Casa dos Cunhas (Santo Estevão - Sabugal)

Este tópico está classificado nas salas: Património | Pessoas | Regiões

Casa dos Cunhas (Santo Estevão - Sabugal)

#123341 | helenatc | 22 jul 2006 17:56

Procuro informação sobre esta casa e Maria José da Cunha Tavares Osório, senhora da referida casa. Alguém tem informações?
Agradeço toda a ajuda.

Helena Teles de Castro

Resposta

Link directo:

RE: Casa dos Cunhas (Santo Estevão - Sabugal)

#123592 | helenatc | 25 jul 2006 14:46 | Em resposta a: #123341

Boa tarde a todos,
Reitero o meu pedido. Obrigada.
Helena Teles de Castro

Resposta

Link directo:

RE: Casa dos Cunhas (Santo Estevão - Sabugal)

#134944 | martinica | 21 nov 2006 19:14 | Em resposta a: #123341

Boa tarde,

Vou frequentemente à Aldeia onde ainda tenho família.
Li o seu pedido de informação e posso tentar ajudar - Não conheço nenhuma casa por este nome, mas Maria José Cunha é provável que encontre, não sei é se é Tavares Osório.
mas vou precisar de saber quem a procura e porquê - é possível?

Melhores cumprimentos
Mjoao

Resposta

Link directo:

RE: Casa dos Cunhas (Santo Estevão - Sabugal)

#135060 | helenatc | 22 nov 2006 17:12 | Em resposta a: #134944

Boa tarde,
Obrigada pela sua disponibilidade. Efectivamente o que procuro não é efectivamente Maria José da Cunha de Tavares Osório, minha trisavó, pois esta já faleceu há muito. O que gostava de saber é a quem pertence actualmente a tal Casa dos Cunhas, que lhe pertencia. Suponho que não será agora conhecida por esse nome, mas tanto quanto sei, é uma casa brasonada da aldeia do Sabugal. Provavelmente só habitantes mais antigos possam conhecer a história. Se por acaso conseguir obter qualquer informação agradeço desde já, porque efectivamente é o único elo perdido na minha ascendência! Acrescento que essa minha trisavó casou com António Teles Pereira de Vasconcelos e que ambos viveram na Guarda no Solar Teles de Vasconcelos, onde funciona actualmente a Biblioteca Municipal.
Com os melhores cumprimentos,
Helena Teles de Castro

Resposta

Link directo:

RE: Casa dos Cunhas (Santo Estevão - Sabugal)

#135065 | martinica | 22 nov 2006 17:58 | Em resposta a: #135060

Boa tarde,

Então devemos de estar a falar da falecido Srª. D. Maria José Telles de Vasconcelos de que me lembro de ouvir falar desde que nasci.... Verdade?

Peço desculpa a observação - mas a srª de quem estou a falar - segundo o que sei - não teve filhos .... só sobrinhos, da parte do esposo!

A casa com o brazão ainda existe no mesmo local, perto da igreja de Sto. Estêvão. Os novos donos mantiveram o jardim, a fachada, o portão, mas por dentro foi toda remodelada (infelizmente, porque segundo sei a casa era muito bonita). Os actuais donos também são naturais da aldeia - o Sr. José Robalo.

Não sei se estamos a falar do mesmo, mas casa brasonada em Sto. Estevão só existe esta.

De qualquer forma, estou ao seu dispor para mais esclarecimentos.

Melhores cumprimentos,
Maria João.

Resposta

Link directo:

RE: Casa dos Cunhas (Santo Estevão - Sabugal)

#135067 | helenatc | 22 nov 2006 18:10 | Em resposta a: #135065

Cara Maria João
Estamos efectivamente a falar do mesmo. No entanto, provavelmente há imprecisões nos dados que tenho. Consultando agora os meus documentos, posso adiantar que o que possuo é que a minha trisavó - Josefa da Cunha pignatelli de Tavares Osório casada como já referi com António Teles Pereira de Vasconcelos, descendia de Maria José da Cunha Tavares Osório e de Joaquim da Cunha Freire Robalo Pignatelli da Gama Sottomaior. Estará aqui talvez a imprecisão! Provavelmente seria sobrinha e não filha do referido casal! Nesse caso será ainda mais difícil conhcer verdadeiramente a sua ascendência.
de qualquer forma muito obriga pelas suas informações que já trouxeram mais luz à minha pesquisa. Se obtiver mais alguma informação agradeço muito que comunique. Mias uma vez, obrigada.
Com os melhores cumprimentos,
Helena Teles de Castro

Resposta

Link directo:

RE: Casa dos Cunhas (Santo Estevão - Sabugal)

#135111 | martinica | 22 nov 2006 23:13 | Em resposta a: #135067

Cara Helena
Vou tentar perceber se consigo transmitir mais detalhes. A minha mãe, actualmente com 73 anos, recorda-se perfeitamente, de na sua infância, ela e os irmãos, irem brincar para os jardins da casa da Srª D. Maria José Telles. Foi ela que me informou sobre o facto de não haver descendentes directos. No entanto, vou tentar perceber se lhe posso adiantar mais algum detalhe. Segundo ela as pessoas que "nos" poderiam ajudar infelizmente faleceram muito recententemente - foram trabalhadores da Casa.
Mas, vamos mantendo contacto. Muito em breve irei à aldeia e depois dou-lhe notícias sobre o que conseguir apurar.

Melhores cumprimentos,
Maria João

Resposta

Link directo:

RE: Casa dos Cunhas (Santo Estevão - Sabugal)

#140204 | helenatc | 14 jan 2007 18:09 | Em resposta a: #135111

Cara Maria João,
Sempre conseguiu mais alguma informação?
Cumprimentos,
Helena Teles de Castro

Resposta

Link directo:

RE: Casa dos Cunhas (Santo Estevão - Sabugal)

#140280 | Samuel C O Castro | 15 jan 2007 10:58 | Em resposta a: #140204

Estimada Helena,

Caso você tive algum estudo de sua ascendência Castro, seria possível informar, por enquanto, apenas o nome do casal Castro mais antigo e dados disponíveis sobre eles como datas e locais de N-C-F, títulos, etc ? Com esses elementos terei condições de verificar se entroncam em minha Grande base que estou a montar sobre essa família. Antecipo agradecimentos. Fraterno abraço.

Samuel de Castro - Olímpia - SP - Brasil

Resposta

Link directo:

RE: Casa dos Cunhas (Santo Estevão - Sabugal)

#140311 | martinica | 15 jan 2007 13:52 | Em resposta a: #140204

Cara Helena

Infelizmente este Natal não foi passado na aldeia pelo que ainda não me foi possível obter mais informações.

Assim que for possível - entrarei em contacto.

melhores cumprimentos
Maria João

Resposta

Link directo:

RE: Casa dos Cunhas (Santo Estevão - Sabugal)

#140466 | jaf | 16 jan 2007 23:19 | Em resposta a: #123341

Sugiro a consulta deste tópico:

http://genealogia.netopia.pt/forum/msg.php?id=16609&fview=e

Cumprimentos,
jaf

Resposta

Link directo:

RE: Casa dos Cunhas (Santo Estevão - Sabugal)

#140467 | jaf | 16 jan 2007 23:21 | Em resposta a: #123341

Sugiro a consulta deste tópico:

http://genealogia.netopia.pt/forum/msg.php?id=16609&fview=e

Cumprimentos,
jaf

Resposta

Link directo:

RE: Casa dos Cunhas (Santo Estevão - Sabugal)

#140524 | helenatc | 17 jan 2007 20:15 | Em resposta a: #140467

Caro(a) jaf

Obrigada pela informação. Vou estudar com atenção todos os dados e talvez acrescentem algo ao que procuro.
Melhores cumprimentos,
Helena Teles Castro

Resposta

Link directo:

RE: Casa dos Cunhas (Santo Estevão - Sabugal)

#261081 | p8carmona | 26 ago 2010 01:30 | Em resposta a: #140524

Dona Maria José Teles, herdeira de uma aristocracia rural morreu pobre em Lisboa na década de 60 com mais de 90 anos depois de ter vendido terras para sobreviver. Em 50's já possuia apenas a Casa. O marido era Conselheiro do Rei. Foi madrinha de minha avó e meu bisavô, José Candeias, m. 1922, era o administrador dos poucos bens que lhe sobraram depois da morte do marido. A quinta foi vendida em vida dela aos donos do Stand Robalo, actuais proprietários. Em pequeno ainda visitei a casa.

Resposta

Link directo:

RE: Casa dos Cunhas (Santo Estevão - Sabugal)

#312740 | AlbertoFerro | 29 ago 2012 13:07 | Em resposta a: #261081

Boa tarde

Na busca de antepassados meus, sobretudo da minha avó, Sofia Scarlatti Quádrio Morão, surgiu o nome da D. Maria José Teles de Vasconcelos, que fez longas estadias em casas dos meus avós na Rua da Quintinha a São Bento, em Lisboa, na companhia de um empregada antiga em quem nós chamávamos Maria das "falas".
Lembro-me de visitá-la na casa em Santo Estevão nos finais da década de 60 onde ela nos mostrou, a mim aos meus pais e irmãos, algumas preciosas peças de loiça chinesa, um faqueiro de ouro muito antigo e um sem número de coisas, cada um com sua história, que me deixaram maravilhado.
Quando por lá voltei a passar mais tarde, na década de setenta a casa já tinha sido vendida e "transformada" para nâo dizer outra coisa.
Muito agradecia que passasse esta informação a quem está interessado na História da Casa e da Dª Maria José Teles de Vasconcelos.
Melhores Cumprimentos,
Albertio Ferro

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 13 mai 2024, 10:38

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen