Antonio Machado de Faria

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Famílias | Regiões | Brasil

Antonio Machado de Faria

#122799 | Vimpério | 14 jul 2006 23:00

O insigne genealogista português António Machado de Faria de Pina Cabral nasceu na cidade de Campos dos Goytacazes, Rio de Janeiro. Infelizmente não consegui, ainda, encontrar seu registo de nascimento naquela cidade.
O nome Pina Cabral remete logo à Beira Alta, tanto Guarda quanto Viseu. Por outro lado, o nome Machado de Faria, assim junto, parece ter alguma identidade com o Norte Fluminense. Mas não está claro se ele nasceu no Brasil por uma circunstância de vida familiar como, por exemplo, por motivo de trabalho do pai, ou se tem alguma raiz em terra tupiniquim ou, melhor, goytacá.
Pergunto:
1- Alguém saberia dizer o nome dos pais e avós desse genealogista?
2- Alguém sabe indicar onde posso conseguir mais dados biográficos acerca do mesmo?
3- Teria ele feito algum estudo, publicado, sobre seus antepassados?
Com meus melhores cumprimentos,
Marcos.

Resposta

Link directo:

RE: Antonio Machado de Faria

#122809 | marceloalves41 | 15 jul 2006 02:42 | Em resposta a: #122799

ola marcos, desculpe a invasao;
moro no brasil em minas gerais, se vc precisar de alguma informaçao daqui pode me falar que dentro do possivel procurarei informa-lo.
marcelo

Resposta

Link directo:

RE: Antonio Machado de Faria

#122908 | JCALD | 16 jul 2006 19:01 | Em resposta a: #122799

Caro Marcos:
A «Grande Enciclopédia Portuguesa e Brasileira», volume 10, pág. 913, apresenta uma pequena biografia desse genealogista, com fotografia. Estou certo que não lhe será difícil consultar essa enciclopédia aí no Brasil.
Posso adiantar-lhe a data de nascimento: 18 de Maio de 1898, na cidade que refere; e o nome dos pais: Afonso Machado de Faria e D. Maria da Natividade de Matos, de nacionalidade portuguesa. Diz ainda a referida obra que tinha nacionalidade portuguesa e que voltou para Portugal em 1905, em consequência da morte do pai.
Espero que isto ajude na sua pesquisa.
Cumprimentos,
José Caldeira

Resposta

Link directo:

RE: Antonio Machado de Faria

#123072 | Vimpério | 18 jul 2006 18:29 | Em resposta a: #122908

Caro José
Muito obrigado pelas informações.
Cumprimentos,
Marcos L. Pina Gouvêa Crespo.

Resposta

Link directo:

RE: Antonio Machado de Faria

#123082 | bandeira | 18 jul 2006 21:32 | Em resposta a: #123072

Meu Caro:
Não tenho elementos certos sobre a ascendência do António Machado de Faria, mas sei que faleceu em casa de primos meus, de quem se declarava primo. A família dele (e minha...) é da Lageosa do Mondego, Celorico da Beira. Se nasceu no Brasil, coisa que desconheço, os pais são certamente da Lageosa...
Cumprimentos
Gonçalo Calheiros

Resposta

Link directo:

RE: Antonio Machado de Faria

#123141 | Vimpério | 19 jul 2006 19:35 | Em resposta a: #123082

Caro Gonçalo
Obrigado por sua mensagem. Sim, consta, realmente, que nasceu no Brasil. Mas, por tudo que já pesquisei na região norte fluminense, a impressão que tenho é que seus pais estavam de passagem ou seu pai a algum serviço pelo que não teriam raízes nessa região.
Celorico da Beira, se não me engano, é Guarda, que é terra dos Pinas. Faz sentido. Tinha curiosidade de saber o nome dos avós para saber de que lado veio o Pina Cabral e também se ele publicou algum estudo sobre seus antepassados.
Com meus melhores cumprimentos,
Marcos L. Pina Gouvêa Crespo.

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 15 mai 2024, 09:46

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen