Aníbal Mariani Pinto (Gaia)

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Famílias | Cargos | Regiões

Aníbal Mariani Pinto (Gaia)

#124924 | Francisco Queiroz | 14 ago 2006 22:17

Gostaríamos muito de entrar em contacto com descendentes de Aníbal Mariani Pinto ou dos Mariani em geral, família que no fim do século XIX e no início do século XX viveu em Gaia e esteve muito ligada à indústria.
Motivo: estudo de investigação sobre indústria em Gaia.
Gratos
Francisco Queiroz / Ana Margarida Portela
(...)

Resposta

Link directo:

RE: Aníbal Mariani Pinto (Gaia)

#134669 | JAA | 19 nov 2006 13:19 | Em resposta a: #124924

Sou trisneto do fundador da fabrica de Gaia.Digam o que necessitam e veremos se é possivel. Têm na casa museu Teixeira Lopes em Gaia o Busto do fundador.

Resposta

Link directo:

RE: Aníbal Mariani Pinto (Gaia)

#134976 | Francisco Queiroz | 21 nov 2006 22:35 | Em resposta a: #134669

Em primeiro lugar, agradeço o contacto espontâneo. O principal interesse nos Mariani é a figura de Aníbal Mariani Pinto e o seu perfil como capitalista e industrial. Para já, se puder responder, gostaria de saber o essencial: quando e onde nasceu, quando e onde faleceu, em que casa viveu, com quem casou, de quem era filho, qual a relação com José Mariani, industrial de tecidos. Enfim, haveria mais perguntas, que poderão talvez ficar para outra altura. Se preferir, pode contactar-me directamente através de francisqueiroz[arroba]clix[ponto]pt
Cumprimentos,
Francisco Queiroz

Resposta

Link directo:

RE: Aníbal Mariani Pinto (Gaia)

#166115 | FraQueiroz | 30 ago 2007 08:09 | Em resposta a: #134669

Renovo o apelo
Francisco Queiroz

Resposta

Link directo:

RE: Mariani Romariz (Mafamude - V.N.Gaia)

#166132 | JMSA | 30 ago 2007 12:40 | Em resposta a: #166115

Caro Confrade Francisco Queiroz,
Tenho conhecimento de um casamento em Gaia, entre uma Senhora Mariani com Fernando Monteiro Romariz (família ligada aos vinhos do Porto). Este casal tem pelo menos um filho - Carlos Mariani Romariz - que casou com uma prima, Angélica da Rocha Romariz, de Mafamude, Vila Nova de Gaia.
Melhores cumprimentos
JMSA

Resposta

Link directo:

RE: Mariani Romariz (Mafamude - V.N.Gaia)

#166192 | FraQueiroz | 30 ago 2007 23:16 | Em resposta a: #166132

Obrigado
FQ

Resposta

Link directo:

RE: Mariani Romariz (Mafamude - V.N.Gaia)

#178258 | Tiago Gorgal | 30 dez 2007 21:55 | Em resposta a: #166192

Caro Francisco Queiroz,

Mais uma achega:

Rosa Machado Mariani (n. em Mafamude, em 27 de Julho de 1912- f. em 17 de Março de 1991), filha de Pedro Mariani Pinto e de Maria Rosa Machado. Casou com
António Duarte Gorgal, encontrando-se ambos sepultados em jazigo de família do cemitério de Mafamude, juntamente com vários parentes Mariani.

Cumprimentos,
Tiago Gorgal

Resposta

Link directo:

RE: Mariani Romariz (Mafamude - V.N.Gaia)

#178317 | FraQueiroz | 31 dez 2007 21:10 | Em resposta a: #178258

Muito obrigado.
Suponho que não saiba responder a nenhuma das minhas questões. De qualquer modo, renovo o apelo. Não pretendo fazer uma genealogia dos Mariani, mas sim saber dados sobre Aníbal Mariani Pinto (capitalista e industrial):
- quando e onde nasceu?
- quando e onde faleceu?
- em que casa viveu?
- com quem casou (se é que casou)?
- de quem era filho?
- qual a relação de parentesco com José Mariani, industrial de tecidos?
E mais perguntas, embora estas sejam as mais importantes, porque se conseguir saber as respostas poderei avançar com mais facilidade na pesquisa.
Cumprimentos,
Francisco Queiroz
francisqueiroz[arroba]clix[ponto]pt

Resposta

Link directo:

RE: Mariani Romariz (Mafamude - V.N.Gaia)

#178321 | LCM | 31 dez 2007 21:34 | Em resposta a: #178317

Em 1903, segundo o "Annuario Commercial" desse ano, era Secretário da Assembleia-geral da Companhia Rio Ave e morava na Rua do Barão do Corvo, Vila Nova de Gaia.

Cumprimentos
Lourenço Correia de Matos

Resposta

Link directo:

RE: Aníbal Mariani Pinto (Gaia)

#178324 | FraQueiroz | 31 dez 2007 22:44 | Em resposta a: #178321

Não sabia ainda. Muito obrigado pela achega, que é mais importante do que à primeira vista possa parecer.
Francisco Queiroz

Resposta

Link directo:

RE: Mariani Romariz (Mafamude - V.N.Gaia)

#178325 | suzy gama | 31 dez 2007 23:43 | Em resposta a: #178317

Boa noite

Não tenho qualquer informação acerca do senhor Anibal Mariani mas ao ler este tópico e por curiosidade fui dar uma vista de olhos na Net e encontrei algumas pessoas Mariani que vivem ainda em Gaia.
A maioria de nós aqui do forum fazemos genealogia das nossas familias como puros amadores sem quaisquer interesses financeiros e por experiência própria lhe digo que com um pouco de esforço, alguns contactos escritos ou telefónicos conseguirá alguma coisa. Já consultou os paroquiais de Gaia dos finais do sec XIX?
Como consta do vosso site, têm experiência em genealogia.

Boa sorte na pesquisa
Susana

Resposta

Link directo:

RE: Aníbal Mariani Pinto (Gaia)

#178341 | pachancho | 01 jan 2008 12:52 | Em resposta a: #178324

Caro Francisco,

no site do ADP, existem alguns documentos referentes a:

Código de referência PT/ADPRT/NOT/CNVNG05/001/1242/00263

Título Sociedade Fabrica de lanificios , camisolas e malhas. Dissolvida a 24 de Janeiro de 1908, lv. 243, fl. 71

Datas 1907-11-20

Nível de descrição Documento simples

Produtores António Ribeiro Mariani

Localização física Fl. 46v



entre outros. Talvez a AEP - Associação Empresarial de Portugal (antiga Associação Industrial Portuense) e o seu Centro de Documentação o possam ajudar.

cumprimentos
Paula Peixoto

Resposta

Link directo:

RE: Aníbal Mariani Pinto (Gaia)

#178568 | FraQueiroz | 02 jan 2008 23:53 | Em resposta a: #178341

Muito obrigado. É certamente familiar, mas não é ainda o Mariani que me interessa. Quanto à AEP, não creio que me possam ajudar neste aspecto.
Francisco Queiroz

Resposta

Link directo:

RE: Mariani

#178574 | FraQueiroz | 03 jan 2008 00:20 | Em resposta a: #178325

Cara Susana
Há dados que se encontram nos arquivos e há outros que não. E mesmo para se começar a procurar em arquivos, sobretudo tratando-se daquele "limbo" que é o início do século XX (em que alguns documentos estão ainda em conservatórias, onde não é geralmente permitida consulta livre), é preciso uma pista inicial.
Sobre Aníbal Mariani Pinto tenho alguns dados biográficos, mas não tenho ainda essa pista inicial para procurar o resto nos arquivos (não tenho qualquer dado genealógico). Quanto a contactar hipotéticos familiares aleatoriamente (e valendo-me da experiência que mencionou), garanto-lhe que a esmagadora maioria das pessoas que usam um determinado apelido não sabem (nem se interessam por saber) o tipo de dados que aqui solicitei, ainda para mais sobre alguém que já morreu talvez há uns 80/90 anos. Este é um fórum de genealogia e é de acordo com essa ideia que eu irei pacientemente aguardar que alguém também interessado neste tema "tropece" na mensagem e assim nos possamos ajudar mutuamente. Não estou "desesperado" ao ponto de ir agora telefonar a todos os Marianis das listas telefónicas. Aliás, como já deve ter reparado, existem vários ramos desta família, não sendo o que me interessa o ramo "principal".
Estamos a falar de uma pesquisa pessoal despertada por um trabalho académico anterior, uma entre muitas pequenas pesquisas que se vão fazendo à medida do escasso tempo livre disponível e aproveitando os elementos novos que vão sendo encontrados (pesquisa essa pela qual não recebo qualquer provento, como é óbvio, muito pelo contrário).
De qualquer modo, agradeço que tenha tirado algum do seu tempo para me responder.
Cumprimentos,
Francisco Queiroz

Resposta

Link directo:

RE: Mariani

#194532 | FraQueiroz | 28 abr 2008 19:06 | Em resposta a: #178574

Acrescento que Aníbal Mariani Pinto comprou a casa onde viveu Fanny Owen, em Vilar do Paraíso, hoje conhecida como Villa Alice.
Mantenho o apelo.
Francisco Queiroz
francisqueiroz[arroba]clix[ponto]pt

Resposta

Link directo:

RE: Mariani

#194569 | valboa | 28 abr 2008 22:20 | Em resposta a: #194532

Existe no Porto a Senhora Dona Maria José Mariani Rodrigues que vive na rua ´Sá da Bandeira.

Julgo que deve ter uma ligação muito próxima com O Anibal Mariani Pinto, neta ou eventualmente filha pois já deve ter mais de 80 anos.

cump.

Jorge albuquerque da quinta

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 09 mai 2024, 18:43

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen