Alfredo Douguet Lopes Chaves e Helena Zulmira

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Famílias | Regiões

Alfredo Douguet Lopes Chaves e Helena Zulmira

#124323 | FGJ | 04 ago 2006 22:49

Procuro descendentes do casal ALFREDO DOGUET LOPES CHAVES e HELENA ZULMIRA MONTENEGRO CHAVES, que morou no Porto em fins dos 1800/início dos 1900.Tinham uma neta de nome MARIA HELENA.
Atenciosamente,
Frederico
Rio de Janeiro
Brasil

Resposta

Link directo:

RE: Alfredo Douguet Lopes Chaves e Helena Zulmira

#144936 | Francisco Queiroz | 20 fev 2007 21:27 | Em resposta a: #124323

Caro Frederico.
Estou a escrever do Porto, onde essa família viveu. Mantenho o que disse na minha anterior mensagem. Por favor use o meu email francisqueiroz[arroba]clix[ponto]pt e envie mensagem com as suas dúvidas incluindo (ou anexando, no caso das fotos que refere) tudo o que já tem sobre ALFREDO DOGUET LOPES CHAVES ou sua mulher, de modo a que eu possa retribuir enviando para a sua caixa de correio electrónico o que tenho, a título particular.
Cumprimentos,

Resposta

Link directo:

RE: Alfredo Douguet Lopes Chaves e Helena Zulmira

#145313 | FGJ | 24 fev 2007 19:29 | Em resposta a: #144936

Caro FRANCISCO,
Notei que escreveu "...onde essa família viveu."
Gostaria de saber desde já se vive ainda no Porto algum MONTENEGRO CHAVES descendente de ALFREDO e ZULMIRA.
Atenciosamente,
FREDERICO GRINBERG JR em 24/2/2007 do Rio de Janeiro-RJ.
Pesquisando:MONTENEGRO(RJ/SP/MG/ES),
BETTINI (RJ/SP/MG/ES; Castelnovo Bariano-IT; Quingentole-IT; Sermide-IT)
e TEIXEIRA VILLELA (Rio de Janeiro-RJ, Campinas-SP e Porto Ferreira-SP) e LAURIA (BR/ITALIA/PORTUGAL).

Resposta

Link directo:

RE: Alfredo Douguet Lopes Chaves e Helena Zulmira

#175456 | FGJ | 06 dez 2007 15:16 | Em resposta a: #144936

Caro FRANCISCO,
Foi com grande prazer que vi a linhagem de minha tia-bisavó HELENA ZULMIRA MONTENEGRO (CHAVES) postada na GENEALL.
Suponho q você tenha sido o autor da inserção dos dadose; por isso, informo que HELENA ZULMIRA NASCEU em 23/04/1846 no Rio de Janeiro. Batizada na Freguesia do Santíssimo Sacramento da Antiga Sé em 11/06/1848, sendo padrinhos Henrique José de Mattos e Constança Augusta Menezes de Mattos.
Estranho a ausência entre os filhos de HELENA e ALFREDO DOUGUET LOPES CHAVES a do ALFREDO DOUGUET LOPES CHAVES JUNIOR, nascido em 06/05/1872 em Santo Ildefonso, cidade do Porto.
Neto materno de Luciano Cardoso Pinto Monte Negro e de Helena Carolina de Matos Monte Negro. Neto paterno de João José Lopes Chaves e de Casimira Douguet Chaves.
Filho de Alfredo Douguet Lopes Chaves_proprietário, natural do Porto_ e de Helena Zulmira Monte Negro_natural do Rio de Janeiro.
Em 29/10/1890 Alfredo Junior requereu a matrícula no 1º ano de Desnho Histórico e no 1º ano de Arquitetura Civil da Academia Portuense de Belas Artes_atual Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto. Consultados os Livros de Actas da FBA, não foram encontradas referências aos seus exames, peloque se conclui que, apenas requereu matrícula ou frequentou sem ter tido aproveitamento.
Na ocasião do requerimento de matrícula,Alfredo e seus pais residiam no Largo da Batalha, cidade do Porto.(Correspondência da FBA/UP em 21/02/2007).
Aguardo seus comentários aqui no nosso Forum.
Cumprimentos,
FREDERICO GRINBERG JR em 6/12/2007 do Rio de Janeiro-RJ.
Pesquisando:MONTENEGRO(RJ/SP/MG/ES),
BETTINI (RJ/SP/MG/ES; CastelnovoBariano-IT, Quingentole-IT)
e TEIXEIRA VILLELA (Rio de Janeiro-RJ, Campinas-SP e Porto Ferreira-SP)
e LAURIA (BR/ITALIA).

Resposta

Link directo:

RE: Alfredo Douguet Lopes Chaves e Helena Zulmira

#175762 | FraQueiroz | 09 dez 2007 18:09 | Em resposta a: #175456

Não fui eu quem inseriu esses dados no Geneall. Por isso, não tem que estranhar essas óbvias omissões. Ainda assim, lembro que o meu interesse sobre Alfredo Douguet Lopes Chaves é biográfico e não genealógico. Interessam-me somente uma geração para trás e uma geração para a frente (seus pais, esposa e filhos).

Resposta

Link directo:

RE: Alfredo Douguet Lopes Chaves e Helena Zulmira

#175792 | FGJ | 09 dez 2007 20:56 | Em resposta a: #175762

FRANCISCO,
A que você atribue a omissão do ALFREDO D L C JUNIOR na lista de descendentes de HELENA ZULMIRA?
Atenciosamente,
FREDERICO

Resposta

Link directo:

Chaves & Sartoris.

#175832 | mtt | 10 dez 2007 02:46 | Em resposta a: #175762

Caro Francisco Queiroz
Tem alguma informação sobre um italiano, de seu nome Giuseppe Sartoris, que foi efémero sócio de Alfredo Chaves na rua de Santo António?
Estou particularmente interessado no casamento e na descendência.
Cumprimentos,
Manuel.

Resposta

Link directo:

RE: Alfredo Douguet Lopes Chaves e Helena Zulmira

#175852 | Granja | 10 dez 2007 12:22 | Em resposta a: #124323

Caro Frederico

Conheço uns ramos de LOPES CHAVES em Trás-os-Montes e possivelmente alguns teriam passado ao Porto. Pode ser que sejam dos mesmos. Se me souber dizer os pais ou os avós de Alfredo pode ser uma boa pista.

Um abraço

Filipe Pinheiro de Campos

Resposta

Link directo:

RE: Alfredo Douguet Lopes Chaves e Helena Zulmira

#175864 | FGJ | 10 dez 2007 14:33 | Em resposta a: #175852

Caro FILIPE,
Aqui vai o q sei sobre ALFREDO DOUGUET LOPES CHAVES JÚNIOR.
Nasceu em 6/05/1872, em Santo Ildefonso, Porto.
Filho de: ALFREDO DOUGUET LOPES CHAVES, de profissão proprietário, natural da mesma cidade, e de HELENA ZULMIRA MONTE NEGRO, natural do Rio de Janeiro.
Residentes no Porto, Praça da Batalha.
Neto paterno de JOÃO JOSÉ LOPES CHAVES e de CASIMIRA DOUGUET CHAVES.
Neto materno de LUCIANO CARDOSO PINTO MONTE NEGRO e de HELENA CAROLINA DE MATOS MONTE NEGRO;
Requereu a matrícula nesta Escola, no 1º ano de Desenho Histórico e 1º ano de Arquitectura Civil, em 29/10/1890.
Consultei os livros de actas e não encontrei referência aos seus exames, pelo que se conclui que, apenas requereu matrícula ou frequentou sem ter tido aproveitamento.
FONTE: Fac Belas Artes/Universidade do Porto em 11fevereiro2007.
Aguardo seus comentários aqui no nosso Forum.
Cordialmente,
FREDERICO GRINBERG JR em 10/12/2007 do Rio de Janeiro-RJ.
Pesquisando:MONTENEGRO(RJ/SP/MG/ES),
BETTINI (RJ/SP/MG/ES; CastelnovoBariano-IT, Quingentole-IT)
e TEIXEIRA VILLELA (Rio de Janeiro-RJ, Campinas-SP e Porto Ferreira-SP)
e LAURIA (BR/ITALIA).

Resposta

Link directo:

RE: Chaves Sartoris.

#175866 | FGJ | 10 dez 2007 14:39 | Em resposta a: #175832

Prezado MANUEL,
O ALFREDO CHAVES, sócio do SARTORIS, é o ALFREDO DOUGUET LOPES CHAVES de q venho tratando? Em q cidade se deu tal sociedade?
Atenciosamente,
FREDERICO GRINBERG JR em 10/12/2007 do Rio de Janeiro-RJ.
Pesquisando:MONTENEGRO(RJ/SP/MG/ES),
BETTINI (RJ/SP/MG/ES; CastelnovoBariano-IT, Quingentole-IT)
e TEIXEIRA VILLELA (Rio de Janeiro-RJ, Campinas-SP e Porto Ferreira-SP)
e LAURIA (BR/ITALIA).

Resposta

Link directo:

Chaves & Sartoris.

#175874 | mtt | 10 dez 2007 15:10 | Em resposta a: #175866

Caro Frederico Grinberg Jr.
Não existe qualquer dúvida sobre a identidade do Alfredo Chaves, pois vi a escritura de constituição da sociedade Chaves & Sartoris.
Nela consta que Alfredo Douquet Lopes Chaves era casado, proprietário e morador na rua de Santo António, Porto.
Note que nos meus apontamentos tenho grafado Douquet, e não Doguet, como escreveu o Francisco Queiroz, ou Douguet como se lê nas suas mensagens, mas talvez o erro seja meu.
Eis um anuncio, publicado na Gazeta Portuense de 14 de Maio de 1868:

Gabinete Fotográfico.
Chaves & Sartoris.
Rua de Santo António, n.º 205.
Abrir-se-á no dia 24 de Maio este novo estabelecimento, sendo seu operador o snr. Giuseppe Sartoris. Neste estabelecimento fazem-se retratos em todo o tamanho. Este operador é já bem conhecido n’esta cidade pelos trabalhos que tem exposto ao público no atelier do Ilust.mo Snr. A. Pinto, rua do Bonjardim, e agora na rua de Santo António, etc...

Reparei que pesquisa também sobre Lauria e Bettini, relacionados com a Itália. Pensa que poderá existir alguma ligação, de quem usava esses apelidos (sobrenomes), ao Alfredo Chaves ou ao Giuseppe Sartoris?
Cumprimentos,
Manuel.

Resposta

Link directo:

RE: Chaves Sartoris.

#175891 | FGJ | 10 dez 2007 16:58 | Em resposta a: #175874

Prezado MANUEL,
1-Tudo q tenho diz DOUGUET. Pelo q entendi do anúncio tratava-se do q aqui se cham uma SOCIEDADE DE CAPITAL E INDÚSTRIA, um entra com o dinheiro e outro com o saber-fazer. Não lhe parece? Notar q DOUGUET é qualificado de PROPRIETÁRIO.
2-A respeito de fotógrafos portuenses, sugiro examinar: em 1895, a Photographia Guedes_ Rua Santa Catharina 262_ e já nos 1900, a Photo.Universal_Rua Cedofeita 95. Talvez nelas encontre o SARTORIS. Há na Geneall um tópico exclusivo sobre ANTIGOS FOTÓGRAFOS; veja lá uma busca sobre Sartoris.
3-Como você qualificaria a RUA DE SANTO ANTÓNIO àquela altura? Alta burguesia? Classe média? Bairro decadente e ou ascendente?
4-BETTINI e LAURIA nada têm a ver com SARTORIS, pelo menos até onde cheguei sobre eles.
Atenciosamente,
FREDERICO

Resposta

Link directo:

Chaves & Sartoris.

#175897 | mtt | 10 dez 2007 17:30 | Em resposta a: #175891

Caro Frederico
A sociedade era do tipo que presume, mas Alfredo Chaves aspirava a também vir a dominar as técnicas de fotografia, pois um cláusula do contracto estipulava a obrigação de Sartoris partilhar com ele os seus conhecimentos, por forma a poderem, no futuro, trabalhar em conjunto.
Agradeço-lhe a chamada de atenção, mas conheço bem os tópicos sobre fotógrafos, nos quais participei, embora o meu interesse pelo assunto se esgote no que ao Sartoris diz respeito.
A rua de Santo António era a rua comercial por excelência, o mais prestigiado local para abrir um estabelecimento. Como local de residência penso que conferiria um estatuto mediano.
Perdoe a insistência mas não me respondeu quanto à ligação dos apelidos italianos a Alfredo Chaves. Tenho curiosidade sobre se ele estaria, de algum modo, ligado à Itália, o que, em caso afirmativo, poderia permitir a suposição de que terá desempenhado algum papel na vinda do sócio para Portugal.
Cumprimentos,
Manuel.

Resposta

Link directo:

RE: Chaves Sartoris.

#175914 | FGJ | 10 dez 2007 18:25 | Em resposta a: #175897

Prezado MANOEL,
BETTINI e LAURIA nada têm a ver com SARTORIS, até onde os pesquisei.
Desculpe-me a afobação.
Obrigado pelos esclarecimentos sobre a sociedade. e sobre o bairro.
Estou curioso sobre quem inseriu na Geneall os dados sobre os descendentes de ALFREDO e HELENA ZULMIRA, mas esqueceu de inserir o ALFREDO JUNIOR.
Vc sabe algo sobre os descendentes do casal Alfredo E helena?
Cpmts,
FGJ

Resposta

Link directo:

Chaves & Sartoris.

#175918 | mtt | 10 dez 2007 18:49 | Em resposta a: #175914

Caro Frederico
Presumo que, por equívoco, escreveu SARTORIS, querendo dizer que os apelidos italianos nada têm a ver com ALFREDO CHAVES, pois era sobre este que o pedido de esclarecimento incidia. Presumo bem?
Quanto ao resto, desconheço quem forneceu os dados, e lamento nada mais saber sobre os seus ascendentes, além do que aqui deixei expresso.
Não é impossível, no entanto, que alguma informação possa vir a surgir, no futuro, e se assim suceder, aqui lhe darei conhecimento dela.
Cumprimentos,
Manuel.

Resposta

Link directo:

RE: Chaves Sartoris.

#175922 | FGJ | 10 dez 2007 19:09 | Em resposta a: #175918

Caro MANUEL,
Afobei-me novamente.
bETTINI e LAURIA nada têm a ver com CHAVES ou com SARTORIS, até o ponto em q pesuisei a ambos.
Cumprimentos,
FGJ

Resposta

Link directo:

Lopes Chaves

#175925 | FGJ | 10 dez 2007 19:25 | Em resposta a: #175852

FILIPE,
Aqui no Brasil tivemos
FRANCISCO LOPES CHAVES
que em 1859 era BARÃO DE SANTA BRANCA
JACAREHY-SP
FONTE: http://brazil.crl.edu/bsd/bsd/almanak/al1860/00000058.html
Seria dos q vc conhece?
FGJ

Resposta

Link directo:

RE: Alfredo Douguet Lopes Chaves e Helena Zulmira

#175931 | FraQueiroz | 10 dez 2007 19:44 | Em resposta a: #175792

Nao lhe sei dizer

Resposta

Link directo:

RE: Chaves Sartoris.

#175932 | FraQueiroz | 10 dez 2007 19:49 | Em resposta a: #175832

Tenho conhecimento, mas não tenho os dados que pretende sobre Sartoris.

Resposta

Link directo:

RE: Alfredo Douguet Lopes Chaves e Helena Zulmira

#175948 | FGJ | 10 dez 2007 20:36 | Em resposta a: #175931

Obrigado,
FGJ

Resposta

Link directo:

RE: Chaves Sartoris.

#175968 | FraQueiroz | 10 dez 2007 22:31 | Em resposta a: #175874

A grafia correcta é Douguet
FQ

Resposta

Link directo:

RE: Alfredo Douguet Lopes Chaves e Helena Zulmira

#186893 | FGJ | 03 mar 2008 19:51 | Em resposta a: #175852

Caro FILIPE,
Como se pode saber quem inseriu no buscador da GENEALL os dados referentes aos descendentes de minha tia-bisavó HELENA ZULMIRA?
Cordialmente,
FREDERICO

Resposta

Link directo:

RE: Alfredo Douguet Lopes Chaves e Helena Zulmira

#186894 | Filipe PC | 03 mar 2008 19:56 | Em resposta a: #186893

Não faço a mínima ideia mas qualquer dado tem que passar pelo moderador pelo que deve contactá-lo.

Um abraço

Filipe

Resposta

Link directo:

RE: Alfredo Douguet Lopes Chaves e Helena Zulmira

#186900 | FGJ | 03 mar 2008 21:22 | Em resposta a: #186894

FILIPE,
Agradeço a pronta resposta.
Abraço,
FREDERICO

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 09 mai 2024, 12:37

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen