Certidão de Nascimento no Brasil - Ajuda

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Arquivos | Brasil

Certidão de Nascimento no Brasil - Ajuda

#125176 | andremc | 18 ago 2006 02:31

O meu bisavô, Víctor José Pereira de Moraes, nasceu no Rio de Janeiro a 17.01.1890, tendo morrido em Barra Mansa, estado do Rio de Janeiro a 15.08.1951.
Tenho passado horas a fio a tentar descobrir onde posso encontrar a sua certidão de nascimento. Tendo casado em Lisboa, pensei que talvez estivesse em Portugal. Mas não a consigo encontrar. Telefonemas múltiplos para o Brasil não deram em nada. Nem sequer descobri quem me possa informar, com autoridade, do possível paradeiro das certidões.
Como moro em Inglaterra o caso fica ainda mais complicado, pelo que decidi pedir ajuda neste forum, onde tenho aprendido mais em meia hora de leitura, que em várias conversas telefónicas!
Muito agradecia a quem me pudesse indicar qual a melhor estratégia a tomar.
Com os melhores cumprimentos,
André Moraes Campos

Resposta

Link directo:

Certidão de Nascimento no Brasil - Ajuda

#125180 | Lourval | 18 ago 2006 05:39 | Em resposta a: #125176

Caro André,

Seu bisavô pode ter tido uma certidão de nascimento ou não ter tido. Nestes anos não era obrigatória a obtenção da certidão de nascimento aqui no Brasil. Entre meus antepassados e seus colaterais destes anos de 1890 alguns têm certidão de nascimento, outros não. Mas com quase toda a certeza ele foi batizado. Escreva para a Arquidiocese do Rio de Janeiro e peça pela busca. Quem sabe você não dá sorte. O endereço é: arquid@arquidiocese.org.br

Cumprimentos
Lourval

Resposta

Link directo:

RE: Certidão de Nascimento no Brasil - Ajuda

#125189 | andremc | 18 ago 2006 11:46 | Em resposta a: #125180

Caro Lorval,

Muito agradeço a gentileza e prontidão da sugestão, que concerteza seguirei.

Os melhores cumprimentos
André

Resposta

Link directo:

RE: Certidão de Nascimento no Brasil - Ajuda

#125192 | MCNN | 18 ago 2006 12:32 | Em resposta a: #125176

Caro André

Já tentou obter a certidão de casamento do seu bisavô ? Provavelmente indicará a paróquia em que ele nasceu no Rio de Janeiro. Isso facilitará em muito a localização do seu registo de baptismo.

Já agora, sabe a data aproximada em que o seu bisavô casou ? E em que paróquia de Lisboa ? E sabe também o nome completo da sua bisavó ?

De posse dessa informação, será possível obter na respectiva Conservatória do Registo Civil de Lisboa a certidão de casamento.

Um abraço

Mário César Navarro

Resposta

Link directo:

RE: Certidão de Nascimento no Brasil - Ajuda

#127710 | sandri43 | 07 set 2006 21:45 | Em resposta a: #125176

Acho que nossos antepassados sejam parentes.Procuro em Portugal o casamento de meu 5º avô Apolinario Pereira de Moraes(Braga-PT) e Bernarda Maria de Paiva(Porto-PT).Devm ter casado em Braga ou no Porto.Não tenho a data exata 1750 a 1780.
Como tens a data de falecimento do teu Pereira de Moraes,em Barra Mansa.Acho que o caso é fácil de ser resolvido. Barra Mansa é um municipio do Rio de Janeiro.
Certidões de óbito em Barra Mansa podes conseguir em:
1-Oficio do Registro Civil e Tabelionato de Notas- 1º distrito
Telefone 24 3323 3228 funciona das 9 as 17 horas.
2-Oficio do Registro Civil e Tabelionato de Notas de Rialto- 3º distrito
Telefone 24 3328 1168
3-Cartório da 4ª Vara Civil
Telefone 24 3325 3600
Como o ano de falecimento é de 1951, se não estiver nestes cartórios dificilmente será em Barra Mansa.
Se já entrou em contato com estes cartórios e não encontrou aí a coisa fica bastante dificil.
Se souber alguma coisa dos meus Pereria de Moraes por favor comunique.

Resposta

Link directo:

RE: Certidão de Nascimento no Brasil - Ajuda

#128064 | SENSIVELDMAIS | 11 set 2006 17:22 | Em resposta a: #125176

ola,vou tentar te ajudarmliga nos cartorios de registros civis da duas cidades,passao nome completo e filiaçao ano de nascimento,la vc achra com certeza,eu achei os meus em portugal.espero ter ajudado vc bjos

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 11 jun 2024, 13:37

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen