Origem Familia Nobre

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Brasil

Origem Familia Nobre

#124837 | lucy38 | 14 ago 2006 01:20

Gostaria de saber a origem da Familia Nobre no Brasil e no Exterior

Resposta

Link directo:

RE: Origem Familia Nobre

#124866 | Gilson Nazareth | 14 ago 2006 15:11 | Em resposta a: #124837

Lucy,
Descendo dos Nobre de Almeida,Almeida Nobre do Nordeste brasileiro.Destes tenho a origem.Seus Nobre são de onde?
Abraço
Gilson Nazareth

Resposta

Link directo:

RE: Origem Familia Nobre

#124870 | lucy38 | 14 ago 2006 15:19 | Em resposta a: #124866

Gilson,
Meus avos sao de Terra Nova-Ba.E so o que sei.
Se tiver mais informacoes me comunique.
Abraço
Lucy.

Resposta

Link directo:

RE: Origem Familia Nobre

#124909 | victorferreira | 14 ago 2006 22:02 | Em resposta a: #124837

A partir da Base aqui do Genea:
"1•De acordo com algumas tradições familiares, "Nobre" era, também, o nome que as religiosas da Santa Casa da Mesericórdia davam às crianças que eram abandonadas na roda e que, pelos trajes ricamente trabalhados, indiciavam origem nobre.
2•Nome proveniente de alcunha, haverá diversas famílias que o adoptaram por apelido, embora tivessem origens diferentes. Sabe-se que existiu em Tavira, no Algarve, uma família Nobre que usou por armas:
- de vermelho, uma torre de prata, lavrada de negro, assente num rio de prata aguado de azul, acompanhada à sinistra por uma cabeça de mouro, toucada de prata e azul, boiando na água. Timbre: um braço armado de prata, com a mão de carnação, com que segura pelos cabelos uma cabeça de mouro.
..."

Como vê, deve haver muitas famílias com esse apelido, e nada aparentadas umas com as outras, sobretudo se o primeiro a ter esse nome foi um órfão da roda.
Tudo o que V. puder 'levantar' sobre uns 'Nobre' que encontre na literatura, pode ou não ter alguma coisa a ver consigo. Podem aparecer-lhe milhentos 'Nobre' aqui no Forum, e nenhum ter nada a ver consigo (o que aliás, pode acontecer com qualquer pessoa, com qualquer apelido, por mais raro ou sofisticado que possa ser).

Mas isso não deve desanimar ninguém. A maneira mais segura de saber quem são os SEUS 'Nobre' é fazer pesquisa de ancestrais a partir dos registos de nascimento (e baptismo a partir de uma certa data), o seu próprio, dos Srs. seus Pais, seus Avós, Bisavós e por aí adiante (e também dos registos de casamento e óbito).
Boa sorte nas suas pesquisas. VF
P.S.: um grande amigo meu tem de apelido 'Nobre de Gusmão'

Resposta

Link directo:

RE: Origem Familia Nobre

#127530 | Gilson Nazareth | 05 set 2006 21:50 | Em resposta a: #124909

Caro Victor Ferreira,
Tudo certo?
Teho um trabalho de antropominia sobre o sobrenome Nobre.Primeiro só como apelido(adjetivo) e depois como substantivo.
Substantivo quando com D.Sebastião os burgueses podem conquistar tal condição ,antes restrita aos fidalgos.
Poderia precisar onde,quando e sob o testemunho de quem o senhor colheu esta informação.
Quero citar este uso nas notas de rodapé mas preciso dar uma indicação mais precisa.
Grande abraço
Gilson Nazareth

Resposta

Link directo:

Fontes nobres

#127564 | victorferreira | 06 set 2006 10:57 | Em resposta a: #127530

Caro G. Nazareth,
Como escrevi na primeira linha, o texto foi tirado directamente daqui do Genea.
Na barra verde ali em cima (Home, Forum, etc...), à direita tem "Pesquisar", escreva "Nobre" (ou outro apelido qualquer) no espaço em branco, mude para "Famílias" na janela e clique na seta verde. Se quer saber a fonte deles, pode enviar-lhes um mail para "Moderador".
Agora sobre ter sido sob D. Sebastião que os burgueses (ou não nobres em geral) conquistaram a possibilidade de o ser ... parece-me uma asserção que necessitaria de ser confirmada. É que há séculos que o Rei, qualquer Rei, podia fazer ascender quem ele bem quisesse a esse estatuto. Aliás, é uma sua prerrogativa exclusiva, e que era usada com mais ou menos parcimónia conforme a ocasião o exigisse, por feitos de armas em geral, mas não só. Até não-cristãos foram enobrecidos por serviços administrativos ou financeiros à coroa, como sabe.
Por isso, permita-me lançar (muito modestamente, repito) esta necessidade de esclarecimento suplementar sobre o citado 'enobrecimento de burgueses a partir do reinado de D. Sebastião'.
Sugiro que ponha essa dúvida aos nossos confrades mais versados no tema como o «alentejo», o «JCC», o «SUÃO», o «Eduardo Osório», o Dr. Ferreira do Amaral (cujo nick não me lembro agora), o «jonezes», para só citar alguns.
Cumprimentos. VF

Resposta

Link directo:

RE: Fontes nobres

#127585 | Gilson Nazareth | 06 set 2006 15:35 | Em resposta a: #127564

Caro Victor,
Muitíssimo abrigado.
Posso lhe mandar o texto completo,é parte de minha tese de doutorado ainda não publicada.
Gostaria de fazê-lo para seu enderêço pessoal na internet.
Grande abraço
Gilson
P.S. Passei por uma banca braba,só cobras de peçonha.

Resposta

Link directo:

RE: Origem Familia Nobre

#128942 | arianaerbon | 19 set 2006 19:32 | Em resposta a: #124866

Olá! Meu nome é Andreia de Oliveira Nobre e sou brasileira. A origem mais remota da minha família é meu avô, Arnóbio Rosa de Farias Nobre, ex-presidente do Banco da Amazõnia e ao que tudo indica, natural de Rondônia. Mu pai nasceu lá também, mas infelizmente é só o que sei da família. Também eu estou em busca da origem desse sobrenome. Qualquer informação eu agradeço. Obrigada.

Resposta

Link directo:

RE: Fontes nobres

#155874 | anobre | 12 mai 2007 00:28 | Em resposta a: #127585

Boa noite,
Sou uma das últimas descentedntes dessa família de apelido Nobre da região de Tavira. Também ando à procura das raízes da minha família, pois apenas se conseguem dados até aos trisavós, correndo a história de que o apelido seria devido a uma alcunha aplicada a uma família que veio fugida do Norte do país durante as questões Liberais e Miguelistas. Segundo consta, esta família viveu isolada da comunidade residente, mantendo a sua verdadeira origem em segredo. Do seu estilo e modo de vida ganharam a alcunha "Nobre", que passou a apelido.
Gostaria de obter mais alguns dados e, se possível, confirmar a veracidade desta história.
Obrigada

Ana Nobre

Resposta

Link directo:

RE: Nobre - Tavira

#155882 | rmfrp | 12 mai 2007 01:31 | Em resposta a: #155874

Cara Ana Nobre:

Em função da minha experiência de pesquisas parece-me pouco provável que a história que corre na sua família esteja correcta. Acredito que uma investigação mais aprofundada da sua ascendência venha a revelar que o apelido Nobre é bem mais antigo do que essa tradição familiar indica.

De facto, o apelido Nobre já existia em Tavira muito antes da guerra civil que opôs liberais e miguelistas no século XIX. Eu próprio já vi registos de Tavira anteriores a 1600 em que são referidas pessoas deste apelido.

Há neste Fórum vários investigadores interessados na família Nobre de Tavira. Se nos indicar quais são as pessoas mais antigas a que conseguiu chegar até este momento talvez possamos dar-lhe novos dados, ou pelo menos algumas indicações úteis.

Com os melhores cumprimentos,

Rui Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Fontes nobres

#156053 | Toneca | 14 mai 2007 09:46 | Em resposta a: #155874

Cara Ana Nobre,

Consegui investigar o apelido Nobre dos meus antepassados,embora já não o use,até cerca de 1760,quando um Dr.Jacinto Nobre foi para o Brasil.Mais tarde surgiram os Nobre Pereira de Almeida,incluindo uma tetravó minha. Este ramo Nobre era de Vila Verde dos Francos,concelho de Alenquer.
Para saber mais sobre o apelido Nobre,sugiro que vá ao tópico Apelido Nobre,por mim iniciado,onde poderá colher qualquer informação que lhe possa interessar.

Cumprimentos,

António Carvalho (Toneca)

Resposta

Link directo:

RE: Origem Familia Nobre

#156069 | carlos luiz | 14 mai 2007 12:52 | Em resposta a: #124909

Caro senhor Victor
Eu tambem tenho um ramo Nobre do Redondo-Evora, anos de 1620, e como de acordo consigo, vou tentando saber donde vem, apartir de registos de baptismos com algumas dificuldades. Eu ainda não fui a Lamego, talvez quando chegar a Portugal!
Cumprimentos
Carlos Luiz

Resposta

Link directo:

A precaridade dos livros

#156092 | salen | 14 mai 2007 17:48 | Em resposta a: #156069

Caro 'Senhor Carlos',
De facto é difícil ir a Lamego sem primeiro pôr os pés em Portugal. A não ser que vá de helicóptero ...
Pesquisando a partir de fora do país, como chegou a 1620? 'Mórmons'?
A manutenção de livros fora dos arquivos distritais - em particular os de Lamego e os de Elvas, afora os muitos outros - é de facto 'a pain in the neck'. Há dias soube que alguns livros de algumas Freguesias da minha zona estão na posse do espólio de um solar, particular. Vá lá que ainda bem que o proprietário 'salvou' os livros, sabe Deus em que circunstâncias. Mas uma vez (re)descobertos deveriam acto contínuo ser encaminhados para os Distritais.
Por isso 'Senhor Carlos', não nos frustremos com a inexistência de livros. Eles são de facto muito 'perecíveis' e é uma sorte termos tantos neste país.
Continuação de boas pesquisas. 'Senhor Victor'

Resposta

Link directo:

RE: A precaridade dos livros

#156126 | carlos luiz | 14 mai 2007 21:49 | Em resposta a: #156092

Caro Vitor

As minhas pesquisas, sao feitas em Lisboa, quando estou em Portugal, na T. do Tombo, no distrito de Castelo Branco!
No de Portalegre, é custa de euros, que os foncionãrios gentilmente lá vão fazendo buscas nas freguesias deste Alto Alentejo, enviando os meus assentos paroquiais. Quanto ao assento mais antigo, data de 1619 de Sousel!

Quanto ao Lamego, vou tentar de novo escrever com dados novos, pode ser que tenha mais sorte desta vez.
Cumprimentos ao (SENHOR VICTOR)
Carlos Luiz

Resposta

Link directo:

Origem Familia Nobre

#445636 | RamonNobre | 04 fev 2023 09:50 | Em resposta a: #155874

Cara Ana, bom dia!

Sou do Brasil e tenho 40 anos, meu sobrenome é Nobre também, lembro-me quando criança ouvir meus tios e meus avós falando que a origem de nossa família é de Tavira em Portugal, que inclusive meus bisavô sempre recebia e enviava cartas para parentes nessa região de Portugal.

O que me recordo de minha avó falando a respeito é que vieram 03 irmãos da família Nobre de Portugal, 02 ficaram no Nordeste do Brasil (donde eu sou), e outro foi para região Sudeste também do Brasil.

Em pesquisa realizada pelo Google encontrei já faz alguns anos uma notícia de que somos Judeus oriundos da Espanha, que fugiram da inquisição espanhola para Portugal e, estando nessa Nação "aportuguesaram" o sobrenome que "originalmente" era escrito "NOBLE".

Fato curioso: certa vez eu tive um sonho que morava numa cidade nos Estados Unidos da América, uma cidade bem típica do interior estadunidense e inclusive via a placa com o nome da cidade (Sheffield (Massachusetts), ao pesquisar a respeito da localidade descobri que um dos fundadores era do sobrenome ou apelido (acho que é assim que vocês falam em Portugal) NOBLE, ou seja provavelmente oriundo da família "primitiva" ainda dá Espanha do período inquisitorial.

https://pt.wikipedia.org/wiki/Sheffield_(Massachusetts)

Resposta

Link directo:

Origem Familia Nobre

#445637 | RamonNobre | 04 fev 2023 10:03 | Em resposta a: #445636

História
Editar

Vista de Sheffield em 1839
A terra foi comprada em 25 de abril de 1724, do chefe Konkapot e 20 outros nativos americanos Stockbridge Mahican . Seu preço era de 460 libras , 3 barris de sidra e 30 litros de rum . O município inferior de Housatonic (como Outhotonnook seria corrompido) foi estabelecido pela primeira vez por Matthew Noble de Westfield , que chegou em 1725.

O texto foi retirado do tópico história do seguinte link: https://en.wikipedia.org/wiki/Sheffield,_Massachusetts

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 13 mai 2024, 18:25

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen