizador.

A dita figura não tem equivalência nos nossos dias.

Com os melhores cumprimentos,

Pedro Ahrens Teixeira

Resposta

Link directo:

RE: administrador de concelho, o que é?

#12788 | pimentel | 13 nov 2001 12:00 | Em resposta a: #12727

Caro F de Mendia
Julgo que um presidentye de uma comissão gestora, é como o nome indica, o gestor de uma comissão, talvez provisória , enquanto a camara está em instalação. ( camara criada de novo). Ou por outro lado , quando o presidente em funções caí, por ex. demitiu-se, morreu, foi demitido etc, e não se fazem logo eleições, ou seja , fica uma comissão de gestão, provisória enquanto não vem novo presidente de Camara.
è provavel que um presidente de comissão gestora, fique depois como presidente da camara, já que pela logica é o mais bem colocado para tal.
Estas informações, são o que eu penso, se vir algo nos books, comunicar-lhe-ei de imediato
um abrç
Francisco Pimentel

Resposta

Link directo:

RE: administrador de concelho, o que é?

#12815 | Mendia | 13 nov 2001 16:05 | Em resposta a: #12788

Caro Francisco Pimentel,

Antes de mais, obrigado pela sua resposta.
Pela lógica também me parece ser como disse, mas neste caso, em Torres Novas, os presidentes da comissão gestora sucediam-se uns aos outros. Tanto em tempo de monarquia, como já na república.
Deve haver outra diferença.

Um abraço,

Francisco de Mendia

Resposta

Link directo:

RE: administrador de concelho, o que é?

#30573 | aaas | 13 nov 2002 13:28 | Em resposta a: #12569

A figura do "Administrador de Concelho", criada com a reforma administrativa de Rodrigo da Fonseca (1835), vem substituir uma outra, a do Provedor.
Esta reforma, de cariz liberal e descentralizador, veio reforçar o poder deliberativo camarário (divergindo os autores quanto à substancialidade reformista).
Constituiu uma tentativa de travar a reforma administrativa anterior, de cunho centralista, protagonizada por Mouzinho da Silveira (Decreto n.º 23, de 16 de Maio de 1832).

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 09 mai 2024, 14:05

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen